Servidor Web (LIGHTTPD) no Ubuntu

19 Comentários

… a alternativa ao APACHE.
O LigHTTPD tem vindo a tornar-se bastante famoso uma vez que é o servidor web 2.0 de sites como o YouTube, wikipedia e meebo.

Considerado por muitos uma alternativa ao Apache, o LigHTTPD tem como principais características a segurança, performance e flexibilidade.

É designado e optimizado para ambientes que necessitam de alta performance, com um reduzido consumo de memória e uma efectiva gestão da carga de CPU.

Para procedermos à instalação do LigHTTPD  no Ubuntu devem seguir os seguintes passos:

1- Instalar o LigHTTPD

sudo apt-get install lighttpd

Fácil não é? O servidor já se encontra instalado e pronto a funcionar. Podem testar, vão por exemplo ao browser da máquina onde instalarão e escrevam http://localhost

Opcional

Para quem pretender que o servidor tenha suporte para PHP devem executar o seguinte comando:

PHP

sudo apt-get install php5-cgi

Activar CGI

sudo lighty-enable-mod cgi

Forçar alterações

sudo /etc/init.d/lighttpd force-reload

Restart ao servidor

sudo /etc/init.d/lighttpd restart

As páginas devem ser colocadas no directório /var/www

Se pretenderem alterar esse parâmetro podem fazê-lo no ficheiro /etc/lighttpd/lighttpd.conf

Experimentem agora colocar uma página de testes então no directório /var/www. Uma página com o nome teste.php e com o seguinte código:

<?php
phpinfo()
?>

No browser deverá aparecer a seguinte página.

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pardalito
    Pardalito

    Realmente é rapido e com uma performance bastante elevada para determinados casos.

    Para Linux OS é a minha escolha.

    Para Windows OS conto com Apache.

    Abraços, Pardalito.

  2. Avatar de Pardalito
    Pardalito

    Ja agora alguem conhece um bom programa para fazer Debug de codigo PHP que nao seja Zend ou Eclipse?

    Tem de ser leve e pequeno. Se possivel com suporte para xdebug Remote Debugger ou suporte DBGp.

    Uso o Webuilder (http://www.blumentals.net/webuilder/) mas o debugger de momento esta em fase inicial e com muitos erros.

    Abraços, Pardalito.

    1. Avatar de David Pintassilgo
      David Pintassilgo

      para debug em php só conheco mesmo em Eclipse com xdebug.
      http://blog.zxcoders.com/?q=node/16

  3. Avatar de Shadlan

    Eu estou a usar o Notepad++. Formata-me o código quer seja em PHP, JS, ou em qualquer uma das linguagens que tem em lista.

  4. Avatar de Shadlan

    Agora pergunto eu: porque não lighttpd em Windows?

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    @Pardalito

    Tens o Netbeans Early Access for PHP 19MB

    http://www.netbeans.org/downloads/index.html

    Ja agora , o software de monotorizacao ta a portar-se bem ?

  6. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Shadlan
    Podemos também pensar em fazer esse tutorial.

    PPinto

  7. Avatar de Pardalito
    Pardalito

    @Nuno:
    Vou provar o NetBeans a ver que tal.

    De momento o programa de monotorizaçao vai bem, mas consome muita RAM.

    @Shadlan:
    Aperta com ele um pouco e já veras a performance que tem em windows…

    Notepadd++ com DBGP plugin nao funciona e sinceramente nao me convence.

  8. Avatar de Paulo Ribeiro

    servidor em ubuntu so se fosse caseiro
    para ser decente convem ser red hat (centos etc)

  9. Avatar de Pardalito
    Pardalito

    @Nuno:
    De facto o NetBeans esta porreiro, o debugger muito facil e rapido de configurar, sem problemas.

    No entanto nao é a solucao light que tento encontrar.

    NetBeans:
    Install: 19Mb.
    Instalado: 90Mb.

    Requere JDK:
    Install: 73Mb.
    Instalado: 184Mb.

