Questão semanal: Qual o melhor Sistema Operativo Windows?

108 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos onde será colocada uma questão semanal, variando de grupo, acerca de um tema pertinente.

Desta vez fomos ao grupo Pplware @ Windows, onde ficámos a saber “Qual é o melhor Sistema Operativo Windows lançado até hoje?“.

windows

A questão foi colocada no dia 20 de Março, tendo ficado disponível até ao dia 27 de Março pelas 23:59. A recolha foi, posteriormente, feita e cá estão os resultados.

Obtivemos 647 votos válidos.

Então… “O melhor Sistema Operativo Windows, com 317 votos é…

1. Windows 7 (317 votos)

sondagem_windows_7_0

Muito provavelmente os leitores já esperavam por esta resposta pois o Windows 7, lançado a 22 de Outubro de 2009, foi um dos mais populares Sistemas Operativos, senão o mais popular. Extremamente funcional e com um design apelativo numa interface super intuitiva, o Windows 7 rapidamente conquistou a preferência dos utilizadores tornando-se, assim, no melhor sistema operativo Windows lançado até hoje…

Aqui fica a lista dos restantes SO mais votados:

2. Windows 8.1 (135 votos)

3. Windows XP (121 votos)

4. Windows 10 (35 votos)

5. Windows 10 Technical Preview (7 votos)

6. Windows 98 (7 votos)

7. Windows 2000 (5 votos)

8. Windows 3.11 (4 votos)

9. MS-DOS (3 voto)

10. Windows ME Millennium (3 voto)

11. Windows 8 (3 votos)

12. Windows 95 (2 votos)

13. Windows Server 2012 R2 (2 votos)

14. Windows CE – Dreamcast (1 votos)

15. Windows Server 2008 R2 (1 votos)

16. Windows Vista (1 voto)

Concordam com estes resultados? Para vocês, qual o melhor Sistema Operativo Windows?

Nota: A questão actual encontra-se no grupo Pplware @ iOS. Votem 🙂

Comentários

108

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Almeida
    Almeida

    Sondagem Pplware: Qual o melhor Sistema Operativo Windows?
    9. MS-DOS (3 voto)

    Não faz muito sentido, pois não?

    1. Avatar de Vítor M.

      Houve quem achasse, no grupo, que fazia sentido. Fica a dúvida. Na minha opinião, embora intimamente ligado, é algo “a parte” mas…

    2. Avatar de Marisa Pinto

      De facto não eramos para o colocar, mas optámos por deixar por deixar por considerarmos que, para algumas pessoas, da família MS, esse pode ser o melhor. 🙂

      1. Avatar de Almeida
        Almeida

        Compreendo, também gosto do MS-DOS. Mas se a sondagem era sobre Windows… 😛

        1. Avatar de Marisa Pinto

          🙂 Também percebemos a tua perspectiva! E que saudades deixa o MS-DOS, nao é verdade? 🙂

          Cumps,

          1. Avatar de David Santiago
            David Santiago

            e esse voto no windows vista ? xD

        2. Avatar de Luís Lemos
          Luís Lemos

          Dependendo do ponto de vista, o MS-DOS está mais ligado ao Windows do que se possa pensar. O Windows 95, por exemplo, corria em cima do MS-DOS. O sistema Operativo era o MS-Dos, o Windows 95 era apenas uma aplicação que corria em em DOS.

          Mas pior ainda é quem votou em Windows Vista 😀

          1. Avatar de Miguel Gameiro
            Miguel Gameiro

            o 98 e o millenium tb eram dos!

        3. Avatar de Daniel
          Daniel

          Mas também tem ali opções que embora seja “Windows” não são de forma alguma ou feitio Sistema Operativo (Windows 3.11 garantidamente, e Windows 95 está aberto a discussão, visto conseguir-se bootar o computador indo para o DOS, sem necessidade do GUI do W95 ou sem comprometer o funcionamento do OS).

    3. Avatar de Sérgio S.
      Sérgio S.

      O que me espanta não são os votos no MS-DOS, são no ME. eheheh É que foi uma coisinha tão má.

