Teste Burn-in mostra ecrã OLED do iPhone X a aguentar-se bem

27 Comentários

Muito se tem falado da qualidade do iPhone X, em termos gerais, e de tudo o que traz para justificar o seu preço. O ecrã OLED foi um dos pontos de viragem na oferta da Apple no segmento iPhone e é um dos componentes que fez o preço subir bastante.

Um teste intensivo aos smartphones iPhone X, Galaxy S7 Edge e Galaxy Note 8, provocando o efeito burn-in, parece demonstrar que o ecrã do iPhone X é realmente bom.


A Apple colocou pela primeira vez um ecrã OLED num iPhone. É uma novidade dentro da oferta Apple mas não é uma novidade no segmento Android, por exemplo, onde marcas como Samsung e LG já o utilizam há anos. A Apple, contudo, revelou que, mais do que adotar uma tecnologia fabricada pela Samsung, trabalhou o ecrã com as suas próprias técnicas para que o produto final fosse realmente bom… Daí nasceu o ecrã Super Retina e desde cedo passou a preocupação que os utilizadores devem cuidar deste ecrã.

Este ecrã, segundo dados do mercado, é um dos mais equilibrados na apresentação das cores, o que lhe confere o crédito de ser um dos melhores em termos de smartphones.

A tecnologia OLED usada neste smartphone é fantástica porque torna as cores mais vivas, intensas, ao mesmo tempo que usa menos energia para mostrar as imagens. Contudo, tem um problema intrínseco à própria tecnologia usada, o tal efeito burn-in. Isto é, os elementos que apresentam as imagens, quando submetidos a muitas horas de uma imagem estática, ficam com marcas permanentes, como se aquela imagem queimasse o ecrã que a mostra, deixando uma espécie de “imagem fantasma”.

510 horas a “queimar” o ecrã

Há uns dias, um site sul-coreano resolveu levar a cabo um teste para conseguir perceber qual será o limite de qualidade do ecrã do iPhone X. Para haver uma “medida” comparativa, o site colocou lado a lado, também neste teste, os “rivais” diretos do iPhone X: um Galaxy S7 Edge e um Galaxy Note 8.

A verdade é que foram necessárias 510 horas para que o iPhone X, com a luminosidade no máximo e sempre a mostrar a mesma imagem, começasse a padecer do efeito burn-in.

Como podemos ver no vídeo, os equipamentos durante as primeiras 90 horas, ou cerca de 3 dias e meio, não sentiram qualquer sinal deste problema, nenhuma marca fixa era notada, pese o facto de vermos o iPhone X já com um leve tom mais amarelado na imagem. A esta altura também, já se nota o S7 a perder ligeiramente e de forma progressiva, a intensidade do brilho.

 

iPhone X depois de 6 dias sempre ligado continua “limpo”

O teste continuou a por à prova os ecrãs da Samsung que equipam cada um destes smartphones topo de gama. Quando é chegada a barreira das 155 horas, cerca de 6 dias e meio, as imagens provam que nada ainda mostra sinais do efeito burn-in, embora que nas laterais do ecrã já se notam barras com um colorido ligeiro:

Ecrã do iPhone X à passagem das 155 horas

 

Ecrã do Galaxy S7 Edge à passagem das 155 horas

 

E o Galaxy Note8?

Bem, segundo o que nos é contado, a surpresa é alguma. O Note8, topo de gama da Samsung, nas mesmas 155 horas começa já a sofrer marcas provocadas pelo efeito burn-in!

 

21 dias depois…

Depois de mais de 21 dias, ou 510 horas, o iPhone X deu parte fraca. O ecrã mostrava já sinais claros de marcas fixas, marcas que nunca mais irão sair daquele OLED. Os restantes equipamentos estão bem mais “danificados”, o Note8, como podemos ver na imagem a seguir, está claramente “queimado” o que traz alguma surpresa.

Um teste com a app da câmara apontando para uma área negra mostra claramente o dano no ecrã do Note8. Usando a mesma técnica e a mesma app com o iPhone X as diferenças são notórias.

No Galaxy S7 o problema foi diferente, embora com um dano igualmente significativo. Enquanto o chamado efeito burn-in não é assim tão notório, o brilho do ecrã praticamente ficou reduzido a pouco, também por isso é que o burn-in não é tão acentuado, será por essa falta de brilho.

 

Em resumo…

Para memória futura, é imperativo dizer que estamos perante 3 dos melhores ecrãs OLED do mercado. É igualmente importante referir que são produzidos pela mesma empresa, a Samsung, havendo diferença sim mas no toque de adaptação que os ecrãs do iPhone X receberam quando chegaram à Foxconn para serem “assemblados” com tecnologia Apple.

Isto diz-nos, claramente, que devemos proteger os equipamentos com ecrãs OLED mais que todos os outros. A exposição desnecessária vai diminuir a vida deste importante componente. Em qualquer uma destas máquinas, uma substituição do ecrã custa mais de 300 euros.

 

Leia também:

Análise: iPhone X… o melhor de todos

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jairo
    Jairo

    Post interessante , seria interessante fazer um post comparativo com os diversos tipos de telas no aspecto burn in.

  2. Avatar de José
    José

    Em casa de ferreiro, espeto de pau

  3. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    Um ecrã da Samsung só poderia acrescentar muita qualidade ao iPhone. Penso eu de que…

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida, a Samsung não é por acaso a maior fabricante deste componente. Também não é por acaso que a Apple a escolheu. Além da sua grande capacidade de fabrico a empresa tem muita qualidade. Depois, tendo em conta o que se passou com o Pixel 2 com os ecrãs LG, a Apple parece ter apostado no parceiro certo. Vamos ver.

