O Flash foi banido de vez do Windows 10?

39 Comentários

A luta para eliminar o flash e forçar a adopção de tecnologias mais modernas e mais capazes tem começado lentamente a tomar forma. São já vários os browers que tentam conseguir isso de forma transparente para os utilizadores.

O mais recente a ter entrado nesta luta invisível é a Microsoft. Segundo relatos de muitos utilizadores, o Windows 10, através do Edge e do Internet Explorer deixou de correr conteúdos em flash.



Não é ainda certo se esta nova política da Microsoft é forçada ou se existe algum problema numa das recentes actualizações, que leve a que o flash deixe de funcionar nos browsers oficiais da Microsoft, mas a verdade é que este deixou de funcionar nas contas dos utilizadores. Apenas as contas com permissões de administração conseguem correr estes conteúdos.

As queixas estão a acumular-se nos fóruns da Microsoft e todos os utilizadores referem este padrão encontrado. As contas de utilizador, com permissões normais, não estão a conseguir correr conteúdos baseados em flash. No caso das contas com permissões de administrador, este problema não se manifesta.

Há ainda relatos de que este “problema” surgiu apenas após a instalação das últimas actualizações do Windows 10, sem que exista a certeza se foram as de Janeiro ou as de Fevereiro a fazer surgir o problema. A única certeza é que máquinas em que o flash estava a funcionar bem, passaram a apresentar este problema depois das actualizações.

flash_1

Ainda não existe uma resposta oficial da Microsoft para este suposto problema ou comportamento, mas a verdade é que a única solução até agora encontrada passa pela adição de permissões de administração a essas contas, algo que a maioria dos utilizadores não quer fazer e até nem deve.

Uma outra solução apontada passa pela remoção das actualizações mais recentes, novamente outra medida que não deve ser realizada, sob pena do Windows 10 ficar vulnerável.

Não sendo claro se é uma medida propositada ou se resulta de um problema com uma das actualizações, a verdade é que esta pode bem ser uma forma simples do flash desaparecer de uma grande percentagem das máquinas que acede à Internet.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Por aqui funciona tudo no Edge…
    25.10586.0.0/ 13.10586

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mentira.

      Tentei ver a flash interview do Peseiro e não consegui…

  2. Avatar de Renato
    Renato

    Ainda me lembro da controvérsia que foi do iPad não ter flash!

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      O mais engraçado é que tanto criticaram a Apple e agora estão a fazer igual, LOL! Depois dizem que a Apple é que imita as outras marcas *tosse*.

      1. Avatar de DL
        DL

        Quem criticou? a Microsoft?

        1. Avatar de fasd
          fasd

          Tanta gentinha, quando o Steve disse que não queria aquilo… “Ele é maluco”

      2. Avatar de tekMan
        tekMan

        A crítica era válida quando o iPad foi lançado há 6 anos atrás, numa altura em que havia muita coisa em Flash na internet.
        Vi amigos e familiares a tentarem aceder a sites, jogos e vídeos Flash que não conseguiam reproduzir no iPad, portanto não vale a pena desconversar, era uma limitação concreta.
        Mas seguindo o memso raciocínio, vamos retirar já o suporte a HTML5, porque algum dia deixará de ser utilizado e nessa altura seremos considerados “visionários”…

        1. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Não fales do que não sabes, por favor. O Flash nunca foi implementado nos dispositivos móveis da Apple por uma razão muito simples, isso só retira desempenho enquanto a navegar queimando ainda mais bateria. Não foi porque o Steve se lembrou de dizer que mais tarde ou mais cedo seria descontinuado.
          Antes de falares sobre algum tema, aconselho-te vivamente a pesquisares sobre ele, só para não dar asneira.

