Microsoft retira às operadoras os updates do Windows 10 Mobile

32 Comentários

Ainda existe muito que a Microsoft terá de revelar sobre o Windows 10 e todos os processos que vão envolver as diferentes versões deste sistema operativo.

Lentamente têm sido reveladas as formas como ele se irá integrar e como poderá ser feita a transição das versões anteriores para esta nova.

Uma das que foi revelada e agora confirmada é como se vão processar os futuros updates da versão Mobile do Windows 10, que vão deixar de estar dependentes das operadoras.

updates_windows_10

A mudança neste processo vem dar à Microsoft um muito maior controlo na forma como as actualizações do sistema operativo é feita nos seus equipamentos. Passam a decidir quais os que as recebem e quando as recebem.

Actualmente está nas mãos das operadoras o controlo sobre estas actualizações, sendo decidido por estas as datas em que os equipamentos as recebem e, o que é pior, quais são os que as recebem.

Esta situação acabava por deixar alguns dos equipamentos da Microsoft sem actualizações importantes e necessárias, o que depois se traduzia também uma má experiência de utilização do Windows nas versões móveis.

Here at Microsoft, we take our responsibility to keep Windows secure seriously. We … proactively update supported devices with necessary updates to address issues. And today, we’re announcing this continuous update process applies to all Windows 10 devices, including phones.

Com esta decisão da Microsoft o controlo passa para a empresa que trata assim de fornecer aos seus equipamentos todas as actualizações necessárias, não apenas para corrigir problemas, mas também para dar novas funcionalidades.

É claro que este novo processo não vai surgir de um momento para o outro e só deverá começar a acontecer após o lançamento do Windows 10 no final do Verão.

Mas a partir do momento em que a Microsoft assumir este papel terá todo o controlo sobre a forma como os updates são lançados, garantindo que chega a todos os equipamentos e sem que nenhum fique de fora.

Terá de passar a ter um papel muitos mais importantes nos testes dos equipamentos, mas terá ao mesmo tempo o necessário controlo que sempre deveria ter tido, à imagem do que a Apple faz com os seus equipamentos, e fugindo do cenário de fragmentação que existe no Android.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Boas notícias!
    Fora com as operadoras 😉

  2. Avatar de Sargas
    Sargas

    Isto sim é uma boa notícia. Como utilizador do HTC 8X esperei dois anos para obter a atualização Windows Phone 8.1 da Vodafone.

    1. Avatar de JN
      JN

      Menos!…
      O Windows Phone 8.1 só foi lançado para o público em geral em 15 de Julho do ano passado…
      Não vale a pena exagerar.
      Eu também não gosto da política de atualizações das operadoras e foi por isso é que flashei no meu lumia 625 para o software do fabricante.
      Borrifei-me para a garantia e para a operadora mas passei a ter as atualizações a tempo e horas.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Mas isso também deve ter tido a ver com a marca.
      No Lumia620 através da Vodafone tinha um atraso de cerca de 1 mês somente relativamente ao lançamento oficial por parte da MS.
      Mas sim, isto é uma excelente decisão da MS.

  3. Avatar de JN
    JN

    Excelente notícia.
    Não faz sentido nenhum que as operadoras, para além do bloqueio à rede, que até compreendo, ainda possam introduzir limitações ao software e decidir quando e quem recebe as atualizações.
    As operadoras, se querem, que criem app’s que sejam úteis e convençam os clientes a instalá-las e a utilizá-las.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      a questão era mesmo as app’s lembro-me de ver que nos EUA uma das operadoras não lançava o 8.1 pois as app’s dela deixariam de funcionar e não estavam para perder tempo a reparalas…

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      O bloqueio à rede também já não faz sentido. Se compras um telefone com desconto por assinatura, tens de cumprir a assinatura, até podes mandar o telefone para o lixo. Sem assinatura já não se fazem descontos nenhuns de jeito. À muitos anos era lesivo para as operadoras porque tinhas grandes descontos em equipamentos sem assinatura porque a operadoras confiava que te ias manter como cliente visto que o equipamento era um investimento de longo prazo e estava bloqueado à operadora.

      1. Avatar de JN
        JN

        Eu não disse que que concordava, disse que compreendia.
        De forma geral concordo contigo, até porque se o cliente fica obrigado a um contrato de permanência, so tem que o cumprir, não interessa o que faz com o e equipamento.
        Mas se tu fosses acionista de uma operadora…

  4. Avatar de FG
    FG

    O que é isso tem a ver? Operadoras e actualização do SO?

