Vem aí as comunicações a 400Gbps usando fibra óptica

28 Comentários

A NEC Corporation, a NTT Corporation e a Fujitsu Limited anunciaram terem conseguido realizar com sucesso um teste de transmissão a velocidades na ordem dos 400Gbps/canal, utilizando a mais avança tecnologia de transmissão óptica digital coerente do mundo, representando um passo importante em direcção à sua comercialização.

O teste validou a transmissão de sinais de 12,4-24,8Tbps sobre fibra óptica, resultantes da multiplexagem por divisão de comprimento de onda de até 62 canais de 400Gbps, com diferentes capacidades para cada método de modulação, a distâncias variando entre algumas centenas de quilómetros e 10.000km.

fiber_02


Com a implementação desta tecnologia num transceiver ótico, quadruplicou-se a capacidade de transmissão sobre fibra óptica já instalada, permitindo a construção das mais avançadas redes core do mundo com capacidade para lidar com transmissões de vídeo de ultra alta definição e com o crescimento generalizado do tráfego gerado pelas comunicações «machine-to-machine» (M2M).

Com base nestes resultados, as três empresas irão acelerar os seus esforços para comercializar a tecnologia de transmissão óptica de 400Gbps. Esta iniciativa de investigação e desenvolvimento foi promovida e patrocinada pelo Ministério da Administração Interna e das Comunicações (MIC) do Japão, como parte do seu programa para a Investigação e Desenvolvimento de Redes de Velocidade Ultra Rápida e de Redes Fotónicas Amigas do Ambiente.

Resultados
  • 1. Tecnologia de modulação/desmodulação adaptativa de 400Gbps extremamente flexível;
  • 2. Função de compensação utilizando o processamento de sinal «digital backward propagation» permitindo transmissões a longa distância;

Através da combinação destas tecnologias, a NTT, a NEC, e a Fujitsu realizaram com sucesso testes de transmissão «straight-line» até 10.000km, com regeneração por meios ópticos, numa instalação que emulava uma ligação de transmissão por cabo submarino, e até 3.000km, também com regeneração por meios óticos, numa instalação que emulava uma ligação de transmissão terrestre.

fiber_01

Planos Futuros

Com base nestes resultados as empresas continuarão a acelerar o desenvolvimento da tecnologia de transmissão ótica de 400Gbps, por forma a rapidamente atingir a sua comercialização, com o objetivo de criar a rede ótica mais avançada do mundo, que faculte flexibilidade em conjunto com velocidades ultra rápidas e um baixo consumo energético. Além disso, colaborarão com instituições dentro e fora do Japão com o objectivo de implementar as suas inovações à escala global.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de borllock
    borllock

    E ando eu com 18 megas LOL

    1. Avatar de BMJ
      BMJ

      sortudo, só tenho 12mg…

      1. Avatar de Gantz
        Gantz

        tenho 15Mb 🙂

  2. Avatar de quim
    quim

    e ando eu com 1mega quando tenho sorte.. no optimus wow. a maior porcaria deste país é o grupo NOS.

    1. Avatar de rui
      rui

      tens porque queres…. lol

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não será bem assim… Talvez porque é a única solução que tem para ter acesso à internet. Na mesma situação que o quim estou eu e mais uma centena de portugueses, pois as operadoras só investem onde o lucro é a curto prazo e ainda aplicam fidelizações.

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Informa-te 4G da MEO ou Vodafone.

          Simples, resolves o teu problema. Ve os tarifarios Net Voz Fixa da Vodafone, e vais te surpreender quando ligares o aparelho e fizeres o teste.

          Só tem ADSL quem anda a dormir, pagam mais e tem 10x menos de serviço.

          Só por falta de informação é que andam a sustentar as linhas da PT ADSL que vao ser substituidas por 4G e daqui a 5 anos o 5G.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Meu caro, na zona onde resido, internet é quase um mito… Tenho 4G da MEO, mas com PUR – 30GB mensais de tráfego, não muito obrigado. Fico bem servido com 3G a 5/8Mbps da NOS. Vodafone cobertura só 3G mas também aplicam a PUR.
            ADSL existia da PT mas por falta de manutenção o meu serviço que em 5 anos nunca atingiu 1Mbps foi cancelado pelos mesmo por falta de viabilidade.
            Fibra? Existe a cerca de 2km da minha residência, mas há alguma operadora em cobrir a zona? Não, não é do interesse das mesma.

          2. Avatar de Sabilhão
            Sabilhão

            Achas mesmo que o 4G com PUA de 15GB é uma alternativa ao ADSL? Ganha juízo.

