Samsung vai deixar de vender componentes à Huawei

36 Comentários

De acordo com as informações, a Samsung vai parar de vender componentes à chinesa Huawei. Esta decisão vem no seguimento das regras apertadas do governo de Donald Trump contra a empresa chinesa.

Para além da Samsung também a SK Hynix, que é a segunda maior fabricante de componentes da Coreia do Sul, seguiu o mesmo caminho e vai deixar de fornecer para a Huawei.



Sanções dos EUA cortam a venda de componentes da Samsung à Huawei

A Samsung vai deixar de vender componentes à Huawei. A mesma decisão foi tomada pela também sul-coreana SK Hynix que é a segunda maior fabricante de componentes na Coreia do Sul e a sexta em todo o mundo.

Esta é uma consequência das medidas restritivas implementadas em agosto, depois de várias outras já impostas em 2019. As medidas sancionatórias proíbem que empresas não americanas possam vender componentes desenvolvidos nos EUA, a não ser que consigam obter uma autorização especial.

Segundo apontam alguns canais sul-coreanos, como o Chosun Ilbo, as duas empresas vão suspender os negócios de componentes com a Huawei já no próximo dia 15 de setembro. Nesta data haverá um novo conjunto de regras que limitam a atividade empresarial com a marca chinesa.

A fabricante TSMC do Taiwan já havia deixado de vender para a empresa chinesa em maio. E também sem a Qualcomm, a Huawei começou a recorrer aos chips 5G da Mediatek.

Uma decisão com duras consequências para a Huawei

Obviamente que isto afetará muito a chinesa Huawei, até porque vai deixar de conseguir produzir os seus chips Kirin. Além disso, esta é atualmente a marca que mais smartphones vende em todo o mundo.

Assim, a empresa tem cada vez menos empresas de fornecimento para os componentes dos seus telefones.

A Huawei tem vindo a fazer escolhas para conseguir contornar estas limitações. Já descartou a loja de aplicações da Google, para passar a usar a sua AppGallery, que já começa a fazer sucesso entre os utilizadores. Além disso, a chinesa encontra-se a investir no seu sistema operativo para smartphones, o HarmonyOS, para acabar de vez com a dependência do Android.

Leia também:

Huawei poderá abandonar definitivamente o Android e lançar produtos com HarmonyOS

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    EUA – 5G – Verizon – contrato de 6,6 mil milhões de dólares e boa posição para contratos noutros países.
    Surpresa.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Assim,a empresa tem cada vez menos empresas de fornecimento para os componentes dos seus telefones.” Isto para a Huawei é muito mau.Cada vez mais são os fornecedores que se afastam dela. 😐

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Afastam-se não por culpa da empresa mas porque o Tropeta marrou com eles. Enfim, com esta guerra todos perdem milhões e como sempre os consumidores é que pagam, mas claro, que têm que fazer opções…
      Vamos ver se a Huawei não faz como tem feito e surpreende de novo, afinal já tem poder para isso.
      A ver vamos….

  3. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Acho muito bem. A China tem que levar um bom puxão de orelhas.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Até que a China se passe e comece a cobrar os 60% da divida externa do EUA.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Ainda dependem do dólar, senão já tinham feito

        Deixa lá a moeda deles ficar forte que o disco já muda

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          a moeda chinesa não pode ficar forte, estão demasiados dependentes das exportações. Uma moeda forte significa valorização da moeda, o que tornaria os produtos que vende mais caros para outros países.
          É por isso que sempre se preocuparam em tentar manter a moeda num valor relativamente fixo face ao dólar.

      2. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        A China não controla 60% da dívida externa dos Estados Unidos, nem sequer é o país que detém mais divida dos Estados Unidos.
        Para além disso essa dívida são títulos americanos com prazos de pagamento definidos, e os EUA não estão em falta nos pagamentos.

  4. Avatar de asdf
    asdf

    Em 2021 a Huawei ou terá um OS mobile que desperta o interesse do publico ou vai à falencia. Servidores, switch e etc que eram muito bons, a maioria das empresa já nao compram desta marca.

    1. Avatar de Jlucas
      Jlucas

      Possivelmente vai despertar o interesse do publico,vamos ver, eu pessoalmente não gostos dos smartphones da Samsung o material lembra um lata de conservas e a emui da samsung deixa muita a desejar antes a xiaomi se a Huawei desaparecer.

      1. Avatar de Pirata das cabernas
        Pirata das cabernas

        A Samsung não usa emui
        Isso é da Huawei.

        As UI da xiaomi e da Huawei são bem piores que as da Samsung.

        1. Avatar de Jlucas
          Jlucas

          nas Ul da xiaomi e huawei encontro todo o que quero rapidamente na samsung ando sempre as voltas, e engraçado o meu tinha um huawei comprou um Samsung a 1º coisa que perguntou como é que ponho isto igual ao huawei ?

