Windows 10: Utilizadores estão satisfeitos com o sistema

90 Comentários

Lançado em Julho de 2015, o Windows 10 está hoje presente em mais de as 200 milhões de máquinas o que significa que 1 em cada 10 PCs no mundo tem instalado o novo sistema operativo da Microsoft.

Mas será que os utilizadores estão mesmo satisfeitos com o sistema? Um inquérito realizado recentemente revela que sim!

win-10-thumbs-up-e1452861640701


De acordo com um inquérito realizado pela IDC aos utilizadores dos Estados Unidos da América, cerca de 30% dos utilizadores que têm Windows já actualizaram para o Windows 10 enquanto 28% dos inquiridos ainda se mantêm com o Windows 8. O Windows 7 continua a ser usado por 28% dos respondentes.

Mas em termos de satisfação, quais os resultados?

Segundo os resultados, o número de utilizadores satisfeitos com o Windows 10 é bastante significativo. Em termos de percentagens, 60% diz que está “satisfeito”/“muito satisfeito” com o Windows 10. Por outro lado, apenas um em 10 respondentes deixou uma opinião desfavorável ao Windows 10.

O Survey foi realizado online em Setembro e contou com a participação de 1009 utilizadores.

wifisense_1-720x460

A Microsoft continua empenhada em conseguir que o Windows 10 alcance as mil milhões de máquinas em 3 anos. O Windows 10 é provavelmente o melhor sistema operativo lançado pela empresa de Redmond apesar de ainda ser considerado como um “produto inacabado”.

E você, está satisfeito com o Windows 10? Já teve algum problema?

Comentários

90

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ppfoasld.1
    ppfoasld.1

    confere, não conheço ninguem que o tenha instalado e tenha grandes razões de queixa

    1. Avatar de J T
      J T

      Eu tenho razões de queixa em todos os portateis em que instalei o win10. Mesmo com clean install tem demasiados bugs e está mal optimizado. Confirmo que o desempenho é melhor, tudo ficou mais rápido, mas a estabilidade também é importante e isso continua por provar.

      1. Avatar de JCarvalho
        JCarvalho

        J T tem razão no seu comentário, bom desempenho, mas no resto é como afirma J T.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Eu não estou satisfeito. Tenho um Surface Pro com dual boot e acabo por utilizar em 95% o window 8.1
      O windows pode ser tecnológicamente muito avançado, mas eu não sou suficientemente geek para ter um sistema operativo que não é touch-friendly e que tem coisas que não fazem sentido. Mais do que inacabado, é estupido ao não terem sido aproveitados os pontos fortes de usabilidade da versão anterior e mais ainda melhorados.
      O suporte do Win 8.1 pelo que li é até 2018. Por este andar pode ser que saia um novo e eu salte o Win 10.
      Detalhes:
      A taskbar sempre presente no ecrã? Se estou a usar uma app que não precisa da taskbar para nada.. pq é que não desaparece? Auto-hide?.. e depois como coloco o rato por cima para a activar se tenho um touch?
      O controlo de volume está na taskbar mas o brilho do ecrã e o wifi já não? Mas o controlo da bateria está na taskbar?.. que confusão e não dá para personalizar!
      Preciso de ter o ecrã dividido verticalmete em 3 mas não consigo. O modo tablet serve mesmo para quê? Eu tenho um tablet e não o uso.
      Quero ligar o sistema a um monitor externo, e nunca acerta na relação entre a resolução e o tamanho das letras. O windows 8.1 acertava e mais.. memorizava para não ter que se andar sempre a ajustar.. esqueceram-se disto para lançar o sistema à pressa?

      Tirando estas banhadas, para o utilizador o resto é muito semelhante ao Win 8.1

  2. Avatar de Andr8
    Andr8

    IDC é uma palermice!

    Os resultados variam consoante o que lhes pagam!

    Vocês já foram questionados por alguns desses gajos? Pois não!

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      “inquérito realizado pela IDC aos utilizadores dos Estados Unidos da América”

      Qual foi a parte que foi confusa?

