Microsoft prepara o Windows 10 para não precisar de passwords

25 Comentários

Com o Windows 10, a Microsoft tem investido muito no campo da segurança e no controlo de acesso ao seu sistema operativo. São várias as medidas aplicadas, entre elas o Hello.

A mais recente build dedicada aos Insiders traz agora uma novidade única: O Windows abandonará as passwords. Esta novidade está, por agora, limitada ao Windows 10 S.

Windows 10

As builds do programa Insider trazem por norma novidades que o Windows 10 estreará mais tarde. Nestas podem ser experimentadas todas as funcionalidades que vão ser lançadas e que devem por isso ser testadas.

Recentemente chegou a build 17093, que no caso do Windows 10 S traz uma novidade de peso. A Microsoft quer acabar com as passwords e passar a usar a autenticação pela app Microsoft Authenticator.

Windows 10

Um Windows 10 sem passwords

O que esta build estreia, ainda só no Windows 10 S, é algo que é esperado há muito tempo. O fim das passwords e o recurso a outros mecanismos de autenticação, mais simples e, ao mesmo tempo, mais seguros. Todos os que tiverem o Hello configurado, deixam de ter a possibilidade de desbloquear a máquina com recurso a uma password.

Bastará a app Microsoft Authenticator ou outro mecanismo biométrico para que seja possível aceder ao Windows 10 ou a qualquer outra área deste que requeira uma autenticação do utilizador.

Windows 10

O Windows Hello é agora o centro das autenticações

Mas a Microsoft quer ir mais longe e removeu as passwords de todo o Windows. Mesmo dentro das definições deixa de existir qualquer referência à opção para uma autenticação recorrendo a palavras passe.

Com esta mudança tudo passa a estar centrado no que o Windows Hello tem para oferecer, desde o reconhecimento facial até à utilização de PIN para desbloqueio.

Windows 10

Este é o primeiro passo da Microsoft rumo à remoção das palavras passe, delegando nos sensores biométricos todos os processos de autenticação.

Por agora está apenas no Windows 10 S, mas provavelmente irá ser alargado às restantes versões, dependendo da adesão que tiver.

Fonte

O futuro do Windows 10 S

Microsoft vai terminar o Windows 10 S e criar o “Modo S”

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao terra
    joao terra

    Nada de novo. Ms sejam mais criativos

    1. Avatar de censo
      censo

      Vai lá dar uma ajuda.

      1. Avatar de joao terra
        joao terra

        O problema é que a ms anda atrás dos outros. algumas invenções no Windows 10, já estão em funcionamento aos anos na Apple e no Android da Google, a cortana que já deveria estar a funcionar aos anos e que está a. anos luz da siri da Apple e outras assistentes virtuais. A ms anda a tentar copiar o que os outros fazem e ainda não o conseguiu fazer. por isso é que o Windows 10 é um produto inacabado.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Qualquer OS é e será inacapado até entrar em EOL. Apesar de não considerar isto propriamente uma inovação a verdade é que é o 1º OS a implementar isto de forma séria. O OS da apple permite outro tipo de autenticação sem ser por password há muito pouco tempo.
          Relativamente à Cortana completamente de acordo. É onde falha a Microsoft, em ter um eco-sistema integrado e completo.
          Agora que a Microsoft anda atrás dos outros…é de rir.

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          E outras coisas que já estão aos anos no Windows e a Apple foi buscar (e o Android).
          A Cortana sim, está um bocado “perdida”, mas por outro lado é a única que está disponível em todo o lado.

  2. Avatar de JRM
    JRM

    Vamos ver se funciona e como, se basta a câmara ou se é necessário o pc ter leitor de impressões digitais. É irritante a Cortana arrancar mas depois não ser capaz de fazer nada porque o nosso idioma não está suportado ou falta mais não sei quê, ou não consegue ajudar…

  3. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    A mim da me jeito as passwords mesmo o pin e tudo.

  4. Avatar de Aitkens
    Aitkens

    ouvi dizer que é que querem por chip na tola (de alguns comentários)…

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    a nivel de segurança nada a dizer, mas a nível de ser pratico a password pra mim é mais rápido e cómodo

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      É porque tens uma password simples.

    2. Avatar de Luís
      Luís

      mais prático é o PIN
      Decorar passwords, já tenho bastantes obg

    3. Avatar de Andy
      Andy

      Hoje em dia já não é necessário decorar paletes de passwords! Com um gestor de passwords é possível gerar acessos para cada login com imensa segurança e basta decorar apenas a password mestra (ou utilizar acesso biométrico) para aceder à base de dados das passwords geradas. Simples.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Excepto quem ja tem 200 contas em sabe-se la o que, tinha de adicionar todas essas contas, depois ao criar novas contas uso pass random desses autenticadores, mas depois queres usar a pass num dispositivo que não é teu, não tens possibilidade de fazer login nessa máquina, depois vais ao telemovel ver e são 2 anos para encontrar o site que queres no meio dos 200 e torna-se numa merda com polvora num instante.

        1. Avatar de Diogo Santos
          Diogo Santos

          Nem por isso o Keepass por exemplo tem varias apps de telemovel, so tens de ir atualizando o ficheiro no teu tlm

  6. Avatar de Luís M
    Luís M

    Trocar o uso de uma password por um sistema que implica uma app não lembra nem ao diabo. Esta necessidade apps para tudo faz-me muita confusão.

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Chama-se MFA, se trabalhasses numa empresa de jeito já não vivias sem isso..

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      e nem deixar a opção ao user(?) é ridículo…

      1. Avatar de BDisp
        BDisp

        Conforme o artigo:
        “Todos os que tiverem o Hello configurado, deixam de ter a possibilidade de desbloquear a máquina com recurso a uma password.”
        Deduzo que para quem não tem o Hello configurado continua o método de autenticação anterior.

        1. Avatar de Pedro Simões

          Afirmativo. E para além da APP tens ainda ao PIN.

    3. Avatar de Pedro Simões

      Simples, usas o PIN ou não configuras o Hello e ficas com a password na mesma.

  7. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Com as falhas de segurança da m$, o melhor mesmo é usar uma conta convidado, com uma password parecida ao do portal das finanças!

    1. Avatar de censo
      censo

      Há algum sistema sem falhas ??

  8. Avatar de Jaime
    Jaime

    Eu devo estar maluco, desactualizado ou esta a falhar-me alguma coisa…
    Praí ha mais de meio ano que não tenho password no surface. Só PIN e reconhecimento facial.
    Que me esta a a escapar?