Windows 10: Não gosta do Explorador de ficheiros? 3 alternativas gratuitas

34 Comentários

O Explorador de ficheiros do Windows é a ferramenta que nos permite interagir facilmente com o sistema de ficheiros do Windows. Esta ferramenta tem evoluído nos últimos anos, mas há alternativas gratuitas que pode usar.

Para quem não gosta ou quer algo diferente do Explorador de ficheiros do Windows aqui ficam 3 sugestões.


#1 – FreeCommander

Uma das funcionalidades que continua a faltar no popular Explorador de ficheiros do Windows são os separadores. No entanto, com a ferramenta FreeCommander tal é possível sem ter a necessidade de abrir múltiplas instâncias do Explorer.

Além desta funcionalidade, com o FreeCommander é totalmente personalizável, podendo o utilizador dividir facilmente o layout da ferramenta na horizontal e vertical o que facilita a cópia de ficheiros entre diretórios. Esta ferramenta tem ainda suporte para plugins, Drag&drop, possibilidade de criar e verificar o checkum de um ficheiro, função para renomear múltiplos ficheiros ao mesmo tempo, screenshots… e muito muito mais – ver aqui.

FreeCommander


#2 – Explorer++

O Explorer++ é outra das alternativas ao Explorador de ficheiros do Windows. A grande vantagem desta ferramenta é que é totalmente Portable, ou seja não precisa de instalar no sistema.

Tal como o FreeCommander, o Explorer++ tem muitas e interessantes novidades como o suporte para separadores, possibilidade de personalizar atalhos, personalizar a interface… e muito mais. Saber mais aqui.

Explorer Plus


#3 – MultiCommander

Por fim a nossa sugestão vai para o MultiCommander. Provavelmente esta é a ferramenta mais popular dentro deste segmento. Tal como as outras que sugerimos, esta ferramenta tem tudo o que necessita para trabalhar rápido e de forma eficiente. Além dos separadores, o MultiCommander permite facilmente editar o registo do windows, tem um cliente de FTP incluído, permite a criação de scripts para automatização de tarefas, etc.

MultiCommander


Qualquer uma das alternativas aqui apresentadas têm um conjunto de funções que não estão disponíveis no Explorador de ficheiros nativo do Windows. Melhor que ler, é experimentar cada um deles e perceber se vão de encontro ao que necessita. Experimente e deem-nos o vosso feedback.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    Só para dar a minha achega!! 🙂

    Há vários anos que tenho usado o Q-Dir, e tenho colegas que depois de o conhecerem também não usam outro.
    Para quem dá valor a isso (é o meu caso), na plataforma PortableApps, também lá está presente como ferramenta portable.

  2. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Após usar uns tantos fiquei-me pelo WYplorer.
    Mas para mim o melhor é o Directory OPUS mas é caro.

    1. Avatar de Umbilino
      Umbilino

      Directory OPUS, de longe o melhor.
      Mas caro… que dói…

  3. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Queria dizer XYplorer

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Parece interessante, mas é pago também.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Deve usar pirata como a maioria dos usuários windows

  4. Avatar de hommer
    hommer

    é interessante haver outras alternativas ao explorador de ficheiros, mas o explorador de ficheiros do windows chega bem para o gasto…

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Recomendo o Total Commander, apesar de ser Shareware, tenho usado nos ultimos 4 anos sem problemas. Muito funcional e produtivo.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      isso é old school. esse deve ser filho, afilhado, neto, do Norton Commander que corria em DOS.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Verdade! Mas cumpre o seu proposito. Conheces o filho, afilhado e neto dele?

        1. Avatar de Marco
          Marco

          esse n conhecia esta na lista para instalar. qd estou em sistemas unix modo Shell uso o Midnight Commander.

    2. Avatar de Acosta
      Acosta

      Sem duvida um excelente alternativa ao, quem lembra de usar o Norton Commander na epoca do msdos, nao vai ter problemas em usar o TotalCommander. No começo pode parecer confuso e complicado, mas quando “pegar o jeito” nunca mais o larga e vai dizer porque nao o usei a mais tempo.

  6. Avatar de censo
    censo

    o Explorer++ é perfeito para quem usa volMount. Normalmente para instalar novo update do windows 10 preciso de apagar ficheiros na particao do sistema que so é acedida pelo explorer++ pois caso contrario diz me que não tenho espaco nessa particao do sistema

    1. Avatar de censo
      censo

      Esse nickname é meu. Sê criativo.

  7. Avatar de AJMS
    AJMS

    Q-Dir, como já foi referido, é free e portable, existe outro também interessante, o http://onecommander.com/

    mas para já é o Q-dir que uso à muitos anos no meu pc.

  8. Avatar de Jefferson Licá
    Jefferson Licá

    Poderiam colocar nesta lista o Clover, pra mim o melhor.

    1. Avatar de valteri
      valteri

      Nunca tinha ouvido falar, mas éra isto mesmo que tinha em mente… um explorador á imagem de um browser. Obrigado pela dica 🙂

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado. Incluo num próximo TOP.

    3. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      Por momentos pensei que era o Bootloader!

    4. Avatar de BA
      BA

      +1 uso faz tanto tempo que nem me lembro de quanto.

  9. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Q-Fir e Explorer++ são os melhores.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vou investigar .o Q-Fir para incluir num próximo tutorial

  10. Avatar de Aybara
    Aybara

    Tantos anos a usar o Total Commander. Não há forma de mudar. Pode nao ser o mais bonito, mas é sem duvida para mim o mais eficiente.

  11. Avatar de Ska
    Ska

    @pedropinto
    Último parágrafo “Qualquwr”

    Bom artigo!

  12. Avatar de Lucas
    Lucas

    Uma porcaria esse explorador de ficheiros do Windows. Não tem nem como abrir em abas.

    1. Avatar de AP
      AP

      O explorador de ficheiros que tu fizeste deve ser melhor. Ah espera, tu não fizeste nenhum, só vens refilar porque tem a cor errada.

  13. Avatar de censo
    censo

    Sempre usei o explorer nativo e nunca senti necessidade de usar outro. Tem uma interface clean e funcionalidades suficientes para o meu uso.

  14. Avatar de Evaristo
    Evaristo

    Boas,

    Usava o Clover no Win7 [https://pplware.sitedev.pt/software/clover-acrescente-separadores-ao-explorador-do-windows/ ], a versão 3 é francamente instável e basicamente permite tabs no explorador do windows, e teve vários problemas com spyware, e dá falsos positivos em AV etc; suspeito foi terem tirado as traduções na instalação !

    ► o XY Explorer têm uma versão grátis muito estável, com dual pane, tabs, atalhos, etc… não permite é mudar de temas ou cores ! https://www.xyplorer.com/free.php

  15. Avatar de Andy
    Andy

    Powerdesk da Avanquest Software. Vai na versão 9 e é pago, mas penso que ainda se consegue instalar a versão 6 gratuita

  16. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    é é, usava e ainda o tenho na pasta “Portable” o velhinho 2xExplorer 🙂
    Obrigado pelas dicas

  17. Avatar de Acosta
    Acosta

    Total Commander sem duvida uma excelente alternativa, quem lembra de usar o Norton Commander na epoca do msdos, nao vai ter problemas em usar o TotalCommander. No começo pode parecer confuso e complicado, mas quando “pegar o jeito” nunca mais o larga e vai dizer porque nao o usou a mais tempo.