Project Spartan é mais rápido que o Google Chrome

40 Comentários

O Project Spartan é o novo browser da Microsoft que chegou para fazer esquecer o enfraquecido Internet Explorer, oferecendo mais segurança e também mais funcionalidades.

Como não podia deixar de ser, o Project Spartan tem vindo a ser comparado a outros browsers, especialmente ao Google Chrome ao Firefox. De acordo com uns testes recentes, o Project Spartan é mais rápido que o Google Chrome.

project-spartan-browser-16-9-970x548-c


Apesar de ainda não ser uma versão final, o Project Spartan tem vindo a ser analisado sob vários pontos. Num teste de velocidade realizado recentemente, o browser da Google (Chrome 42 a 64bits) atingiu os 30.000 pontos enquanto o Project Spartan alcançou os 32.000 pontos.

No mesmo teste, o Firefox (build Nightly) obteve apenas 27 mil pontos e o Internet Explorer 11 apenas conseguiu chegar aos 17.000.

spartan_001

Apesar da excelente velocidade, o Project Spartan  apresenta ainda algumas limitações ao nível do HTML5. No teste realizado com esta tecnologia, o Chrome atingiu os 535 pontos enquanto o novo browser da Microsoft apenas chegou aos 336 pontos.

Os testes foram realizados com a ferramenta Octane 2.0. O Pplware já experimentou o novo Spartan podendo o artigo ser consultado aqui.

Via Neowin

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Quanto a esses testes não sei mas a experiência que tenho é que o Chrome tem vindo a ficar tão pesado que acabo de trocar pelo Safari. ..e atenção que só tenho duas extensões ativadas.
    É de tal forma grande a diferença que o meu velho MacBook agora parece voar!
    O Chrome até pode ser mais rápido mas é um comilão!

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      No OSX, o Chrome tem vindo a ser bombardeado com duras críticas por causa do peso que tem no sistema. A bateria dura menos 3 horas a usar o Chrome, a reprodução de video é extremamente problemática por causa da aceleração GPU com problemas etc.
      Eu no Windows também tenho notado cada vez mais problemas – ainda há pouco tempo não conseguia reproduzir videos 4K, tinha sempre de recorrer ao IE ou ao Firefox.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        O Windows também tem esses problemas a nivel da bateria. Com o IE ou mesmo firefox consegue-se muito mais tempo.

    2. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      Eu tenho a mesma sensação em relação ao Chrome. Experimente também o novo Opera, é mais ligeiro nos recursos e mantém as vantagens do Chromium.

    3. Avatar de tekMan
      tekMan

      É por isso que desliguei a aceleração por hardware nas definições do Chrome, e só a ligo quando uma página a pede. Depois de fazer isso o Chrome ficou menos lento, na abertura de novos separadores por ex.

    4. Avatar de Luís
      Luís

      Uso sempre o Safari, o Chrome é muito mais lento, gasta muita bateria e o touchpad não funciona tão bem. Só uso o Chrome para 2 ou 3 sites que não funcionam no Safari.

    5. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      É por isto que à cerca de 10 meses transitei do Chrome para o Mozilla (em Windows)

  2. Avatar de asdbvbc
    asdbvbc

    do pouco contacto que tive com o spartan, pareceu-me ser bastante aceitavel 🙂

    1. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      A versão da build 10061 está já num nível muito bom. Tendo em conta o foco em “produtividade” da Microsoft, o Spartan vai ser com certeza um browser com excelentes funcionalidades que o irão diferenciar da concorrência, nomeadamente no que diz respeito à integração com o Office, OneDrive, Skype, etc. Daí achar que o facto de o Spartan adoptar padrões abertos da web e de aparentemente apresentar boa performance numa fase tão precoce é já um excelente indício de que entrará em grande na guerra dos browsers.

  3. Avatar de Luis FA
    Luis FA

    Atenção que o “sucesso” dum browser não se mede (apenas) por velocidade, performance e segurança. Desde que existam valências positivas nestes níveis, aquilo que é realmente determinante é a usabilidade, relação com o utilizador e facilidade de uso geral. Foi por essa via mais do que outras que o Chrome se afirmou. Paradoxalmente, a “rigidez” do IE, a sua falta de customização, hábitos de “chatear” o utilizador, e universal mania de de impor regras da Microsoft, foram as raízes do seu “enterro”… A velocidade por si só, não dita o sucesso de nada, quando ainda por cima a diferenças são minimamente perceptíveis…

