Microsoft vai acabar em breve com mais três aplicações importantes do Windows

24 Comentários

Não é anormal a Microsoft renovar as suas apps, quer com novas propostas, quer com soluções alternativas. Isso deve-se a muitos fatores, mas por norma a empresa quer trazer novas soluções. É por isso que agora revelou que muito em breve vai remover do Windows mais 3 aplicações: Mail, Calendário e Contactos.

Windows Microsoft Mail Calendário Contactos

Microsoft vai acabar com mais três aplicações

Os gigantes do software pretendem proporcionar uma melhor experiência aos seus utilizadores, atualizando os seus produtos. No entanto, estas atualizações nem sempre estão à altira das expectativas dos utilizadores. Neste sentido, a Microsoft criou polémica ao anunciar que terminará o suporte às aplicações clássicas do Windows Mail, Calendário e Contactos.

A Microsoft anunciou de forma clara que vai terminar o suporte para o Windows Mail, Calendário e Contactos já a 31 de dezembro de 2024. Isto significa que, mesmo que os utilizadores continuem a utilizar as aplicações antigas, não poderão enviar e receber e-mails após a data especificada.

Segundo os documentos de suporte atualizados da Microsoft, a empresa quer migrar os utilizadores para a nova aplicação Outlook para o Windows 11. Após o período de suporte, as versões antigas do Mail, Calendário e Contactos UWP (Plataforma Universal do Windows) não poderão executar funções de e-mail e calendário.

Windows Microsoft Mail Calendário Contactos

Mail, Calendário e Contactos deixam o Windows

A Microsoft afirmou que a nova aplicação Outlook oferece os melhores recursos gratuitamente. No entanto, muitos utilizadores não estão satisfeitos com esta transição forçada. O Outlook atualizado é criticado por ser lento e ser uma aplicação baseada na web. Também não é apreciado por ter uma interface diferente das aplicações clássicas do Windows.

O encerramento das antigas aplicações Windows Mail, Calendário e Contactos significa que os utilizadores terão de encontrar soluções alternativas para gerir os seus e-mails, calendários e contactos no final do ano. A Microsoft disse ainda que migrará os dados dos utilizadores antes do prazo final das aplicações.

Ainda que não esteja a ser bem recebida, esta é, aparentemente, uma mudança inevitável para os utilizadores do Windows. Não é um cenário novo e a Microsoft já o fez no passado recente. No final, as soluções podem não ser as ideais, mas com o tempo acabam por ajustar-se ao que os utilizadores pretendem.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Este novo visual do Outlook, é simplesmente horrível. Querem forçar a utilização, tudo bem. Há alternativas. Tipo Google.

  2. Avatar de tesliman
    tesliman

    boa opcao, assim deixam de haver aplicações com funções repetidas. quanto mais magro estiver o Windows melhor

  3. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Usem o thunderbird

    1. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      Funciona “Shared Mails” e calendários partilhados?

  4. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Não fazem falta e só atrapalham. Simple is better.

  5. Avatar de José alves
    José alves

    Bom dia. A microsoft havia era de acabar com ela mesmo. O win11 tornou-se tão vulgar, que em pouco tempo a google vai tomar-lhe o lugar. Perdeu identidade e ainda assim exige pc’s de ultima geração para a utilização dos seus sistemas operarivos e de trabalho. Nestes ultimos tempos tive a possibilidade de utilizar os 4 sistemas operativos mais fortes do mercado, win 11, apple, linux e chromebook os, e surpresa, são todos iguais. O que faz a microsoft para se manter no topo? Corta nas aplicações, outrora programas, e vulgariza-se. Não há mal q sempre dure e bem q nunca acabe, mas hoje tenho como utilização base e diária cá em casa o linux, a esposa o win 10 por imposições laborais que a microsoft se encarregou de monopolizar, como o imed e a aut tributaria, e a rapaziada o chrome os com os smarts todos conectados. Não gostei do chrome os, do apple continua igual a si mesmo, bom, mas quase q uma sociedade privada. No geral, o aspeto mudando as fotos de fundo e icones, é o mesmo, são mesmo originais….. no filme do 007, tomorrow never dies, carver em reuniao virtual com os seus generais da comunicação recebe a noticia q o seu novo sistema operativo estava proto e cheio de bugs para os utilizadores passarem anos a actualizar. Quem diria, eu pelo menos, q a microsoft não estava já a fazer isso? E agora? Matou-se. Corta dexos, corta braços, enfim será q vai comprar a google para deixar de fazer alguma coisa?

