Não, o Windows Defender não pode ser usado para descarregar e instalar malware

15 Comentários

Sendo a ferramenta de segurança de eleição da Microsoft, o Windows Defender está sempre a ser melhorado e a receber novidades. Uma das mais recentes tem levantado polémica e estava a ser considerada uma falha de segurança.

Não se esperava que isso acontecesse e muito menos que partisse de dentro do próprio Defender. Tudo não passa de uma verdadeira confusão e até de falta de lógica. A verdade é que não, o Windows Defender não pode ser usado para descarregar malware e vírus.

Windows Defender Microsoft malware vírus

Novidade do Windows Defender trouxe confusão

Com a mais recente versão do Defender, a Microsoft resolveu dar-lhe uma funcionalidade diferente e que, na verdade, nem todos vão usar. É uma melhoria que, como muitas, vem dar a este mecanismo de segurança ainda mais possibilidades de utilização.

A chegada da flag -DownloadFile, o Windows Defender converte-se numa ferramenta para descarregar ficheiros da Internet. O utilizador só precisa de indicar o URL de origem e a localização onde quer que esse mesmo ficheiro seja guardado no disco.

Windows Defender Microsoft malware vírus

Microsoft não explicou bem a sua novidade

Foi precisamente esta nova capacidade que fez disparar alarmes e levantar algumas suspeitas. Com um comando simples, o Windows Defender poderia descarregar malware e até vírus, de forma discreta, sem que o utilizador tivesse noção disso e sem que se pudesse proteger.

A verdade é diferente do que foi apresentado e revela um pouco de alarmismo desnecessário. O Defender pode descarregar esses ficheiros todos, mesmo os maliciosos, o problema é que uma vez dentro do Windows, estes são tratados como outro qualquer.

Windows Defender Microsoft malware vírus

Malware e vírus são logo barrados

Isto significa que o próprio Windows Defender o vai avaliar e detetar os problemas de segurança antes que estes atinjam o utilizador. Além disso, numa situação normal, não existem permissões de Administrador e nem o escalar destas, o que mantém o sistema protegido.

Cai assim por terra uma ideia errada e um falso problema que estava a ser noticiado como grave. O Windows é um sistema com falhas, como outro qualquer, mas estas não vão surgir da sua ferramenta de proteção, por muito que isso se pense.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Costa
    José Costa

    Entre o Defender ou outro anti-virus gratuito, continuo a preferir o Defender. Estarei errado?

    1. Avatar de Miguel Ângelo
      Miguel Ângelo

      Não estás propriamente errado. Atualmente, os melhores antivírus gratuitos são o Kaspersky Security Cloud, que sem dúvida é um excelente antivírus, mesmo na versão gratuita. Depois também tens o Avira que apesar de neste momento não ser o que era, ainda é recomendado. E tens o Windows Defender que ao longo do tempo tem-se mostrado uma boa evolução. Diria mesmo que neste momento é capaz de estar à frente do Avira.

      Pagos, os melhores da atualidade são o Kaspersky (versões pagas), Bit Defender e o Eset NOD32.

      1. Avatar de Diogo Rodrigues
        Diogo Rodrigues

        O Problema do Kaspersky foi sempre muito pesado, e deixa PCs mais fracos muito lentos, de resto é um ótimo Antivírus.

        1. Avatar de Miguel Ângelo
          Miguel Ângelo

          A versão free que existe não é muito pesada.

          Como complemento (não como antivirus), também podem e devem usar o malwarebytes para varreduras. Tem uma taxa de deteção de malwares excelente e é sem dúvida uma das melhores soluções.

    2. Avatar de Danny
      Danny

      É preferível usar o Defender que outro qualquer manhoso

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Até porque o Defender não é manhoso… com a Telemetria. Só este ano chegou uma actualização contra PUP..

        Quando é algo que já não é recente e já tem anos, e vários antivirus ja tinham ferramentas para combater isso, HitmanPro pertence a Sophos.

        AdwCleaner (não é um antivirus, mas até o próprio MalwareBytes detectava) por ai fora.

    3. Avatar de fim do mundo
      fim do mundo

      Não, o Windows defender é mais que suficiente para os comuns utilizadores.

      1. Avatar de iDroid
        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Não concordo, discordo.

  2. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    O windows já é um malware…

    1. Avatar de Miguel Ângelo
      Miguel Ângelo

      “O windows já é um malware…”. Em que te baseias para dizer isso? Achas que a Microsoft tem interesse em ter um sistema que seja um “malware” como tu dizes?

  3. Avatar de FERNANDO MARQUES MARTINI
    FERNANDO MARQUES MARTINI

    para a maioria das pessoas OK Defender vai dar conta mas que deixou uma certa pulga atras da orelha chegou a deixar mesmo

  4. Avatar de António
    António

    É «bonzinho». Geralmente, os aplicativos da microsoft são inferiores à concorrência, a microsoft, sabemos, já não dá conta do recado, não apresenta nada de novo, nem verdadeiramente inovador, mesmo o edge é basicamente o mesmo que o chrome, no entanto, considero o defender muito razoável e suficiente, claro que não está no top mas é bom!

  5. Avatar de sdfg
    sdfg

    qualquer antivirus e uma treta, porque depende sempre da vontade do utilizador de aceitar a recomendação e todos detectam baseado em assinaturas. mal por mal mais vale o defender, pelo menos não e mais um peso morto no sistema