Só vai poder ter o Windows 10 gratuito até ao fim do ano

62 Comentários

Com a chegada do Windows 10, a Microsoft resolveu oferecer a atualização aos sistemas que corressem o Windows 7 ou o 8.1. Esta oferta estava limitada a apenas 1 anos, mas mesmo depois deste período havia uma alternativa que todos podiam usar.

Agora, e sem uma razão válida apresentada, a Microsoft resolveu fechar a porta a estas atualizações especiais, que vão deixar de estar disponíveis no final de 2017.

Windows 10

Foi através da utilização de tecnologias de apoio que muitos conseguiram realizar a atualização para o Windows 10. Esta é atualmente a única forma de ainda ter o Windows 10 gratuitamente.

Claro que a grande maioria dos que fazem a atualização recorrendo à versão que está no site de tecnologias de apoio da Microsoft o estão a fazer de forma não autorizada e logo, a cometer uma ilegalidade. A Microsoft não valida as condições dos utilizadores e aceita numa postura de boa-fé.

Mas esta ideia está a mudar e a Microsoft anunciou que vai terminar este acesso no final do ano, fechando assim a porta a todos os que estavam a fazer uso desta versão. Esta informação consta já do site: “The accessibility upgrade offer expires on December 31, 2017.

Windows 10

Já antes a Microsoft tinha referido que pretendia fechar esta porta, apenas porque havia declaradamente abusos por parte de utilizadores que, mesmo não tendo as condições necessárias para usar esta versão o estavam a fazê-lo.

Com a mudança que vai ser aplicada, mesmo os utilizadores que eram elegíveis para usar a versão das tecnologias de apoio vão deixar de poder fazer a atualização para o Windows 10. A Microsoft recomenda que os utilizadores que queiram fazer a atualização por este meio se apressem.

Com o fechar desta porta a Microsoft coloca assim um ponto final na sua oferta da atualização para o Windows 10, numa altura em que a Fall Creators Update acabou de ser lançada. Têm assim até ao final do ano para fazer a atualização pelo site das tecnologias de apoio.

Quantos dos nossos leitores usaram esta técnica para atualizar o Windows 10 de forma gratuita?

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Não é só com tecnologias de apoio que se consegue atualizar para o Windows 10 pois basta ter a licença original do Windows 7 ou 8 e inserir quando a pede durante a instalação do Windows 10 e ele aceita e ativa sem problemas.

  2. Avatar de Renato Martins
    Renato Martins

    Isto significa que quem tiver uma licença por exemplo de W8 e depois quiser fazer o upgrade, não o poderá fazer a partir do inicio do próximo ano?

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Significa exatamente isso. Todo o propósito da notícia é esse!

    2. Avatar de ML
      ML

      @Renato Martins,

      Faça a atualização para o Windows 10 agora para garantir sua ativação gratuita(porque o ID de sua máquina ficará salvo nos Servidores da Microsoft) e retorne normalmente para seu Windows 8/8.1.

      Quando resolver migrar definitivamente para o Windows 10 é só baixar a ISO Oficial(https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows10) e instalar(Atualizando ou instalação limpa). Não precisará de serial, visto que, a Microsoft reconhecerá sua máquina e ativará automaticamente.

      Abs,

      1. Avatar de malmeida
        malmeida

        Olá ML, dirijo-me a si por me parecer que tem noções precisas sobre o Windows 10.
        Depois de ter instalado o windows 10 na minha máquina com o windows 7 legítimo, nunca mais consegui fazer a instalação de drivers e ou programas, sem ter que recorrer ao truque de ir directamente ao AppData, etc. Mesmo fazendo a instalação com direitos de administrador, o raio do sistema, recusa aceitar a instalação e reclama sobre não ter as permissões adequadas para aceder ao item. Alguma dica válida e eficaz? Obrigado.

        1. Avatar de no-name-bois
          no-name-bois

          Reinstale de raiz a partir de uma pen usb ou dvd. Vai ver que funciona.