      1. Avatar de Luislelis
        Luislelis

        A dos Unidos.

      2. Avatar de Andr8
        Andr8

        Aplica-se o mesmo nos USA… ninguém é perguntado, e dão dados não se sabe como…

        Também eram os mesmos que diziam em 2011, que em 2015 o WP ia ultrapassar o iOS. Viu-se…

        Tuuuuudo interesses, essas companhias, é como as de rating…

        1. Avatar de Flávio Ferreira
          Flávio Ferreira

          Pois também ainda não saiu a versão novo quem sabe senão passa mesmo

        2. Avatar de Mark
          Mark

          Previsões é diferente de inquéritos. Previsões até o bruxo de fafe faz.

    2. Avatar de Pedro M
      Pedro M

      Tenho cargo de chefia numa Direção de Sistemas de Informação e posso dizer que recebo entre 6 a 7 inquéritos por ano da IDC Portugal. Não sei se conhece a realidade empresarial portuguesa no que respeita a TIs mas posso dizer que a IDC está bem presente em Portugal.

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      Claro que é uma palermice. Apenas deixa de ser palermice se um estudo se focar na Apple e o resultado for MUITO positivo.

    4. Avatar de rui
      rui

      Oh Androito, se fosse um estudo a dizer que os utilizadores de windows 10 mudaram de pc para mac aí já aplaudias de pé e já era o melhor estudo de todos. A tua sorte é que essa atitude sai de borla.

  3. Avatar de Hélio Bárbara
    Hélio Bárbara

    Na minha utilização, e num equipamento da Teclast (X80H), que de origem trazia o W8.1, melhorou bastante.
    Com o W8.1 o tablet tinha tendencia a aquecer, e desligava-se por isso.
    Em termos de autonomia, dava para umas 4 a 5h de ecrã ligado se a utilização não fosse exigente.
    Com o W10, tudo melhorou significativamente, a temperatura mal se nota, e a autonomia sobe para mais de 6h.

    1. Avatar de alexandre
      alexandre

      qual foi a ROM que colocas te? manda o link sff
      mas continuas com o Android tb certo?

  4. Avatar de João SIlva
    João SIlva

    Eu sou daqueles um em dez que não curte nada o novo windows: É uma versão beta!

    1. Avatar de CaptainObvious
      CaptainObvious

      E está certo, é para be$ta users 🙂

    2. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Beta porquê? Por causa das atualizações ou por existir o programa Insider? É que as atualizações do Insider podem mesmo nem sair para as versões de retalho se tiverem problemas sérios.
      Não confundir as coisas, sff.

      1. Avatar de rand
        rand

        Estilos inconsistentes entre as várias aplicações do sistema
        Aplicações de sistemas redundantes
        Funcionalidades prometidas para a data de lançamento e posteriormente adiadas para a treshold 1 ainda não disponíveis

        Se procurares na internet ainda encontras mais algumas coisas

        Apesar de isto tudo continuo a acha-lo uma melhoria em relação ao 8/8.1.

  5. Avatar de Parrudo
    Parrudo

    Fui indider desde o início, e sempre gostei foi Windows 10, como gostava do XP se repararem o 10 é o XP numa versão dez…..

    1. Avatar de Luislelis
      Luislelis

      Não tinha reparado, obrigado pelo reparo.

    2. Avatar de Fonseca
      Fonseca

      Também acho que o Windows 10 precisa de ser reparado.

  6. Avatar de caio
    caio

    Acabei agora mesmo de instalar (instalação “limpa”). Espero não me arrepender de ter instalado :p
    De qualquer forma vou colocar manjaro ou ubuntu em paralelo 🙂

  7. Avatar de Rui Cruz
    Rui Cruz

    Impressão minha ou agora não dá para desativar os updates automáticos..? Tenho notado que o pc tem feito atualizações sem a minha ordem desde “o grande update”. Ontem foi a ver as definições e a única opção mais próxima era “diferimento das atualizações” mas não sei se isto é o mesmo que as procurar manualmente…

    Alguma ideia..?

