Windows 10 pode bloquear uso de apps fora da Store do Windows

60 Comentários

A próxima atualização do Windows 10 deverá estar quase pronta. O Creators Update tem sido testada nos últimos meses no programa Insiders e em breve estará disponível.

As novidades são já quase todas conhecidas, mas a Microsoft parece ter uma novidade de última hora para adicionar. Será possível aos administradores bloquear a instalação de aplicações fora da loja de aplicações do Windows.

Windows 10

Uma das maiores fontes de problemas de segurança no Windows é a instalação de aplicações externas. Estas podem conter código malicioso que não é controlado, criando assim situações graves.

Mas este pode em breve ser um problema do passado, com a chegada de uma nova funcionalidade que limitará a instalação de aplicações externas, obrigando os utilizadores a apenas instalar as apps que podem ser encontradas na loja de aplicações do Windows.

Aparentemente, esta novidade está já na última build do programa Insiders do Windows 10 e poderá já ser usada por todos os que querem limitar estas instalações.

Windows 10 bloquear apps

Caso esta opção esteja ativa, e quando os utilizadores tentarem instalar aplicações que não venham da loja, será mostrada uma notificação a alertar o utilizador, encaminhando-o para a loja para que procure a aplicação ou uma alternativa à mesma.

Esta novidade é configurada na zona de definições do Windows 10, e dará 3 opções. Poderão ser instaladas apps de qualquer fonte, de qualquer fonte mas com preferência pela store ou simplesmente apenas da store.

Esta configuração vai estar disponível em todas as versões do Windows 10, desde as dedicadas aos utilizadores normais até às versões Enterprise.

Windows 10 configurações

Este comportamento parece ser semelhante ao que os utilizadores da futura versão Cloud do Windows 10 vão encontrar. Nesta versão apenas a instalação de aplicações da loja vai ser permitida.

Esta é também uma forma simples de trazer programadores para a loja de aplicações do Windows pois será a forma segura de todos poderem aceder às suas aplicações.

O Creators Update será a futura atualização do Windows 10 e a Microsoft prepara-se para lhe dar muitas funcionalidades que vão tornar este sistema operativo ainda melhor e mais ajustado às necessidades dos utilizadores.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    O princípio do fim. Hoje por opção dos administradores, amanhã por obrigação.

    1. Avatar de jomi
      jomi

      Com a publicação cada vez mais aplicações na loja, mesmo aplicações x86, faz cada vez mais sentido obrigar a instalar apenas pela loja. Acredito também se esse dia chegasse haveria uma opção como existe hoje, para programadores, que permite instalar aplicações de fora da loja.

      1. Avatar de int3
        int3

        Tens noção que windows não é só usado pessoalmente certo?

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      O segredo é pagar um café ao Administrador de sistema e pedir para não atualizar e bloquear o sistema.

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Nas empresas isto não acontece, nenhuma empresa minimamente séria dá permissões de administração a utilizadores.

    3. Avatar de Jeton
      Jeton

      Manda SFF onde isso está escrito e não mandes em PT manda em alemão, pois gosto de ler os originais.
      No entanto não percebo quando dizes “os portugueses” …. Como sabes que não pagam ?

      1. Avatar de int3
        int3

        Na frança isso acontece. é real….

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Não se trata de pirataria mas de opção.

    5. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Ainda acho o preço do Windows muito alto. Mas o Office já está bem acessível com o novo modelo de assinatura.

      Antes a suíte custa mais de R$ 1.000,00, depois que lançaram o plano de assinatura ficou fácil comprar licenças anuais por aproximadamente R$ 100,00, e isso sem falar que no plano de assinatura o cliente recebe sempre a versão mais atual.

      O mesmo aconteceu com os aplicativos da Adobe: é praticamente impossível alegar que o Photoshop é caro demais com os planos de assinatura (antes era realmente um absurdo de caro). Até o AutoCAD tem plano de assinatura.

      Uma coisa que não acho justa ainda no plano de assinatura do Office é que o preço da versão para apenas um computador é muito alto em comparação com a assinatura para 5 computadores. O preço para uma única máquina deveria ser de no máximo 30% do preço para cinco máquinas.

