Há uma nova versão do Windows 10 a ser preparada?

31 Comentários

Quando apresentou o Windows 10, a Microsoft prometeu que essa seria a última versão do Windows e que daí em diante os desenvolvimentos seriam feitos de forma diferente.

Passado alguns anos, muito mudou e hoje temos novas versões, do Windows 10 é certo, mas capazes de ocupar mercados específicos. Os rumores apontam agora para a chegada de mais uma versão, desta vez dedicada aos PCs e tendo como base a ideia de tornar o Windows mais simples.

Windows 10

Há já algum tempo que se sabe que a Microsoft está a trabalhar de forma aplicada na criação de formas de limpar o Windows 10 e eliminar muito do código herdado de versões anteriores.

A ideia é torná-lo modular e capaz de se adaptar a qualquer plataforma em que seja necessário e, para isso, a Microsoft tratou de criar o Windows Core OS. É daqui que vai nascer o Polaris.

Esta será uma versão mais simples do Windows 10, totalmente baseada na tecnologia UWP da Microsoft, abandonando muitos dos elementos que agora conhecemos do Windows, como o gestor de ficheiros ou o Painel de Controlo.

Windows 10

Há também informação de que esta versão irá coexistir com a atual versão do Windows 10 para PC, não sendo, no entanto, possível fazer a transição entre estas versões, como atualmente acontece com o Windows 10S.

Para além de conseguir ser uma versão do Windows mais ligeira e mais simples de usar, o Polaris terá também um menor consumo de bateria, graças à ausência de todos estes elementos.

Esta versão será acompanhada pelo Andromeda OS, que será a versão do Windows dedicada ao seu futuro equipamento de ecrã dobrável. Com estas duas versões, o Windows irá conseguir adaptar-se e, finalmente, partir do zero, sem dependências, para se tornar um sistema melhor e baseado no UWP da Microsoft.

Fonte

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    Acho a meu ver uma excelente ideia, especialmente eu que tenho um PC só com 2 de RAM, e 32 GB memória disco, ganharia bastante espaço seu o Windows não viesse com Windows media player já que uso o Groove, que não viesse com o internet explore visto que temos o Edge, que não tem painel de controle porque as definições estão bem completas, uma coisa aqui e ali, pouparia bastante espaço em disco e até ajudava no processamento. Mas mesmo uma limpeza no Windows 10 era bom, porque meu PC e fraco e não necessito de ter uma APP de realidade virtual se não a uso, ou o Paint 3d se posso ter o normal, podiam criar uma APP universal onde pode-se ouvir música, ver filmes e gerir bibliotecas. Vamos ver como vai ser o futuro.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Flávio, o que vai emagrecer é o código vindo do W8.1 (painel de controlo e outros sub menus ainda não adaptados) e outros elementos mais “pro” (funções, serviços, etc), aproximando o W10 x86 ao W10 ARM (W10M) / Android.

      Apesar do W10 estar muito otimizado ainda tem o peso da retrocompatibilidade e legacy. Agora o que me faz confusão é a quantidade de versões que irão existir já que temos o S, Home, Pro, etc e segundo este post ainda mais duas… Não seria mais produtivo em vez dessas duas novas, transformar o S?

      1. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        Estão a ver as coisas da forma errada, isto é uma versão para segmentos, não é para a generalidade dos utilizadores nem estudantes, é para sistemas específicos que não precisem mais nada do que acesso a UWPs. Exemplo disso são algumas entidades bancárias ou companhias de seguros em que como o utilizador que vai abrir conta de forma autónoma e digital não precisa de ter acesso a mais providenciam um device com tudo locked, só com acesso à UWP de abertura de conta, com este Win 10 Core as empresas escusam de estar a configurar tudo e mais um par de botas para isso. O mesmo se pode aplicar a retalho, comércio, restaurantes, etc.
        Atenção que isto não é nada de novo, há largos anos que já existe o Windows Server Core, muito usado para ambientes que não é preciso UI e cuja aplicação tem dependência de Windows Server ou a empresa não quer gerir linux, e há algum tempo também surgiu o Win 10 IoT Core, para a internet das coisas, com um footprint reduzido, também já muito usado.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        O “S” vai se tornar um modo disponível para todas as versões pois é apenas um block a aplicações fora da loja, tendo de resto todas as funcionalidades do Pro. Segundo o que foi falado pela WindowsCentral, para os consumidores apenas haverá duas versões, o “Polaris” para os utilizadores básicos, e para os prosumers o Pro como o conhecemos hoje.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Para além disso o “Polaris” suportará o uso de aplicativos de Windows Clássicos através do uso de Containers, algo que não foi comentado neste artigo.