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Que eu saiba as versões Home e Pro, do Windows 10, nunca tiveram a opção para desativar os updates automáticos… apenas existe o “diferimento das atualizações”, pelo menos na versão Pro, em que podes definir tu quando queres instalar (mas não deixa de fazer o download dos updates, pelo que percebi).

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Não sei, mas por que razão queres desligar? Trazem melhorias de estabilidade e segurança

    3. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      Windows 10 Home nao da para desativar atualizacoes, so a versao pro por razoes profissionais.

    4. Avatar de Off-topic
      Off-topic

      Dá se tiveres a versão Pro. uma das formas é através das políticas de grupo. se quiseres mando-te o link

    5. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      As actualizações estão lá por alguma razão, é o mesmo que instalar um anti vírus e desligar os updates. A essência é a mesma que comprar um carro e não fazer revisões.

      Até hoje o único senão que tive com o Windows 10 foi com o upgrade de Windows 8.1 para Windows 10 via Internet que sempre dava erro. Saquei a ISO oficial, upgrade pela ISO, ponto final. A partir desse momento zero stress. Os meus pc e os da minha família fazem updates automáticos e nem dou por ela que algo está acontecer, até ir fazer shutdown e ele dizer que o PC vai fazer updates e dps desliga-se automático.

      E mais, em todos os pc mesmo num baixo de gama com W7, com W10 funcionam mais suave, menos ruído do hdd, menos aquecimento e não encrava (coisa que com o W7 às vezes dava-lhe uma panca qualquer)

  8. Avatar de avelino
    avelino

    Boas tenho un toshiba cosmio x770 e depois de instalar fiquei logo arrependido parece que estamos a entra num super mercado por enquanto nao troco o meu windows 7

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      O W7 também me parece muito colorido, acho que devias experimentar o MS-DOS ou Windows 3.11, deve ser ainda mais ligeiro e aí sim os jogos devem voar.

  9. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Muitíssimo satisfeito! Sem dúvida o melhor sistema operativo de sempre!

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Também acho,Jorge. 🙂

    2. Avatar de O Renascentista
      O Renascentista

      Até podes estar a ser absolutamente sincero, Jorge Cunha, mas estes comentários mecânicos do tipo “Sou um utilizador muito satisfeito com o Windows 10, a Microsoft está de parabéns por este magnífico sistema operativo!” soam taaanto a falso… lololol

      1. Avatar de ppfoasld.1
        ppfoasld.1

        se é verdade porque não dizer?

        1. Avatar de O Renascentista
          O Renascentista

          A meu ver, porque não é uma reacção espontânea, porque não tem conteúdo nenhum e porque é o típico comentário feito por encomenda. Por exemplo, quando uma pessoa lê reviews a um vídeo ou a uma app e só se encontra comentários desse género, isso é logo motivo para desconfiar. Acredito que o jovem esteja a ser sincero, só acho que soou a falso. 🙂

  10. Avatar de Alex
    Alex

    …. excepto os haters…

  11. Avatar de zeca
    zeca

    Ya o 10 está muito bom mesmo.

  12. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Malta,ainda ontem para hoje(Quinta-feira para Sexta-feira),o meu PC instalou a última build do programa Windows Insider Pro(a Cópia de avaliação,Build 11099.rs1_release.160109-1156).Porém,deixem dizer-vos uma coisa antes de tudo.Anteriormente tinha um PC só com 1 disco rígido HD de 1TB e quando tinha de instalar uma build o processo levava-me cerca de 2 horas e tal(como muitas vezes aqui o disse,noutros artigos passados sobre o Windows)para estar completo.Pois digo-vos—»instalei há pouco tempo um disco SSD e a diferença é abismal !! Quando na Quinta-feira liguei o PC à noite eram 23h46m certinhos.Fui logo ao Windows Update,como vou sempre(quando sei que uma nova build já saiu),e realmente apareceu logo para descarregar e instalar esta nova build.Pois olhem,eram 00h19m quando ficou tudo configurado e o PC arrancou logo.Ou seja,demorou 33 minutos a instalar esta build,quando antigamente me demorava mais de 2 horas e tal,como já supracitei.O que se poupa em tempo !! Um disco SSD é uma benção dos céus,e só tenho pena de não ter comprado um há mais tempo.A diferença é do dia para a noite!!No entanto,o disco HD de 1 TB ficou para armazenamento,claro está,do que eu necessitar.Mas como queria dizer,a diferença é brutal,para muito melhor.O disco SSD que tenho é um Samsung Evo de 250 GB que me custou pela altura do Natal 72,90€ na Redcoon.Agora este disco SSD custa mais 2 euros que eu já vi,mais 4,99€ de porte(como eu também paguei)na mesma loja.Espero que o Pedro Pinto não se chateie por estar a dar propaganda à empresa e peço-lhe imensa desculpa.Um abraço ao Pedro e também quero dizer que estou extremamente satisfeito por usar este óptimo sistema operativo que é o Windows 10. 🙂