      1. Avatar de khidreal
        khidreal

        @Douglas Ferreira
        office? windows? uso windows e foi porque veio no computador LOL…
        office é muito caro para o que é, vc tem o Libreoffice, tão completoquanto o office da MS e nesta ultima versão até tem uma interface parecida com a do Office da MS…
        duvido muito que necessite de muitas das features do libreoffice e do MS office, a menos que trabalhe com macros ou melhor, bases de dados e outras coisas, vc nunca irá precisar de muito mais que o office online da MS ou do WPS office (um pouco mais completo que o Office online)…

        1. Avatar de Douglas Ferreira
          Douglas Ferreira

          No caso você pagou o preço do Windows embutido no preço final do computador, e lógico que sai bem mais barato que comprar a licença individual. Mas se você for montar uma máquina do zero, terá de comprar uma licença, e não sai barato para o usuário final.

          Quanto ao Office, eu posso dizer de experiência própria: o MS Office é muito superior ao LibreOffice.

          Usei o LibreOffice por anos no MacOS até que resolvi voltar ao MS Office. Se for trabalhar com uma planilha um pouco maior já tem diversos travamentos no Libre, já o Excel é surpreendentemente estável. Além disso, trabalhar com um formato de arquivo em um computador no trabalho e chegar em casa e descobrir que a compatibilidade não de 100% causa grande frustração. Tem ainda todo o hábito no uso dos aplicativos: são atalhos de teclado, interface inteligente e melhorada do Office etc. No fim das contas, vale a pena pagar, ao menos para mim.

          Mas não tiro o mérito do LibreOffice, para uso básico é bom, e só.

          O WPS eu já testei, gostei muito da interface, bem ao estilo Office. Mas não me aprofundei muito na utilização para formar uma opinião mais concreta.

        2. Avatar de khidreal
          khidreal

          @Douglas Ferreira
          sim, o preço do windows está no PC também, se eu montar o meu proprio aí iria instalar linux… ou usar a minha velha copia do windows 7…
          no que toca ao office, eu posso dizer que o libreoffice já esteve pior nessa questão de aguentar com muita informação, lá está, libreoffice consome um pouco mais de recursos do computador que o MS office, mas até empresas governamentais estao começando a usar software gratuito, só como exemplo tenho uma amiga minha que está tirando um curso de edição de imagem na universidade… usando o GIMP…
          no que toca à compatibilidade, existe o formato Open Document. ou seja, todos os seus documentos, se forem guardados no formato ODF, serão 100% compativeis tanto no Libreoffice como no MS office, não haverá mudanças, eu proprio já testei: no curso usava MS office, em casa Libreoffice. guardava tudo em formatos ODF, nomeadamente ODT (.DOC do office), ODS (XLS), ODP (PPT). nunca tive problemas nos meus 3 anos de uso.

    6. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Mas o que tem a ver software fora da loja a ver com software pirateado?
      A maior parte do software existente não está na loja e para inseri-lo lá há mais gastos e burocracia, podes ganhar um pouco mais em segurança, supondo que a Microsoft faz o seu trabalho, mas a meu ver não compensa..

  2. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    acho muito bem

  3. Avatar de A41202813GMAIL
    A41202813GMAIL

    M$ ? – QUAL É A NOVIDADE ?

    XPOCALYPSE FOREVER !

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Se a Microsoft quer que o Win10 seja mais utilizado no mundo empresarial, tem de criar mais funcionalidades deste género, para cativar as empresas.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O grande problema são os updates feitos à pressa e sem controlo de qualidade.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tal e qual.. a questão é se isto deixa de ser opcional e configurável.

