Portugal: 66% concorda em proibir o uso de telemóvel nas escolas

61 Comentários

Com o objetivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, elaboramos questões pertinentes, da atualidade, e colocamo-las na zona lateral do nosso site.

Desta vez quisemos saber se à semelhança de França, deveria Portugal proibir os alunos de utilizar o telemóvel nas escolas?

Vamos conhecer todos os resultados!


Deveria Portugal proibir os alunos de utilizar o telemóvel nas escolas?

Obtivemos 3.488 votos e, com 66% de votações, a maioria concorda com a proibição da utilização do telemóvel nas escolas portuguesas (2.297 votos).

Por sua vez, 34% não concorda com esta proibição (1.191 votos).

Vamos ver os resultados em gráfico:

Se não respondeu, diga-nos agora Deveria Portugal proibir os alunos de utilizar o telemóvel nas escolas?


Sondagem desta semana:

Costuma fazer compras online?

  • Sim, algumas, mas nem tudo. (63%)
  • Sim, praticamente todas as compras. (16%)
  • Raramente faço. (15%)
  • Não, nunca fiz. (6%)

Total Votos: 3.067

Loading ... Loading …


Caso queiram ver algum tema votado nas nossas sondagens, deixem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis Alves
    luis Alves

    Vaa agora facam uma votação se deveria ser proibido o acesso aos telemóveis ou a internet nos Pcs no local de trabalho ! Quero ver essa percentagem dos 66% a dizer que sim 😀

    1. Avatar de Marisa Pinto

      ehehe olha boa ideia para uma próxima sondagem 🙂

    2. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Hoje em dia precisa se dela para muito nesse aspecto, para trabalho, nao facebook

    3. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Estás a confundir alhos com bugalhos, o uso telemóveis e internet no local de trabalho está legislado e a lei é bem clara. Claro que se pode usar telemóveis e internet no local de trabalho, desde que essa utilização não interfira com o teu trabalho e não seja utulizada para beneficios próprios e abusivos perante a entidade empregadora, se para o teu trabalho não seja necessário o uso de telemóveis e internet e sejas apanhado a “brincar” com o telemóvel pelo patrão, no minímo levas um raspanete, mas podes ser despedido com justa causa por inconprimento do contrato de trabalho. (Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque)
      Quanto á utilização de telemóveis nas escolas, é claro que deve ser proibida, se estão lá para estudar, a mera possibilidade de o aluno saber que pode utilizar o telemóvel na escola é por si só uma distração completamente desnecessária, que interfere na aprendizagem e consequentemente nas notas.
      No meu tempo de escola as distrações eram as “gajas boas” e a bola… Esta geração de agora não sabe viver sem o telemóvel, sem facebook e afins….
      Atenção não estou a dizer que devem deixar de aprender as novas tecnologias, que cada vez mais a humanidade está dependente delas, e que facilitam em muito as nossas vidas em muitas áreas de trabalho, fora isso, os facebooks, os jogos, etc, são para pessoas que não tem nada pra fazer.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Que comentário cheio de double standards.

    4. Avatar de RATM
      RATM

      Típico comentário de quem acha que pode meter-se tudo no mesmo saco… Sou professor e até gosto do que faço, mas quem não está dentro desta realidade ou não tem filhos não sonha nem tem a mínima noção do quão difícil é estar numa sala de aula com alunos, seja de que ciclo for… A teoria é muito bonita, se os alunos não gostam a culpa é sempre do mesmo, que não os sabe cativar, que não diversifica as aprendizagens, que é assim ou assado… Dou aulas de TIC, portanto obrigatoriamente tenho de usar PC e internet nas aulas, mas mesmo assim a maioria dos alunos é desinteressada, e falo do 1º ciclo!!! Conheco a realidade do 2º e 3º ciclo,que é bem pior, agora como seria se autorizassem telemóveis na sala? Já há poucos casos de bullying, agressões, gozo, parvoíces sem serem autorizados. Tecnologia sim, mas na hora e local certos! Enfim, pertenço aos 66%. Evito ao máximo sequer ter o telemóvel com som durante as aulas. Estão lá para ouvir, aprender e aplicar conhecimentos, não para fazerem filmagens parvas ou mandar SMS ou outras a gozar com o prof ou os colegas… Mas é a sociedade que muitos pais estão a formar… Os meus filhos nosso tiveram azar:)

      1. Avatar de JM
        JM

        Também sou professor, há duas décadas, e não me revejo minimamente no seu comentário. Acusar de generalização abusiva os outros e também generalizar precipitadamente é uma grande incongruência. A sua amostra não representa minimamente a minha escola e muito menos os alunos que tenho tido ao longo dos anos.
        Podia aqui enumerar uma série de situações, convenientemente planeadas, em que é vantajosa a sua utilização em situação de aula, com a devida supervisão, mas como afirma “Tecnologia sim, mas na hora e local certos!” é óbvio que para si a sala de aula nunca será o local certo.

