Wake on Lan – Acorde o seu PC remotamente via Android

22 Comentários

Ontem lançamos aqui um tutorial que ensina a configurar todos os equipamentos intervenientes para conseguir acordar o seu PC, lá de casa, através da Internet. Ou seja, mesmo tendo o computador desligado é possível, remotamente, fazer com que o sistema se ligue como se o utilizador tivesse carregado no botão.

No artigo de ontem indicamos uma aplicação para PC e uma página WEB que permite o envio do “magic packet”. Hoje deixamos uma sugestão para quem tiver um dispositivo Android. Vamos conhecer o WoL Wake on Lan WAN.

wol_02

Caso possua um modem/router , pode usufruir de uma excelente forma de aceder ao seu computador, às horas que desejar, sem que este esteja 24 horas por dia ligado. A solução a usar é o mecanismo WoL (Wake on Lan) que vai permitir ligar o seu computador através de qualquer dispositivo com ligação á Internet.

WoL Wake on Lan WAN é uma aplicação para Android que permite o envio, através da Internet , dos “magic packets” que permitem acordar o PC que está desligado. Para que tudo funcione corretamente a partir de qualquer parte da Internet, devem proceder as configurações descritas aqui.

Como cliente para Android, podemos usar o WoL Wake on Lan WAN. A Aplicação permite a criação de vários perfis e o utilizador apenas tem de indicar os seguintes parâmetros:

  • Profile: Indicar um nome para o perfil a criar
  • IP or Domain: Endereço público (saber mais aqui) do vosso router (Nota: neste caso recorri ao serviço no-ip.org para mapear o endereço num nome – saber aqui como configurar)
  • Mac: Endereço MAC da vossa placa de rede (da máquina  a acordar). Podem saber essa informação através do comando ipconfig /all
  • Port: 9

WOL_01

O Google Play disponibiliza outras aplicações para este efeito, no entanto, segundo os testes realizados, esta cumpre na perfeição ao que se propões.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.1+
Download: WoL Wake on Lan WAN 

qr_wol

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Eu consigo fazer isto fora de casa com o meu arduino. Depois de ligado é só usar TeamViewer para o controlar remotamente. Dá-me imenso jeito!

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      E como sabes depois o id com o TeamViewer? Não esta sempre a alterar a cada nova sessão?

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Não, porque ele associa aquele MAC um codigo, e é sempre esse o ID da maquina, e para a pass, basta criares uma conta no T.V e adicionares esse ID aos teus PC’s e dares sempre premissão. O unico problema é que se tiveres o PC desligado nao o consegues acordar com o T.V

        1. Avatar de Pedro Domingues
          Pedro Domingues

          Exacto. Quem acorda o PC aqui é o Arduino, que recebe ordens de fora da rede para enviar um magicpacket ao meu PC. Tive de fazer isto para contornar limitações do router que recusa enviar magicpackets a PCs já desligados (não dá para configurar uma entrada estática na ARP table).
          Solução barata, eficaz e escalável.

    2. Avatar de André Andrade
      André Andrade

      Boas, será que podias dizer-me como fazer isso? Qualquer site com tuto ou alguma ajuda?
      Obrigado

  2. Avatar de Nuno Miguel Silva
    Nuno Miguel Silva

    Não, o que muda é a cada reboot é a password mas poderás pré-definir uma e assim sabes sempre os dados do teamviewer para acesso à máquina.

  3. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Podem ajudar a configuração do ZON HUB? IP fixo etc..

  4. Avatar de Rafael Oliveira
    Rafael Oliveira

    há uns tempos tentei usar essa tecnologia.. mas não conseguia ligar o pc fora da rede local, tentei abrir a porta 9 e mesmo assim não dava.. alguém tem ideias para resolver esta situação ?

    1. Avatar de ( ͡° ͜ ʖ ͡°)
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

      Compra um portatil…
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas, testei esta app e é brutal.
    So ha uma coisa que nao consigo fazer.
    Registei no No-IP e fiz um host, e como pretendo ter o pc desligado, queria que o router actualizasse o IP no No-IP caso altere. Como tal encontrei no Thomson TG784n o DNS dinamico, activei e coloquei no host o que criei no No-IP meupc.no-ip.org , mas reinicio ligacao e verifico que nao actualiza. Alguem me pode ajudar? Tenho k abrir alguma porta?

    obrigado

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ja percebi o k estava errado, problema resolvido.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Ja agora partilha, para outros nao cometerem o mesmo erro 🙂

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Na parte do DNS dinamico no router onde aparece nome do utilizador e pass, tem k ser o nome e pass que colocamos na pagina do NO-IP pra entrar.