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            O Steve tirou o suporte para flash porque iria cortar-lhe nos lucros da App Store, ponto final. O resto são desculpas. E não me venhas falar do HTML5, pois quando saiu o iPhone original ainda nem sequer existia, bem como o tag tinha acabado de ser proposto.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Vlad,
            O iOS nunca teve suporte para plugin Flash, nem o plugin Flash tem grande coisa a ver com a loja de aplicações… ou será que achas que as pessoas iriam passar a vida a ir ao browser no telemóvel para usar o Flash mal optimizado tendo uma aplicação no telemóvel que faria o mesmo sem consumir dados e de forma imediata? As primeiras “aplicações” de terceiros para o iPhone usavam o browser e rapidamente foram postas de parte mal surgiu a possibilidade de aplicações nativas.
            Os argumentos do Steve Jobs para não aceitar plugins para o browser, segurança e estabilidade, rapidamente se confirmaram como correctos. A Adobe nem demorou muito a desistir do plugin para o Android.

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            Lamento mas essa desculpa não pega. Na altura do lançamento existiam toneladas de jogos a correr em flash. Isto seria uma machadada nos lucros da app store. Não nego que o flash seja pouco otimizado, e um consumidor nato de recursos. Mas na altura não tinhas alternativa. Foram uns anos até ser possivel ver um simples vídeo da net. Muitos sites também utilizavam flash e estes não podiam ser visualizados.

          4. Avatar de tekMan
            tekMan

            Há pessoas que acham que os comunicados da empresa X ou Y são a única verdade aceitável. Não só se dão por satisfeitos, como se gabam disso.

            Mas na altura houve quem se desse ao trabalho de analisar os pros e contras da decisão, do ponto de vista da Apple. E lembrasse que o Flash, para além do consumo de bateria, era um risco para um modelo de negócio baseado numa loja de apps.
            O Flash era apenas e só a principal tecnologia web para jogar online, ver videos e ouvir música. O player do Youtube e Vimeo eram em Flash, havia sites só de jogos em Flash, e os próprios jogos do Facebook eram em Flash.
            Portanto, se o iPad e o iPhone suportassem Flash, seria muito fácil jogar e ouvir música sem ir à loja.

          5. Avatar de JBM
            JBM

            Só podes estar a querer rescrever a história.
            Na altura do lançamento não havia nenhuma versão do flash plugin para iOS, e o Flash para sistemas móveis estava longe de ter paridade com o Flash nos computadores para o qual a maioria desses jogos tinham sido escritos, isto sem falar na questão de input diferente do que existia até aí por o iPhone não ter botões ou rato.
            A Adobe demorou anos a ter uma versão do plugin minimamente em condições para o Android e mesmo assim havia muita coisa que não corria como deve ser. E não me vais dizer que a existência desse plugin interferiu com a loja no Android.
            Gostava também de saber como é que achas que as pessoas iriam preferir estar sempre a descarregar aplicações Flash no browser e a esperar algum tempo para iniciar, ainda + quando nem havia iPhones com 3G

          6. Avatar de JBM
            JBM

            tekMan,
            explica onde é que exactamente isso implica um ganho para a loja? Antes de haver loja a Apple tinha implementado uma forma para se criarem aplicações para o browser. Mal surgiram as APIs nativas a maioria perdeu interesse nessas aplicações no browser – as nativas eram + rápidas, não era preciso esperar para descarregar, ou consumir dados, etc.
            Não havia na altura Flash para sistemas móveis capaz de usar a maioria do que existia na internet. Foi preciso esperar alguns anos para aparecer Flash aceitável no Android.

      3. Avatar de Tiago
        Tiago

        Mas a mente por detrás dessa decisão era o steve, infelizmente já não está lá.. E isso nota-se cada vez mais

    2. Avatar de Ralk2
      Ralk2

      Lembro do jobs também falando do tamanho dos tablets da concorrencia. Lembra?
      Quando se faz muitas previsões uma hora vc certa.
      Flash foi muito util, porém agora há outros recursos q podem substituí-lo.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu desconfio que é um problema da Adobe, porque já há uns tempos que o Flash deixou de funcionar no Firefox também. Não dá erro nenhum, simplesmente não funciona.

