O Windows 10 ainda está longe da sua meta de mil milhões de dispositivos

48 Comentários

Quando apresentou o Windows 10, a Microsoft estabeleceu uma meta bem específica para os próximos anos. Queria que o seu novo sistema operativo atingisse a meta dos mil milhões de dispositivos até 2018.

A verdade é que ainda está longe deste número e ainda não chegou aos 700 milhões de dispositivos, um valor que tem sido repetido pela Microsoft nos últimos meses por demasiadas vezes.

Windows 10 Microsoft mil milhões de dispositivos instalações

A meta dos mil milhões de dispositivos parece quase impossível de cumprir pelo Windows 10. A apenas 5 meses do fim do ano, a Microsoft tem marcado passo e o mais recente valor de instalações do Windows 10, revelado por Satya Nadella na apresentação de resultados do segundo trimestre de 2018, volta a focar-se numa marca perto dos 700 milhões de dispositivos.

Curiosamente este tem sido um valor muitas vezes usado pela Microsoft nos últimos meses por diversas vezes, sempre que se referia ao número de instalações do Windows 10.

De todas essas vezes era usado o termo “aproximadamente 700 milhões de dispositivos”, o que garantia sempre um valor perto deste número, não sendo revelado o valor exato e mostrando que existia uma discrepância grande nos valores apresentados de todas as vezes.

Windows 10 Microsoft mil milhões de dispositivos instalações

Uma vez que a Microsoft nunca revela os seus valores precisos, é impossível saber a distância que falta para que sejam atingidos os 700 milhões de dispositivos e assim calcular o tempo necessário para os mil milhões de dispositivos.

A própria Microsoft já tinha alertado que dificilmente iria conseguir atingir este valor no prazo definido, indicando um prazo para lá de 2018 para que a meta dos mil milhões de dispositivos fosse atingida.

Mesmo tendo tornado o Windows 10 uma atualização gratuita para os utilizadores do Windows 7 e do Windows 8.1, a Microsoft parece não ter conseguido cativar os utilizadores, que insistem em manter-se nas versões mais antigas do Windows. É apenas um número, mas que mostra que as estimativas da Microsoft estavam longe de serem realistas, algo que muitos alertaram no início.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Calvin
    Calvin

    Com tanto bloatware pré-instalado fica difícil

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Nada que não tenha solução

      1. Avatar de R
        R

        Poderia dar umas dicas / algum site onde tenha informação compilada?
        Obrigado

        1. Avatar de Rui Carriço
          Rui Carriço

          Desinstalas? Fácil!

          1. Avatar de Calvin
            Calvin

            E volta a se instalar novamente, que delicia!

          2. Avatar de Rui Carriço
            Rui Carriço

            Desinstalas o que não queres, não volta a instalar

          3. Avatar de Calvin
            Calvin

            Rui, usas mesmo o Windows 10? Acho que usas outro sistema operativo ou tás a trollar (video os comentários seus em outras notícias).
            Óbvio que ao remover um app, o Windows 10 volta a instalar novamente. Mesmo que use maneiras de evitar que isso aconteça.
            No pior dos cenários, tens de usar apps de terceiros pra bloquear o Windows de fazer aquilo que não queres, na real não tens controlo do teu próprio sistema operativo.
            Agora entendo porque muitos usuários insistem em permanecer em versões antigas ou mudam-se pra outras plataformas como Linux e macOS.

          4. Avatar de Danny
            Danny

            Também tenho esse problema no maldito Windows 10!! Estou quase saindo dele, quero experimentar esse tal de linux se for bom eu vou ficar nele.

          5. Avatar de Gabriel
            Gabriel

            Algo de muito errado se passa com os. Vossos Windows 10
            Tenho várias instalações que no início vieram com aquele bloatware mas depois de desista lar nunca mais apareceram

      2. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Concordo, opta-se pelo ubuntu ou debian!

        1. Avatar de Calvin
          Calvin

          No Ubuntu e Debian, ao menos tens a vantagem de ter apenas o básico pré-instalado e se não quiseres, basta removeres. Simples!
          Além disso, é opcional a telemetria. Já no Windows… Quem já parou pra ler a EULA completa?

        2. Avatar de Rui Carriço
          Rui Carriço

          estou com um problema no meu Porsche, solução? Compras um mata velhos.

          1. Avatar de Calvin
            Calvin

            Leia novamente o que eu disse e depois volte aqui, tens problemas com interpretação de texto!