    3. Avatar de khidreal
      khidreal

      para cativar as empresas?
      sinto falta do velho sistema windows Home, professional, ultimate, etc…
      eu quero um OS para usar em casa, um OS doméstico… de que me adianta ter uma função como esta num computador doméstico?
      espero bem que funcionalidades como esta se mudem para o windows 10 pro, não fazem falta nenhuma na versão home…

    4. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      Enquanto forçarem os updates e estes em vez de melhorarem, piorarem o sistema, o windows 10 não terá grande futuro. Eu tenho, e já estou arrependido de o ter instalado, e tudo por causa da obrigatoriedade dos updates que mesmo eu não os querendo fazer (por colocarem o sistema pior, deixando inclusive de arrancar), eles são feitos forçadamente sem eu conseguir fazer nada que o impeço (nem mesmo a pequena aplicação fornecida pela Microsoft para ignorar certos updates funciona). Lamentável e vergonhoso por parte de uma gigante como é a Microsoft.

  5. Avatar de leal360
    leal360

    Bom, isso pode ser um problema, eu ainda me mantenho agarrado ao windows pelo Fotoshoop, se tiver algum problema em usa-lo por causa da loja, então será desta que me viro para o Linux, usar gimp por usar, que seja no Ubuntu ou outro Linux.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tu ainda não percebeste que isto é um recurso de segurança para os Administradores de Sistema?!
      Para os utilizadores de casa nada muda.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Um passo de cada vez.

    2. Avatar de jomi
      jomi

      Que engraçado, o Photoshop já esta na loja do windows

  6. Avatar de kekes
    kekes

    As pessoas que comentam sabem ler a noticia? Nem que seja os primeiros paragrafos.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Esse é o “problema” da maioria das pessoas…apenas lêm os títulos. Dá muito trabalho e cansa a vista ler um artigo completo antes de comentar…

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Yap… toda a gente a falar de pirataria não sei porquê…

  7. Avatar de Rui
    Rui

    O futuro constrói se com o muros e limitações?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Diz isso ao teu patrão.
      Deixa de te pagar o ordenado porque para ele é uma limitação.

      1. Avatar de PL
        PL

        Estas a confundir as coisas, o tema do patrão não tem nada a ver com isto, mas enfim.

        Já agora, para quem não sabe porque é muito novo ou não se lembre porque tem memória curta.
        A Microsoft não é existiria se não fosse a pirataria.
        Win e office foram e são escolhidos por muitas empresas para simplificar e aproveitar o conhecimento dos seus funcionários, que usam o sistema em casa.

        A pirataria como muitos gostam de chamar, gera muito dinheiro, muitas séries não seriam vendidas a TVs estrangeiras se não fosse a pirataria.
        Mas enfim, isto já está off topic

    2. Avatar de PL
      PL

      Trump style. Um muro é o futuro.

      Tanta cena a volta do iOS com a limitação da loja e agora vem a MS fazer o mesmo … por enquanto por opção

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    No Mac por omissão só se consegue instalar a partir da loja.
    Fora da loja, se a App tiver assinada, o utilizador é alertado para decidir se instala ou não e se não tiver assinada, nem consegue instalar. Tem de dar mais alguns passos para conseguir instalar.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Mas os utilizadores de Mac são inteligentes o suficiente para perceber o que lhes é posto à frente e se for preciso procurar na net mais informações sobre o assunto.

      Já no Windows, isso nem sempre acontece e é um problema real.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Por isso é que as boas empresas de forma a escolherem os melhores profissionais só contratam utilizadores de Mac. Tudo o resto é arriscado

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Acho que é a forma correcta, sinceramente…

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Estás a misturar tudo. O que isto vai permitir é aos administradores negarem-te a instalação de aplicações (.exe) a não ser aplicações de loja – como começam a haver cada vez mais aplicações .exe convertidas para para Aplicação Universal Windows, a MS está a criar essa opção de gestão.
      O Mac permite instalar qualquer aplicação fora da loja – aplicação = software desktop normal.
      Se só permitisse da loja estavamos tramados, a loja do OSx é uma miséria.

  9. Avatar de bola
    bola

    No Windows nada que uns tweaks de registry não resolvam….. 😉 Venham opções quanto mais melhor…

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Sim… sim… se o administrador te cortar o acesso ao registry como é que fazes isso? Vais hackear o PC do trabalho?
      No dia a seguir ias para a rua.