    1. Avatar de porque hoje é sábado...
      porque hoje é sábado…

      OK, hoje é sábado , há mais um bocadinho de tempo e é um erro comum . Não , não é abismal , é abissal . É como o Solarengo e Soalheiro. http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/abissal ; http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/abismal.

  13. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Estabilidade onde? Sempre que atualiza quando volto a ligar o PC mais um freeze. Lá tenho que entrar em modo de segurança e restaurar o backup das drivers.

    1. Avatar de rui
      rui

      Porque fizeste o upgrade em vez de instalar a versão limpa? É que este pessoal como tu, fazem o upgrade e acham que é só fazer isso e que fica tudo a funcionar a 100% sem ter que fazer mais nada. Depois disso tem que instalar as drivers mais recentes para o sistema.

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Pois é. Um utilizador veio queixar-se de que um dos updates do windows 8.1 carregou o windows 10. A bronca é de tal forma, que o pobre coitado, agora tem um monte de lata e plástico. O portátil com 6 meses, não tuge nem muge. Não arranca, nem à lei da bala. Eu disse-lhe para entrar em contacto com o fabricante e comprar um CD com o SO que vinha instalado do computador.

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Tretas. Os PCs novos tem uma partição de restauro e podem voltar ao Win 8.1. E se não podem descarregar um CD do 8.1 da versão igual à pré instalada, meter a chave que veio e já está. Ou até formatar o disco, instalar o 10 do zero que duvido que dê problema, activa-se automaticamente e pode sacar os controladores do 10 que, se é um PC novo, tem de certeza a não ser que seja chinês rasca. Conversa

          1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
            José Maria Oliveira Simões

            Não sei mais pormenores, mas acho que não tem nenhuma partição de restauro. Por outro lado, nem aprofundei mais o assunto. Mas não estou a ver como é que ele com o computador avariado, vai fazer o download do ISO, gravar o DVD com o ISO de modo a depois fazer o boot a partir do DVD. Eu aconselhei-o ir à loja aonde o comprou.

  14. Avatar de Maxim
    Maxim

    Só tenho coisas boas a dizer. É fantástico!

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    já conto alguns ecrãs azuis depois da atualização!

  16. Avatar de goncalo soares santos
    goncalo soares santos

    Estou muito satisfeito em questão de drivers tenho o sistema com estabilidade AMD/Microsoft cerca de 1GB de tamanho enquanto nas outras versões tinha falta de drivers.

  17. Avatar de censo
    censo

    É mais uma evolução do windows. Mais estável, mais moderno. Não deslumbra, mas é um bom sistema.

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não percebo porque tanto alarido com o windows 10… O que faz de diferente de qualquer distro moderna de linux?

