Windows 10: Update para bug Intel traz problemas a PCs com AMD

49 Comentários

Os problemas causados pelos bugs dos processadores da Intel, da ARM e da AMD ainda estão longe de poderem ser realmente contabilizados e até identificados em todas as máquinas. Para além da possível e eventual perda de performance, há ainda outros problemas relacionados com as atualizações dos sistemas operativos.

Se a maioria destes sistemas tem já atualizações para mitigar e corrigir os problemas, há novas situações a surgir e a trazer novos problemas. A atualização lançada para o Windows 10 não é perfeita e está a causar problemas em PCs com processadores AMD.

Windows 10

É caricata e até pode parecer propositada, mas a verdade é que a atualização que vem corrigir os bugs descobertos nos processadores Intel está a causar sérios problemas aos utilizadores que têm nos seus PCs processadores Athlon da AMD.

Criada para proteger o Windows 10 dos bugs Spectre e Meltdown, a atualização da Microsoft tem estado a ser distribuída aos utilizadores deste sistema operativo como obrigatória e de urgente instalação.

O problema é que está a causar comportamentos anormais em máquinas com processadores AMD, que estão (aparentemente) imunes aos bugs, criando falhas no arranque destas máquinas, que ficam eternamente a mostrar o logo do Windows, e impedindo que os utilizadores acedam às suas contas e que essa mesma atualização seja removida. As queixas surgiram no fórum da Microsoft e não têm parado de crescer.

Windows 10 AMD

O problema é muito maior do que seria esperado, pois esta atualização não cria o habitual ponto de restauro do sistema, não podendo, por isso, ser forçada uma reposição do Windows 10.

A solução que mais vezes está a ser apresentada como resolvendo o problema é radical e passa pela reinstalação do Windows 10, impedindo depois que as atualizações sejam instaladas, pelo menos até que a Microsoft resolva esta situação.

A Microsoft já reconheceu o problema e referiu que está a tratar da sua resolução, garantindo que também estes PCs com processadores AMD conseguem usar o Windows 10 e livres de problemas.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    tipico da Microsoft!!!! “conserta” 1 problema mas arranja mais 2 ou 3 ….

    1. Avatar de censo
      censo

      Sim, sim, só com a MS é que estas coisas acontecem…enfim!

    2. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      Típico da Msf dos últimos anos. Longe vão os anos em que era uma referência em software… é pena.

    3. Avatar de Toder
      Toder

      tipico pessoas como tu que so sabem embirrar mas nunca fazem nada

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tenta tu, deves ter melhores resultados. Mandar postas de pescada é fácil…

    5. Avatar de Guilherme Verdi
      Guilherme Verdi

      Faltou apenas o sitio explicar o que realmente aconteceu, a AMD mandou para a Microsoft a documentacao errada sobre os seus processadores com problemas e a Microsoft fez a pacth em cima do que a AMD pediu.

  2. Avatar de Raul
    Raul

    Esta ai um caso bicudo… E culpados “nao ha”… O prejudicado é sempre o consumidor…

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      É serviço público, está só a dar a conhecer ao consumidor o lixo de CPU que tem para que ele possa tomar consciência e trocar.
      Acho muito bem este complô entre a microsoft e a intel para acabar com o que resta da AMD, já ninguém quer saber desse fabricante.

      1. Avatar de Anon
        Anon

        Gr8 b8 m8, r8 8/8

      2. Avatar de Bruno Moreira
        Bruno Moreira

        A AMD voltou a estar ao nível da Intel a partir do momento que lançaram a linha RYZEN, mais rápidos e mais baratos que os processadores da Intel.

        1. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          É isso que os fanboys AMD dizem a eles próprios para dormirem de noite?
          Clock não é tudo na vida, AMD nunca esteve ao nível da intel e o único motivo por ter tido sucesso foi pela comunidade OC, hoje em dia só se mantém à tona graças à ATI.

          1. Avatar de Anon
            Anon

            Mas quais clocks, quais que? Ou não andas atento ao mercado dos cpu’s dos dias actuais ou és um autentico idiota, porque com comentários desses só pode. É preciso meter aqui links de reviews/benchmarks sobre a linha Ryzen ou vais tu a procura para veres que as coisas já não são como tu pintas? Santa ignorância.

          2. Avatar de Anon
            Anon

            E outra, ATI já não existe à mais de 10 anos. Essa informação que você tem na sua cabeça está já bem datada.

          3. Avatar de António Fagundes
            António Fagundes

            Pois Anon, gente desinformada pensa assim como tu e julga-se grande guru dos computadores.. Clock e núcleos não é tudo.
            Toma lá algo para aprenderes e depois faz as contas à vida: https://www.pcworld.idg.com.au/article/615216/which-processor-best-intel-amd/
            Os AMD fanboys só veêm ghz e cores à frente..

  3. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Como digo deixa correr agua, isto ainda ta tudo fresco, ate estava a achar estranho esta ultima update nao trazer problemas para ninguém. Agora so falta as updates de bios para arrumar com o resto, sao milhões de bios com várias gerações de cpus. Vamos a ver se alguns modelos nao ficam agarrados por falta dessa update

    1. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      É quase certo que vão ficar agarrados MUITOS modelos… A maioria dos fabricantes não se vai dar ao trabalho de criar patches para boards que já não são suportadas.