  5. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Mais um (ou dois) pregos pro caixão :/

  6. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Sanções americanas… estes tipos fazem isto em todo o lado e depois dizem-se os maiores do mundo…
    1 país recente que só conheceu guerra, racistas, prisões cheias, maiores consumistas, crime, corruptos, agora com a situação actual desemprego

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Viva a Coreia do Norte, uma democracia, na opinião do Jerónimo de Sousa.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Kkkkkkk não digas isso que o gordo e muito amigo do Trump… Trocam correspondência e tudo!

        E o manekas da madeira?

      2. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Manekas, foi o Bernardino Kim Soares, presidente da Câmara de Loures, quem disse isso.
        Se bem que a opinião do Dinossauro mor seja igual…

      3. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Pior ditadura é aquela que se disfarça de democracia

  7. Avatar de RM
    RM

    Isso vai apenas forçar e acelerar a Huawei a desenvolver os seus próprios componentes.
    Vai levar algum tempo, mas na China o que não falta é talento e $$$ para investir em fábricas de componentes electrónicos.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Rm, tb estou confiante nisso.
      Huawei vai sair disto mais forte e independente.
      É a única marca que uso para telefones.
      Aqui em casa todos os telefones são desta marca…

    2. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      A China não tem talento. Apenas copia.
      Os outros criam e eles copiam Sempre foi assim.

      Agora que o material está melhor que há uns anos.. Sim está

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        “Terras raras, o ouro do século XXI, são a arma da China na guerra tecnológica”

        “É estimado que cerca de 97% das terras-raras estejam localizadas na Ásia, especialmente na China, que detém 2/3 das reservas globais e 87% do total comercializado no mundo.[5] Com praticamente o monopólio chinês das terras-raras, o preço desses commodities se valorizou muito no mercado mundial.[5]”

        E esta a arma secreta… Sem estes minerais não há nada, e adivinhem onde andam…. Na China!

      2. Avatar de RM
        RM

        Copiar também requer talento 🙂

        1. Avatar de Kabindas
          Kabindas

          lol, viva o stackoverflow hi hi hi

      3. Avatar de Pisco
        Pisco

        Então o Huawei P30 Pro foi copiado de quem?

      4. Avatar de Jlucas
        Jlucas

        Vê-se que de história não vês um boi. com uma afirmação dessas , mais valia não escreveres nada.

    3. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      podem é não ter acesso à maquinaria para equipar essas fábricas de componentes, os Estados Unidos estão a apertar o cerco.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Tadeu sem esses minerais na há ecrãs, não há transistores… Se a China para as minas… Já sabem o que acontece! Um equipamento que hoje custa 200 pode passar a 400 ou mais.. vai aos bolsos de todos

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          A China não pára as minas porque depende dos produtos que compra derivados desses minerais e também porque o controlo que tem advém de poucos países terem investido dinheiro em novas minas, mas isso está a mudar.
          A única coisa que a China pode fazer é recusar vender a alguém em particular ou aumentar os preços, mas isso é limitado porque acaba por incentivar o investimento noutras minas.
          Já a venda de maquinaria para fábricas na China pode ser impedida, pois o que não falta são fábricas fora da China.

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            Mas Tadeu 97 por cento desses mineiros estão na China, a China e comunista as minas pertencem ao estado. Logo tás a ver a série….

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Abreu, isso não é verdade. O que a China tem é cerca de 85% da produção mundial.
            Estima-se que possa ter 2/3 das reservas mundiais, mas isso são estimativas com base naquilo que se conhece da abundância de determinados minérios com custos mais reduzidos de extração, mas os elementos em si existem um pouco por todo o lado (em diferentes minérios).
            Se os preços subirem passa a ser viável usar várias outras fontes e minas fora da China.
            O que a China fez há décadas foi investir fortemente nestes minerais reduzindo os preços ao ponto de fecharem minas no resto do mundo. O poder que obteve depende dos preços não subirem demasiado, e de não estrangular demasiado a exportação. Aproveitou-se disso para dar vantagens a certas indústrias na China, mas o fabrico de chips não foi o mais beneficiado.

  8. Avatar de eu
    eu

    Neste caso os meios justificam os fins.
    O mundo está demasiado depende da China.
    Isto pode criar equilibrio.

    1. Avatar de Eddy
      Eddy

      Pelo contrario, da para ver que o mundo esta dependente dos EUS caso contrario Huawei nao estava aonde esta agora. As outras empresas deviam pensar nisso pois EUA pode acabar facilmente com uma empresa. Se a EUA quizer a xiaomi , oppo e outros lixam se

  9. Avatar de Zeca
    Zeca

    Parabéns Donald Trump. Aguardo ansiosamente a sua reeleição para dar o troco nesses comunistas que espalharam essa doença no mundo e ainda lucram com a venda de equipamentos. Boicote a tudo que é chinês.