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Vale a pena fazer uma lista? E nao é só o W10, o 8.1, 7 etc… É tao grande que ficariamos aqui uma semana…

    2. Avatar de rui
      rui

      Quase tudo. Cuidado. Não te espumes muito quando fores pesquisar na internet a reposta à tua pergunta. 🙂

  19. Avatar de Filipe
    Filipe

    Gosto bastante. As minhas únicas questões são em relação aos programas de gestão de e-mail e calendário. Embora estejam “bonitinhos”, estes dois programas tem problemas relativamente à sincronização com contas do gmail (pelo menos – não tenho referencia relativamente a outros servidores) – ou demora muito a sincronizar automaticamente, ou quando fazemos sincronização manual, demora muito e eventualmente falha. Em relação ao calendário – tem poucas cores disponíveis para categorizar os diferentes calendários. De resto, tem funcionado bem, embora o “sleep mode” ainda fique muito a dever aos Mac’s.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      No meu caso a sincronização com Gmail funciona bem (email, calendário nunca reparei).

      Relativamente aos Mac há coisas específicas que sem dúvida os Mac tem muito bem solucionado, e mostram um bom casamento entre software e hardware, mas é necessário ver que o Windows é “universal”, e o osx apenas para os produtos mais “recentes” da Apple.

      Eu já tive a trabalhar com osx e noto que é um software brilhante e muito bem programado, mas como utilizador “mãozinhas” tenho exactamente o mesmo problema que com o iOS: demasiado simples/fácil/simplista. Para o utilizador comum ou menos geek sem dúvida o ideal, e faz o que deve e promete.

  20. Avatar de nel
    nel

    no que me toca , acho mais rápido pouco complicado mais simples e limpo

  21. Avatar de neok
    neok

    Ainda me lembro quando saiu o windows 7, toda a gente a dizer mal, e que não saía do xp… Agora é o mesmo, é a resistência á mudança só que aliada à moda de dizer mal do 10.

  22. Avatar de Danny
    Danny

    O que me irrita é eu fazer uma ter sempre de instalar pela pen uma versão anterior, para que a Function Key funcione correctamente , visto que depois da grande actualização nada funcionou direito.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Reclama com a marca do teu PC. Uma actualização destas é 50% da responsabilidade da Microsoft e 50 % da marca. Se não há drivers ou os antigos não foram actualizados, telefona para a marca. Não funciona porque já é antigo e a marca não actualizou nada? Então da próxima pensa se hás -de comprar um modelo dessa marca que dá suporte curto.

      Agora queres ver que a Microsoft, disto Linux ( ou Google nos Android) é que tem que limpar a sujeira ou falta de suporte dos fabricantes ??? Já muito fazem eles sozinhos!

      Isso é o mesmo que culpar o Linux por falta de drivers e suporte da nvidia ou amd, ou que um scanner não funciona! Reclama é com as marcas! O meu scanner hp usa drivers do Windows 8 porque a hp nem se deu ao trabalho de actualizar mais desde 2014 (o scanner saiu um 2014 …), daí que os bugs + suporte oficial W10 nem ver. A culpa agora é da Microsoft? Lol

  23. Avatar de Nuno Rolo
    Nuno Rolo

    Eu podia estar mais satisfeito. O meu windows 10 de vez em quando bloqueia o Explorador do windows e tem que se reiniciar, demorando algum tempo. E outro erro é de ás vezes não desligar… Entre outros…

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Controlador do chip da motherboard não está bem instalado e produz erros na gestão de energia e no controlador do disco/usb. Ou instalas do zero e experimentas, ou vais à página da marca e instalas a versão Windows 10 dos drivers para usb, sata e chipset

  24. Avatar de Sérgio Ferreira
    Sérgio Ferreira

    Estou muito satisfeito com este novo Windows 10!! 🙂

  25. Avatar de Tripax
    Tripax

    Aqui ate ao momento desde o tempo do XP, o Windows 10 foi o único que instalei e nunca me deu um único stress, sempre funcionou perfeitamente mesmo usando todo o tipo de programas que usava nos Windows mais antigos, posso dizer que desde o XP ate ao Windows 8 deixei de ter blue screen que por vezes la acontecia com os Windows anteriores, e só mesmo com a versão Windows 8.1 os blue screen la deixaram de aparecer, foi só meter as drivers todas necessárias e bota para a frente sem stresses, apenas tenho de fazer um reiniciar por semana e não apenas em modo desligar para funcionar na perfeição.