      1. Avatar de Paulo G
        Paulo G

        +1 mesmo….foi o que me surpreendeu mais…(também estranhei o voto no vista…)

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Na verdade, os Windows 7 e 8 não são mais do que actualizações do Windows Vista (6.0), por isso o Windows Vista é o melhor!
          Dúvidas? Ver a página seguinte:
          https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/ms724832(v=vs.85).aspx

    4. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Deviam estar a discutir a incorporação do Windows 3.11, não do MS-DOS

    5. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      De facto n faz muito sentido, mas acho que a pergunta e que foi mal formulada. Na vez de windows deveria ter sido microsoft.

      O que tambem nao faz sentido, e considerar o windows 3.11 como sistema operativo. O 3.11 nao era mais do que uma GUI do ms-dos. :/

  2. Avatar de larterpt
    larterpt

    O windows 10 está em fase beta, mas estou a gostar da experiência 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Acho que a Microsoft entendeu o que os seus clientes e utilizadores dos seus produtos, querem.

      Também estou a gostar bastante do Windows 10.

      1. Avatar de Romeu
        Romeu

        Infelizmente não tenho tempo para testes nem para estar muito actualizado, mas estou errado ou finalmente parece que a Microsoft está mais “interactiva” com os utilizadores/beta testers/programadores…?
        Cumps

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eu só tenho pena de vir tarde até mais não. Eu testei o Windows 8, estive envolvido activamente nas previews, com feedback e participação nos forums, e tudo o que os utilizadores mais se queixavam durante os previews do 8 foi precisamente o que foi descartado pela MS em todas as builds que sairam até à release final… e agora, mais de 2 anos depois, incorporam isso no Windows 10 (algo que já tinha existido um outcry enorme muito antes de chegar ao consumidor final!).

        Dito isto: a MS não entendeu os clientes e utilizadores dos seus produtos mas antes aperceberam-se de quebras de receita.

        E também estou a gostar bastante do Windows 10, muito bem conseguido até agora.

  3. Avatar de Rui Martins
    Rui Martins

    Acho que sim, o Windows 7 e o XP foram bastante bons e ainda são 🙂

    O pior de todos, é sem dúvida o Millenium.

    Só não percebo, porque votaram no MSDOS, já que a questão era o melhor sistema operatido Windows e não o melhor sistema operativo Microsoft

    1. Avatar de Marisa Pinto

      ehehe e houve quem votasse e Linux.. mas essa nãofoi considerada. Optámos por deixar o DOS por ser da familia MS, apenas isso mas de facto não é um SO Windows.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        talvez por o windows 7 se parecer com o KDE…

  4. Avatar de MyNameIs
    MyNameIs

    O Windows 7 não aparece na listagem? No mínimo estranho…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      hm? Tanto aparece que é o 1º… 🙂 Vê com mais atenção! 🙂

      1. Avatar de MyNameIs
        MyNameIs

        @Marisa Pinto…

        Tens toda a razão… nem reparei que o windows 7 estava em destaque e que os números da listagem dos sistemas operativos começavam no “segundo” 🙂

    2. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Tirou a escola

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Não tive oportunidade de votar, e o meu voto seria o Windows 7.

    Tenho atualmente o 8.1 no portátil porque é o S.O. nativo, mas falta-lhe a fluidez que o 7 nos habituou.

    Se pode-se votar no pior, ficava dividido entre o 8.1 e o ME.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Tmbém prefiro, de longe, o 7, seguido do XP… vamos ver o que o 10 nos reserva 🙂

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Também tive essa reação ao 8.1 mas agora adoro. O 10 vai por bom caminho.

  6. Avatar de Alguém
    Alguém

    Não tive oportunidade de votar e nem soube da existência desta poll, aparentemente, exclusiva ao universo Facebook…

    Aproveito para votar aqui:
    Melhor Windows: 2000
    Pior Windows: difícil… entre Vista e XP

    1. Avatar de Marisa Pinto

      🙂

      De facto, para já, estamos a usar os grupos para conseguir uma recolha mais junto dos leitores, até porque temos um nr de elementos significativos nesses grupos.

      Obrigada pela tua opinião. 🙂

      Quanto ao pior, concordo com o Vista… o que passou pela cabeça da MS? :))

      1. Avatar de Carlos Fonseca
        Carlos Fonseca

        Tive o Vista instalado muito tempo, depois tive uma das minhas máquinas em tri-boot (Vista, Xp e 7) ainda tenho o Vista (em CD, claro) e NUNCA tive problemas com esse SO. Será que a M$ fez uma SE (special edition) para mim, sem eu saber??? Teria sido uma edição única misturada com as “normais” que me calhou na compra do produto??? Teria sido um brinde???

