Não compre um router/firewalll….Use o pfSense

44 Comentários

Como sabemos, o sistema operativo Linux é bastante flexível e permite implementar facilmente muitos serviços fundamentais numa rede de dados. De referir que muitos dos equipamento activos de rede que conhecemos têm dentro o sistema operativo Linux “embrulhado” numa caixa bonita.

No  pplware já ensinamos como configurar vários servidores Web como por exemplo oCherokee, o Lighttpd e o popular Apache (todos eles com suporte para Apache + PHP e MySQL). Já conhecemos também a distribuição Vyatta e alguns serviços que disponibiliza (como por exemplo DHCP), entre outros serviços. Também já apresentamos o IPFire que permite implementar facilmente serviços de firewall, proxy, file server, VPN, etc. Hoje vamos conhecer o pfSense que permite transformar uma simples máquina num router/firewall.

pfsense_000

O pfSense é uma solução gratuita, baseada no FreeBSD, que permite transformar qualquer máquina num super e potente router/firewall. Esta plataforma é bastante popular e adaptável a qualquer cenário de rede de dados (ex. rede doméstica, rede empresarial, rede universitária, etc).

pfsense_04

O projecto pfSense iniciou-se em 2004, como um fork do popular m0n0wal,  tendo como principal objectivo transformar um simples PC num router/firewalll e não dependendo de qualquer hardware específico.

Principais funcionalidades

Firewall

  • Filtragem por endereço IP de origem e destino, protocolo IP, porto de origem e destino para tráfego TCP e UDP
  • Capaz de limitar as ligações simultâneas para cada regra
  • pfSense permite filtrar ligações baseado no Sistema operativo que a iniciou.
  • Opção para registar (log) o tráfego correspondente a cada regra.
  • Política de routing altamente flexível, sendo possível selecionar o gateway associado com a regra (para balanceamento de carga, failover, múltiplas WAN, etc)
  • Permite a criação de grupos de IPs, redes e portos e usá-los na criação de regras. Isso ajuda a simplificar as redes de firewall e torna-as de fácil compreensão, especialmente em ambientes com múltiplos IPs públicos e diversos servidores.
  • Capacidade para operar em modo transparente na camada 2 – pode ligar interfaces em modo bridge e filtrar o tráfego entre elas, podendo configurar um firewall sem endereço IP
  • Normalização de pacotes

pfsense_01

Network Address Translation (NAT)

  • Redireccionamento de portos, incluindo faixas e a utilização de múltiplos IPs públicos
  • Redireccionamento 1:1 para o IP ou sub-redes inteiras
  • NAT de saída
  • Reflexão NAT

pfsense_02

Balanceamento de carga

  • Balanceamento de carga de saída – Balanceamento de carga de saída é utilizado com várias ligações WAN para fornecer balanceamento na carga e failover. O tráfego é direcionado para o gateway desejado ou uma pool de balanceamento de carga, configuração feita para cada regra de firewall
  • Balanceamento de carga de entrada – Balanceamento de carga de entrada é usado para distribuir a carga entre vários servidores, isto é comum usado em servidores web, servidores de email e outros. Os servidores que não respondem às solicitações ping ou ligações da porta TCP são removidos do pool.

VPN

  • O pfSense oferece três tipos de ligações para VPN, IPsec, OpenVPN, e PPTP.

Servidor PPPoE

  • O pfSense oferece um servidor PPPoE. Uma base de dados local pode ser usada, assim como RADIUS para autenticação com suporte opcional para accounting.

Gráficos RRD

Os gráficos pfSense RRD matêm o histórico das informações sobre o seguinte:

  • Utilização da CPU
  • Throughput total
  • Estados da firewall
  • Throughput individual para todas as interfaces
  • Taxa de pacotes por segundo de todas as interfaces
  • Tempo de resposta a ping do(s) gateway(s) da interface WAN
  • Filas de traffic shaper em sistemas com priorização de tráfego permitido

pfsense_00

DNS Dinâmico

Um cliente DNS Dinâmico está incluído para que se possa registar o nosso endereço IP público com um número de serviços de DNA dinâmico:

  • DynDNS
  • DHS
  • DyNS
  • easyDNS
  • No-IP
  • ODS.org
  • ZoneEdit

Captive Portal

O Captive Portal permite que se force a autentificação, ou o redireccionamento para uma página de acesso à rede. Isto é normalmente usado em redes com hotspot, mas também é amplamente utilizado em redes corporativas como uma camada adicional de segurança em wireless e acesso a Internet.

DHCP Servidor e Relay

  • PfSense inclui tambem funcionalidades DHCP server e relay

pfsense_03

No próximo artigo iremos ensinar a instalar e configurar esta plataforma fantástica, podendo qualquer um de vocês transformar o vosso PC antigo num potente router/firewall. Estejam atentos!