        2. Avatar de ML
          ML

          Olá @malmeida,

          Vai em “Computer Management” digitando o comando (Win+R) + compmgmt.msc ;

          Acesse “Local Users and Groups” / “Groups” ;

          Verifique se seu usuário está no grupo Administradores ;

          Se não estiver, tente adicioná-lo ;

          Se já estiver, ative o usuário “Administrador” ou pelo próprio “Computer Management” ou pelo “CMD admin” usando o comando “net user administrador /active:yes” ;

          Quando ambos(seu usuário e administrador) estiverem ativos no “Grupo Administradores” tente instalar os aplicativos que deseja ;

          Se ainda não funcionar, infelizmente terá que recorrer a sugestão dada por @no-name-bois

          Se foram dicas válidas e eficazes, só saberemos se postar o desfecho dessa história. : )

          Obs. Desconsidere todas as “” utilizei apenas para destacar os comando.
          Ah! Desculpe pela demora na resposta, parei aqui nesse post novamente por acaso. : )

          Abs,

  3. Avatar de Nuno Carvalho
    Nuno Carvalho

    Eu ainda uso o ISO da Build 1603 que aceita chaves de windows 7 e 8 para instalações de raíz do windows 10. Bastante mais simples!

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Podes partilhar esse iso?

      1. Avatar de Nuno Carvalho
        Nuno Carvalho

        Fui confirmar, a que tenho usado é 1607 (e não a 1603 como disse anteriormente), será que este link serve? goo.gl/PUx3ug
        Depois de introduzir a chave de windows 7 ou 8 ao instalar, ele deverá automaticamente activar quando ligares à net, depois já podes actualizar para a versão mais recente do windows 10 (via windows update ou usando o ISO mais recente 1709)

        1. Avatar de ML
          ML

          @Nuno Carvalho,

          Só um lembrete, uma máquina que já teve o Windows 10 ativado pelo menos umas vez, não precisa inserir mais a licença, a ativação é feita automaticamente assim que conecte a internet.

          Então não precisa inserir sua licença toda vez que for instalar o Windows 10, pode escolher a opção: “Não tenho a chave do produto” e verá que no final da instalação quando conectar a internet seu Windows 10 estará ativado! ; )

          Abs,

    2. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      Até a build 1709 aceita as chaves originais do Windows 7 e 8 com instalações de raíz. É o que utilizo para instalar nos meus clientes.

  4. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Thanks, but no thanks!!!

  5. Avatar de McGoms
    McGoms

    As ditas “tecnologias de apoio” vão continuar a existir e os utilizadores vão continuar a conseguir instalar e actualizar os seus Windows..

  6. Avatar de pedro
    pedro

    eu queria é que a Microsoft não nos obrigasse a actualizar para novas builds do windows 10 …. eu queria ficar, por exemplo, com a Creators Update, e só ter actualizações de segurança!!!! acho que é um abuso de poder por parte de empresa, pois esta devia deixar aos utilizadores a opção de escolherem a build que querem usar …. pessoalmente a Fall creator Updadte para mim não tem qualquer interesse, mas vou ser obrigado, contra a minha vontade a “levar” com esta actualização!!!1

    1. Avatar de José Francisco Gomes
      José Francisco Gomes

      A atualização é praticamente a mesma, pouco altera, apenas há alteração da UI, em quase nada vai mudar o windows

  7. Avatar de stealth
    stealth

    ha sempre o insiders para os desesperados

  8. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    …”sem uma razão válida apresentada”??? Então a Microsoft deu o prazo de 1 ano para fazer as actualizações (DE BORLA), que terminou a 29 de julho de 2016, e ainda fez o (grande) favor de permitir que alguns continuassem a poder fazer essa actualização, e vocês ainda vêm dizer “sem uma razão válida apresentada”? Há mesmo quem seja pobre e mal agradecido, ou então é o puro prazer de estar constantemente tentar denegrir a imagem da Microsoft!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Eu bem que procurei uma declaração deles, mas não aparece em lado nenhum. Limitaram-se a colocar lá a data e mais nada. Parece-me que, tal como escrevi, não apresentaram uma razão válida.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Apesar de ser verdade o que dizes, nao entendo porque devem por uma justificacao quando o prazo ja foi alargado…provavelmente vai voltar a ser prolongado uma vez mais!!
        Agora a razao valida ja foi apresentada quando se anunciou que iam terminar os upgrades gratuitos.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        A tal razão válida, fazendo fé no vosso proprio artigo é o facto de, e passo a citar-vos: “Já antes a Microsoft tinha referido que pretendia fechar esta porta, apenas porque havia declaradamente abusos por parte de utilizadores que, mesmo não tendo as condições necessárias para usar esta versão o estavam a fazê-lo.” – fim de citação.

