Windows 7 foi o mais afetado pelo ransomware WannaCry

18 Comentários

Quando o WannaCry começou o seu ataque, muitos previram que este se iria focar em máquinas mais antigas e que, por isso, estariam mais desatualizadas quer em termos de software quer em termos do próprio sistema operativo.

Esperava-se que fosse focar-se em sistemas como o Windows XP, que a Microsoft já abandonou há bastante tempo. Mas a verdade é que, segundo os mais recentes números, a grande vítima do WannaCry foi o Windows 7.

WannaCry

As primeiras análises ao WannaCry apontavam para que fosse explorar as falhas que o Windows tinha e que ainda não tinham sido cobertas com a instalação das mais recentes atualizações.

Todos apontavam para que o Windows XP e o Windows Vista fossem os mais visados, uma vez que a Microsoft já os tinha abandonado nas atualizações, quer do sistema quer as de segurança.

O que foi visto contraria o que seria esperado e mostra que o Windows 7 foi de longo o sistema mais visado por este ataque, sendo o que mais registos tem de casos de problemas.

WannaCry Windows 7

Estes números reforçam a ideia de que a grande causa dos problemas que o WannaCry trouxe tiveram origem em sistemas que não estavam atualizados com as mais recentes correções da Microsoft.

Ao contrário do Windows 7, o Windows XP não estava preparado para lidar com o WannaCry, uma vez que a Microsoft não tinha qualquer patch criado para o resolver. Curiosamente isso não se vê no gráfico, com o Windows XP a não ter sequer expressão para constar nele.

Há ainda muita informação que falta saber sobre o WannaCry, quer sobre a forma como chegou quer sobre os verdadeiros resultados deste ataque, que infetou milhares de máquinas pelo mundo.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Mendes
    Nuno Mendes

    Se é o mais utilizado é óbvio..

    1. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Isto! Mais nada! O Windows 7 continua a ser um excelente sistema operativo!

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Hummm… danos demasiado focalizados para ser uma carolice…

  2. Avatar de Welldone
    Welldone

    Acho que já chega não?

  3. Avatar de Romeu
    Romeu

    Coincidentemente, ontem estive a instalar o Windows 7 SP1 num laptop antigo. Após muitas horas com windows update a fazer actualizações e, quando pensava eu que já estava actualizado, eis que aparece uma última actualização: precisamente a “destinada” ao wannacry.
    Estaria dependente de outras actualizações? Se sim, não deveria estar…

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Se não tinhas as actualizações, é normal que assim seja. Desde Setembro que as actualizações são cumulativas. Por isso, precisa de actualizar por ordem, sendo que algumas obrigam a reiniciar a máquina, antes de continuar.

      Já agora, as actualizações são 3. Por isso, se só lhe apareceu uma (suponho que foi a do boletim ms017) é porque já tinha as outras duas instaladas.

      1. Avatar de Romeu
        Romeu

        Agradeço a expllicação

  4. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Falta aí uma informação: é que a Kaspersky já não tem programas que funcionem no Windows XP vai para 3 anos. Daí não terem dados sobre ele.
    No 7 uma das razões é a base chinesa e americana onde existem milhões de computadores que não tem as actualizações automáticas activadas, apesar de navegarem na internet diariamente.

    1. Avatar de StormRider
      StormRider

      O que diz da Kaspersky ate’ podia ser a justificacao mas NAO E’.
      Para começar, quem tem produtos da Kaspersky do tempo em que suportava o XP, esses produtos continuam a trabalhar e a reportar para a Kaspersky.
      Para continuar, dados doutra firma completamente diferente da Kaspersky confirmam que efetivamente o XP NAO FOI AFETADO pelo WannaCry.

      O WannaCry normalmente ao tentar instalar-se numa maquina XP a unica coisa que consegue fazer e’ CRASHAR o XP, absolutamente mais nada.

      So’ e’ possivel efetivamente infetar o XP com o WannaCry MANUALMENTE pelo proprio utilizador.

      Isto possivelmente acontece porque o WannaCry usa o SMB para infetar remotamente os PC (nao, nao e’ atraves de emails). Acontece que o XP so’ suporta SMBv1, versoes do Windows a seguir ao XP usam SMBv2 e/ou SMBv3.

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Ai tem, tem.

  5. Avatar de rlopes
    rlopes

    Foi mais afetado que o windows 10? Não pode ser! Então não era o 10 que era inseguro e o 7 que era muito bom? E aposto que muitos dos que foram afetados foi por arranjarem 1001 desculpas para terem as atualizações automáticas desativadas! Ai estes fanboys… Só lhes saem tiros pela culatra.

  6. Avatar de kekes
    kekes

    O Windows 10 teve pouquissimos computadores afectados comparativamente. É bom saber que politica da MS tem surtido efeito.

  7. Avatar de John
    John

    Uma semana e dois dias depois ainda não tenho o histórico dos emails nem sequer acesso à página de gestão da cloudptempresas. Não se admite grandes empresas assentarem os servidores apenas em Windows. Tem de haver redundância em tudo, não é só nas fontes de alimentação…

  8. Avatar de Felipe A
    Felipe A

    Não afectou MAC PCs?

  9. Avatar de Joao Gogo
    Joao Gogo

    Vale lembrar que o Windows 7 foi o MAIS PIRATEADO !
    Vale lembrar que para se pegar um Ransomware você PRECISA baixar e executar o arquivo !
    Vale lembrar que Windows 7 pirata tem virus e alguns ransomware !
    Vale lembrar que neguin não gosta de manter seu Windows atualizado
    Vale lembrar que neguin gosta de baixar torrent com virus e sair executando no PC

  10. Avatar de Antônio Carlos
    Antônio Carlos

    Tenho o Windows 1703 já instalado em meu PC e mi há máquina não foi infectada. Tem é que manter a atualização em dia na ordem correta.

  11. Avatar de Iz
    Iz

    E agora vem o EternalRocks

  12. Avatar de Ailton
    Ailton

    A maioria dos ataques vem próximo a sua local do trabalho ou onde faz interação na internet, já tinha visto caso de ser vizinho