Facebook vai investir em satélites para levar Internet a todo o planeta

11 Comentários

Mark Zuckerberg e o Facebook têm um plano, há muitos anos, para trazer Internet aos lugares mais inóspitos do planeta e, assim, permitir o acesso à informação ao máximo de cidadãos possível.

Esta sua ideia estava baseada em drones, que acabaram por ser abandonados, mas agora tudo parece estar a ser retomado, desta vez com a utilização de satélites.

Facebook Internet satélites


Há muito que o plano de levar Internet a áreas remotas do planeta está traçado pelo Facebook e pelo seu fundador. Os esforços têm sido feitos e a tecnologia usada para criar as ferramentas necessárias.

Uma nova informação dá agora conta de que o Facebook irá intensificar os seus esforços novamente e focar-se numa nova forma de dar acesso à Internet. A escolha recaiu sobre satélites de órbita terrestre baixa, que normalmente ficam localizados a 2000 km de altitude.

Dos dados obtidos, tudo indica que existiram já várias reuniões, desde 2016, entre a FCC e o Facebook para definir as licenças a serem usadas, não apenas para os testes mas também para a colocação em órbita dos satélites finais. Essa mesma informação dá conta que os primeiros lançamentos devem ocorrer já no próximo ano.

Facebook Internet satélites

O foco do Facebook esteve durante muito tempo nos seus drones de alimentação solar, criados e mantidos, pela sua divisão Aquila, que iriam planar a altitudes elevadas e assim fornecer o acesso à Internet em áreas inóspitas. Este projeto foi recentemente abandonado.

Aquando desta mudança, o Facebook tinha relatado que iria continuar a desenvolver software para vários tipos de sistemas, mas aparentemente está mesmo a desenvolver hardware próprio para criar os seus satélites, recorrendo a outras empresas para os colocar em órbita.

Este parece ser o passo mais lógico para a tarefa a que o Facebook se propõem. Depois da Google ter avançado com o projeto Loon, e os seus balões atmosféricos, estes satélites vão ser mais simples de manter e de gerir, uma vez que os drones não eram definitivos e requeiram que voltassem com frequência ao solo.

|Fonte

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GM
    GM

    Outra forma (gratuita) de distribuir a “droga” da sociedade consumista (“rede social”).

  2. Avatar de PoPey
    PoPey

    Uma atitude tão solidaria como nobre, mais uma como foi o Facebook à uns anos com o objectivo de aproximar as pessoas. :Or not:

  3. Avatar de David Fernandes
    David Fernandes

    Lema do facebook: “Espiar onde nunca conseguimos espiar antes”

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tendo em conta a tendência destas empresas de querer restringir o acesso apenas aos seus conteúdos, é preocupante esta disponibilização de serviço… por outro lado já existem várias outras empresas que também estão a tratar de colocar os seus satélites pelo que em teoria existirá concorrência pelo menos no mercado grossista… para o consumidor final é que já é mais duvidoso.

  5. Avatar de Calvin
    Calvin

    Hahaha, desculpa esfarrapada pra roubar dados alheios.

  6. Avatar de Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca

    Ora aí está uma forma de espiar as pessoas até mesmo fora do Facebook.