Nokia 6.1 Plus e 5.1 Plus, excelentes alternativas na gama média

18 Comentários

A HMD Global, detentora da marca Nokia, está a fazer um bom trabalho naquilo que é a manutenção da marca no mercado. Os lançamentos de smartphones são consistentes e o público continua a confiar na marca que outrora foi a rainha dos telemóveis.

Com o mundo a aguardar a chegada de um Nokia de topo com 5 câmaras na traseira, vale a pena mostrar aquilo que existe de bom no mercado atualmente e que preenche de forma perfeita algumas das exigências do segmento de gama média. Conheça melhor os Nokia 6.1 Plus e 5.1 Plus.


Os modelos .1 Plus são dirigidos ao mercado ocidental, sendo que ainda não há indicação da sua disponibilidade para Portugal. Já os modelos X que aqui falamos, foram projetados para o mercado oriental, mas como têm disponíveis versões internacionais funcionam sem problemas no nosso país.

Nokia 5.1 Plus

O Nokia 5.1 Plus é uma versão um pouco mais modesta que o 6.1 Plus. Tem ecrã de 5,86″ com notch, onde está posicionada a câmara frontal, o altifalante e alguns sensores. Este ecrã com proporção 18:9 tem uma resolução HD+, sendo que este notch é ligeiramente mais largo que o anterior.

O seu desempenho ficará a cargo do processador MediaTek Helio P60 (4 x A73 1.8GHz + 4 x A53 1.8GHz) e está disponível com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, expansível através de cartão microSD até 400 GB.

Vem com ligação USB Tipo-C, é LTE, tem Wi-Fi ac e Bluetooth 4.2. Tem ainda GPS, A-GPS, GLONASS, BDS e Galileo. A sua bateria é de 3060 mAh e tem sensor de impressões digitais na traseira.

Para fotografia e vídeo oferece uma câmara traseira dupla de 13 MP PDAF, f/2.0 + 5 MP depth sensor com LED flash, e uma frontal de 8 MP FF, f/2.2. De notar que estas câmaras tiram partido da tecnologia de Inteligência Artificial.

O Nokia 5.1 Plus tem uma estrutura muito semelhante à do 6.1 Plus, em metal e com traseira e frente em vidro com acabamento 2.5D, nas mesmas cores. Tem como dimensões 149,51 x 71,98 x 8,1 mm.

Nokia 5.1 Plus (3 + 32 GB)


Nokia 6.1 Plus

O Nokia 6.1 Plus vem disponível com o processador Qualcomm Snapdragon 636 e foi lançado em três versões distintas: 4 + 32 GB, 4 + 64 GB e 6 + 64 GB. O armazenamento pode ainda ser expandido através de cartão microSD até 400 GB.

O ecrã é de 5,8″ com um notch pequeno, havendo assim um bom aproveitamento da área total do painel frontal. A sua resolução é FullHD+ e apresenta uma proporção de 19:9.

O Nokia 6.1 Plus tem uma câmara dupla na traseira de 16 MP (AF, f2.0/1.0um) + 5 MP (BW/FF/f2.4/1.12um), com flash LED, e a câmara frontal é de 16 MP.

Tem Bluetooth 5.0, Wi-Fi ac, USB Tipo-C, jack de áudio de 3,5mm, sensor de impressões digitais na traseira, mais a restante panóplia de sensores habituais num smartphone. De notar que esta versão suporta ligações à rede LTE, embora sem suporte da banda 20. A bateria é de 3050 mAh com tecnologia de carregamento rápido.

Nokia 6.1 Plus

O Nokia 6.1 Plus tem uma construção em metal com traseira e frente em vidro com proteção Gorilla Glass 3 e acabamento 2.5D e está disponível nas cores preto, branco e azul escuro. A versão do Android que o equipa é a 8.1.

Nokia 6.1 Plus

A par com estes smartphones tem ainda disponíveis muitos outros a grandes preços.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Runo
    Runo

    Ia ser o meu proximo equipamento. Mas foi anunciado o X7 entretanto

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Acho muito estranho ter notch e na parte inferior ter um rebordo grande, é ainda menos consensual.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      De facto não faz muito sentido, mas pelo que estive a ver antes de comprar, o “Screen-to-body ratio” está bastante bom, pelo que acredito que não seja tão grande assim (No x6)…
      É esperar que chegue para ver…

  3. Avatar de moita das flores
    moita das flores

    nessa faixa de preco a muito melhor mas cada um sabe de si

    1. Avatar de Rafael Soares
      Rafael Soares

      Como por exemplo?

  4. Avatar de jAr
    jAr

    Nenhum tem NFC?

  5. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    Estes X nenhum dele tem Banda 20 LTE. cuidado

  6. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Só é pena terem abandonado o Maemo, Gostava muito dele no N900. Muito à frente no seu tempo, era assim que a Nokia devia ter continuado.

    1. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      +100000000

      1. Avatar de McGoms
        McGoms

        Tive um N9, e o software também era muito bom.

  7. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu detesto o notch, ainda consegui arranjar um smartphone sem estas novas modas. Prefiro!!!!

  8. Avatar de Caetano
    Caetano

    A perseguição ao “nodi” é mesmo viral, anda meio mundo a falar do “nodi”. O ecrã devia terminar onde começa o “nodi” ou então tapavam os buracos de vez!
    – Tou? Tou? Não tem rede!

  9. Avatar de Maurizio Vieira
    Maurizio Vieira

    Tenho um X6 de 4GB x 64 GB que comprei por 200$ e adoro-o! Tem um design fantástico. O notch é discreto e depois de algum tempo se acostuma e nem se nota. É fluido e as câmaras são boas. É uma excelente compra nesse segmento de gama.

  10. Avatar de pedro
    pedro

    até gosto do X6 mas sem Banda 20 LTE nem pensar !!!!

  11. Avatar de Ramalho Mz
    Ramalho Mz

    Tenho o X6.1 há 1 mês. Desde a dimensão dele (não é um tijolo), a ter Type-C + jack 3.5mm e tendo custado 175€…Enfim, perfeito para mim. Recomendo a quem não ter um grande orçamento (+300€).

  12. Avatar de McGoms
    McGoms

    Porque é que estes X não surgem no site da NOKIA? É estranho e não ter ZEISS ainda mais estranho é..

  13. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    O X6 é a mesma coisa que o 6.1?

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      OK acho que já entendi. O X6 e X5 são o 6.1 plus e 5.1 plus respectivamente.