      1. Avatar de bola
        bola

        Aí sim, manda aí a lei onde o Patrão está autorizado a fazer isso?

        1. Avatar de me and me
          me and me

          O pc é propriedade da empresa, nao tua. Hackear um pc vai contra qualquer norma empresarial… Por isso vais para a rua de certo.

          Ps: Nao sabem ler a notícia?

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          LOL.
          Já deu para ver que ainda andas na escola e achas que podes fazer tudo.

  10. Avatar de RicksNicks
    RicksNicks

    Será que isto limita a instalação do próprio bloatware que a Microsoft “obriga” a manter instalado (Candy Crush e afins)?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      POdes desintalar o Candy Crsush e afins. Além do mais, no Windows Enterprise não tem essas coisas.
      LEIA!!! Esta coisa é para administradores de sistemas.

      LEIAM A PORRA DO ARTIGO

  11. Avatar de KingDi
    KingDi

    É com cada comentário mais burro do que o outro… Adoro ver as pessoas a falar à toa, sem noção alguma do que estão a falar. Típico português burro…

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      E é caso para dizer que é algo que até nos sistemas moveis existe, com a possibilidade de activar ou desactivar nas definições! Haja paciência para tanta burrice…

  12. Avatar de Miguel Carvalho
    Miguel Carvalho

    Nem sabia que dava para instalar aplicações fora da Loja do Windows. Em que sites se sacam as mesmas?

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      LOL, como é que vc instalava programas no windows 7 e anterior?
      ia à net e pesquisava o que queria… o que não falta são sites com o programa que quer sacar…

      1. Avatar de Miguel Carvalho
        Miguel Carvalho

        Estou-me a referir às aplicações e não aos programas…

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Programas são aplicações.
          Comentam e nem sabem do que estão a falar…

          1. Avatar de Miguel Soares
            Miguel Soares

            Vocês é que não. Diz-me então que nome se dá aos “programas tradicionais” e “aos novos”.

  13. Avatar de me and me
    me and me

    nao me espanta, nem vejo o escândalo… até devia de ser possível bloquear qualquer tipo de acesso à loja.
    por isso existem administradores, para aplicarem estas regras de forma a manter os sistemas “livres” de tralha e de programas que possam “furar” ou contornar as regras aplicadas na organização…

    se estivermos a falar de pc domestico, espero que também tenham esta opção. os adultos é que devem de saber o que a criançada pode ou nao fazer no pc…

    PS: toca a ler a noticia toda!!!!

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Bloquear o acesso à loja já existe.

      1. Avatar de me and me
        me and me

        entao é so mais um complemento…

    2. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Isto acaba por ser um pouco fora do artigo mas…
      No caso dos domésticos tens o controlo parental da Microsoft e funciona muito bem. A Google e a Apple terão os deles mas eu só conheço o da Microsoft (não gosto de Android nem iOS 🙂 )
      Tens é de ter definida a família (pai, mãe, filho A, filho B, etc) com as idades dos filhos.
      Sim, tem de ser com uma conta Microsoft mas se não vêm problemas em usar uma conta Google qual o problema em usar uma conta Microsoft?
      Voltando ao que interessa, tens a possibilidade de receberem (pai e mãe) relatórios semanais de atividade, via e-mail, e definir horas de acesso ao computador e controlo de acesso a sites.
      Os menores poderão instalar o software conforme a idade deles e a classificação da loja, além disso pode ser definido se os menores podem ou não descarregar somente aplicações gratuitas, além disso podemos atribuir dinheiro para os menores conseguirem fazer compras.

      Já agora, fica aqui o desafio de alguém fazer uma comparação entre os 3 sistemas de controlo parental 🙂
      Eu só conheço o da Microsoft e como tal não posso comparar nada mas posso garantir que funciona.