    1. Avatar de cK
      cK

      Oh Zé! Toma uma aspirina que isso passa!

    2. Avatar de Contador
      Contador

      ok, acalma-te. Não gostas, não usas. Passa à frente ou fala com alguém para te ajudar a ultrapassar esse problema. Já toda a gente sabe que microsoft e windows não prestam e vão falir e são os piores etccccc. Sabem o que fazer então.

    3. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Não são os sistemas que são iguais. O que tu fazes é que pode ser feito em qualquer um.

    4. Avatar de Tiagoj1981
      Tiagoj1981

      Mais um que acha que a Microsoft faz negócio com o Windows 11.
      São jovens, não pensam, é normal.

    5. Avatar de Aragão
      Aragão

      O melhor comentário daqui. Parabém José Alves.

  6. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Confesso que nunca usei estas três aplicações e já uso Windows desde 1994, mas nunca lhes dei utilidade, por que quando apareceram sempre as achei muito básicas e com poucas funcionalidades, e como já usava o Microsoft Outlook integrado no Microsoft Office e atualmente integrado no Microsoft 365, é o único programa que utilizo para gerir as minhas 4 caixas de e-mail tanto a nível profissional, como pessoal. Contudo, entendo que hajam utilizadores que tenham uma opinião diferente e estas três aplicações sejam o suficiente para o seu dia-a-dia, mas por vezes existe a necessidade de haver mudanças e é aqui que se foca o problema, muitos utilizadores não gostam de mudanças, pois sai da sua zona de conforto e é isso que leva a inúmeras reclamações/insatisfações, mas infelizmente como acontece com o Windows desde 1994 que já tanto mudou e eu tive que me readaptar, só resta às pessoas terem que se readaptar às mudanças e inovar.

    1. Avatar de almirgt
      almirgt

      Usei desde 94 também… Hj cansei e fui pro Linux mint e tem me superado as expectativas… Não penso em largar nunca mais.. Confesso q não começo foi uma luta acabar com o hábito do Windows.. Mas venci e hj sou livre… Desse sistema retalhado chamado Microsoft…

      1. Avatar de Pedro+António
        Pedro+António

        Conseguiste! Ámen!

  7. Avatar de Zé

    Já ando no windows há 30 anos e nunca usei estas 3 aplicações…
    Mas as aplicações do office/office 365 estão cada vez pior. No trabalho tenho de as usar mesmo, mas tudo o que puder usar alternativas, são melhores.
    Esta última semana o meu windows pifou… a licença “caducou” segundo o windows. Licença legítima que agora não consigo sequer remover para voltar a ativar o windows. Lá tenho de ganhar coragem para ligar para a MS, que é sempre um filme…

    1. Avatar de Tiagoj1981
      Tiagoj1981

      Se caducou foi por algum motivo

      1. Avatar de Zé

        Claro. Foi uma atualização do windows e diz-me que mudei o hardware, o que não mudei. Mas é relativamente comum. Só falta é a MS ter apoio ao cliente decente em PT e não ser preciso ligar para espanha.

  8. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    São substituídas. Nunca as utilizei, há melhores para qualquer uma delas.

  9. Avatar de Sérgio ramos
    Sérgio ramos

    Bem o que eu quero dizer é só isto se a Microsoft retirar esta 3 apps eu deixo de usar o Windows de vezes. As pessoas fazem protestos a tudo e porque não fazem protestos a Microsoft, fazam um boicote a eles, deixar de comparar o produtos da Microsoft.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Vais o quê….vais nada. Deixa-te de lamúrias.

    2. Avatar de Pedro+António
      Pedro+António

      Amigo. Esquece lá isso. Isto aqui é só pessoal a falar, não leves muito a sério….se fosse verdade a Microsoft já tinha ido à falência! O facto é que a Microsoft é a segunda maior tecnológica e o Linux tem as quotas que se vê. A maioria dos que aqui vêm dizer que mudaram para Linux nunca viram um terminal, nem conhecem nenhum comando….

  10. Avatar de Focabm
    Focabm

    Só mexem para estragar! Se tivessem quietos é que eram espertos e os clientes agradeciam.

  11. Avatar de Aragão
    Aragão

    Por mim nenhuma dessas aplicações me fazem falta. Podem tirar essas e mais algumas como Recall, Edge, Wordpad etc.