          2. Avatar de Rui Carriço
            Rui Carriço

            Igualmente

      3. Avatar de Calvin
        Calvin

        “Como faço pra tirar bloatwares do Windows que insistem em se auto-instalar depois de removido”
        *risos*

  2. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    “a Microsoft parece não ter conseguido cativar os utilizadores, que insistem em manter-se nas versões mais antigas”

    Muita gente tem problemas ou tem medo de ter, com as aplicações antigas, muitas delas do tempo do XP ou 7 e de uso no trabalho. Algumas inclusive usam máquinas com controladores desenhados para um SO e não são compatíveis com os novos SO. Ante a dúvida melhor não mexer.

    Nem todos são “técnicos informática”

    1. Avatar de Bob
      Bob

      E maquinas que antes não funcionavem devidamente, nas versões inicias do Windows 10, agora já podem dar…. prolonguem o periodo de upgrade gratuito, e mais gente vai mudar.

    2. Avatar de Rui Carriço
      Rui Carriço

      O processo de atualização é intuitivo e “indolor”.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        A forma como os updates foram pensados, não é a melhor para empresas.
        O update para esta última versão, 1803, tem deixado muito PC impossivel de se utilizar, até finalizar o update. Não é sempre, mas já tem sido comum. Em alguns casos, o portatil até demorou quase o dia todo.
        Num Lenovo X1, com SSD NVME!! Demorou cerca de 16horas, desde o começo de instalar, até finalizar o reboot e efectuar o login já para a versão 1803.

        1. Avatar de Rui Carriço
          Rui Carriço

          Nunca me aconteceu e trabalho numa empresa com largos milhares de máquinas, na minhas máquinas pessoais normalmente não uso o reinicio diferido e têm sido muito rápidos os updates, mesmo nas máquinas mais antigas. Aqui na empresa as atualizações são programadas para serem feitas nas horas de inatividade, sem erros.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      Por causa do Ruindows, eu perdi diversas músicas que tinha de um CD, gravadas em wma e com o maldito DRM. O problema é que elas não executam mais! Só posso executá-las em versões abaixo do Windows XP.

      1. Avatar de Rui Carriço
        Rui Carriço

        Isso tem pouco a ver com o SO e mais com a maneira como o CD foi gravado.

        PS: O que é o Ruindows? Nunca usei essa versão.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Ruindows é uma forma carinhosa de se chamar o Windows. =)

  3. Avatar de SergioDRF
    SergioDRF

    Cá em casa, com dois portáteis novinhos em folha, depois de fazerem actualização pelo Windows Update, passaram a ter brutos “lags” injustificáveis para os modelos que são e os seus respectivos preços. Até o portátil mais velhinho, com OS 8.1 abre pastas e Word mais depressa do que os novos.

    Talvez se devessem focar em resolver pequenos pormenores desses e quiçá, chegam mais rapidamente à meta dos mil milhões.

    1. Avatar de R
      R

      +1
      Um dos maiores problemas “dos Windows” sempre foi a degradação causada pelas actualizações.

    2. Avatar de Calvin
      Calvin

      Você fala mal da instalação do Windows, que é bugada, que é lerda e vem fulando falando que tem um SSD super veloz e a instalação é rapidinha…

      1. Nunca usou linux pra falar que a instalação é rápida no Windows.
      2. Não precisa-se de SSD pra ter instalação rápida do Linux. Com um HD velho já funciona!

      1. Avatar de Eduardo Wandscheer
        Eduardo Wandscheer

        O que adianta ter instalação rápida se 80% dos softwares não estão disponíveis pro Linux?
        E não adianta dizer que tem Google Chrome, isso não é suficiente.

        1. Avatar de Calvin
          Calvin

          Mas há alternativas, sempre há. Pessoas mais inteligentes tendem a não ter dificuldade com mudanças e aprendem em qualquer programa.
          E não é todo mundo que precisa de uma suite inteira do Office pra digitar textos! Isso é apenas modinha.
          Se você não preza pela privacidade e segurança então continue usando o Chrome e essas tralhas a que chamas de navegador.

      2. Avatar de SergioDRF
        SergioDRF

        1- Já usei sim, na Faculdade os PCs que existiam para trabalhar eram todos com Linux;

        2- Com PC velho, mesmo com Linux, não corro jogos recentes;

        Cumps

        1. Avatar de Calvin
          Calvin

          Se queres jogar compre uma consola.
          A propósito, quando ao facto do Linux instalar tudo rapidamente, disso não se há duvidas! Você não precisa de um computador hiper megar blaster ultra potente com SSD de ultra mega velocidade…
          Se precisa de tudo isso pro Windows (roda a nível “””próximo””” do Linux), nota-se o quão bom ele é, hihihi

          1. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            Claramente não jogas para afirmares que consola é equivalente a PC. 🙂

          2. Avatar de Calvin
            Calvin

            Quem quer jogar é se divertir não vai ligar pra gráficos. Que liga o uso é crítico ou benchmarker e não gamer de verdade. Nada mais gostoso que usar uma consola que um teclado.