  26. Avatar de rui
    rui

    Quem culpa a microsoft por algum problema no seu computador (mais de 90% é problemas de drivers incompatíveis) é porque nunca programou na vida. Até vou dar o exemplo “mais drástico”: experimentem fazer uma distribuição de android (mais uma) e ver se funciona a 100% em todos os dispositivos que existem com android no mercado e fora dele. Depois verão se tem razão em dizer que a culpa é do sistema ou da máquina.
    Por exemplo, a realtek ainda hoje anda a dormir com os drivers para win10. Já me passaram pelas mãos, nalguns “biscates”, algumas máquinas com windows 10 e uma placa wireless da realtek em que só funciona corretamente se lhe puser drivers de windows 8 ou mesmo de 7. Já ao tempo que o windows 10 anda cá fora (não é usado apenas desde que saiu esta versão que temos agora nos pcs) já tiveram tempo de fazer drivers em condições. O mesmo se passa no meu portátil. Para ter som de jeito no pc tenho de ter uns drivers de som para windows 7 senão a aplicação de melhoria de som não funciona. De quem é a culpa? Não é do windows 10. É da asus e da realtek que não dão suporte para o que tenho aqui, mas neste caso por já ser antigo).

  27. Avatar de Luis
    Luis

    Eu inicialmente tive problemas de falta de drivers de som mas lá consegui resolver o assunto… De restou acho o win10 muito rapido

  28. Avatar de Tripax
    Tripax

    Um reiniciar 1 vez por semana e está a funcionar a 100% aqui, muito bom Windows 10, não deu um único problema desde Maio até hoje, já nos restantes Windows mais antigos sempre tive alguns problemas jos inícios, mas com este nunca problemas 0 .

  29. Avatar de boss
    boss

    Para mim melhor windows até hoje.

  30. Avatar de luisl
    luisl

    instalei no portátil,mas tive de desinstalar porque ficou esticado.

  31. Avatar de Rafael
    Rafael

    O melhor de todos.

    Parabéns Bill Gates. Você é o cara.
    Bem diferente daquele outro que até fizeram um filme… kkkk

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      não é o bill gates que faz o windows, ele não percebe um boi de programação em c++

  32. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu tenho um portatil novo com disco ssd e windows 10.
    Até gosto bastante desta versão.. mas deu algum trabalho a colocar o desktop/iniciar e as definições como eu gosto 🙂
    Problemas:
    – Pelos vistos não dá para escolher quando se quer actualizar o sistema. Devia ter o alerta de haver updates ao sistema e não instalar. Dava para ver se haveriam erros ou problemas….assim é a roleta russa 🙂
    – No centro de acção o modo avião está a azul às vezes….mas não está activo nas definições. deve ser algum bug.
    – às vezes ouço um barulho no portatil.. zzzzz zzztttttt que me parece ser da drive de dvd. acontece quando vou a definições, ou explorer e às vezes bloqueia por 1 ou 2 segundos. nada de grave. não há updates para fazer.
    – Este portatil deve ter tido um upgrade para o windows 10, porque em algumas definições ainda aparece escrito windows 7 :))))) não sei se é mesmo assim!
    de momento não tenho mais nada a reclamar! 🙂

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      As drives de DVD sem nenhum disco metido nao devem fazer barulho, nao tem nada haver com o W10; se tens um disco metido, obviamente que demora um par de segundos, é o drive de DVD em aceleracao a detectar que disco está metido e a informar o Explorer.

      Se nao tens nenhum disco metido, o drive de DVD deveria (a nao ser que comprasses um PC de muito baixa gama) ter um díodo que detecta se tem um disco dentro e reporta imediatamente (sem ter que rodar ou acelerar) que nao há um disco presente. A esmagadora maioria dos portáteis com DVD/Blu-Ray tem um díodo (“led”) que só activa o motor para saber que disco tem se ao “disparar” detectar algo metido; se ao “disparar” retornar que nao tem qualquer média inserida, informa imediatamente que nao tem nada. Antigamente os drive de DVD precisavam sempre de acelerar e disparar uns laser para ver se tinha alguma coisa presente.