        1. Avatar de RATM
          RATM

          São opiniões, certamente haverá outros com experiencias como a sua, tal como outros totalmente diferentes. Não sou incongruente,limito-me à minha insignificante experiência. Não me acuse de falta de planeamento ou de ter “preconceitos”,sff. Não o julgo por pensar de forma diferente da minha. A minha realidade é esta. Parabéns por conseguir usar telemóveis em sala de aula. Como disse, tenho outros recursos, mas incentivo os meus alunos a instalarem determinadas apps para poderem estudar, não somente para jogarem… Não é a tecnologia, são os maus costumes!

          1. Avatar de JM
            JM

            Não o acusei de falta de planeamento. Nem sequer o conheço profissionalmente. Referi apenas, e não me importo de o repetir, que a maioria dos casos de má utilização dos smartphones em sala de aula, decorre da inexistência de um fio condutor na sua utilização e da não perceção pelos alunos de regras e consequências se estas forem infringidas.
            Quanto à incongruência, refiro-me à sua afirmação inicial de “Típico comentário de quem acha que pode meter-se tudo no mesmo saco” e no seguimento generaliza as más consequências da sua utilização em vários ciclos de ensino porque há maus hábitos e costumes, metendo no saco casos de boa utilização. Apenas isso!
            Sabemos que há diferentes contextos de atuação, mas continuo convicto que é pela via da integração das ferramentas que se chega lá e não pela sua proibição. O problema é que em muitas escolas investiu-se em tecnologia e formaram-se professores para as dominar tecnicamente, descurando-se o aspeto pedagógico e de reorganização do que se passava nas aulas. Um smartphone, um projetor, um quadro interativo, um pc, etc, por si só não têm qualquer valor. Podem tê-lo, mas apenas se criarmos cenários inovadores de utilização. É uma opinião, mas que considero fundamentada por muitas experiências pedagógicas realizadas pelo mundo fora e com resultados validados.
            Concordo com os maus costumes, má formação parental, vazio de valores… mas isso não nos pode derrotar, porque mesmo não chegando a todos , sempre chegamos a alguns. Não podemos é limitar o usufruto dos que querem e usam bem o que têm à disposição porque muitos subvertem as suas potencialidades de utilização.

          2. Avatar de RATM
            RATM

            JM, eu seria o primeiro a usar telemóveis e/ou tablets em sala de aula, garanto, se achasse isso viável… Tenho ja a enorme vantagem de ter PCs e internet, por isso já me considero bastante avantajado em relação à maioria dos professores. Cumprimentos!

    5. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      A lei é bastante clara nesse ponto de situação e nem o acesso ao email pessoal te podem barrar, quanto mais o telm.

    6. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Está gente que votou para não deixarem ter telefones na escola são tão retardados fogo…. Meu Deus…..

  2. Avatar de Luis
    Luis

    O título deveria ser :
    Sondagem: 66% concorda em proibir o uso de telemóvel nas escolas

    Pois não é Portugal, mas sim uma sondagem!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim é foi feita, essa sondagem, no Qatar. GOD….

      1. Avatar de Amml
        Amml

        Foi feita em Portugal, mas só representa os inquiridos, não 10 milhões de portugueses, dos quais larga maioria está excluída deste inquérito!

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Procura, pf, no dicionário o que significa SONDAGEM.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      sondagem de opinião
      Processo de estudo de um mercado ou de uma opinião pública, que consiste em informar a totalidade duma população dos resultados obtidos por intermédio dum pequeno número de pessoas contactadas directamente, ou depois de reflexão, como representativas do conjunto dessa população; inquérito por sondagem

      Percebes ou é preciso fazer um desenho?

    3. Avatar de Marisa Pinto

      É portugal porque a questão é, e passo a copiar…

      Deveria PORTUGAL proibir os alunos de utilizar o telemóvel nas escolas?