          3. Avatar de pia
            pia

            Tens um pouco de razão Calvin. As pessoas perdem mais tempo em procurar muita perfeição nos jogos e esquecem do básico: jogar e divertir-se.

          4. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            Era o que faltava vires decidir por mim aquilo que eu quero usar para me divertir e a forma em como me devo divertir. Não gosto de consolas e claramente, repito, não estás habituado a jogar, especialmente FPS e RPGs para perceberes que nada melhor do que Teclado e Rato.

          5. Avatar de Calvin
            Calvin

            Vais ver não acostumaste com consolas pois nasceste de cara nos computadores. Até entendo.
            Inclusive existem outras formas de jogar sem necessidade de consola, rato ou teclado.
            Se fosses gamer de verdade, saberias a infinidade de maneiras de jogar.

        2. Avatar de SergioDRF
          SergioDRF

          Cresci a jogar Mastersystem, Mega Drive, Nintendo Original e amiga 500… claramente nasci em frente a computador não é?! Continuas a assumir que sabes o que não sabes.

          1. Avatar de Calvin
            Calvin

            E tu continuas a ser um chato de galocha, critico e metido a benchmarker. Jogar que é bom não jogas, parece aqueles youtubers que gastam muitos euros numa maquina para jogar minecraft e joguinho de fps.

  4. Avatar de Fak
    Fak

    Eu cá acho que é por conta do Windows 10 ser pouco profissional, e é verdade, muita gente pensa isso. Informação do mesmo tipo espalhada pelo OS, caso das definições e painel de controlo; publicidade, bloatware, entre outras coisas não fazem com que muita gente se sinta num ambiente profissional.
    Eu no meu caso sinto-me num ambiente tão profissional como quando usei Ubuntu gnome remix 12.04.

    1. Avatar de Calvin
      Calvin

      Um ambiente profissional não precisa de Windows, estes são maria vai com as outras!

  5. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Quando a projeção foi feita a MS contava com um sucesso do Windows Mobile, cem essa “fatia” a barreira dos Mil Milhões fica mais complicada, mesmo assim creio que o Windows ainda deve manter a sua Quota de mercado acima dos 90%, não?

    1. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Sim. 700 milhões é um número significante e ainda continua com seus 88% de mercado.

      1. Avatar de Rui Carriço
        Rui Carriço

        Não deve preocupar muito o Satya!!! lol

  6. Avatar de Mario Alberto
    Mario Alberto

    A meta de mil milhões foi descartada há tempos quando acabaram com o Windows Phone 10. Pois era a contar com os smartphones também. Deviam ter sabido isso. Enfim, quando se escreve de ma fé… tudo vale.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, estamos sem saber isso, só pode mesmo ser… É de tal forma que até incluímos o link do nosso artigo a relatar isso neste texto.

      Lê-se de atravessado e depois temos estas falhas…

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Touché! looool…

        (Mas era porreiro que já que volta e meia, corrigem aqui alguns potenciais trolls, que também resolvessem o meu problema em registar este email no site/forum. Já perdi conta aos emails enviados, sem nunca ter resposta.)

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    E até 2025 vão ter de lançar uma versão nova qualquer. Se vai ser paga para toda a gente ou não é que ainda se está para ver.
    A Microsoft quis oferecer a actualização para os clientes existentes convencida de que assim ia ganhar fortunas com a sua loja virtual… poucas pessoas usam essa loja virtual… e como a Microsoft deve querer essa loja virtual a facturar milhares de milhões vai certamente ou já numa futura actualização do Windows 10 ou no Windows que se seguir forçar a utilização da loja virtual quer os clientes queiram quer não, com uma qualquer desculpa, ou só mesmo porque podem e quem não tiver contente que se mude.

    1. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Uau! Mande seu curriculum para a Microsoft! Um gênio do mercado tecnológico desses não pode ser desperdiçado!

      Duvido muito que seja recusado, com tamanhos dons. Parabéns, é formado onde? Harvard?

  8. Avatar de jstn
    jstn

    bom sistema. o problema nao permite instalr apps nao da loja enquanto a loja é ainda carente.
    camera frontal é decepcao ex: lumia.1020 41MP vs 1.3MP