  14. Avatar de Nedalim
    Nedalim

    Um pouquinho fora do assunto, mas dentro do tema, Bill Gates merece um belíssimo prêmio Nobel. Abriu espaço para gênios e estúpidos lançarem palavras a todo o universo. E eu sou o maior deles na ignorância de tantos comentários acima. Campanha: “PRÊMIO NOBEL PARA BILL GATES”.
    Nedalim

  15. Avatar de rc_joaopedro
    rc_joaopedro

    há aqui umas quantas opiniões redutoras mas as perguntas que faço a todos é a seguinte:

    – porque é que em Portugal temos tudo mais caro que no resto dos países europeus?
    – porque é que em Portugal temos (digo temos pq a maioria tem) ordenados miseráveis?
    – porque é que as empresas mais modernas com nova mentalidade (horários mais flexiveis, melhores condições aos colaboradores (n falo só na remuneração mas em todo o sentido do que é desempenhar uma profissão e que vai desde o ambiente familiar até ao estado psicologico e de motivação) produzem mais e têm mais lucro?

    E o que é que tem isto a ver com o software pirata?
    Simples, a carga de impostos sobre as empresas impede muitas vezes a sua liquidez para pagar vencimentos, quanto mais para subscrições de software… sim porque o utilizador doméstico usa o office a um nível muito básico, tirando certo tipo de atividades. Não estou a ver aqui nenhum utilizador doméstico a fazer queries na base de dados ou a desenvolver formulas complexas no excel ou apresentações de topo.

    Eu sou da opinião que basta alguns ajustamentos nas leis para se acabar com isto e digo-o com a seguinte base: a actividade que desenvolvo neste momento e não só a minha mas em muitos casos todos funcionam da seguinte forma:

    – O colaborador ‘comercial’ gasta comunicações e deslocação + alimentação e visita o seu cliente – GRATIS!
    – O colaborador tira medidas ao espaço e o desenhador faz o projecto – GRÁTIS!
    – O decorador/designer decora o espaço e sugere uma solução – GRÁTIS!
    – o colaborador leva o projecto ao cliente em papel e em formato digital – GRÁTIS!
    – essa viagem supondo que estou no Porto e me desloco a Coimbra+alimentação+comunicações – GRÁTIS!
    – o colaborador vem embora e quase em 90% dos casos há alteração/reformulação – GRÁTIS!
    – o colaborador entrega orçamento – GRÁTIS!

    – o cliente diz: opá tenho que pedir dinheiro ao banco! ou está fora do orçamento e então pega em todo o trabalho de A e entrega para que B orçamente… e assim sucessivamente.

    Caros amigos, isto é panorama nacional em Arquitectos, gente da Hotelaria, gente da imobiliária, gente das construtoras de obras publicas como escolas, lares, etc.. por aí adiante. É um país que produz muito mas que não contribui para o PIB pois a atividade não acrescenta valor pois traduz-se num NADA muito grande!

    Há leis que realmente protejam a propriedade intelectual? AHAHAHAAHAHAH deve haver deve…

    Neste caso a empresa paga licença de Autocad, Corel Draw, Office, programa de 3d/renderização, pessoa que desenha, colaborador comercial, carro, combustivel, comunicações, almoços, impostos, segurança social… continuo?

    Antes de manifestarem a opinião sobre os assuntos por favor olhem em redor, informem-se, perguntem, não atirem coisas do género: os portugueses deviam ser presos… pois deviam mas sabem porquê?

    – Para aprenderem a ter uma mentalidade de pagar os serviços/bens que pensam que caem do céu, tal como quando vão ao advogado e este lhes cobra 50 € para fazer uma carta. Porque a lei assim o diz.

    1. Avatar de me and me
      me and me

      entendo tudo…. mas nao é desculpa para usar software pirata….. usem open source ou soluçoes mais baratas.
      CAD nao existe apenas o da AUTODESK e ha open source… sao mais limitados? sao, mas tambem para andar a trabalhar de borla tem de ser….. digo eu.

  16. Avatar de alfa200
    alfa200

    Boa tarde,
    tenho um surface com o Windows 10 S e preciso de instalar o office 2016 em iso, já pago à Microsoft e não consigo.
    Alguma forma de o fazer?
    Outra alternativa é saber se dá para fazer o upgrade do S para o Pro, também versão comprada à Microsoft e licenciada.