Qual a vossa primeira impressão destas super solução ?

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    1 Palavra… Excelente

  2. Avatar de Ikari-pt
    Ikari-pt

    E para completar, Untangle.

    Mais exactamente uma maquina com o ESXi e depois duas virtuais, uma com o pfsense e outra com o untangle.

    Best router ever.

      1. Avatar de Ikari-pt
        Ikari-pt

        Estou a dizer os dois juntos. tanto que tambem comentei na altura sobre o untangle

    1. Avatar de maccouch

      Epa, podias explicar um pouco mais essa do pc com máquinas virtuais para router e firewall? Achas que aguentava mais uma máquina virtual para NAS com ZFS ?

      ando há tempos de volta deste assunto a tentar arranjar uma alternativa sem gastar muito dinheiro nem electricidade (ter 3 ou 4 equipamentos a funcionar 24/7 inteiro, ao fim de um ano e com os preços actuais da electricidade, quase que compra um ipad!); e se calhar essa solução de um único computador mas com várias máquinas virtuais era uma bela ideia!

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Aguentar aguenta , mas em em termos de performance já precisas de uma maquina razoável (processadores) e com “alguma” memória.

        Abc

      2. Avatar de Ikari-pt
        Ikari-pt

        E tem de ser ZFS?, é que isso pucha muito, se poder ser raid5 entao digo, k sim.

        Tenho um Deel Xeon Dual core 2Ghz com 4Gb ddr2 (servidor velhiho) e aguenta perfeitamente o pfsense + untangle + freenas + 2win XP

  3. Avatar de André Ribeiro
    André Ribeiro

    Muito boa ferramenta…
    Se não é a melhor, é das melhores…
    Acho que não foi referido na notícia, mas esta potente bomba, disponibiliza um ótimo serviço baseado em CARP que associado ao Virtual IP se torna fundamental numa organização.

    Bom Post!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas andre, não referi essa característica…bem lembrado 🙂

  4. Avatar de Rafa
    Rafa

    Gosto, mas ainda falta algo.. um Proxy, gestão de quotas.

    Gosto bastante do failover automático que faz entre 2 ligações de rede.
    No entanto prefiro o M0n0wall

    1. Avatar de João Batista
      João Batista

      tem olhe estas imagens de um teste em uma VMware

      pfsense.localdomain – Sistema_ Gerenciador de Pacotes
      http://i45.tinypic.com/2aes9ee.png
      pfsense.localdomain – Status_ Dashboard
      http://i45.tinypic.com/2qiplqb.png

      1. Avatar de Rafa
        Rafa

        Por acaso nunca tinha visto o Squid ai incorporado 🙂

        1. Avatar de João Batista
          João Batista

          sim mas e um pacote ou extra para ele que tem que instalar depois
          e esta versão que eu usei foi um snapshots 8.3-BETA0-i386 mas já tem a RC1
          quem quiser fazer o download e aqui > http://snapshots.pfsense.org/ tem para i386 e AMD64

  5. Avatar de Mike

    Algo tipo um Raspberry + Switch dava pra fazer uma “coisinha gira”, não?! 😀

    1. Avatar de nuno
      nuno

      bsd é bom de certezaisso

    2. Avatar de nuno
      nuno

      isso é que era

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Um mini PC a fazer de router/firewall ????? Hummm..a ideia é incessante e para uma rede de pouco debito penso que até se aguentaria 🙂

      1. Avatar de Pedro Antunes
        Pedro Antunes

        CuBox, será que dá conta do recado?!?? Agora fiquei curioso 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Gostei desse CuBox, tens algum? Agora também fiquei curioso 🙂

          1. Avatar de Pedro Antunes
            Pedro Antunes

            Ainda não, mas tenho andado a vasculhar de um mini-pc para downloads dos newsgroups e tomar conta da vigilância… potente, mas electricamente económico.

            E hoje que vi este artigo, achei que se desse para estas coisas, então arranjava 2 eheh 🙂

        2. Avatar de JPedrosa
          JPedrosa

          Gosto mais do D2 Plug

          http://globalscaletechnologies.com/p-53-d2-plug.aspx

          ando a algum tempo a ver se compro isto.