    Total Instalado: 274Mb.

    Memoria Total usada entre Java e NetBeans: 100Mb.

    Isto quase que parece um Zend Studio. Ainda me queixava do Eclipse :oP

    No entanto, muito obrigado pela sugestao :oP

    Continuarei pesquisando…

  10. Avatar de iGama

    O Lighttdp é mt bom para informação estatica por isso já que começa a ver muitos sites a usarem Apache+lighttp , apache para o conteudo dinamico, lighttp para o conteudo estático como html ou ficheiro.

    Mas se querem velocidade mesmo testem Nginx http://nginx.net/ – considerado o mais rápido webserver entre Apache e Lighttpd . para não falar do consumo do memória que é excelente 🙂

    Guias para configurar em Ubuntu Hardy Server : http://articles.slicehost.com/ubuntu-hardy

  11. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    De facto o nginx deve ser bastante potente e leve.
    Por exemplo foi esse o servidor usado para disponibilizar as páginas e o plyer flash do jogo Benfica-Nápoles.
    Se quiserem ver este post que é técnico e muito interessante
    http://celso.arrifana.org/archives/460-Bastidores-do-Benfica-vs-Napoles.html

  12. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @José Fonseca

    Eu para colocar o Benfica a ser difundido via net metia o BabyWebServer 🙂
    Desconhecia o nginx, a ver se escrevemos sobre o mesmo. Muito obrigado pela dica..

    Boas Pedaladas 🙂

  13. Avatar de João Campos
    João Campos

    Um bom programa para fazer debug ao PHP e que penso que deve ser muito leve é o PHPEdit. Usava-o quando era gratuíto e era o melhor (gratuíto), entretanto passou a ser software comercial e imagino que só tenha melhorado.

  14. Avatar de racoq
    racoq

    @Paulo Ribeiro

    “servidor em ubuntu so se fosse caseiro
    para ser decente convem ser red hat (centos etc)”

    Serve para a wikipedia com com uma larca centena de máquinas e não serve para ti ou outras empresas de dimensão? Caso não saibas Ubuntu tem todas as características e a fiabilidade de um servidor Debian (dado ser baseado nele), que nada fica atrás dos da Red Hat. Sem falar que o gestor de pacotes do debian é superior ao da Red Hat. Por isso alto lá, não é bem assim como dizes.

  15. Avatar de Pardalito
    Pardalito

    @João Campos:
    Passei umas boas horas a probar o programa e de facto o debugger é bastante bom. Tem ferramentas para todos os gostos (CVS, SVN, etc…) e os mais exigentes. Mas depois quando começei a analisar a quantidade de recursos que este consumia, assustei-me…

    130Mb de memoria acabado de abrir e com uma pagina nova de HTML em branco.

    Incrivel… Para um programador que nao tem PC fixo e que se mexe mais que uma barata onde tudo o que faz esta dentro de uma Pen de 2Gb é impossivel ter aplicaçoes que gastem tanto.

    Os Pc’s donde desenvolve??? Sao maquinas incriveis, Pentium III 500Mhz com teclados que muitas vezes nem na lingua materna estao (dai a falta de pontuaçoes :oP ).

    Continuarei a pesquisar porque realmente necesito de um bom debugger porque cada vez os desenvolvimentos sao maiores e com programaçao por objectos faz muito jeito um bom debugger.

    Muito obrigado pela sugestao… De facto esta aplicaçao tem um bom debugger.

  16. Avatar de Talles

    olá, e possivel usar .htaccess nele ? eu estou tentando usar nginx mais tem algumas regras minhas que não podem ser migradas para o servidor então o Lighttpd tem como usar .htaccess

  17. Avatar de Nettux
    Nettux

    Olá.
    Sendo uma alternativa ao Apache (httpd), posso remover então o Apache, certo?
    Nesse caso como ficam as aplicações instaladas no Apache, exemplos: WordPress, PHPMyAdmin???
    É necessário fazer algum ajuste nas configurações?
    Grato