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          +1!
          Também tenho Vista instalado e nunca me deu qualquer problema.
          É o sistema mais estavel, ainda mais estável do que o XP!!!!

  7. Avatar de FP
    FP

    Windows ME Millennium com 3 votos??
    A sério?

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Até nem era mmmuuiiitoo mau!…

      Era idêntico ao Windows 98SE mas com um melhor visual e o suporte PnP melhorado (o que permitiu ligar ligar uma pen usb sem ter que instalar drivers com disquetes!!! :D).

      O problema dele era o serviço PChealth (salvo erro)… Quando desactivado ficava 5 estrelas!

  8. Avatar de T. Castro
    T. Castro

    Windows Vista, 1 voto. Há sempre alguém que gosta de trollar as votações :P.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Se calhar gostava mesmo eheh

  9. Avatar de Hugo Freitas
    Hugo Freitas

    Deixo 2 comentários à lista:
    – O Windows 3.11 não é um SO. É uma interface gráfica. O SO era o MS-DOS;
    – O MS-DOS não é claramente Windows…

    Para mim:
    – O melhor SO de sempre é o Windows 2000 Pro;
    – O pior Windows é o Windows Vista;
    – Em termos de interface gráfico o pior é o Windows8.

    1. Avatar de FP
      FP

      Concordo contigo, especialmente no windows 2000.
      Nunca tive um SO que se aguentasse com tanta porcaria…
      Aquilo era á prova de azelhice… Ainda tenho uma máquina a corre-lo.

  10. Avatar de José Furtado
    José Furtado

    Quem é que votou no Vista?! 😛

    1. Avatar de Pedro Raposo
      Pedro Raposo

      Claramente uma pessoa que nunca teve os outros. Lol

      1. Avatar de Carlos Fonseca
        Carlos Fonseca

        Se tivesse tido conhecimento deste “concurso”, não iria votar no Vista como o melhor ou um dos melhores, mas já afirmei mais acima, nunca tive problema com esse SO… Quanto ao 3.11 realmente não era um SO mas uma interface gráfica que trabalhava sob MS-DOS. Nesta altura do campeonato M$ e depois de ter utilizado TODOS os SO’s desde o Windows 1.0 (16 bits) até ao actual Preview W10 (em VM) disse mal do 8.1 em detrimento do 7 mas corrijo e não há dúvida que o 8.1, para mim, foi – e ainda é – o melhor SO da M$. Quando o 10 sair… logo se verá…

  11. Avatar de embb
    embb

    Não vi a pool, mas na minha modesta opinião o 2012 R2 é sem dúvida a minha melhor escolha. Isto porque uso não só para ambientes server, mas também para ambientes desktop e VM’s e é sem sombra de dúvidas o mais estável e com melhor performance.

  12. Avatar de Simão Ferreira
    Simão Ferreira

    Esta sondagem na minha opinião só mostra o grande potencial que o windows 10 tem para se tornar no melhor windows.

    Como podemos verificar o melhor windows de acordo com os usuários do pplware é o windows 7 e como mostram as sondagens o Windows 8.1 ficou em segundo lugar. Eu pessoalmente prefiro o Windows 8.1, mas onde eu quero chegar é que com o Windows 10 a Microsoft pretende fazer uma junção das duas melhores plataformas Windows o 7 e o 8.1 e ainda prometeu algumas melhorias no sistema, incluindo a Cortana, múltiplos ambientes de trabalho… Concordo com grande parte dos resultados das sondagens, porem acho mesmo que quando o Windows 10 sair oficialmente não haverá duvidas acerca de qual será o melhor Windows.

    P.S: Gostaria de ouvir opiniões diferentes

  13. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Nada melhor que o original WINDOWS 3.11 , o resto são actualizações .

    1. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      O 3.11 não é SO, é um “programa” que corria no MS-DOS. Bem bom por sinal…

  14. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Gostava de participar nessas sondagens mas nuncas as vejo. Só os resultados.
    :S

  15. Avatar de Hugo (também)
    Hugo (também)

    Para mim (por enquanto) continua a ser o Windows 8.1, faço bom uso de determinadas apps no meu dia-a-dia e a continuidade de chegar à noite a casa e simplesmente poder transitar do equipamento móvel para o PC é espectacular.

    Quando sair o 10 será esse, sem dúvida, o SO de eleição.