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Hugo, conta que a maioria dos Acer, Lenovo, ASUS nunca sejam atualizados, assim como 99% dos telemóveis e tablets.

    3. Avatar de eu
      eu

      Verdade.
      Tenho um macOS e mesmo sendo mais simples (uma só marca de processadores), não faço logo o update (no meu caso sou senhor da minha máquina e possa decidir adiar 🙂 ).
      Deixo passar um tempo e se não existirem problemas, faço o update.

    4. Avatar de john
      john

      Sou desenvolvedor.
      Uma atualização de novembro/2017 me causou sérios problemas com quem utiliza o firebird, problema de compatibilidade, não instala de forma alguma. Os que usavam nossos sistemas todos tiveram problema.

  4. Avatar de Amândio
    Amândio

    Só se apressaram em banir o Win7, um sistema que foi relatimente mais estável, de fácil utilização para a maioria dos usuários.
    Obrigaram o uso incondicional do Vista mas não resultou, depois o Win8, também não resultou, fugiram para 8.1, q também não foi grande coisa, agora somos impostos o Windows 10 mesmo com tantos insucessos. Porquê não garantir a actualização normal do Windows 7 até que tenham outro sistema melhor quanto este ou que supere e à altura do consumidor?

    Ganância de riqueza destrói a humanidade

    1. Avatar de censo
      censo

      O melhor é continuares com o XP, ou o 3.2, ou mesmo Dos…ou CPM…e estavas descansado.

    2. Avatar de João
      João

      Alguém te proíbe de utilizar o Windows 7?

    3. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Mas a microsoft para o win 7 vai lançar o mercado empresarial ainda continua e vai continuar com o 7. Alguns ainda andam com o xp mesmo desactualizados

    4. Avatar de Fernando
      Fernando

      O melhor comentário aqui!

  5. Avatar de zé tuga
    zé tuga

    até ver resultados satisfatórios não faço updates nenhuns, já estava mesmo há espera, um penso rápido desenrascava algo criava mais n problemas no processo, para isso deixo-me estar e vou vendo desenvolvimentos até que as coisas estejam bem feitas e estáveis, então ai faço o update…

  6. Avatar de True
    True

    E o Grande culpado é a INTEL e a sua gananciosa mentira.

  7. Avatar de Tchessetiger
    Tchessetiger

    Não é para defender nenhum sistema porque a nível geral gosto de todos, é apenas opinião pessoal.

    É por estas e por outras que no meu computador mudei me para o mint … Usando o Windows numa máquina virtual (quando se trabalha na área de informática é sempre preciso ter o Windows em qualquer canto).
    A Microsoft ultimamente tem andado assim… Qualquer problema… Formatar é sempre a solução…

  8. Avatar de Francis
    Francis

    Já estava a ficar preocupado com o que se estava a passar com “o cebolinha”. Afinal foi a Microsoft. Nos EUA já dava para processar a Microsoft por danos morais e ter um pc novo

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Aconteceu-me isto no passado fim de semana, no meu pc mais antigo e que tem o windows 7. A minha sorte foi que consegui restaurar o sistema. Pensei o pior…

  10. Avatar de censo
    censo

    Quantos utilizadores já foram penalizados pela vulnerabilidade descoberta? Afinal o que está em causa? O que é preciso para se expor a tal vulnerabilidade? Ou isto mais parece uma caça às bruxas.

  11. Avatar de eu
    eu

    Quer dizer, há um bug a nível mais baixo e resolvem com um patch a nível superior no sistema operativo para contornar o problema (uma vez que não se pode alterar fisicamente milhões de processadores) e se ninguém fala-se do problema, ninguém sabia que existia e o impacto seria mínimo (só um “black-hacker” avançado, com conhecimento do problema ou não problema, motivado e com um alvo definido) no entanto correu-se atrás de um patch feito em cima do joelho, tendo em conta a notícia e o lançamento do patch e o prejuízo do remédio, pois não se pode dizer da cura foi esse sim, seriamente grave e crítico, tendo em conta que algumas ou muitas pessoas ficaram sem acesso à sua própria máquina, ou seja, o seu fornecedor, esse sim teve um comportamento abusivo, procedendo a alterações do sistema sem consentimento do próprio e sem que fosse devidamente validado, tendo em conta a multiplicidade de potenciais problemas.
    Isto começa a ser um comportamento padrão e amador e por isso, quando este tipo de situações acontece (por exemplo o bug de root do macOS), eu aguardo, pois não tenho uma máquina pertencente à CIA que seja um potencial alvo.

  12. Avatar de Joel
    Joel

    Bom dia! Hoje no meu local de trabalho, tinha o PC inoperacional. Morreu. Afinal não morreu o hardware. Todos computadores com Windows 7 e CPU AMD sofreram com este bug. Não é só no Windows 10. Coitados dos informativos que têm mais de mil pc :-(.