          Mesmo assim testo e o pc liga…. outras vezes nao liga….penso que ainda algo falha na actualizacao do IP, que nao envia para a pagina….nao sei bem….mas nessa parte do DNS ja esta correcto.

  6. Avatar de vector
    vector

    Será que não há mesmo ninguém capaz de fazer um tutorial para o ZON hub? Eu sei que este site é do Sapo mas vejam lá isso, não deve ser muito diferente e é só a parte do router que muda.

  7. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Não consigo com o ZON HUB…

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho tudo feito no router, na pagina do NO-IP e funciona quando tou no pc e desligo. Consigo arrancar pelo tele com a morada k criei no NO-IP. Mas se desligar o pc e no dia seguinte tentar, ja nao da. Ou seja, o IP renova e o NO-IP acaba por nao obter o novo IP. Por vezes tento reiniciando o router e depois vejo k nao da.
    Alguem sabe pq é k o router nao envia a actualizacao?
    Havera alguma maneira de ele enviar sempre que actualiza o IP pra algum lado?

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alguem sabe como entrar em modo Root no Thomson TG784n?
    Quero fazer aquilo do telnet e ainda nao consegui.

  10. Avatar de CD
    CD

    Boas ppl,

    Via a aplicação Magic Packet Sender num portátil consigo “acordar” o computador mas via app no Android não estou a conseguir…

    Já alguém tentou com um Android ligado à mesma rede do computador a “acordar”?

    Obg.

  11. Avatar de vector
    vector

    Notas para WoL com Zon Hub:

    Na BIOS (dependendo das boards procurem nas vossas BIOS as opções equivalentes)
    activar Power On By External Modems (RI)
    activar Power On By PCIE Devices (poderá não ser necessário mas para outros poderá ser essencial)

    No ZonHub
    Firewall Standard

    IMPORTANTE:
    No Encaminhamento de Portas »» Nova entrada »» Anfitrião Local »» definido pelo utilizador »» ip 192.168.1.2 » OK

    Protocolo »» definido pelo utilizador »» UDP, Porta de Origem »» Qualquer »» Porta de destino »» Único » 9 » OK

    Encaminhar para porta »» Especificar » 9 OK

    Repetir esta regra igualmente para o ip 192.168.1.3 :: 192.168.1.4 :: 192.168.1.5 ……etc….
    Ponham os que quiserem consoante a vossa rede e ignorem o erro no zonhub de estar atribuída a mesma porta, eu pus só para 2 porque não tenho mais pcs logo o dhcp não distribui mais ips. Este é o passo que penso que resolverá a maior parte dos problemas e assim não precisam violar o zonhub por telnet para alterar a arp. (Ainda em testes pois só amanhã vou tentar do trabalho, com o pc mais horas desligado é que vou ver se este workaround FUNCIONA)
    Na Placa de Rede
    A minha tá em português e é assim:

    Vão onde diz CONFIGURAR
    Na lista procurem por

    Encerrar e esperar reactivação e alterem PARA LIGADO

    Na parte da gestão de energia

    ACTIVEM Permitir que este dispositivo reactive o computador e ACTIVEM Só um pacote mágico pode reactivar o computador.

    Tenho o meu assim para já a funcionar, liguei-o por 3g através do android passado uns bons 20 minutos de ele tar desligado.

    Se tiver informação a mais ou conclusões absurdas peço desde já desculpa mas não sou expert fui apenas curioso e conseguir por isto a funcionar desta forma.

    Tenho fotos das configurações todas que posso alojar e deixar aqui o link para perceberem melhor.

  12. Avatar de TaBem
    TaBem

    Isso é tudo muito giro e até funciona mas apenas durante uns minutos, é mesmo necessário alterar a arp e é isso que precisamos saber como se faz no zonhub já que ele não aceita sessões telnet.

    Este é o único problema que surge ao configurar WoL com o Zonhub.

    Agradecia solução para alterar a arp no zonhub, tem de haver uma maneira e é só isso que falta.

  13. Avatar de kliw
    kliw

    ja tentei tudo com zonhub, e nao csg aceder fora da rede algo que acontece com ftp tb.