          1. Avatar de Pedro Simões

            Há essa ideia, mas a Microsoft ainda terá de a trabalhar para ver se realmente avança com ela.

    2. Avatar de bola
      bola

      Com esse PC não vais longe…

      1. Avatar de Vitor Pereira
        Vitor Pereira

        Cada um o que pode, proventura não vive da Segurança Social e não teve computadores à borla|

        1. Avatar de Flávio Ferreira
          Flávio Ferreira

          Por acaso nunca recebi nada mesmo, trabalhei 8 meses num ano, e mais um noutro trabalho, nunca tive direito a nada, podia ter mas só a papelada que envolvia era complicado. Está mau e não é só aqui Vítor, este ano pode ser um ano de mudança, e se tudo correr bem já está encaminhado é pena ter de ir para a vizinha Espanha, mas isso é mesmo assim ninguém escolhe onde nasce nem onde morre

          1. Avatar de Márcio
            Márcio

            Amigo Flávio, a vida é feita de altos e baixos, de louvar ainda nos dias de hoje ver alguém com um pouco de humildade e de noção do que a vida infelizmente custa e nem sempre é justa…
            Estive 8 anos sem poder comprar 1 único computador, fui ficando com os do meu pai / mãe, máquinas já com algum uso e desgaste!

            Por incrível que pareça tive emigrado 2 anos, e acreditas que o computador que me safou foi um do meu pai com as caracteristicas parecidas ao teu!! e safou-me em África!!! Sou administrador de redes e sistemas, e todo o projecto de networking e configurações de 12 escolas foram feitas naquele computador… quem diria…

            Passados 8 anos comprei 2 mac’s e montei uma torre de quase 2 mil euros… Por isso desejo-te a melhor sorte do mundo e não desesperes, devagarinho também se vai longe!

            Boa sorte nesta nova etada ;)!

          2. Avatar de Flávio Ferreira
            Flávio Ferreira

            Há uma frase que sempre me disseram, e eu estimo na vida. “Tu és bom, tu és forte, tu és importante”
            Temos de ser bons, humildes, amigos, ajudar o outro.
            Temos de ser fortes nos bons e maus momentos da vida.
            E temos de ser importantes, deixar a nossa marca na vida de alguém, nos nossos pais, na nossa esposa ou namorada, nos amigos etc

            Muita gente por vezes xinga o Ronaldo, porque deu X valor para uma causa ou assim, e talvez ele pudesse dar mais, mas se todos os portugueses no mundo pegassem 1 euro cada um em vez de reclamar com o que o Ronaldo dá, conseguiríamos dar 10 milhões para muitas causas, dando uma pequena percentagem. Mas uma percentagem que pode todos juntos ajudar, por isso 1 euro pode matar a fome, a tristeza de muitas crianças isso já não digo. porque comida alimenta mas só o amor alivia a dor, e isso muitas crianças não o tem mesmo que se envie comida.