  16. Avatar de Nuno Aguiar
    Nuno Aguiar

    Windows Vista e ME obtiveram votos?
    Fiquei surpreendido, Windows 7, mas penso que o 10 irá ser superior, pelos menos pelo que vi da Preview.

  17. Avatar de Mikes
    Mikes

    Estou dividido entre o Win8.1 e o W7.
    Continuo a usar ambos diariamente – talvez votasse no Win8.1 por ter sido uma inovação face ao que vinha de trás e que serve de base para o W10 que promete.

  18. Avatar de FB
    FB

    Não vejo muito sentido em comparar sistemas onde a variável dominante é o tempo. Que comparação há entre sistemas que, ainda que sejam da mesma organização, estão separados no tempo 20 anos p.e.? No máximo podemos votar se aquele sistema especifico foi bom ou mau na sua época, a partir daí já não vejo sentido. Porque não levar então a votação p.e. um televisor dos anos 60 e uma SmartTV 4K?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Respeitamos a tua opiniao, obrigada 🙂

  19. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu estava dividido entre o VIsta e o ME, mas votei no Vista, o melhor sistema operativo de sempre-

  20. Avatar de Full
    Full

    8.1 Sem duvida nenhuma. 7 é passado.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Então continua com o 8.1 que vais mal servido.

      Onde é que o 7 é passado? O 7 vai ter suporte até 2020 e em compatiblidade é o melhor e é pratico e atende ás necessidades de tudo.

      O 8.O está muito verde e é incompativel com muitos drive´s e programas e empanca muito.
      Até o XP hoje em dia faz furor em muitas máquinas no Mundo, como por exemplo nos multibancos 😛

      Fica lá com o teu futuro, que eu fico com o meu passado 😀

      1. Avatar de Carlos Fonseca
        Carlos Fonseca

        «O 8.O está muito verde e é incompativel com muitos drive´s e programas e empanca muito.»…???!!!

        O que a gente lê nestes espaços…

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Tu percebes mesmo de SO’s!!!!
        É que não encontras nenhum outro windows que reconheça tanto hardware como o windows 8.1!

        Como é? O Windows 8.0 “empanca”? Tens a noção que é muito mais leve que o windows 7? Podes testar em qualquer máquina que o windows 8 arranca mais depressa que o 7. Experimenta lá e diz qualquer coisa.

        Se me dissesses que o windows 8.1 pode engasgar-se em máquinas mais velhas, em comparação com o windows 7, aí ainda concordava contigo. Agora o windows 8 é claramente mais leve que o 7!!!!!

        1. Avatar de Alexandra
          Alexandra

          Eu tive a grande maioria desses S.O. e digo que de longe o melhor é o 7. Neste momento tenho o 8.1. num pc que deveria ter uma performance bem acima mas infelizmente encontra-se limitado devido ao 8.1 inclusivé já teve de ir para a garantia devido à porcaria do S.O. assim que tiver oportunidade vou aderir ao 10! Porque pior que este 8.1 nem o vista!

          1. Avatar de António Pereira
            António Pereira

            São opiniões e tens direito a ela, mas achei piada ao facto de o Windows 8.1 ser o causador do portátil ir para garantia.

          2. Avatar de João Terra
            João Terra

            O 8.0 e o 8.1 foram uma porcaria mesmo. Uma aberração dos infernos, ok que o 8.0 e o 8.1 arrancam mais facilmente !! Eu se quiser ponho o 7 arrancar rápido é só desativar os programas que iniciam com o arranque.
            Ainda agora estou a usar o windows 8.0 de um amigo e aquilo é lento que se farta e incopativel com muita coisa.

            Meus amigos, se querem estragar as vossas maquinas e se querem andar na moda com um sistema de porcaria, é com voces. Agora quem joga, trabalha com video e imagem prefere o 7.

            Cada um com a sua opinião, mas não venham para aqui mandar bocas

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Eu então devo ser um sortudo sem igual. Meu caro, instala de raíz o windows 7 numa máquina e testa o tempo que demora a arrancar, depois instala nessa mesma máquina o windows 8.0 e garanto-te que o PC passa a arrancar muito mais depressa com o 8.0 do que com o 7. Seja o PC made in China, Alemanha, seja de onde for.

