MRTG – O tráfego da sua rede em gráfico

26 Comentários

Ontem recebi um e-mail de um colega que me questionava sobre a existência de uma ferramenta que permitisse ver em gráfico o tráfego da sua rede. A ideia era ter um pequeno site disponível internamente, onde pudesse monitorizar vários segmentos da sua rede e assim avaliar eventuais problemas devido ao aumento de tráfego.

De forma a conseguir implementar o pretendido, indiquei-lhe o popular Multi Router Traffic Grapher (MRTG).

mrtg_00

O Multi Router Traffic Grapher (MRTG) é uma ferramenta de monitorização bastante conhecida e usada, que permite gerar páginas HTML com gráficos, cujos valores são obtidos via SNMP (ou através de scripts específicos, desenvolvidos para o efeito) de alguns equipamentos activos de rede (ex. switchs, routers). O MRTG foi desenvolvido em Perl  (recorre também a um módulo desenvolvido em C) por Tobias Oetiker e Dave Rand.

O relatório de tráfego para um determinado link pode ser apresentado em quatro gráficos: diário, última semana, últimas cinco semanas e último ano.

mrtg_01

Principais características

  • Monitorização de tráfego
  • Leitura de valores via protocolo SNMP  (Simple Network Management Protocol) ou através de scripts específicos
  • Disponibilização da ferramenta CFGMAKER, que permite gerar facilmente os ficheiros de configuração do MRTG
  • Disponibilização da ferramenta INDEXMAKER para gerar páginas de índices (no caso de termos muitas interfaces a serem monitorizadas).

O MRTG é uma ferramenta fantástica e de grande ajuda para qualquer administrador de uma rede de dados. Através da informação produzida, podemos ter uma ideia do que se passa na nossa rede e detectar eventuais “picos” na utilização mesma.

Já conheciam esta ferramenta? Usam?

Licença: GNU General Public
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: Várias versões
Homepage: MRTG

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Se calhar antes de falarem em MRTG podiam falar em SNMP, que é basicamente o protocolo que o MRTG usa para gerar graficos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Nuno,

      Primeiro damos o “rebuçado” e dependendo do feedback dos utilizadores, podemos ir a parte mais técnica 🙂

      1. Avatar de TopPlus
        TopPlus

        Por falar em SNMP…

        Gostava de ver oque anda o Router MEO(thomson) a fazer todo o dia 🙂

        Ligar o SNMP só mesmo por Telnet…e comamdos pro Ios sabem?

        1. Avatar de chicosoft
          chicosoft

          SNMP no router thomson não é possivel nas versões mais novas de firmware… infelizmente

      2. Avatar de Gabriel Marquiori

        Dá mais uma entrada no SNMP poxa! 🙂
        Tem muita documentação por aí mas a vaselina que vcs usam, faz entrar mais facil na galera!
        aushduahd, abç

  2. Avatar de biomodder
    biomodder

    Ou dar talvez um cheirinho de Nágios….. -.-

  3. Avatar de Vítor Moreira
    Vítor Moreira

    Profissionalmente, utilizo o OpenNMS, talvez mais adaptado ao ambiente empresarial.

    Mas lá para caso, é um caso a ser considerado!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Interessante solução.

      1. Avatar de Vítor Moreira
        Vítor Moreira

        Pedro, se fizerem algum artigo sobre OpenNMS ou afins, podes contar com a minha experiência no assunto (não é muita mas já é alguma coisa) 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Vitor,

          Se quiseres fazer estás a vontade. Manda-me isso para o e-mail. Pelo que estive a ver parece ser uma plataforma bastante interessante.

          Abraço
          –PP

    1. Avatar de coco
      coco

      Ando com problemas para executar estes programas, acho que é só código fonte…

  4. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Eu gosto mais do Cacti, é mais simples de configurar… é tudo via webpage, enquanto o MRTG temos que configurar todos os ficheiros á mão…

  5. Avatar de The STK
    The STK

    O MRTGé porreiro mas chato… O CACTI faz exactamente o mesmo, mas de forma muto mais amigável, recomendo… Se queremos ir para outro nível é mesmo com NAGIOS 🙂

    1. Avatar de Gilmar B. Junior
      Gilmar B. Junior

      O CACTI também é muito bom, mas tive problemas com o RRD, misteriosamente ele parava de coletar dados via SNMP dos meus equipamentos, troquei para o Zenoss que é uma espécia de Nagios+Cacti juntos. []’s

  6. Avatar de Gilmar B. Junior
    Gilmar B. Junior

    Olá. Um outro excelente sistema de monitoramento baseado em SNMP, com suporte à gráficos (MRTG), é o Zenoss. Completíssimo. http://www.zenoss.org

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      é muito bom, infelizmente só na versão paga é que temos acesso a algumas coisas..

      1. Avatar de Gilmar B. Junior
        Gilmar B. Junior

        No meu caso, uso apenas para monitoramento dos equipamentos ativos de rede (Switches e roteadores), coletando dados para o MRTG e alertas de disponibilidade (Se o equipamento para de funcionar, recebo um e-mail instantaneamente).

  7. Avatar de Hélio Félix
    Hélio Félix

    Eu utilizo o NetWorkx e o PRTG Network Monitor (versão free). E gosto de ver outras sugestões que dão nos comentários e também gostaria de ver o artigo que vem depois do “rebuçado”.

  8. Avatar de JC
    JC

    Há muito que desisti do mrtg (old) e me virei pro cacti como alguns de vós… mas não concordo com o “The STK”! Eu tenho o cacti e nagios a correr em simultâneo cada um com a sua tarefa e não se atropelam.

  9. Avatar de Gustavo Marques
    Gustavo Marques

    Eu uso uma combinação do CACTI com o Big Brother 4, para a monitorização do dia a dia servem-me bem.

    Se quiserem uma coisa “mesmo a sério” têm o netbrain (http://www.netbraintech.com/), é produto um pouco diferente, e pago, mas, especialmente para redes grandes, é dos melhores produtos para simulações de tráfego, troubleshooting, analise, etc…, de redes que conheço.

  10. Avatar de jedi
    jedi

    Muito obrigagado, tou a dar disso na Faculdade em ISI (interligação e gestão de Sistemas informaticos). Primeiros fiz com SNMP,no debian, e depois utilizar o MRTG, tambem no debian . E obrigado do link sobre o Nagios, muito útil. Também irei dar o Cacti lá. lol, Continuem que estao a ir bem.

  11. Avatar de JL
    JL

    Melhor do que todas as ferramentas aqui mencionadas é o Zabbix Monitoring Solution.

    1. Avatar de B.Daniel
      B.Daniel

      Concordo, o Zabbix é excelente!

  12. Avatar de Rafael Flaks
    Rafael Flaks

    Muito bom artigo, eu não conhecia essa ferramenta, obrigado!