Windows 10 vai permitir usar o smartphone como um autêntico PC

35 Comentários

Está neste momento a decorrer a conferência Build 2015, organizada pela Microsoft, onde estão a ser apresentadas várias novidades da Empresa.

Depois do anuncio do Microsoft Edge, o sucessor do Internet Explorer, a empresa deu também a conhecer que os smartphones com Windows 10 poderão ser usados como computadores… com rato e teclado.

windows10_000


Tal como a concorrência, a Microsoft tem vindo a criar o seu próprio ecossistema oferecendo funcionalidades “de continuidade”. Este novo conceito, permite que o utilizador realize as mais diversas actividades, independentemente do equipamento que está a usar. Por exemplo, ligando o smartphone a uma TV/monitor, via HDMI, o utilizador passa a ter a possibilidade de usar as “aplicações universais” tal como num tradicional PC. Além disso o utilizador pode inclusive também ligar um rato e um teclado.

É verdade que não é uma experiência de Desktop perfeita mas é muito perto disso. As aplicações universais conseguem adaptar-se à resolução usada, o que facilita todo o processo.

winpho10keyboard-100564022-orig
Durante o evento foi feita uma pequena demonstração usando a interface do Office a correr num smartphone em modo Desktop.

windows10_001

Com este anuncio (que não é propriamente uma novidade) a Microsoft mostra que o futuro/presente passará pela convergência. Se o utilizador tiver um smartphone e uma doca certamente não terá a necessidade de ter muitos mais dispositivos.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Esta funcionalidade abre portas para muitas coisas.

    Passamos andar com um miniPC no bolso, podendo a qualquer momento realizar tarefas como do nosso PC normal se trata-se.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      É certo que não é a mesma coisa. Mas para determinadas tarefas, será algo porreiro em diversas situações.

    2. Avatar de charles
      charles

      Tratasse, e não trata-se.

  2. Avatar de someone
    someone

    Giro giro era o WP funcionar como handsoff no Windows tal como o Mac OS e iOS…
    (corrigem-me se existe a funcionalidade…)

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Windows 10.

    2. Avatar de irlm
      irlm

      penso que irá ter parecido wechat e em conjunto com o cortana.

  3. Avatar de Abécula15
    Abécula15

    Muito bom.

  4. Avatar de NewJ
    NewJ

    Estes gajos não brincam..

    1. Avatar de joao terra
      joao terra

      Principalmente quando copiam o que os outros já têm aos anos luz 😀

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Ano-luz mede distância..
        Isto há com cada um!

      2. Avatar de João
        João

        copiar de quem?? este conceito já existe há muito, é verdade. Mas até onde sei, ninguém o pôs em prática ainda.

      3. Avatar de PFerreira98
        PFerreira98

        exemplo?

        1. Avatar de João Terra
          João Terra

          tenho já aqui exemplos 1º https://www.youtube.com/watch?v=L51psXOOxIo
          2º os tablet´s que rodam android têm usb para teclado e rato. Antes de os surfaces existirem já a asus faziam este tipo de PC.
          Um simples smartphone pode fazer de tudo com Android. Essa interação surgiu com a 4.4.4 KK, mas já o permitia desde a 4.0.4.
          Eu no smartphone faço de tudo e mudo de ecrã, posso abrir APP´s como deixar as App´s abertas para depois voltar e continuar o meu trabalho.
          Podes fazer a translação quando quiseres, como o windows faz com o atalho windows + Tab.

          Microsoft anda mesma a anos luz

          1. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            1- O transformer não é um PC mas sim um Notebook cujo ecra é um tablet.
            2- Transformer tem 1 SOC no ecra(tablet) que contém o android e 1 Motherboard debaixo do teclado com processador x86, etc(Windows)
            3- Não há convergencia entre eles, simplesmente estas a passar do tablet para pc e vice-versa. (Não existe partilha de dados)
            4- Sem a parte de baixo do transformer quero ver-te passar para o teu dito ‘trabalho’
            5- O primeiro erro que fizeste foi mesmo comparar o Android com Windows, nada contra o android mas… não, simplesmente não…

  5. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    O Ubuntu o quê?