            Repara João, eu até já fui como tu, criticava bastante a ausência do botão iniciar e outras alterações, como o metro, mas amadureci mais o prazer de utilizar o windows 8.1 e não troco por nenhum, com excepção do novo 10 que vem aí 🙂
            E até te digo mais, não uso o metro 🙂
            Mas para arranque (velocidade), encontrar programas (ao contrário do labirinto do botão iniciar), etc é de longe superior. Agora, não é perfeito, mas está muito à frente do 7!!!!!!!

        2. Avatar de João Terra
          João Terra

          Rui. O windows 8.0 e 8.1 iniciam mais rápido porque o sistema só arranca com os recursos basicos e minimos para o windows funcionar correctamente. Eu se quiser faço o mesmo no windows 7 e fica a iniciar mais rápido, como o sistema da Apple.
          Já experimentei instalar o 8.0 e 8.1 de raiz e é mais rápido a arrancar, ai ganhas, mas claro porque arranca só o minimo dos recursos basicos do sistema. Como podes também saber é que cada vez que inicias o windows ele cria ficheiros de registos de tudo o que fazes naquela sessão até apagar o pc. Um dia mais tarde esses ficheiros todos também e um dia é preciso apagar esses ficheiros, senão o windows torna-se lento, ah e muitos estão comrrumpidos.
          Cada um utiliza o que quer.
          Eu com o 7 estou a experimentar o 10 em dual boot. O 10 para já já está melhor , mas eu prefiro ficar com o 7 até 2020. São gosots e cada um tem a liberdade de usar o que quer

          1. Avatar de João Terra
            João Terra

            Rui. Outra coisa que me esqueci que é. Muita gente que comprou portateis da hp com o windows 8.0, estão todos no forum a pedir a HP para meter novamente o windows 7 como sistema de fabrica. Isto não te diz nada?
            Por alguma coisa será este pedido.

  21. Avatar de Gnomo Azul
    Gnomo Azul

    Windows 8(.1) > Windows 7

  22. Avatar de Henrique Martins
    Henrique Martins

    windows vista: 1 voto ?!?!?!?!?! quem foi o maluco?? 😉

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Eu não participei na “votação”…senão dois “malucos”!! Eu também votaria no Vista…

  23. Avatar de JJ
    JJ

    Olhando para a lista falta ai o Win98 SE, mas acredito que os que votaram em Win98 estavam de certeza a falar do SE. Isto porque foi o “Segunda Edição” que realmente foi a principal/melhor.

    Acho que dizer que o Win7 é o melhor de sempre é um pouco subjectivo. Isto porque cada Windows marcou uma época. Se fosse possível fazer uma comparação mais equilibrada entre as versões, diria que o Win98SE, WinXP e Win7, estão ao mesmo nível.

    Não sendo isso possível, acho que o WinXP acaba por ser o melhor, por conseguir equilibrar o software/hardware mais antigo com o mais moderno, conseguindo ser o mais constante nesse comportamento.

    Qualquer das formas acho que o Win10 vai arrasar em todos os campos e tornar-se o melhor de sempre. Assim, se tivesse votado o mais certo seria escolher o Win10 ou o WinXP.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sim é subjectivo pois dependeu da votação dos leitores 🙂

  24. Avatar de Tiago Januário
    Tiago Januário

    Antes de utilizar o 8.1, diria que o melhor era o 7, no entanto, depois de me habituar penso que o 8.1 é de facto muito bom.

    Estou à espera de tempo para começar a testar o 10 🙂

  25. Avatar de José Coelho
    José Coelho

    Win 7 sem duvida…

  26. Avatar de João Terra
    João Terra

    No meu caso em 1º prefiro o XP e depois o windows 7. Em 3º o windows 10 tecnical preview, sendo que algumas coisas nesse sistema operativo me agradam.

  27. Avatar de Osvander
    Osvander

    É LINUX poxa em especial o PCLINUXOS !!!

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      Na verdade o windows 10 me cativou muito.

  28. Avatar de João Ribas
    João Ribas

    “16. Windows Vista (1 voto)”

    quem????? 😀

  29. Avatar de Marco Ramos
    Marco Ramos

    Tendo em conta as várias variáveis e detalhes temporais, o 2000, de muito longe.