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Não tenho pena nenhuma, cambada de incompetentes, não sabem o que são ciclos de aprovação de patch? IT amador..

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Qual é o CPU AMD?
      Eu tenho um Phenom II no trabalho, mas o meu pc está sempre ligado 24/7 e agora até estou com medo de reiniciar…
      O meu medo é que os Phenom também estejam com o mesmo problema. No tempo deste CPU haviam uns Athlons que se diziam que eram praticamente a mesma coisa que estes Phenom mas com menos cache

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        São só os athlon que estão a dar problemas

  13. Avatar de Alex
    Alex

    Existe um fix permanente….. Migrem para uma distro linux 🙂

      1. Avatar de Luís M
        1. Avatar de Luz
          Luz

          … nunca poderei responder pelos demais, … amo a liberdade, por isso cada um deve tomar a iniciativa, … posso como outro qualquer, dar dicas e opiniões … por isso e por muito mais, por mais que expresse a opinião de que devem optar por sistemas livres e grátis e da melhor qualidade que há, eu serei sempre um apenas a exprimir, e como tal 1^n === 1 ==> +1^n === +1, que se junta aos restantes UNS …

  14. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Ainda andam com isso? Kernel arch 4.14.12

  15. Avatar de Luz
    Luz

    … eu sempre tive q certeza qie o Windows era o verdadeiro VÍRUS ( conheço-o desde os seus primeiros os anos ), … sempre preferi o linux nas suas várias versões mesmo quando não era muito instável …, hoje uso o Mint e não sei como alguém pode gostar do Windows, pois só compreensível para os doentes dos jogos ( eu também o uso para jogos e só e sem acesso á net, não vá o vírus windows buscar a duas famosas updates e destabilizar o sistema, que sempre teve esta tendência, qie não é de hoje ) …
    … acordem eles querem impor a nova ordem mundial por qualquer lado e maneira, quanto aos consumidores, estes são meros escravos descartáveis, aliás ficam nos confins das listas de reclamações descartáveis, porque até que nenhum da elite é consumidor …
    … o melhor remédio é RIR, e quanto às teorias das politicas das empresas tipo intel e Microsoft, é melhor irem á BRUXA … pois estas seguem à risca as directivas da Agenda da nova ordem mundial … 😛

    1. Avatar de censo
      censo

      …filmes… é o que andas também a ver demais no Linux.

  16. Avatar de Aitkens
    Aitkens

    A AMD já não é o que era, dependia de outros para poder produzir wafers e leis para poder vende-los com a mesma estratégia da Intel. Até que nunca está esquecida e a ATI-Gráficas há muito foi foi comprada pela AMD. Nunca antes ouve uma produtora de wafers a nivel de APU, CPU & GPU Mundial. Algumas soluções da Microsoft e outros grandes fabrincantes usam AMD ou nos cpu´s ou nos gpu´s.
    Esse cometário teu deixa um sabor da vergonha alheia. E sinto isto ao ler a moioria destes comentários.

  17. Avatar de Paulo
    Paulo

    Só nos Athlon ou nos Phenom também?

  18. Avatar de PJO
    PJO

    No meu Teclast Tbook 11, com Android e W10 arranjaram-me um grande problema – simplesmente faz o arranque em Windows ou então bloqueia. Gostava de saber como vai a MS resolver o meu problema.
    Certamente da mesma maneira que resolveu com o meu Lumia – deixei a Microsoft e já está resolvido.

  19. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para quem está com problemas com o Windows 7 em processadores AMD.
    Fazer boot com o disco de arranque, Shift+F10 para abrir a Linha de comandos.

    Escrever:
    DISM /image:X:\ /cleanup-image /revertpendingactions

    (X será a letra da unidade atribuída à sua unidade de arranque – regra geral é o “d”)
    No meu caso ficou resolvido.

  20. Avatar de informado
    informado

    Linux aqui mas do bom Linux Fedora 🙂 ehehehe 🙂 Windows o último que usei foi o Windows Millenium 🙂

  21. Avatar de HP core i7 com windows 10
    HP core i7 com windows 10

    Mau o soneto e pior a emenda. Depois que fiz as actualizações (não desejadas) no passado dia 07 de Janeiro, assim que reiniciei e comecei a usar as aplicações que utilizo diariamente num ambiente pessoal e de uso privado, que estou tão habituado fazer rotineiramente (como que sentindo a fluência do computador em mim, sem problemas de maior até à data…), os problemas começaram: Um programa não queria abrir como habitualmente, o MusicBee. Depois notei no explorer do windows uma lentidão a abrir e aceder a dados de discos externos entre outros dados em que sempre acedia rápido, até agora. Pior ainda, Abri o bluestacks que uso (tenho 12Gigas de memoria, nunca foi mau ate agora) e entao surgiram encravanços (tive que desligar o computador no botao…) que nunca tinham acontecido nestes longos anos em que tenho o computador, uma coisa só equiparável aos bluescreens do meu primeiro computador com windows 98. É muita coincidênçia, não acham? Acho que ainda vai correr muita tinta e muita gente vai ter mais problemas ainda do que eu tenho…