Saudades do Windows 3.1? Experimente já no seu browser

13 Comentários

Se calhar alguns dos nossos leitores já não se lembram do mítico Windows 3.1 e alguns, certamente, nunca o usaram. Mas hoje, através do projecto Internet Archive, os utilizadores vão poder recordar o Windows 3.1 através de 1500 aplicações (shareware) disponíveis para o mesmo.

Vejam como é fácil, e nem precisam de instalar nada…

www.freepix4all.com


Depois dos jogos, o projecto Internet Archive disponibilizou agora 1500 apps que foram desenvolvidas para o velhinho Windows 3.1 que ainda funciona em algumas instituições (ex. Aeroporto Frânces). Para experimentar todas estas apps o utilizador não tem de instalar qualquer software bastando apenas para isso que disponha de um browser.

Como experimentar o Windows 3.1?

Como referimos o processo é muito simples. Para isso basta aceder aqui e depois escolher qual a app que pretende experimentar. Tudo isto é possível graças ao impressionante emulador DOSBOX que corre sobre Javacript.

windows

No final de Janeiro mostrámos também aqui como podem experimentar o Windows 95 utilizando apenas o browser. Neste caso, o projecto foi desenvolvido por um jovem programador de 19 anos, Andrea Faulds, e permite utilizar o Windows 95 num browser sem recurso a qualquer plugin.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Parece-me ser actualmente o mais seguro SO para navegar na net.

  2. Avatar de Zaark
    Zaark

    O meu primeiro PC corria o Windows 3.1 em cima do DOS 6. Comando “win” para iniciar o Windows. Nostalgia :’)

    1. Avatar de int3
      int3

      Na altura o windows não era um SO mas sim só um aplicativo visual.
      só com a chegada do NT é que mudou.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Err… yes? Acho que não disse que o 3.1 era um SO, eu sei disso.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Há uma app na windows store que é um emulador do msdos que se digitarmos o comando “win” lá aparece um windows 3.11 hehehe

      1. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        qual a app? estive a ver e não encontro.

        1. Avatar de Migael
          Migael

          MS-DOS Mobile (Publisher Microsoft Mobile):
          https://www.microsoft.com/en-us/store/apps/ms-dos-mobile/9nblgggxzdtw

          Mas claro que é apenas uma “skin” com 6 atalhos para as apps verdadeiras.
          Assim como podemos fazer coisas como “cd a:” ou “format c:” que não deixa de ser engraçado.

          1. Avatar de Migael
            Migael

            Ou usar a ASCII camera… hehehe

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    velhos tempos em k rodava este windows na minha máquina que tinha um disco de 80 Mb 🙂

  4. Avatar de irlm
    irlm

    Windows History (Windows 1.0 – Windows 8)

    https://www.youtube.com/watch?v=aqkkByP8RDM