  30. Avatar de Nuno Nunes

    Muito bom o Vista teve 1 voto 🙂

  31. Avatar de joao
    joao

    windows 8.1 sem qualquer dúvida. O windows XP demorou 10anos até atingir a estabilidade. o Windows 7 está bom, apesar de o kernel ser o vista melhorado. agora bom bom foi o win2000 😉

  32. Avatar de Rui
    Rui

    Acho que deveriam colocar as versões de 32 vs 64 bits e doméstico/empresarial. Bem sei que ía provocar mais confusão, mas…. Eu sempre detestei o windows vista, mas o de 32 bits, porque o de 64 bits não era mau de todo, era muito estável!

    Não votei, mas se votasse, colocava o 8.1 64 bits em 1º lugar, é o mais recente e é claramente o melhor. Quando saír definitivamente o 10, não tenho grandes dúvidas em dizer que vai ser melhor que todos os outros!

    Se pudesse escolher para ambientes empresariais, colocava o Windows Server 2012 R2 como o melhor!

  33. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Quantos de vocês instalaram o windows oem original num computador novo? Dá trabalho e não é pouco e depois esperar pelas actualizações e reiniciar não sei quantas vezes, e acham isso bom? Vejamos se é desta que o ruim leva menos tempo nesse processo…

  34. Avatar de Alucard
    Alucard

    O meu top 3 seria:
    1º Windows 7
    2º Windows Xp
    3º Windows 2000

  35. Avatar de André
    André

    Cada sistema é para uma função.
    Quem está habituado a trabalhar com o ambiente Windows, o 8 e o 8.1 são aberrações. (sendo que o 8.1 tem-se vindo a aproximar da base que existe no 7,o que lhe tem melhorado a aceitação, porque 98% dos utilizadores não usam sistemas tácteis… e a MS pensou que em 3 anos as pessoas iam abandonar os portáteis e passar para tablets)
    Depois há as questões técnicas. Não entendi como é que alguém a Microsoft foi bloquear a interface de controle wifi no Windows 8 e 8.1. Deixaram aquilo ao estilo dos tablets, onde não há necessidades de proceder a pequenas alterações, pois não é necessário usar quase nada das configurações de rede… ao contrário do que acontece com um computador onde pode ser necessário realizar alterações que, sem ser pela linha de comandos, o interface do XP (que é a base do usado no 7) está mais do que maduro e muita gente, mesmo sem grandes conhecimentos, sabe usá-lo para gerir as suas redes e para realizar pequenos tweaks que melhoram o desempenho.
    Foi um dos tiros nas pernas que não entendi por parte da Microsoft.
    Acerca da sondagem… como é que podem ter 35 votos no Windows 10? O sistema só será disponibilizado no mercado a partir de 26 de Junho de 2015(na melhor das hipóteses)… aqueles votos ou estavam na Preview ou teriam de ir para um outro sistema. Pois a nível oficial só existe o Windows 8.1 como a última versão operacional. Do Windows 10 só existem as versões beta que vão sendo atualizadas.

    1. Avatar de wax@gatupardo.pt
      wax@gatupardo.pt

      Pá na mouche contudo se eu tivesse votado para mim o 3.1 foi o melhor de todos.

    2. Avatar de FP
      FP

      Este é na minha opinião o comentário mais acertado de todos.

  36. Avatar de Miguel Ribeiro

    1 – Windows 10 (Do que testei até agora)
    2 – Windows 8 (8.1)
    3 – Windows 7
    4 – Windows XP
    5 – Os outros näo interessam 🙂

  37. Avatar de Spysky
    Spysky

    Pode estar a falhar-me algo, mas visto que por enquanto apenas existe Technical Preview…estes 2 não deveriam ser uma unica entrada:
    4. Windows 10 (35 votos)
    5. Windows 10 Technical Preview (7 votos)

    E em resposta a sondagem, pelo que testei ate ao momento: Windows 10 Technical Preview seguido do Windows 7

  38. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Na minha opinião representam marcos tecnológicos diferentes… o 3.1 pela introdução do ambiente gráfico, o XP o maior salto tecnológico e o 7 provavelmente o melhor e mais estável Windows de sempre… Esta votação só faz sentido se tivermos em conta um enquadramento temporal de cada destes softwares.

    1. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      O 3.1 pela introdução do ambiente gráfico? Tens a noção que existiam interfaces gráficos Msf. antes do 3.1 certo? E digo interfaces gráficos e não OS, pois só a partir do Win95 é que o Windows passou a SO.
      O XP foi o maior salto tecnológico? Só se comparares com os 9x. O XP não é mais que o Windows 2000 (que saiu 2 anos antes… ainda antes do ME) mas com um cãozinho a fazer de animação nas buscas de ficheiros.