    1. Avatar de Nuno C
      Nuno C

      E eu a pensar que era só comigo…

    2. Avatar de carlitos
      carlitos

      foi o Firefox que cortou com o flash faz algum tempo por questões de segurança mas sempre tem a opção. O problema é que existe ainda sites com esta tecnologia na net, pelo que se quisermos ver alguns conteudos…

      1. Avatar de TiJoaquim
  4. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Eu já nem sei o que é flash visto que uso browser sem sorte flash e nunca dei pela falta …

    Por mim como consumidor não me faz falta nenhuma, e ao pplware pelos vistos também não porque recebo a publicidade toda…

    1. Avatar de pablito
      pablito

      ainda há muito site com flash, o imdb se não me engano usa-o pra ver os trailers…

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        O IMDB tem um fallback para HTML5, por isso funciona mesmo sem flash…

      2. Avatar de GB jiu y
        GB jiu y

        Nope, agora usam html5

  5. Avatar de rui
    rui

    Nunca mais acabam é com o flash de vez. Só puxa mais pela máquina e tem menos capacidades do que a linguagem que o irá substituir no futuro.

    1. Avatar de pablito
      pablito

      dá-me muito mais trabalho o java! cada vez que sai uma versão nova, lá se vai a compatibilidade com uma aplicação qualquer!

      1. Avatar de TiJoaquim
        TiJoaquim

        Java não vale nada que linguagem de programação mais “desarranjada”. Só por causa de ser multi plataforma? Por amor de deus, antes compilar numa linguagem de jeito como c++ para cada plataforma.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Qual a linguagem que vai substituir? O javascript?

      Por alguma razão o flash continua a ser utilizado na maioria dos jogos do facebook, a par do unity é a única plataforma que pode garantir elevados níveis de performance.

  6. Avatar de pablito
    pablito

    a microsoft tá é a tentar que o silverlight não morra de vez!

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Sabes lá tu o que dizes! A própria microssoft ja anunciou a morte do silverlight! nem aconselham a sua instalação! Nem o moonlight para o linux!

      “Note: Moonlight isn’t actively developed anymore. If you’re feeling adventurous you can probably get it working by compiling from source, but we recommend you move away from Moonlight as soon as possible.”

      1. Avatar de jaugusto
        jaugusto

        Pipelight no linux funciona, o moon stuff já era algum tempo.
        Pena o cotonete player já não funcionar agora que o spotify faz pub de 2 em 2 musicas.
        Alguém sabe se isso vai voltar?

  7. Avatar de vector
    vector

    Tenho Windows 10 com Firefox e o Flash funciona na boa!

  8. Avatar de KingDi
    KingDi

    Comigo o Flash funciona na perfeição no Edge como no Firefox!

  9. Avatar de Redin
    Redin

    Tenho o meu website em wordpress com dois conteúdos em flash e funcionam bem por aqui.

  10. Avatar de mariana
    mariana

    Uma pergunta não da para instalar posteriormente o flash para as versões que não trazem? No pro 4 da para instalar programas certo?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Sim, o Pro 4 corre o Windows como um PC qualquer, pelo que podes “instalar programas”. O Windows RT foi descontinuado há um bom tempo atrás.

  11. Avatar de paulonovais
    paulonovais

    dá. bais ao site da adove ou intão instalaz o adobe aire que debe ter isso de sertesa. Eu no meo pC tênho e foi assim que lá o botei. São pugramas que eles disponibelisão gratuitos para todos. Também no dawnload aqui -> acho que é assim o nome -> lá consegues basta procurar flasch e botares o dawnloader a dar e depois grabas pro disco e depois ezecutaze. Espero ter ajudado.

  12. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    “A luta para eliminar o flash e forçar a adopção de tecnologias mais modernas e mais capazes”

    Quer elaborar? Que tecnologias mais capazes e modernas são essas?

  13. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Sem contar que com o Edge não é posso fazer envios a partir do Citius para os tribunais, pois não suporta o Plug in que permite o uso de linguagerm Java. Mas não deixa de ser bastante rápido para navegar na net.