            “Só por falta de informação é que andam a sustentar as linhas da PT ADSL que vao ser substituidas por 4G e daqui a 5 anos o 5G.”

            Sonhas alto. Isso não vai acontecer num futuro próximo. O 4G não está preparado para aguentar com cargas brutais de tráfego, não fosse o espetro (AR) partilhado por milhares de utilizadoras. Por algum motivo não há nenhum operador de 4G no mundo que ofereça mais do que 30GB mensais…..

            Tenho ADSL e este mês já vai nos 200GB de tráfego. Passa lá as linhas de cobre para 4G e nem 2Mbps tens à noite e se tanto.
            Há ainda outro grande prob que é o IPVT. LOL. Epá informa-te.
            Seriously you need to get a clue.

          3. Avatar de Ze
            Ze

            O router da NOS(antiga WoW) é 4G e nao ADSL e a velocidade maxima prometida, so a vi na primeira semana.Agora ha que aguentar dois anitos com esta bosta!!

          4. Avatar de joao

            Pois é. Mas não tenho “fo” na minha aldeia.

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Estou à espera do Meo Fibra à 2 anos e nada. Os campos agrícolas tem fibra óptica e estão a ~4km da minha localidade.
          É óptimo saber que os cavalos e galinhas estão entretidos a jogar farmville com ligações de 100Mbps

          1. Avatar de luis
            luis

            e que tal internet rural directo por satelite?informa-te que vais ver que vais gostar…atenção eu não comercializo..

          2. Avatar de yaP
            yaP

            Sabilhão, e falsa a tua afirmação.
            “Por algum motivo não há nenhum operador de 4G no mundo que ofereça mais do que 30GB mensais…..”

            A vodafone oferece 100GB mensais em 4G a 5.34€ por mes. Não acreditas?
            A empresa onde trabalho, aderiu a essa promoção (sim apenas para empresas) com a finalidade de fazermos testes fora da rede interna a uma maior velocidade, pois onde se localiza, temos a típica ADSL (12mgs de down, e 1 de up para 300 utilizadores ), e não critiquem as operadoras, pois a PT disponibiliza Fibra dentro de casa ou empresa que voces quiserem, apenas e uma questão de €€€€€€.

        3. Avatar de Fibras
          Fibras

          Podes sempre contatar uma operadora, tipo NOS ou VDF, e questionar quanto custa para por uma fibra para tua casa, é possivel, tem é os seus custos que ficam a cargo do cliente.

        4. Avatar de Fibras
          Fibras

          Podes sempre contatar uma operadora, tipo NOS ou VDF, e pedir um acesso dedicado, quanto custa para por uma fibra para tua casa, é possivel, tem é os seus custos que ficam a cargo do cliente.

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      “…a maior porcaria deste país é o grupo NOS.”

      subscrevo!

  3. Avatar de Andre
    Andre

    Qual é a melhor operadora em termos de internet neste momento?

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      venha o diabo e escolha.

    2. Avatar de Bahh
      Bahh

      MEO Fibra óptica.
      Para quem não é servido por fibra óptica, internet via satélite: http://www.satinternet.com/ tem tráfego ilimitado, mas custa quase 100 Euros e penso que metem às vezes os “abusadores” todos no mesmo transponder para se incomudarem uns aos outros… ou seja é ilimitado mas a velocidade pode não ser sempre muito boa, dependendo da quantidade de pessoal a sacar em cada momento.

      1. Avatar de peferreira
        peferreira

        Para quem nao e servido com fibra, existe sempre a cabovisao com 60mb por 30€…

    3. Avatar de asdvv

      em termos de velocidade sao equivalentes, em termos de ping idem aspas.

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    haja processamento

  5. Avatar de Winetree
    Winetree

    Também acho interessante isto:
    Record do Guiness 57.6 Tbps:
    http://www.lightwaveonline.com/articles/2014/06/coriant-transmits-576-tbps-via-hollow-core-fiber-space-division-multiplexing.html

    E de uma empresa que emprega mais de 500 pessoas em Portugal e grande parte em R&D!

  6. Avatar de peferreira
    peferreira

    Tipo… Cabovisão pacote triplo (60mb) a 30€
    é o melhor preco/velocidade do mercado (nao FTTH), nao percebi porque e que andam sempre ai com os 50€ mensais da NOS e da MEO…
    Ate a Vodafone tem 50mb a 25€ ao mes com FTTH!

    1. Avatar de Safetec

      O problema da cabovisão e que tem pouca cobertura, e onde existe já tem ftth. A Vodafone e uma boa opção, mas a nível técnico deixa muito a desejar