    1. Avatar de Mário Jorge
      Mário Jorge

      +1
      ubnuto já apresentou isto

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        ..e realizou?

  6. Avatar de Mikes
    Mikes

    Suspeito que o próximo flagship da MS será muito mais que um smartphone…

  7. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Depois de tantas vezes apregoar, aqui, que estaríamos próximos deste conceito, eis que ele chegou finalmente. Ainda não será perfeito, mas digamos que está dobrado o cabo das tormentas. 🙂

  8. Avatar de Pedro Prates
    Pedro Prates

    Boas a todos.
    Deixei de receber actualizações do preview.
    Tenho a build do 10061, vou ao update mas não actualiza.
    há alguma maneira de forçar o update sem ser com ainstalação limpa?
    agradeço resposta

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Vc está falando do windows phone? se for;
      Vc não vai conseguir atualizar diretamente, a build 10136 tem um problema de atualização e a build 10080 foi retirada.
      Então se quer mesmo testar a build 10136 terá que fazer uma instalação limpa ou mesmo aguardar que a M$ corrija esse bug da atualização.

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não consigo levar a sério este cabelo. Mas já teve bem pior.

  10. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Já só troco o meu smartphone atual por um x86 com estas funcionalidades. Seja Windows ou Linux, mas tem de correr as apps de desktop…

  11. Avatar de ....
    ….

    Alguém sabe quando está previsto sairem telemóveis já com este windows e com todas estas funcionalidades inclusive aquilo das aplicaçoes do android e IOS puderem ser corridas em WP?

    1. Avatar de Sérgio Oliveira Monteiro
      Sérgio Oliveira Monteiro

      WP não vai correr nativamente android e ios. O que vai acontecer é que os developers vão poder fazer port da app mais facilmente para WP se assim estiverem interessados!

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Não há datas ainda para o lançamento do W10.

      1. Avatar de PFerreira98
        PFerreira98

        Supostamente não é no verão (finais de…) que ele sai?

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Sim, mas dizer que é no final do Verão é muito vago! 🙂

          1. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            Pois.. está certo 🙂

  12. Avatar de José Brandão
    José Brandão

    Excelente conceito!
    Com este conceito ja faz mais sentido ter um telemóvel mais potente e caro. Antes deste conceito a meu ver um telemóvel mais caro que 150€ é uma autêntica estupidez.

    1. Avatar de parker
      parker

      Concordo absolatamente! Anteriormente pagar mais que 150€ seria superfulo, mas agora visto que sera quase um mini pc disponivel a qualquer lugar e quase todas as funcionalidades basicas

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Exactamente… comprei um Microsof Lumia 435 com windows phone 8 à dias por €9,9 e isto chega aos calcanhares de muitos high-ends, a única excepção é a câmara. Mas por €29,90 já tinha a versão com ecrã maior e câmara melhor, mas o telemóvel como era muito grande optei pela versão mais barata.

  13. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Imaginem daqui a uns anos (talvez nem tantos quanto isso…) terem o poder de um(a) workstation / gaming PC / servidor, tudo encaixotado dentro do vosso smartphone, numa experiência de um verdadeiro commuter digital, em que tanto estão a usar o Photoshop, ou o Zbrush, ou a jogar GTA V (com as definições no máximo), ou a programar a próxima grande aplicação, tudo isso enquanto vão no autocarro, no metro ou dentro de um carro do Uber (sim, eles não hão de ir embora assim tão facilmente) , claro que sempre ligados ao vosso headset ou óculos de realidade virtual/aumentada (lembrem-se do HoloLens…) , e apenas terem que ligar o smartphone ao vosso monitor quando chegarem ao escritório ou a casa.

    É verdade que a ideia não é nova e até já outros avançaram com projectos concretos, mas não há dúvida que ter a Microsoft (com todo o mérito que merece apesar dos altos e baixos dos últimos anos) a apresentar de facto – e não sendo apenas um buzz – no mercado esta solução, traz a credibilidade e a competitividade que vai abrir as portas para a experiência descrita acima e que vai “obrigar” as construtoras de hardware a puxar os limites e a criar novos paradigmas de computaçao e portabilidade.