            Para acabar e não virem dizer coisas, eu sei que nem todos os portugueses tem um euro para dar, mas é uma forma de me exprimir.
            Desculpem os erros se os virem kkk

      2. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        Compro o que posso, sempre me ensinaram ganhas 20 gasta 5, não ganhas 20 e gasta 30. Por isso tenho o que me deram, e sou feliz por enquanto que funcionar dou graças a quem me deu

        1. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          O problema é quando se gasta 5 mas só se ganha 5 😉

    3. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      O WMP pode ser desinstalado… no painel de controlo. O IE ocupa 12mb, menos de 1/10 do que ocupa esse groove.
      O painel de controlo é a única coisa que aproxima o Windows do Linux, pois dá a possibilidade de configurar o computador a nível pessoal. Algo que os telemóveis tornaram impossível, para que o utilizador tenha de pagar pela utilização, ao oferecer toda a sua informação a centenas de empresas, pois está nos termos de instalação das apps só que 10000 páginas onde 1 linha diz que “ao instalar este programa está a permitir acesso à sua lista de contactos, lista de músicas, lista de vídeos e ao envio de toda a informação para um servidor externo”.

    4. Avatar de boda
      boda

      Lol e comprar um computador não?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sabes lá tu se ele tem posses de comprar um computador novo.

      2. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        Como diz a publicidade do iPad “What’s a computer?” Conheço muita gente que hoje em dia que dispensa ter um PC.

    5. Avatar de mlopes
      mlopes

      @Flávio Ferreira no que diz respeito às apps podes desinstalar muito com alguns comandos em powershell com privilégios de administrador:

      para remover todas para todos os users:

      Get-AppxPackage -allusers | Remove-AppxPackage

      Para remover “aos bocadinhos”:

      To uninstall 3D Builder:
      get-appxpackage *3dbuilder* | remove-appxpackage

      To uninstall Alarms & Clock:
      get-appxpackage *alarms* | remove-appxpackage

      To uninstall App Connector:
      get-appxpackage *appconnector* | remove-appxpackage

      To uninstall App Installer:
      get-appxpackage *appinstaller* | remove-appxpackage

      To uninstall Calendar and Mail apps together:
      get-appxpackage *communicationsapps* | remove-appxpackage

      To uninstall Calculator:
      get-appxpackage *calculator* | remove-appxpackage

      To uninstall Camera:
      get-appxpackage *camera* | remove-appxpackage

      To uninstall Feedback Hub:
      get-appxpackage *feedback* | remove-appxpackage

      To uninstall Get Office:
      get-appxpackage *officehub* | remove-appxpackage

      To uninstall Get Started or Tips:
      get-appxpackage *getstarted* | remove-appxpackage

      To uninstall Get Skype:
      get-appxpackage *skypeapp* | remove-appxpackage

      To uninstall Groove Music:
      get-appxpackage *zunemusic* | remove-appxpackage

      To uninstall Groove Music and Movies & TV apps together:
      get-appxpackage *zune* | remove-appxpackage

      To uninstall Maps:
      get-appxpackage *maps* | remove-appxpackage

      To uninstall Messaging and Skype Video apps together:
      get-appxpackage *messaging* | remove-appxpackage

      To uninstall Microsoft Solitaire Collection:
      get-appxpackage *solitaire* | remove-appxpackage

      To uninstall Microsoft Wallet:
      get-appxpackage *wallet* | remove-appxpackage

      To uninstall Microsoft Wi-Fi:
      get-appxpackage *connectivitystore* | remove-appxpackage

      To uninstall Money:
      get-appxpackage *bingfinance* | remove-appxpackage

      To uninstall Money, News, Sports and Weather apps together:
      get-appxpackage *bing* | remove-appxpackage

      To uninstall Movies & TV:
      get-appxpackage *zunevideo* | remove-appxpackage

      To uninstall News:
      get-appxpackage *bingnews* | remove-appxpackage

      To uninstall OneNote:
      get-appxpackage *onenote* | remove-appxpackage

      To uninstall Paid Wi-Fi & Cellular:
      get-appxpackage *oneconnect* | remove-appxpackage

      To uninstall Paint 3D:
      get-appxpackage *mspaint* | remove-appxpackage

      To uninstall People:
      get-appxpackage *people* | remove-appxpackage

      To uninstall Phone:
      get-appxpackage *commsphone* | remove-appxpackage

      To uninstall Phone Companion:
      get-appxpackage *windowsphone* | remove-appxpackage

      To uninstall Phone and Phone Companion apps together:
      get-appxpackage *phone* | remove-appxpackage

