Skype do Windows 10 vai poder enviar SMS pelo smartphone

28 Comentários

Muito para além de estar a criar um sistema operativo que seja multi-plataforma e que traga a mesma experiência de utilização, a Microsoft quer com o Windows 10 criar uma plataforma que se interliga e que pode usar recursos de várias fontes.

Um exemplo disso chegou na passada semana ao Programa Insider, ao permitir que o Skype do Windows 10 envie SMS, usando para isso os dispositivos com Windows 10 Mobile.

Skype

A Microsoft tem conseguido trazer para o Windows 10 muitas das funcionalidades que temos na versão Mobile e até noutros sistemas móveis, dando assim a estes dois sistemas uma proximidade grande e uma integração que até agora poucos tinham. A Cortana já consegue, por exemplo, mostrar aos utilizadores os alertas que são recebidos no Android, algo útil para muitos.

Mas esta integração quer-se ainda maior e para isso a Microsoft lançou na última build do Programa Insider do Windows 10 (Mobile) uma nova funcionalidade no Skype que permite que a partir do Desktop seja possível enviar SMS e MMS directamente do Skype, mas usando a rede móvel, acessível a partir do smartphone com o Windows 10 Mobile do utilizador.

Claro que esta funcionalidade actua nos dois sentidos e também os SMS ou MMS recebidos no smartphone são apresentados no Skype do Windows 10.

Skype Windows 10

Para além de ter de estar presente a mais recente versão do Windows 10, recebida pelo programa Insider, quer no PC quer no smartphone, os utilizadores têm de ter o Skype definido como a aplicação a usar para enviar e receber SMS e MMS no Windows 10 Mobile. Do lado do PC tem ainda de ser activada a opção para sincronizar as mensagens SMS com o Skype.

Para além desta novidade a equipa que desenvolve o Skype melhorou ainda as mensagens e a forma como o Skype as trata no geral, também melhoraram as chamadas e a forma como é possível fazê-las, melhorias nos tiles, que passam a ser transparentes e outras melhorias gerais na aplicação.

Esta integração e capacidade de interligar os sistemas Windows faz parte da ideia base que a Microsoft definiu para o Windows 10, com todas as suas versões e presenças.

Skype

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FAB
    FAB

    Mas que inovação venha a ser esta!

    Problema é que ninguém usa Skype…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Talvez por isso mesmo é que eles devem querer torna-lo mais “inovador”, se bem que o maior erro da Microsoft nessa área foi ter abandonado o mensager, agora vai ser difícil recuperem o mesmo destaque com o Skype

    2. Avatar de Flávio
      Flávio

      Se 300 milhões de utilizadores mensais ativos significa que ninguém usa o Skype, então tem razão.

    3. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Ninguém (que tu conheças) usa Skype.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        *Não tem amigos.

      2. Avatar de Rui LUX
        Rui LUX

        FAB = iTroll..

    4. Avatar de Dark Mode
      Dark Mode

      Ninguém usa o fab…

  2. Avatar de Rui Afonso
    Rui Afonso

    Contudo as aplicações “câmara” e “pré-visualização do Skype” continuam a não reconhecer a câmara… Pelos vistos a tal patch de Setembro ainda não chegou!

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      No meu reconhece e funciona tudo bem. Lumia 930

      1. Avatar de Rui Afonso
        Rui Afonso

        Falo no desktop… pois no meu portátil tudo funciona bem! Problema reconhecido pela Windows e abordado pelo Pplware em https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/webcam-problemas-culpa-da-actualizacao-do-windows-10/#comment-1746915

        1. Avatar de Coiso
          Coiso

          a do pc ainda ta muito para fazer, nem sequer recebo notificações que me estão a ligar mesmo com a página do Skype aberta, isso acontece muito se os 2 utilizadores da mesma chamada utilizam a versao universal.

  3. Avatar de Valadares
    Valadares

    Tenho de ter a Internet do smartphone ligada para usar esta funcionalidade?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Penso que os dois devem ter que estar ligados na mesma rede wireless para que funcione…

    2. Avatar de Tulio
      Tulio

      Tens que ter uma ligação activa entre o PC e o telefone. Podera ser BLT, Wifi ou web. Não sei por qual a MS vai optar ou limitar.
      Funcionalidade excelente mas que para mim levanta alguns problemas de segurança. Hoje em dia os bancos enviam códigos SMS para validar as operações bancarias. Com este sistema activo se alguém ganhar acesso ao nosso computador quebra esta segurança……… não sei se vou acivar!!!!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Desativa o código por SMS e usa o cartão Matriz…

      2. Avatar de censo
        censo

        Se alguém te apanhar o sms do banco…tem de saber o que fazer com ele…e terá poucos minutos para o fazer.

        1. Avatar de Tulio
          Tulio

          Hmm… se alguém tiver acesso aos dados de autenticação no acesso a contas bancarias, hoje de pouco lhe serve, pois se tentar fazer uma transferência o sistema envia um código de validação para o telemóvel. So com esse código pode completar a operação. Com este sistema, tendo o acesso a autenticação do windows as mensagens enviadas para o telemóvel são apresentadas na aplicação mensagens ( já hoje podemos visualizar todas as mensagens recebidas no telemóvel estiver ligado com o mesmo utilizador).
          Lembro que hoje a grande maioria dos sistemas utiliza o telemóvel/sms como forma de autenticação das operações (google MS e muitos outros).

          1. Avatar de Coiso
            Coiso

            para mim é mesma porra que o o mensager do Facebook , se tiver o número do cartão sim validado na conta Microsoft nem precisa da mesma.net para isso , só se estiver enganado xd

    3. Avatar de Valadares
      Valadares

      Obrigado a todos pela resposta. Infelizmente é a mesma coisa que o WhatsApp, portanto se é para ter a net do smartphone ligada jamais ativarei essa opção…

  4. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Podiam era disponibilizar o campo Pesquisa, dentro das mensagens.

  5. Avatar de Jimmy
    Jimmy

    Inovação ?!…pelo que sei OSX e IOS já partilham essa funcionalidade há uns bons anos.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu já fazia isso no Windows XP, com o software Nokia Suite.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Aliás, a Vodafone, TMN e Optimus tinham software que permitia enviar/receber SMS, MMS, Videochamadas e Chamadas no PC bastando para isso ter uma ligação à internet…

    2. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Mas com essa funcionalidade o telemóvel não tem de estar ligado por Bluetooth ao PC? Aqui podes deixar o telemóvel em casa, com ligação à net e do trabalho enviar ou receber sms.

  6. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Eu até arriscava mais e adicionava chamadas através da rede móvel, seria assim um 3 em 1

  7. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Isto ja da na ultima versão preview do skype, uma mais valia que eles vão adicionar é adicionar os relatórios de envio e mensagens lidas. O app sms normal tem claro estas funcionalidades mas ainda bem que eles vão trazer para Skype tmb