    1. Avatar de alguem
      alguem

      Antigamente (e actualmente) um equipamento vendido pelas operadores vem com o SO do fabricante (no caso do android e do windows phone) q é alterado pela operadora, sendo esta a responsável pela actualizações. o mesmo telefone livre operador não tem essa condicionante. isto foi feito de modo a baixar o custo do telefone, em alguns caso claro.
      a apple era a unica a não ter esta limitação, smp foi responsavel pelas actualizações.
      no meu caso particular, é por isso q preferi comprar um nexus, sendo q assim recebo actulizaçãos directamente da google.

      no entanto gostava q a google fizesse o mesmo, em vez da politica dos 18 meses (obriga a qualquer fabricante desponibilizar actualizações durante esse periodo).

      agora só falta a google mudar também, assim marcas como a bosta da samsung, e outras a n forçarem os seus clientes a comprar todos os anos os telemóveis de top para terem as ultimas novidades de software e updates de segurança. Assim acaba de uma vez por todas a fraguementaçáo (vários android com só diferentes e antigos)

  5. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    O que significa isto? Significa que ao contrário do Android e semelhante à Apple, todos os Windows Mobile vão ter as últimas atualizações.

    Mais uma grande noticia a somar às grandes noticias quase diárias sobre o W10.

    1. Avatar de alguem
      alguem

      Acredita que cada vez mais tenho interesse de migrar de Apple (Iphone 5) / Android (Nexus 4) para WP10.

      Apenas estou reticente ao menu (um facto que náo gosto do menu do windows phone, mas é uma questao de habito) e como o SO vai ser. Espero que o pplware faça uma review exaustiva ao WP10.

      1. Avatar de NokTham
        NokTham

        Acredita que não te vais arrepender, falo pelo menos em relação ao Nexus 4, já em relação ao iPhone 5, prefiro não comentar, já testei um iPhone 4 e fiquei espantado pela fluidez do equipamento/SO, mas nunca cheguei a fazer uma análise profunda.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Agr pergunto porque a google nunca fez isto? Android só para os enganados..wp e ios parabéns

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ja so mesmo em forums ves pessoal com android, ninguem na rua compra hj em dia pois todos sabem os problemas, lags e fragmentacoes do SO. So conheco pessoal com lumias e iphones

    2. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      Sempre a eterna desculpa da Google. A Google lança as versões mais recentes do seu OS, os fabricantes é que não actualizam. É culpa de quem?

      1. Avatar de Sera
        Sera

        Bipartida. Os fabricantes deveriam lançar é certo, mas a google também devia se impor.

  7. Avatar de Strato
    Strato

    É sem dúvida uma excelente noticia, algo impossivel para a Google fazer devido a fragmentação do Android, cada fabricante tem o seu Android “personalizado” coisa que não acontece no iOS ou Windows, para mim uma grande vantagem destes 2 últimos OS´s.

    1. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      Mas a Google faz isso. Lança logo as versões mais recentes para os seus dispositivos. Os outros fabricantes é que não seguem a mesma política.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como ja li, o android e o windows dos tlms, isso e bom? Nao, porque nao e vdd…o windows n e lento em hardware bom, o android é lento em qq topo de gama..

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Mentirinha de quem vem para aqui ser pago para dizer porcaria. Nunca usaste um Android topo de gama.

      1. Avatar de Carlos Fonseca
        Carlos Fonseca

        E vocês ainda dão troco a trolls?

      2. Avatar de Paulo Marapo
        Paulo Marapo

        tive um galaxy note 4 que vendi por ser lento, sim lento. e sem updates..porcaria fandroids

      3. Avatar de NokTham
        NokTham

        Vê -se logo que nunca usaste um telemóvel com Windows Phone, traz lá o teu Android topo de gama e compara-o a um WP de baixo custo, e vais ver que muito provavelmente o WP de baixo custo e tão rápido (se não mais rápido) que o Android topo de gama.

  9. Avatar de sakura
    sakura

    e so update …. ” build 10080″
    não sei pq mas faz-me lembrar o ArchLinux…..
    if (feedback === ok){update()};
    but…. update 1 server com Archi é melhor que “sexo”, pode correr mal…hihi …. all down lol.

    mas um windows novo todos os anos tb já não é para os dias de hoje.
    os updates deveriam ser obrigatorios por lei em software pago.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    android n vale nada, windows so no pc, iphone/ipad dao liberdade que os outros n dao…e sao 1000x melhores

    1. Avatar de JCP
      JCP

      “Liberdade”

  11. Avatar de leandro santos
    leandro santos

    Boa noticia, maré um passo importante dado pela Microsoft.

    1. Avatar de leandro santos
      leandro santos

      “mais”

      1. Avatar de leandro santos
        leandro santos

        E viva o Benfica

  12. Avatar de Francisco
    Francisco

    Alguem sabe como trocar a rom tmn do lumia 625 para country variant?
    Obrigado desde já.