      Cumps,

  3. Avatar de jone
    jone

    Proibir o uso do telemóvel na escola, como em qualquer outro lugar, acho ridiculo.
    O que é preciso é educar a canalha (e os adultos) para uma utilização responsável. O telemóvel até pode ser uma ferramenta na sala de aula. O que deve imperar é o bom senso e não a falta dele.
    Será que os alunos podem ter internet na sala de aula usando um computador? E se a pesquisa for feita num telemóvel já não pode? Em vez de proibir o uso do telemóvel, digam aos alunos que aquela coisa serve para mais do que FB ou telefonar. Pode ser uma excelente ferramenta de pesquisa de conteúdos para a aula.

    1. Avatar de ED209
      ED209

      Proibir cosumo de alcool quando se conduze acho ridiculo. O que é preciso é educar a canalha
      Proibir fumar em espaços fechados acho rídiculo. O que é preciso é educar a canalha.
      etc etc etc.

      1. Avatar de Chuck Norris
        Chuck Norris

        Clap clap clap clap 🙂

      2. Avatar de Miguel Henriques
        Miguel Henriques

        Isso não faz sentido nenhum, o que dizes não tem nada a ver com o telemóvel, eu próprio já usei o telemóvel em sala de aula para mais que o facebook ou instagram, o telemóvel é bastante útil como ferramenta de pesquisa e deveria ser mais usado tendo em conta que o futuro baseia-se muito no uso de novas tecnologias e não no papel

      3. Avatar de Francisco C.
        Francisco C.

        Hahaha, então mas estás a comparar fumar com o uso de telemóveis? O pá…. Que estupidez…

    2. Avatar de Rui M
      Rui M

      Concordo plenamente com esta opinião. O que é necessário é educar. A política das “proibições” como forma de limitar a liberdade conduziu, no passado, a uma Revolução. Queremos outra ou somos capazes de aprender com o passado?!?

      O que é preciso é que as pessoas aprendam a estar na sociedade moderna em respeito pelos outros e a Escola precisa de se modernizar e definir os termos para o uso das tecnologias. Escolas que recusam a tecnologia no seu seio, são escolas “medievais”, “arcaicas” e que potenciam o insucesso no futuro da nossa Sociedade.

      E para que não fiquem dúvidas: sou pai de 3 filhos, de 15, 11 e 1 anos!

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu gostava de saber se quem votou tem filhos na escola, e caso sim se lhes ligam na hora de os ir buscar ou para lhes dizer que estão atrasados.
    Se neste momento o uso do telemóvel fosse proibido tinhamos muito provavelmente um resultado oposto e com uma discrepância muito maior.
    É simplesmente anti evolução…
    É por causa das pessoas que pensam “no meu tempo eu não tinha isto e não morri” que o mundo não evolui e em pleno século XXI ainda temos manuais escolares em papel que causam mais problemas de saúde do que proporcionam aprendizagem.
    Existem ferramentas tecnológicas tão boas que permitem um maior envolvimento entre os alunos e a aula. A forma com que a escola está montada está completamente desatualizada e assim se mantém porque temos pessoas como as referidas acima.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Adorei essa resposta! Obrigado!

    2. Avatar de RATM
      RATM

      A questão é a falta de ética e de regras da maioria das crianças e jovens, nem todos por culpa dos pais, mas quase. O telemóvel é quase impossível ser controlado em sala de aula, já um PC permite ver à distância o que está no ecrã, para além de se poderem bloquear as páginas que não interessam e redes sociais. Os miúdos já passam tanto tempo fora da sala com os olhos colados ao ecrã, faz algum sentido continuarem no mesmo registo em sala de aula? E sim, o meu filho mais velho tem telemóvel, para usar fora da sala em caso de necessidade, ou outra, mas FORA da sala!