      Podes experimentar nos dispositivos desactivar a drive de DVD e ver se esse barulho + tempo de espera no explorar desaparecem; se sim já sabes a que se deve. No caso do Asus do meu pai, um modelo de ~350€ de há ~2 anos ele já tem o referido díodo. Veio com o W8.0 e actualizou ao 8.1 e depois W10 via “ISO”. Até hoje faz updates automáticos e o meu pai com zero cuidados está super contente com ele (e tem um HDD…); eu quando mexo nele está ainda melhor do que quando o compramos, super rápido (para o hardware) e sem stress.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Boas, obrigado pela explicação.
        O portatil é novo é o hp envy – 17-n105np e a drive é DVD/Blu-Ray. Ainda não tinha aberto o leitor. Quando li o teu post clikei para abrir e voilá… zzzzz zzzttttt e ao fechar zzz zzttttt 🙂 o barulho é mesmo dai. Agora o que não percebo é porque é que às vezes…. muito raramente faz este barulho no explorer ou quando estou a navegar nas definições do windows.. e é completamente aleatório. não me parece ser nada de grave! 🙂 acho eu!

  33. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Para mim o Windows não dá muito a possibilidade de se inventar, é mais as vezes que se perde a reparar ou a tentar corrigi-lo, do que apreender a utilizar o sistema. É muita armadilha………… 🙂

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Nao entendi… as apps gratuitas que há para “inventar” e personalizar qualquer versao do Windows sao imensas, e dao para fazer tudo aquilo que se deve e o que nao se deve. Quando a “reparar” ou “corrigir” desde o W7 que nunca precisei de fazer nada que nao fosse correr o “Ccleaner” e o “Disk Cleanup” de longe-a-longe. Eu já há anos que uso Windows + Antivirus ESET NOD 32 e uso/abuso dos meus aparelhos e zero problemas desde o W7. Os stresses sao maioritariamente devidos a hardware cansado (HDD).

    2. Avatar de J T
      J T

      Sem dúvida, uma pessoa passa tanto tempo a usar o windows como o que passa em manutenção, correcção de erros, actualizações, limpezas, optimizações… E o pior é quando és o gajo da família que percebe do assunto, porque aí então é quase todas as semanas a resolver problemas…

  34. Avatar de papaleguas
    papaleguas

    depois de ler tantos comentarios desfavoraveis ao windows 10 só gostava de saber porque continuam a usar o SO que eu saiba a microsoft não obriga ninguem a instalar o mesmo eu por mim falo tenho windows 10 instalado em todos os portateis meus e de familiares e acho muito bom, talvez mesmo o melhor SO da microsoft também sou insider em pc e smartphone lumia e na minha opinião quem não gosta que vá para a mçã podre ou para o “robot” avariado e deixem de falar mal do que é bom e cada dia está melhor okaspa!!!

  35. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Estou insatisfeito. Não tenho que usar tanta linha de comando num sistema desde de 2006… linha de comando pra desinstalar os bloatware da Microsoft, pra tentar amenizar a falta de privacidade do sistema, pra impedir atualizações automáticas… O menu iniciar é uma piada, para aceder ao painel de controle é tão ou até mais complicado que no Windows 8. Clicar com o botão direito sobre o ícone do Windows pra acessar as configurações…? E o pior, é ter dois menus pra configurações, o painel de controle tradicional e o novo espólio do Windows 8.1. NÃO HÁ OPÇÃO PARA EVITAR ATUALIZAÇÃO EM PARTICULAR, se você não quer que o sistema instale uma atualização mas que instale outras que tem interesse a única opção é instalar todas e depois, com muito esforço, desinstalar a que não tem interesse. Ainda não existe uma opção funcional pra criar um Hotspot. Mais linha de comando… Esse sistema é droga.

  36. Avatar de jose
    jose

    EU SÓ QUERIA PERCEBER A PANCADA DE INVERTER O SENTIDO DO TOUCHPAD

    Habituadissimo há seculos em rodar p baixo p descer e vice-versa…

    O QUE DIZER QUE COM O WINDOWS 10 ESTE SENTIDO FOI INVERTIDO?