    1. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      Não se mede apenas por isso, concordo, mas é uma base fundamental para um browser apelativo…
      Eu lembro-me que a primeira vez que usei o Chrome aí em 2008 ou 2009, fiquei tão rendido à diferença de velocidade em relação ao Firefox da altura que o adoptei imediatamente. E na altura o Chrome era muito simples, não tinha sequer metade das funcionalidades do Firefox, era muito pouco customizável (e ainda é hoje em dia), imensos sites não eram compatíveis e claro, não tinha praticamente extensões nenhumas. Mas isso não me impediu de o adoptar.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Mesmo nos dias de hoje o firefox tem extensões muito mais completas que o Chrome.

  4. Avatar de Ghost
    Ghost

    Eu cá utilizava o firefox e o chrome ocasionalmente… experimentei o Opera e nunca mais mudei, para mim, o melhor sem sombra de dúvida ! Quanto ao Spartan veremos quando sair a versão final…

    1. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      Concordo, tenho gostado bastante do Opera nos últimos tempos. Não parece ser tão “glutão” como o Chrome e tem um aspecto mais agradável.

    2. Avatar de Junior
      Junior

      Eu já uso o Opera à alguns meses e acho muito bom e rápido 🙂

    3. Avatar de Junior
      Junior

      Eu já uso o Opera à alguns meses e acho muito bom e rápido 🙂

    4. Avatar de LP
      LP

      É mesmo uma boa alternativa.

  5. Avatar de Mikes
    Mikes

    Acerca de browsers para windows, deixo um para quem quiser experimentar: UC Browser.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Lol porquê?

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Uma das coisas que mais gosto no Chrome é a facilidade de traduzir qualquer site rapidamente. Tirando isso mudaria para outro facilmente. O Chfome esta cada vez mais pesado, mesmo sem extras.

  7. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Certo, então façam agora o teste de um Chrome no Linux contra o Spartan no Windows, vêm logo a diferença. O chrome no windows é muitíssimo mais lento que no Linux.

    1. Avatar de dumitru
      dumitru

      Certo, então façam agora o teste de quantas pessoas utilizam windows e quantas linux! Mania das pessoas falarem de outros assuntos em tópicos não adequados! Como podes fazer tal comparação se falas de sistemas diferentes! Era o mesmo dizer faz ai comparaçao ie no windows chrome no Android -.-

    2. Avatar de nuno
      nuno

      God. ‘_’

  8. Avatar de Gustavo Lima
    Gustavo Lima

    Nada como o Opera… de longe o melhor browser.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Opera ou Firefox,quem precisa de mais?

  10. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Também terá extras como Chrome?!?

  11. Avatar de Artur Mendes
    Artur Mendes

    Eu fico-me pelo Firefox no windows e Chrome no android =) Mas é bom saber que o spartan é uma opção viável!

    1. Avatar de Vault
      Vault

      Já tens Firefox para o android.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Como eu. O Chrome “desktop” é um comilão pesado, gasta facilmente 2/3x mais RAM que o firefox, e não é mais rápido nas páginas. Fico-me pelo firefox. No telemóvel o Chrome não decepciona.

      1. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        Same here

  12. Avatar de chr_27
    chr_27

    Existe algum com as mesmas capacidades de sincronização de favoritos, extensões etc que o chrome?
    O chrome está pesadíssimo, mas o facto de necessitar obrigatoriamente de manter o browser síncrono entre vários PCs não me deixa grande margem para encontrar alternativas…

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      O Firefox faz isso tb.

    2. Avatar de running_wild
      running_wild

      O Firefox faz isso, sem necessidade de recorrer a nenhuma extensão

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pesquisaste sobre isso alguma vez? O firefox faz isso na hora. O processo deve ser exactamente o mesmo. Criar uma conta e fazer login nos varios pc’s para sincronizar.

    4. Avatar de PAFS
      PAFS

      Firefox e Opera também fazem sincronização.

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Poe acaso tenho tido bastantes problemas com o Spartan, lento, sempre a bloquear mudares de separadores então é um pesadelo, tanto que tenho optado pelo IE. Actualizei hoje para a versão 10061 e ainda não testei se houve melhorias

  14. Avatar de Bruno Cardoso
    Bruno Cardoso

    42 Bits?

  15. Avatar de Nome
    Nome

    Nao experimentei o spartan ainda mas tenho serias duvidas que para developers chegue aos pes do chrome ate o firefox deixa muito a dejesar.