      1. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        Desculpa… sabes o que é um SO “Sistema Operativo”,… sim sabes o que é um SO? O MS-DOS, DR-DOS anteriores ao Windows são sistemas operativos o Windows 1.xx ao 3.xx existiram e são SOs, sim admirado!!! existem… não saibas??? Digo no XP, um grande passo dado pela Microsoft, foi sem dúvida o abandono da dupla MS-DOS + Windows no 9x/Me e anteriores, um XP livre de DOS!!!. O XP assim como o 2000 é herdeiro da da tecnologia NT, o 2000 desenhado para servidor tinha a vantagem do multi-processamento, suporte para sistema de arquivos NTFS, etc, mas desenhado para servidores… faltava-lhe suporte para impressoras caseiras, algumas placas gráfixas XPTO, etc… etc… daí não ser viável para uso caseiro e mesmo para a grande maioria das empresas.
        … e já agora, o que é para ti um ambiente gráfico…. sim porque a pergunta era “Qual o melhor Sistema Operativo Windows?”, o que é o ambiente gráfico de um SO??? é que até o primeiro windows com ambiente gráfico é no 1.xx, só que digo o 3.1 pois as primeiras versões foram beta e não foram comercializadas… Para além da tua falta de conhecimento empírico na matéria, és ignorante e carente de humildade… no meu post inicial apenas dei a minha opinião e contributo à discussão sem ofender e baseada em conhecimentos técnicos da minha área e formação… se não concordas com a informação prestada podemos discutir sadiamente sem ofender ou rebaixar… mas tomei a liberdade de pesquisar por ti e deixo-te aqui um link que tem um bocado a ver com a discussão deste forum e talvez aprendas qualquer coisa… Melhores Cumprimentos.
        http://www2.explorando.com.br/2006/10/entenda-as-diferenas-entre-o-windows

        1. Avatar de Hugo Freitas
          Hugo Freitas

          Acho que a discussão não ganha nada em partir para a ofensa pessoal, coisa que não reconheço ter feito.
          Há muito que sei o que é um SO e uma interface gráfica (se calhar ainda não tinhas nascido já eu usava computadores). Só para fazer uma analogia com os tempos actuais, de modo a que percebas a diferença:
          Ubuntu, Xubuntu, Lubuntu = mesmo SO. No entanto são 3 interfaces gráficas distintas.

  39. Avatar de ArTuRiX
    ArTuRiX

    Adorei o voto no Vista!!! Há ppl com sentido de humor!!!!

  40. Avatar de João Martim
    João Martim

    Há cerca de 1 ano e meio instalei o Win 8.1 64bits no meu portatil que é relativamente recente e tem 1 Core 2 Duo

    Instalei o Classic Shell para ter o menu iniciar clássico,
    mas em termos de consumo de recursos foi uma desilusão, achei-o consideravelmente mais pesado e arrastava-se 1 bocado

    1 mês depois voltei para o 7 64bits

  41. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Sou um utilizador massivo de windows e desde sempre utilizei-o com conhecimentos basicos de informatica. Com 25 anos, acho que a minha geração assistiu ao boom da net e evolução informatica a varios niveis.

    1-Win 7.. windows com uma imagem lavada e o que me deu menos trabalho.

    2- Win Xp.. talvez o que me acompanhou mais tempo, mas este sistema foi um pouco agridoce.. Se por um lado chegou quase à perfeição.. Por outro, demorou um tempo a lá chegar através das suas actualizações. Nunca mais me esqueço de um virus engraçado, que após a instalçao do sistema e meia duzia de conexoes à net, o tal virus encerrava a maquina como uma contagemzita.

    3-Win Vista.. Comprei um pc na altura, logo alguns problemas não se colocavam porque até rodava bem. Contudo após alguns meses lá tinha que ir à formatação.

    4-Win 98.. Usei pouco, mas gostei do pouco que usei.

    5-Millenium.. O meu primeiro pc vinha com esta coisa.. 10 em 10 min aparecia a mensagem erro no explorer.. relatar erro? Era uma comedia.

  42. Avatar de int3
    int3

    Não gosto do windows sou mais POSIX standard ou UNIX como queiram dizer e para mim desde que mexo em computadores até hoje o XP foi o melhor. E se porem novamente um PC com XP sei mexer muito melhor nele do que no 7 ou 8 ou 10.