    Felizmente q o driver do touchpad do windows 7 era UTILIZAVEL no w10…

    Pois a malta q tinha esse problema andava às aranhas como uma pesquisa no google demonstra

    WTF?

  37. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Não me dei bem com o windows 10 que vinha com o portatil que comprei. Resultado, depois de andar a meter o nariz e ver as “novidades”, fiz FORMAT C: . Agora o portátil está com Linux Debian. Está como eu gosto, literalmente um tiro. Tem tudo o que eu quero e da maneira que eu gosto. Processador de texto, folha de calculo, base de dados, etc.

  38. Avatar de Mauro
    Mauro

    Infelizmente tenho este sistema operativo agora na compra do novo portátil caso contrário era Windows 7.

    Farto-me de ter freezes, não responde, Bluescreens isto num computador comprado nem há 10 dias.

    É uma vergonha isto para com o utilizador.

    1. Avatar de CSoares
      CSoares

      Acontece o mesmo comigo.
      Tive que comprar um pc novo om win10 e ele so tem dois meses, mas imensos programas estão sempre a deixar de responder e é simplesmente impossível de restaurá-los, a única solução é encerrá-los a partir do gestor de tarefas. O Firefox e outros programas são super lentos em relação às mesmas versões utilizadas no win7, por isso tive que mudar para o browser da Opera. O meu touchpad e rato tinham lag (que eu depois corrigi), mas têm outros problemas. Já para não falar em bugs que a interface têm e o facto de existir o painel de controlo e as definições (que às vezes nem funcionam) em sítios diferente, não faria mais sentido ter tudo no mesmo sítio? E para além disso, tenho que atualizar várias vezes por semana e algumas das atualizações deixaram o pc mais lento e com bugs.
      Windows 7 para mim é o melhor.

  39. Avatar de Rafael

    Pessoal precisava de ajuda caso seja possível
    Hoje ao iniciar o meu PC ele começou logo com uma sequência de cores e assim continua sem aparecer mais nada.
    As cores vão alterando, fica o ecrã verde passado 3 segundos muda para putra cor e assim sucessivamente
    Alguém sabe o que fazer?
    Obrigada

  40. Avatar de Rafael
    Rafael

    Boa noite
    O meu PC hoje decidiu pregar uma partida
    Ao ligá-lo ele não arrancou como normal pois apareceu o ecrã cheio de cores, e essas cores vão variando
    Por exemplo aparece o ecrã totalmente verde passado uns instantes muda para branco depois vermelho.
    Há acontecer isso alguém?
    Como resolver esse problema?
    Obrigado

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Não sei qual será o problema. Pode ser um problema de software que faz isso, mas também pode ser um problema de hardware. Para ver se é um problema de hardware, faça o teste com o memtest. Pode também verificar com uma placa de teste de hardware. Essa placa tem uns led’s que dá a indicação do erro durante o boot. Outro teste, é meter um CD de instalação do linux e ver o que acontece com o ecran.

  41. Avatar de Diogo Cardoso
    Diogo Cardoso

    alterar diretamente o 7 ou 8 para o 10 e a maior estupidez. so traz bugs, falhas no sistema, erros etc. Em relaçao ao windows 10 , segurança e zero . nao recomendo para uso total, para jogar , navegar cncordo plenamente e bastente bom mas para logar contas e dados pessoas , e melhor esperar mais um pouco ate estabilizar.

  42. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Que estranho ninguem me perguntou nada.

    Estou insatisfeito, nem a versão 1511 instala, da erro, sumiu meu catalyst da placa de vídeo, o antivírus não corre nos downloads. Tse.

  43. Avatar de Carlos Miguel
    Carlos Miguel

    Windows 10? não, obrigado! Eu não gosto do ambiente trabalho do Windows 10. Tenho um portátil com Win XP e outro mais recente com o Win 8.1 e estou muito satisfeito. O Windows 10 ainda não me convenceu!