      1. Avatar de Tiago M. T.
        Tiago M. T.

        Fez sentido, á 15 anos atrás andar com 10-15 kg na mochila? Provavelmente sim.
        Faz sentido hoje em dia alguém andar com 5 kg de materiais escolares ás costas? Não! Todos os livros técnicos que leio hoje são em formato digital (pdf)

        1. Avatar de RATM
          RATM

          A meu ver,não tem nada a ver com a questão,mas tudo bem. Claro que discordo do peso excessivo dos livros. Tenho um filho no 5º ano, há dias em que é demais. Mas o problema é a forma como se fazem as coisas, como no programa Magalhães:um fiasco!As boas intenções nunca passaram disso. Deixar de usar papel tbm concordo, perfeitamente! Falo sim do mau uso e falta de civismo, dentro de salas de aula! É triste constatar isso diariamente, infelizmente…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Será que a tal falta de “civismo” de que falas não antes falta de educação?
            Explico-me: Em casa quando os miúdos estão a jantar ou a almoçar ou a lanchar ou para adormecer é lhes dado um telemóvel ou um tablet para acompanhar tão heróico feito. E de quem é a culpa? é dos miúdos ou não será de uns pais que não se querem maçar ao impor regras costumes e boa educação banalizando a utilização do telemóvel!?

            Para mim é terrível ver miúdos de 5 6 e 7 anos agarrados a telemóveis e tablets dentro de um parque infantil, que foi feito para eles socializarem entre si e gastarem as energias, em vez de estarem a pular saltar e fazer coisas que desenvolvem não só o físico como também capacidades cognitivas.
            Alguma coisa não está bem.

    3. Avatar de Chuck Norris
      Chuck Norris

      Essa resposta a meu ver não tem muito sentido. Fui criado sem telemóvel e sobrevivi e sim o mundo continua a evoluir apesar desta minha opinião. TEMOS É DE SABER SE ESTAMOS A EVOLUIR PARA O CAMINHO CERTO. Hoje em dia qual é o uso que as crianças fazem com o telemóvel? É simples, redes sociais, youtube, mensagens, e jogos.
      Alias, sou contra uma criança ter uma smartphone mas não sou contra ter um telefone. é diferente.

      Diga-me qual é a criança que faz um uso responsável de um smartphone? Se nem os adultos fazem. 🙂

      1. Avatar de RATM
        RATM

        + 10!
        Basta ver os jovens e adultos a andarem no passeio ou fora dele quase desgovernados, a embater em quase tudo e a atravessarem a rua de auriculares postos e sem olhar, depois acontecem as tragédias…

      2. Avatar de Samuel
        Samuel

        Fala por ti. Eu faço um uso reponsável ou seja no carro nunca mexo nele.

        1. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          Lol.. Nem sequer sabes o que é uso responsável, e são adultos como tu que depois tentam ensinar aos filhos o quer que seja.

    4. Avatar de apoca
      apoca

      ……é por isso que os miudos de hoje em dia…só tem coco na cabeça, alguma razão o deve ser….distrações?? nahh nada disso 😐

    5. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Este comentário é simplesmente FANTÁSTICO 🙂

  5. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Claro que deve ser proibida, se estão lá para estudar, a mera possibilidade de o aluno saber que pode utilizar o telemóvel no interior da escola para fins recreativos é por si só uma distração completamente desnecessária, que interfere na aprendizagem e consequentemente nas notas.
    Atenção não estou a dizer que devem deixar de aprender as novas tecnologias, que cada vez mais a humanidade está dependente delas, e que facilitam em muito as nossas vidas em muitas áreas de trabalho, mas dentro das escolas não, só e unicamente nas horas e locais apropriados, afinal para que serve a disciplina TI Tecnologia da Informação.
    Para mim sinceramente , os facebooks, os jogos, etc, são para os tempos livres ou para pessoas que não tem nada pra fazer, como reformados que já deram o seu contributo á sociedade, não para quem é ativo e responsável na sociedade.

    1. Avatar de Rui M
      Rui M

      Dou-lhe razão apenas no que diz respeito ao uso lúdico das tecnologias… mas nem os PCs, nem os Smartphones servem só para brincar e andar nas cusquice das redes sociais, não é?

      Quer que os nossos jovens cresçam como cresceram os jovens na Idade Média, em que só os privilegiados tinham acesso à tecnologia desse tempo (que eram os livros)?…

      O resultado da proibição são será bom e é um recuo civilizacional a que não nos podemos permitir! Eu não baixarei a voz no combate a proibições retrogradas e prepotentes, agarradas a dogmas e paradigmas do sec. XX!

  6. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Simplesmente patético o resultado. No meu caso o telemóvel ajudou-me a não ser alvo de bullying. Se não pudesse usá-lo iria ser vítima de bullying de certeza absoluta.