  4. Avatar de Jimmy
    Jimmy

    Gosto muito desta parte
    “havendo diferença sim mas no toque de adaptação que os ecrãs do iPhone X receberam quando chegaram à Foxconn para serem “assemblados” com tecnologia Apple.”

    1. Avatar de Vítor M.

      Exactamente. Na apresentação deste iPhone a Apple referiu que introduziu alguns ajustes de hardware ao “tradicional” OLED existente no mercado, conseguindo alguns resultados diferentes (já explicados no artigo). O processo, contudo, foi um dos que atrasou o início da entrega dos iphone X e trouxe alguma complicações na “assemblagem” como se devem lembrar.

  5. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Noticia seria o contrário num telemóvel deste preço.

  6. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Bem bom 510 horas sempre ali no queimas nao ta mau nenhum queimou mesmo. Trabalharam todos mesmo ja marados, mas trabalharam

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Iphone a ser melhor que os outros..quem n tem iphone hj em dia nem o cumprimento

    1. Avatar de Vítor M.

      É isso mesmo. Não d~es abusos. Se tem um iPhone não passes cartão. 😀 😀 😀

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Note 8 foi uma surpresa pela negativa

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Sem dúvida, mas gostava de ter visto o S8+ aí já que dizem que era o ecrã mais evoluído da Samsung.

      Eu tive um Note 4 e o ecrã após 2 anos apresentava algum burn in se bem que só em testes era visível.

      Teste de ecrãs Samsung:

      Ir á aplicação de telefone, no teclado virtual

      *# 0*#

      Agora entra o Service menu e tem acesso às cores RGB, ao pressionar cada uma da para ver se há alterações nos ecrã OLED ou poderia queimados. Não sei se funciona em todos os terminais…

  9. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    510 horas sempre na mesma imagem, só estou a ver o Bruno de Carvalho a olhar para a sua própria foto ; )

  10. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Todos continuam a apresentar um desgaste impressionantemente mau (mais obsolescência) para aparelhos que deveriam durar anos e com muito uso. Um ecrã de cristais líquidos com luz led dura mais de uma década sempre ligado.

    A Samsung apresentou um ecrã de microLED, esta será a próxima tecnologia e deverá ter os benefícios dos OLED e cristais líquidos/LED sem as desvantagens de cada um.

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Por falar em obsolescência, a França vai processar a Apple… Pplware?

  11. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Ou seja o resumo da noticia é simples: O iPhone X foi o primeiro dos 3 a ter efeitos de burn-in segundo qualquer site e depois no resultado final o Note 8 foi o que ficou ”pior”.

    Isto deve-se a algo muito simples, o note 8 com brilho ao máximo faz uns incriveis 1000nit contra 600nit do iPhone X ou seja o iPhone X na prática e por limitação do seu ecra fez o teste com 40% menos de brilho ou intensidade de brilho que o Note 8 e mesmo assim foi dos 3 o primeiro a apresentar sinais.

    Por ultimo, a primeira imagem dos 3 ligados mostra bem a qualidade, onde em 2 se nota claramente o ”verde” e num fica um amarelado mostrando como em angulos laterais o iPhone X está muito menos afinado.

    Mas grandes telemóveis e é pena o iPhone X não fazer 1000nit e por isso ser desses 3 o que tem pior brilho quando usado no exterior e não permite HDR no youtube por não ter brilho suficiente como o Note 8 e S8 o que é uma pena a Apple não explorar o potencial do OLED. Mas verdade seja dita a primeira queixa do iPhone X que se viu aqui nas noticias foi mesmo ecras a queimar pixeis portanto a Apple duvido que puxe o brilho para os niveis que permitam HDR em video e dar outra experiencia de imagem ainda melhor.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é bem assim como dizes… tens de dizer tudo meu caro:

      The iPhone X has a record high Full Screen Brightness for OLED Smartphones of 634 nits, which improves screen visibility in high Ambient Light. The Samsung Galaxy Note8 can produce up to 1,240 nits, but only for small portions of the screen area (Low Average Picture Levels) – for Full Screen Brightness the Note8 can produce up to 423 nits with Manual Brightness and 560 nits with Automatic Brightness only in High Ambient Light. For small portions of the screen area the iPhone X can produce up to 809 nits (Low Average Picture Levels). On its Home Screen the iPhone X produces an impressively bright 726 nits. See the Screen Brightness section for the measurements and details.

    2. Avatar de DóiDói
      DóiDói

      Ehhh Filipe, onde é que inventaste isso tudo?

  12. Avatar de Zé

    OLED da Samsung…

  13. Avatar de V.T.
    V.T.

    E o Galaxy S7 continua a dar cartas!

    1. Avatar de Vítor M.

      Normal, bom preço, boa qualidade. Isso faz lembrar o iPhone 7 que foi campeão de vendas neste natal. Outro grande exemplo foi o Huawei P10, com óptima relação qualidade preço 😉 entre vários outros exemplos.

  14. Avatar de A. Fernandes
    A. Fernandes

    Testes que não têm a ver com o mundo real. Ninguém usa um equipamento tantos dias com a mesma imagem. Eu tenho um samsung note 4 comprado na data do lançamento e o ecrã, que uso sempre com o brilho no máximo, continua impecável. Alguns testes fazem lembrar os políticos: só vêem o que interessa quando dá jeito.

    1. Avatar de Vítor M.

      Por isso são chamados de testes se fossem do dia a dia não eram testes 😉

  15. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Qual é o motivo para o Note 8 ficar assim tão mau?
    Sendo todos feitos pela mesma fabrica talvez com pequenas diferenças entre eles o resultado é muito diferente.

  16. Avatar de Torres
    Torres

    O Iphone mesmo assim está a anos de luz de algumas marcas, e finalmente perceberam que o negócio dos ecrâns partidos foi um erro