          E agora até há este:
          http://globalscaletechnologies.com/p-57-smileplug.aspx

      2. Avatar de Rafa
        Rafa

        Eu Pessoalmente recomendo um Mini ITX por 100€ já se monta uma “boa” máquina..

        uma Board ITX custa uns 70€ (ASROCK AD2700B-ITX (INTEL DUAL-CORE ATOM))
        ………………………………….
        CPU
        – Intel® Dual-Core Atom™ Processor D2700 (2.13 GHz)
        – Supports Hyper-Threading Technology

        Chipset
        – Southbridge: Intel® NM10 Express

        Memory
        – 2 x DDR3 SO-DIMM slots
        – Max. capacity of system memory: 4GB*
        LAN
        – PCIE x1 Gigabit LAN 10/100/1000 Mb/s
        – Supports Wake-On-LAN
        – Supports LAN Cable Detection
        – Supports Energy Efficient Ethernet 802.3az
        – Supports PXE
        Slots
        – 1 x PCI slot
        USB 3.0
        – 2 x USB 3.0 ports by ASMedia ASM1042, support USB 1.0/2.0/3.0 up to 5Gb/s
        Connector
        – 2 x SATA2 3.0 Gb/s connectors, support NCQ, AHCI and Hot Plug functions
        …………………………………………
        Para testes é do melhor, até máquinas virtuais corre.
        Dá um excelente web-server, um servidor de BDsimples… Se o OS suportar vlans, podemos até fazer um router com esta mini board.

        Venham Ideias 🙂

  6. Avatar de DJLinux

    Muito bom parabéns pelo artigo. Venha o próximo !

  7. Avatar de nuno
    nuno

    bsd é bom de certeza

  8. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Tenho um servidor linux com iptables configurado “á unha” que faz muito bem o que eu pretendo.
    Vou dar uma vista de olhos pra ver se é um substituto à altura… Não é que duvide das capacidades, mas custa deitar trabalho fora.

    1. Avatar de Rafa
      Rafa

      Não é IpTables, mas é parecido.. Isto é só um “editor” do pf.conf

  9. Avatar de Rangel
    Rangel

    Perfeito,

    Simplesmente muito boa ferramenta. Pretendo implementá-la em casa pra testes.

    Parabéns Equipe PPLWARE.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Só para dar uma ajuda, tenho uma coisa destas a correr numa board alix (uma coisa que custou menos de 100€)e nunca falhou!

  11. Avatar de jean
    jean

    Muito Bom, vamos aguardar como instalar e utilizar.

  12. Avatar de André
    André

    Uma pergunta… Eu tenho usado o endian firewall já a algum tempo e gosto bastante mas nunca testei o pfsense! Qual dos dois será melhor? Thanks

    1. Avatar de André
      André

      Paracem-me bastante parecidos os dois :p

  13. Avatar de Jose Gomes
    Jose Gomes

    E a possibilidade de tornar isso num router wireless?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Só tenho isto montado numa board Alix, e ela não tem Wireless, mas não tenho razões para acreditar que seja impossível.

  14. Avatar de Manuel
    Manuel

    Muito bom.

    Para quando a intalação e algumas confs?

  15. Avatar de Manuel
    Manuel

    Minimum Hardware Requirements

    The following outlines the minimum hardware requirements for pfSense 1.2.x. Note the minimum requirements are not suitable for all environments, see the Hardware Sizing Guidance page for information.

    CPU – 100 MHz Pentium
    RAM – 128 MB

    Requirements specific to individual platforms follow.

    Live CD
    CD-ROM drive
    USB flash drive or floppy drive to hold configuration file

    Hard drive installation
    CD-ROM for initial installation
    1 GB hard drive

    Embedded
    512 MB Compact Flash card
    Serial port for console

    Interessante os minimos.

  16. Avatar de Márcio Lima
    Márcio Lima

    Excelente é pouco 🙂

    Funciona lindamente, mesmo virtualizado em ESXI funciona como aço.

    Agora quando toca a ambiente com alguma “carga”, não se iludam com os requisitos mínimos. Como IDS para ter rendimentos aceitáveis já precisamos de algum músculo.

    Seja da maneira que for, é a distro de eleição

  17. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Bom artigo. Fico à espera do seguimento dele

  18. Avatar de Lm
    1. Avatar de Márcio Lima
      Márcio Lima

      Zeroshell..

      Engraçado sim senhor. já teste e gostei imenso, mas ainda está longe de chegar ao patamar do pfSense.

      fora a parte do “addons” que não existem, não tinha a estabilidade que tenho com o pfSense.

      Ainda me lembro da ver~sao beta 0.98, que com os balanceamento de rede e Failover, embrulhava-se por completo.

      Mas acredito que se o continuarem a desenvolver, vai dar cartas 🙂

  19. Avatar de Yanouk
    Yanouk

    Eu uso internet da sapo adsl e quando configuro o pfsense ele vai me sempre parar a configuraçao da sapo quando ponho o ip “192.168.1.1” que é oque tenho configurado. Como posso resolver isto?

  20. Avatar de Mauro
    Mauro

    Este é um excelente livro sobre o pfSense, explicando todos os passos necessários para a instalação e seu bom funcionamento – http://www.elelux.com/livros/livro-pfsense-o-guia-ideal-para-iniciantes