        Não chega como razão válida ou esse parágrafo foi inventado por quem o escreveu?

        1. Avatar de Pedro Simões

          Não entendeste e eu explico. Não há agora, hoje e no dia, uma declaração da Microsoft.

          Quanto às frase, tens um artigo nosso a sustentar a afirmação. Se não achares eu depois deixo aqui o link.

      3. Avatar de Moacir
        Moacir

        O prazo acabou há mais de um ano. Acredito que isso por si só já seja uma razão válida…
        Trazendo bem pro baixo nível (só por uma questão didática) quando se contrata uma garota de programa por um determinado período e depois disso ela ainda fica com você por mais um tempo, ao dizer que em 10 min ela vai embora que razão mais ela precisa ter além de: seu tempo acabou há muito…

      4. Avatar de nelson mota
        nelson mota

        https://www.freedos.org pedro não é justo a pplware fez uma destribuição para o raspberry , e não fez uma destribuição do freedos pplware , uma destribuição de arranque freedos e gui seal uma especime de windows 10 mas é freeware ?

    2. Avatar de Vítor M.

      Mas será difícil ler o artigo todo, antes de dizer disparates?

      A música do ‘coitadinha da Microsoft que eles são uns maus e dizem sempre mal’…. está gasta e é triste. Vê se melhoras o argumentário sff.

  9. Avatar de Zé Gonçalves
    Zé Gonçalves

    Tenho um desktop do tempo da Maria Cachucha e ainda uso o “velhinho” XP, o que devo fazer? Obrigado.

    1. Avatar de censo
      censo

      reforma-lo e comprar um novo que suporte windows 10, é uma opção, xp já deu o que tinha a dar para o dia a dia, neste momento xp só para coisas especificas usado em empresas para softwares específicos que só operam sobre o mesmo…

    2. Avatar de NelsonZed
      NelsonZed

      Zé podes deitar fora o XP e colocar Linux Mint XFCE….aproveitas e limpas a máquina (troca pasta térmica tb) e fica como novo!!!
      Se o mint for pesado…lubuntu !!

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        O xubuntu, também é muito boa opção. É a que utilizamos para equipamentos antigos a n´ivel profissional.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Ou compras um pc novo ou deixa-te estar no XP.

    4. Avatar de pai
      pai

      Instalar o Linux…

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        E qual distribuição, por exemplo, para um PC com apenas 256 Mb de memória RAM?

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          256Mb de RAM? Para que queres um chasso desses? Se eu fosse a ti usaria esse PC como relogio despertador, não da para muito mais. Mas se o queres mesmo aproveitar, mete-lhe Linux, sempre serve para brincar, mal mas serve.

        2. Avatar de Parrot
          Parrot

          não ligues aos comentarios tótós existe duas boas distros pra o teu caso o puppy linux e o tiny core linux são feitas msm pra pc como o teu

    5. Avatar de anjodefogo
      anjodefogo

      Boas!
      Se tens um computador do tempo da maria cachucha…. o melhor é optar por uma distribuição Linux, tipo Ubuntu ou Mint! Ficas com um pc perfeitamente operacional para as tarefas correntes!
      Instalar o windows 10, numa máquina antiga, dependendo da sua antiguidade, pode não rolar o windows correctamente!

    6. Avatar de nelson mota
      nelson mota

      https://agamic-lubricant.000webhostapp.com/seal33mb.img o seal é uma espécime de windows 10 mas é free e open source

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu atualizei para o W10 através desta técnica, porque quando atualizei era a única maneira de atualizar já tinha passado o tempo de atualização para os utilizadores comuns.

    1. Avatar de Regedit
      Regedit

      E qual é a tecnologia de apoio da qual és dependente? Acho que borlista não tem enquadramento!

  11. Avatar de Sedna
    Sedna

    Existe alguma solução para quem tem instalado o Windows Vista?

  12. Avatar de censo
    censo

    Prepara-se o caminho para o Windows 11…

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Acho que se prepara o caminho não para uma versão nova do Windows mas para a evolução, conforme todos sabemos, ainda existe muita gente que teima em resistir à evolução, acreditam que a roda de pedra é melhor que o Pneu de ultima geração. Existe muita gente com medo da novidade, da mudança, têm medo de não conseguirem acompanhar, mas esse mesmo medo é o que os impede de acompanhar a evolução.