      To uninstall Photos:
      get-appxpackage *photos* | remove-appxpackage

      To uninstall Sports:
      get-appxpackage *bingsports* | remove-appxpackage

      To uninstall Sticky Notes:
      get-appxpackage *sticky* | remove-appxpackage

      To uninstall Sway:
      get-appxpackage *sway* | remove-appxpackage

      To uninstall View 3D:
      get-appxpackage *3d* | remove-appxpackage

      To uninstall Voice Recorder:
      get-appxpackage *soundrecorder* | remove-appxpackage

      To uninstall Weather:
      get-appxpackage *bingweather* | remove-appxpackage

      To uninstall Windows Holographic:
      get-appxpackage *holographic* | remove-appxpackage

      To uninstall Windows Store: (Be very careful!)
      get-appxpackage *windowsstore* | remove-appxpackage

      To uninstall Xbox:
      get-appxpackage *xbox* | remove-appxpackage

      espero que não tenha aí nenhum erro! 🙂

      1. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        Posso mesmo usar esses códigos kkk
        Era excelente 😀

  2. Avatar de Bruno Pinto
    Bruno Pinto

    Pode não ir longe, no entanto por vezes é aquilo que podemos ter ou precisamos de ter. Não falo por mim atualmente, porque motivos académicos e profissionais levaram me a adquirir novos equipamentos, no entanto muitos anos usei bem pior que o referido e “servia”, para o que precisava… Não é a qualquer altura que se pode dar um pontapé numa pedra e comprar um PC novo…

    1. Avatar de Arlindo
    2. Avatar de Flávio Ferreira
      Flávio Ferreira

      Eu estou contente, claro que como já usei PCs com o Windows 98 que era excelente para jogos até, mas era PCs bem fracos, claro que hoje em dia sinto um retroceder daquilo que há no mercado e do que eu tenho em casa, mas estimo bem o PC, está quase a fazer um ano e se eu colocar na caixa e o vender, quem o comprar não vai notar que é usar só na fica que prende os cabos do carregador mas isso é normal como o tira e põem começa a ficar velha. É pena e o espaço em disco, quando se recebe as grandes atualizações, tenho de formatar para ganhar espaço em disco para depois instalar kk
      HP 14ax000np 2 GB RAM, 32 disco, Intel n3060

  3. Avatar de João Silva
    João Silva

    Esta versão ainda não funciona bem e já estão a preparar outra?
    A mentira de importação de certificados no Outlook não será tratada?

  4. Avatar de Joaquim Rocha
    Joaquim Rocha

    E controlar aquilo que o update do w10 faz?

  5. Avatar de Zé

    Muito boa IDEIA. Não esquecer que uma boa percentagem de utilizadores, são domésticos, e não precisam de tanto, como este Windows 10. Por mim, é muito bem vindo um SO mais leve, e pratico.

  6. Avatar de Gonçalo Marinho
    Gonçalo Marinho

    Chutam sempre para frente, não resolvem os problemas. O costume, só faturar….

  7. Avatar de Dan
    Dan

    O seu programa deixou se funcionar por falta de compatibilidade. vem mais um tormento , farto deste w10

  8. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Esta nova versão a ser assim não me interessa para nada.Eu estou à espera é do novo Windows 12(“Microsoft is planning to release a new operating system called Windows 12 in early 2019.Indeed,there will be no Windows 11,as the company decided to jump straight to Windows 12.”).Mainada,cambada. 😉

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Idiotas…
    Depois de tentarem tirar o start menu e andarem para trás e para a frente depois do CEO se demitir e do responsável pelo windows 8 se demitir lá colocaram uma bosta de start parvo…
    Agora retiram o File Explorer e Control Panel ? Imbeciloides….
    Com a palhaçada que arranjaram meio antigo maio novo e tudo atrapalhado…
    Que trampa… Vou reverter para o Windows 8 já reverti um para o 7…
    O 10 quendo queremos usar o computador diz que está a fazer actualizações por 2 horas… Bosta…