    1. Avatar de nelsontb
      nelsontb

      É inconveniente não existirem câmaras nas escolas não vá alguém filmar os alunos a comerem junto aos caixotes do lixo

  7. Avatar de nelsontb
    nelsontb

    É inconveniente existirem câmaras nas escolas não vá alguém filmar os alunos a comerem junto aos caixotes do lixo

  8. Avatar de Fireh
    Fireh

    Depois admiram se que os putos baldam se às aulas.

  9. Avatar de Dan
    Dan

    Existe muitos professores já a tirar partido do uso do telemóvel pelos alunos, com o uso de aplicações para resposta, em que quem responder mais rápido e certo ganha pontos e termina em primeiro lugar. Um exemplo é o Kahoot.

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Isso são tentativas de estimulo de interesse, deviam avaliar é que para estimular o interesse dos desinteressados estão a prejudicar os interessados em relacionamento interpessoal e capacidade de participação.
      Muito bom, para os maus beneficiarem prejudicam os bons.

      1. Avatar de RATM
        RATM

        Bom ponto de vista, ainda para mais quando o papel dos professores parece cada vez mais serem gestores de conflitos e situações de distúrbios e não potenciadores de aprendizagens e estimuladores da procura de conhecimento, algo construído a partir de informações e da sua análise!

      2. Avatar de Dan
        Dan

        Não vejo ninguém a sair prejudicado, visto que isto não vai substituir nada só vem acrescentar algo para que os alunos relaxem um pouco e prendam na mesma. Temos que pensar mais à frente não parar mo tempo usar tudo que a tecnologia nos dá, sem abusar claro.

    2. Avatar de RATM
      RATM

      Uso o Quizizz,muito semelhante, mas com PCs em sala de aula, sabendo que também funciona com dispositivos móveis. Boa prática, desde que funcione

  10. Avatar de MC
    MC

    Numa democracia o objetivo não deve ser proibir, mas educar…

    1. Avatar de RATM
      RATM

      Isso começa em casa, pela família, mas também não depende somente disso, sendo que o meio e influência dos pares também determina muitos comportamentos… O problema é a falta de respeito pelas regras… Em qualquer situação!

      1. Avatar de MC
        MC

        Concordo. Contudo, quem não tem não pode dar… (a família!)…

        1. Avatar de RATM
          RATM

          Exatamente o problema atual em muitas situações, depois é a escola que tem de tentar resolver os problemas pessoais… Não funciona!

  11. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Sondagem desta semana:—»”Costuma fazer compras online?”—»1ª-[Sim, algumas, mas nem tudo. (64%)].Foi na que eu votei.Vai à frente destacadíssima. 2ª-[Raramente faço. (16%)] 3ª-[Sim, praticamente todas as compras. (13%)] 4ª-[Não, nunca fiz. (7%)]. Total de votos às 23h05m-691. Eu devo ser bruxo pois acerto na hipótese que ganha sempre em qualquer sondagem. 🙂

  12. Avatar de João Pratas
    João Pratas

    Ridículo… também querem proibir o uso aos professores? Afinal de contas eles também usam em plena aula e devem ser tomados como exemplo.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Porra, ridículo é o teu comentário. Comparares Professores com crianças…. ridículo….
      Deves ser um grande exemplo para o teu filho.

      1. Avatar de João Pratas
        João Pratas

        Deves ser professor, juiz e bruxo.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não sou nada disso.
          Sou só aquele que comentou o teu comentário, ridículo.

          1. Avatar de João Pratas
            João Pratas

            És um daqueles juízes “facebookianos” que por ser leigo e não conseguir compreender um comentário parte para a tentativa de ofensa pessoal. Pessoas como tu deveriam primeiro aprender a socializar antes de utilizar as redes/comunicações sociais.

            Passo a explicação “for dummies” do que quis dizer com o meu comentário: Acho a ideia de proibir os alunos de usarem telemóveis nas escolas tão ridículo quanto seria ridículo proibir também os professores.

  13. Avatar de Hugo
    Hugo

    João Pratas
    Não fiz nem tentei praticar qualquer ofensa pessoal.
    Simplesmente disse que achava o teu comentário ridículo (adjectivei).
    Agora que te explicas-te e no segundo parágrafo e conseguiste “socializar” transmitindo, explicando um comentário entendi a tua ironia na frase que mencionas-te.
    Mas se te sentiste ofendido as minhas mais humildes desculpas.