Cuidado na estrada! Waze desativou os alertas de polícia devido a erros graves na app

16 Comentários

Uma das funcionalidades mais usadas do Waze é mesmo os alertas. Estes ajudam os utilizadores na estrada a evitarem problemas. Um problema começou agora a ser relatado e dá conta de uma falha importante. Os alertas estão a falhar e em especial os que anunciavam a presença da polícia.

Waze alertas polícia

Alertas da polícia não funcionam no Waze

O Waze decidiu desativar temporariamente os alertas policiais na aplicação, uma vez que está a lutar para lidar com bugs que apareceram esta semana. O problema foi notado pela primeira vez pelos utilizadores que configuraram rotas com armadilhas policiais a aparecer no ecrã de visualização da rota.

Logo após iniciarem a navegação, os utilizadores aperceberam-se que não estavam a receber os alertas ao conduzir pelo local sinalizado. Embora todos acreditassem que era um problema generalizado, os alertas policiais foram desativados pelo Waze especificamente para resolver bugs na aplicação.

Um especialista em produtos dos grupos de suporte da Waze explica que “os alertas foram desativados na aplicação por enquanto”. A razão é que a equipa de desenvolvimento está a trabalhar na correção de bugs que surgiram esta semana. Anteriormente, disseram que os programadores “acham que já resolveram”, mas o trabalho continua até que tudo funcione como esperado.

Did Waze recently stop showing police (officers and radars) in France while driving? It shows them to me before I click "Go now" but they dissappear after (see pics). Same thing on my dad's phone
byu/TudorG22 inwaze

Um problema que afeta todas as plataformas

A conclusão é que os alertas policiais estão desativados no Waze e toda a base de utilizadores deve ser afetada, independentemente da sua localização. Vários utilizadores confirmaram no Reddit e nos fóruns do Waze que os alertas policiais já não estão disponíveis em Portugal, Reino Unido, Alemanha, Itália, Austrália, Brasil e Chipre.

Não está disponível nenhuma solução alternativa, considerando que o Waze desativou o recurso com uma chave no servidor. Alguns utilizadores acreditaram que o problema foi causado por uma atualização recente, pelo que fizeram o downgrade do Waze para uma versão anterior. Nada funciona, no entanto, uma vez que o Waze já não envia alertas policiais dos seus servidores para os dispositivos dos utilizadores, pelo que o problema não está a acontecer localmente. Afeta o Waze em todas as plataformas, incluindo Android Auto e CarPlay.

Entretanto, tudo o resto funciona corretamente no Waze, por isso, se não estiver a utilizar a aplicação especificamente para alertas policiais – o que tenho a certeza que muitas pessoas fazem – pode nem se aperceber do problema.

Waze alertas polícia

Algumas soluções até chegar a correção

Uma solução temporária pode ser mudar para outra aplicação até que o Waze resolva o bug. O Google Maps foi recentemente atualizado com relatórios de incidentes em todas as plataformas, incluindo Android Auto e CarPlay, mas não suporta todos os tipos de relatórios integrados no Waze. Os utilizadores podem ainda reportar radares móveis com outros perigos comuns, como obras nas estradas e veículos parados.

No entanto, o maior problema do Google Maps é que não tem a mesma base gigantesca de utilizadores do Waze, pelo que o número de denúncias é significativamente menor. O Google Maps começou recentemente a importar mais relatórios do Waze, incluindo para radares de velocidade, enquanto a Google tenta melhorar a adoção de relatórios de incidentes no seu principal produto de mapeamento.

O Waze não forneceu uma data para a correção, mas considerando que é um grande problema, deverá ser resolvido nas próximas horas. Espero que os alertas policiais sejam reativados até segunda-feira, mas continuarei a monitorizar a investigação e a atualizar o artigo quando uma correção estiver disponível.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de César
    César

    Tom tom amigo

    1. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      por acaso usava essa antes de usar o waze, mas por vezes tinha trajectos mesmo muito estranhos lol

  2. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Estão a ver aquela informação que diz 1,7 kg de CO2? Por enquanto é informativa. Futuramente irá ser limitativa. Alcançado x valor previamente definido, veículo remotamente desligado.

    1. Avatar de wuuu
      wuuu

      Eu vi, está na segunda imagem. E assim se vai fazendo a lavagem cerebral a toda uma sociedade. Basta um pouco mais de atenção e vemos tentativas de endoutrinação climática anti-CO2 um pouco por todo o lado.

      Se a esquerda ficar por muito mais tempo no poder por essa Europa fora… não me admiraria que certas coisas bem estranhas começassem a acontecer. Isto é, ainda mais estranhas do que as que já aconteceram e continuam a acontecer!

      Não me admiraria muito se se lembrassem de colocar alertas irritantes a quem excedesse limites completamente arbitrários de CO2 seja em simples apps seja no próprio software dos novos automóveis. E se políticos se lembrassem de tornar tais limites em lei… era ver os veículos mais velhos com 10, 15 ou 20 anos a valorizarem para valores agora impensáveis.

      Felizmente a esquerda está a começar a levar uma coça e é esperar que também em Portugal chegue a vez de se tornar irrelevante. Há, pelo menos, que ter esperança nisso!

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Não tenho alertas de nada que seja feedback de utilizadores, pelo menos desde sexta-feira.
    Os alertas que coloco não ficam visíveis, e não tenho nenhum like, apesar de em alguns passarem centenas de wazers, o que indica que os outros wazers também não recebem alertas.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Qualquer que seja o alerta, buracos na estrada, veículo na berma, etc.

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    “aqui há gato”…

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Se o Waze deixa de dar este tipo de avisos é o fim da aplicação…

  6. Avatar de Jorge Cantanhede
    Jorge Cantanhede

    Começaram com os radares que só dão alerta se estivermos em excesso de velocidade a mais de 500 metros deles… caso não estejamos, não há alertas, mesmo que nos 500 metros passemos a estar acima do limite do radar… a grande mais valia do Waze completamente deitada para o lixo
    Como o Manuel disse, “aqui há gato”…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      A sério? Nunca me apercebi disso!

      1. Avatar de Em Teste
        Em Teste

        Isso são regras definidas por cada comunidade de cada país. Neste caso em Portugal a comunidade definiu que o alerta seja sempre apresentado ao utilizador.

        Por exemplo em França em ilegal revelar a localização exata do radar fixo.

  7. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Aqui ao lado parece que não é bug:
    https ://www.mundodeportivo.com/solomoto/20240522/1002251390/dgt-multara-utilizar-avisadores-radares-telefonos-moviles-legales-perseguira-redes-sociales-promueven.html

    1. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      Por acaso estive em espanha há pouco tempo e reparei que no waze, ainda que aparecesse o boneco da polícia ou radar, o aviso sonoro nunca foi activado, ao contrário dos restantes avisos que tenho activos.

  8. Avatar de AiAi
    AiAi

    Fiz um teste (18:40h 11/11/2024) com um percurso habitual, e tudo normal.

    https://postimg.cc/8jSgtnk0

    WAZE 4.67.4.900

  9. Avatar de Macópio
    Macópio

    Para os radares nada melhor que o Radarbot!