    1. Avatar de Paulo silva
      Paulo silva

      Se não sabes mexer aprendesse e depois comentas.

  43. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    O Windows 3.11 para Workgroups era muito á frente no seu tempo, podia não ser o melhor mas foi dos mais importantes.

  44. Avatar de Joana Rita
    Joana Rita

    para mim nenhum , OSX e bem melhor que qq windows.

  45. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    passei por todos os windows até ao windows 10 preview.
    o mais robusto e fluido (para a altura) foi o windows 2000.
    o windows 10 é muito superior ao windows 7 que aqui ficou em primeiro. provavelmente porque pouca a gente o conhece ou experimentou, mas acredito que a mesma pergunta daqui a um ano tivesse resultado diferente.

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      Estou a acreditar que isso seja assim mesmo. O 7 é para mim o melhor de longe. O 8 foi uma desilusão de todo o tamanho e receava que o 10 fosse a continuidade, mas as críticas estão a levantar a expectativa. Infelizmente já não tenho tempo o oportunidade para fazer testes, pelo que tenho mesmo que aguardar pela release final para mudar em definitivo… espero não ser apanhado numa desilusão novamente. Estou confiante que serei surpreendido pela positiva.
      Obrigado pelo comentário comparativo com o 7.

    2. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Instalei o meu primeiro Windows em 92/93, o 3.1 com 6 disquetes de 3,5 num IBM que ainda tenho e guardo com carinho, foi um marco histórico para os pcs, pois acabara de surgir o ambiente gráfico… Depois destes anos todos e pela minha experiência considero o 7 o melhor windows de sempre… O 10 não conta pois ainda não se sabe o que vem aí… Tb uso macs pois a minha profissão assim obriga… o primeiro que adquiri foi um quadra em 1995 se não estou em erro, assim como a Microsoft a Apple já teve bons e muiiiito maus SO’s… O 2000… Sucessor do NT4 para servidor sim, desktop mau… A única coisa que fazia dele bom era a capacidade de trabalhar em sistemas de mais de um processador.

  46. Avatar de X1
    X1

    Boas. Acho que uma coisa é o mais bonito, outra o mais funcional e estável.
    Já tive todos desde o Dos até ao 8.1, piratas e a pagantes.
    Penso que em quase todos, antes de haver um estável, houve um que foi banhada (ex: Windows ME–> Windows XP; Windows Vista–> Windows Seven). Continuo a gostar mais do xp, pela funcionalidade que faço dele e o Seven pelo desempenho. O 8 acho que foi mais um Windows que saiu à pressa, para tentar ganhar dinheiro e agora virá o 10, bom e estável. Aconçelho quem comprar Pcs novos e rápidos para firmas a pedir sempre o Windows mais estável da ultima versão, ao invés do que querem enfiar nas vendas, para evitar o que já me aconteceu inumeras vezes, pagar pela ultima versão e ficar mal servido (ex. Millenium, Vista e 8).

    Cumps.

  47. Avatar de AlexX
    AlexX

    Concordo plenamente com o vencedor mas acho o Windows 2000 superior ao 98…

    Surpresa foi alguém ter votado no Vista e no Millennium, essas grandes aberrações apesar de antecederem os melhores, 7 e XP respectivamente.

  48. Avatar de Pedro Peixoto
    Pedro Peixoto

    Alguém deu ali um “miss click” no windows vista LOOL

  49. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    De facto,e para que fique no registo só digo duas coisas:WINDOWS 7 !! 🙂 Mas de longe !!

  50. Avatar de cmfso
    cmfso

    Para já e continuando …windows xp pro 64 … até ver (para trabalho) ainda não experienciei nada melhor… mas são opiniões

  51. Avatar de Luís
    Luís

    boas,

    na minha opinião diria por esta ordem:
    xp – 95 – 98 – 8 (ainda trabalhei pouco com ele)

    abç

  52. Avatar de Saca
    Saca

    1-98
    2-XP
    3-7

    O resto é só lixo!

  53. Avatar de maviii
    maviii

    Compreende-se o 7 em primeiro lugar, sem dúvida. Não compreendo é como alguém pode escolher o 8 (qualquer versão dele) antes do XP.
    A que mata isto tudo é alguém votar no Vista… deve ser sido engano a clicar 😀