      1. Avatar de Don
        Don

        Pelo historial da Microsoft é sempre recomendado resistir à evolução de sistema operativo 😛

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Porque? Muitas das tecnologias que usamos hoje foram tentativas falhadas do passado e na sua grande maioria foram falhadas por falta de aceitação por parte do publico e investidores, e isso nota-se em diversos tipos de produto: Tecnologia, Automóveis, etc.
          A própria Apple teve sucesso com a comercializaçao do rato, uma ideia que foi raptada a nascença por investidores.

  13. Avatar de Regedit
    Regedit

    Estou para ver como é que os Borlistas vão fazer.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Vão criticar, claro. Eles devem até trabalhar de borla.

  14. Avatar de Elias
    Elias

    Bom por isso que já saí hoje uso Linux a mais de 8 anos e já não sinto falta do Windows, boa sorte a todos.

    1. Avatar de Jorge Ferreira
      Jorge Ferreira

      Que distro recomendas?

      1. Avatar de Parrot
        Parrot

        se fores novato o mint, se queres trab com linux no futuro fedora pk a red hat domina o mercado e se ja fores pro vat pra o arch linux

  15. Avatar de Oscar
    Oscar

    E quem deixou que fosse a Microsoft a actualizar tem de se preocupar?

  16. Avatar de Zé Gonçalves
    Zé Gonçalves

    Pessoal, muito obrigado pelas vossas respostas. Vou pensar – não posso é pensar muito… Boa saúde para todos/as.

  17. Avatar de Jorge Ferreira
    Jorge Ferreira

    Mas essa porcaria já não era paga?
    Nem que me paguem uso o w10.

  18. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Ou seja temos mais um pressing da microsoft para que se atualize para o win10.
    Deve ser para mostrar números até ao final do ano, para ver se cortam o suporte aos sistemas operativos mais antigos mais cedo.

  19. Avatar de Carlos
    Carlos

    O windows 10 nunca doi gratuito.
    Gratuita é, ou era a migração para o Windows 10, partindo de uma versão windows 7 ou windows 8.

  20. Avatar de Filipe Paixão
    Filipe Paixão

    Eu não vi essa informação nas FAQ onde viram mesmo essa informação?

    “FAQ
    Quando termina a extensão da oferta de atualização?
    Não foi anunciada uma data de fim da oferta de atualização para os clientes que utilizam tecnologias de apoio. Essa informação será divulgada publicamente antes de terminar a oferta.”

    1. Avatar de Pedro Simões

      Vai ver em EN e vais encontrar. Ainda não atualizaram o site em PT, apenas isso.

      1. Avatar de Filipe Paixão
        Filipe Paixão

        Há ok correcto confirmei em PT nada em EN está essa informação sim 🙂

  21. Avatar de Barbara Soares
    Barbara Soares

    ao clicar no link abre a pagina como apresentado no vosso screenshot, mas ao clicar em atualizar agora não acontece nada… alguma sugestão? Obrigado.

  22. Avatar de Cordeiro
    Cordeiro

    Bom ddia
    Eu tinha o XP pirata instalado, a Microsoft
    Propôs a actualização gratuita pata o Windows10 o que eu fiz, aliás não fiz mais que clicar em aceitar o resto ficou por conta deles.
    Pergunto: será que vou ter que pagar a partir de Janeiro?
    Tenho alternativas gratuitas.
    Sou usuário particular.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Não. Tinhas uma “boa” versão pirata. Tb tenho uma dessas, tenho posto o Windows 10 em vários PCs com esse truque. Instalo o 7 “especial” e depois actualizo para o 10. A partir desse momento tens um Windows 10 original. Podes inclusive formatar o computador e instalar o Windows 10 que ele vais saber que aquele PC tem licença para o 10

      1. Avatar de luis
        luis

        o Windows 10 para instalar atraves de pen consegue me arranjar por favor

  23. Avatar de Ivo
    Ivo

    Tenho uma licença do Windows 8.1 Professional não ativada ainda. Será necessário instalar o windows 8.1 para depois instalar a ISO 1607 do Win 10? ou Posso através do pen drive com a ISO 1607 colocar a key do win 8.1 Professional?