mycli: Fabuloso cliente para MySQL/MariaDB

8 Comentários

O MySQL/MariaDB são dos mais populares sistemas de gestão de base de dados e, apesar de existirem alguns clientes gráficos, para gestão via linha de comandos não existem muitas alternativas.

A nossa sugestão de hoje vai para o fabuloso cliente mycli,que funciona via linha de comandos e oferece algumas características bastante interessantes.


Chama-se mycli e tal como o nome sugere funciona via cli. Este cliente para MySQL/MariaDB destaca-se por oferecer funcionalidades como auto-completion de comandos e realce da sintaxe. Para perceber melhor como tudo funciona vejam a seguinte imagem.

Gif.01: Auto-completion and syntax demo

Como instalar no Debian/Ubuntu Linux?

Para começar é necessário instalar o python-pip. Para isso basta que abram o terminal e escrevam o seguinte comando:

sudo apt install python-pip

Depois de instalado o python-pip, vamos proceder à instalação do mycli usando o comando:

pip install mycli

Para quem usa o macOS deve usar o seguinte comando (Não esquecer que devem ter o brew instalado)

brew update && brew install mycli

Como aceder às base de dados?

A utilização do mycli é relativamente simples. Para acesso ao sistema de gestão de base de dados podem usar um dos seguintes comandos (o segundo tem indicação do host onde está o  sistema de gestão de base de dados). Depois de entrar, é tudo igual ao cliente tradicional do MySQL/MariaDB.

mycli -u utilizador -p nome_bd
mycli -u utilizador -h host_name -p nome_bd

Para quem está a dar os primeiros passos (e não só) com o MySQL/MariaDB esta parece-nos uma boa ferramenta pois ajuda construir os comandos necessários. Experimentem!

Saber mais aqui.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Roger
    Roger

    Ótima dica, Pedro!

  2. Avatar de Mario
    Mario

    Se puderem utilizem antes um servidor de base de dados a sério IBM DB2

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Porque o MySQL, não é uma base de dados a sério? Todas as grande empresas/negócios usam MySQL, não me parece que não sejam sérios 🙂

      1. Avatar de Mario
        Mario

        EEhhhhh e porque pagam fortunas a Oracle e a IBM DB2?
        So porque gostam de gastar dinheiro se calhar.

        1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Por necessidade. Depende muito do projecto, da área de negocio, do orçamento. Veja antes isso, como um investimento do qual é esperado ter um retorno e atingir determinados objectivos.

          1. Avatar de Mario
            Mario

            Qual é a diferenca entre usar o MySql e o IBM DB2 gratuito ?

    2. Avatar de Daniel Terra
      Daniel Terra

      Que raio de comentário…
      Há vários sgbds muito bons e o mysql é um deles! (BTW trabalho com DB2 diariamente!)

  3. Avatar de José Maria Oliveira simões
    José Maria Oliveira simões

    Este é o comando para debian e para ubuntu
    apt-get install mycli