Microsoft quer impôr o Edge nas pesquisas feitas no Bing

26 Comentários

O Edge foi uma das novidades da Microsoft quando o Windows 10 chegou. Este novo browser quer ocupar um lugar de destaque na Internet e ser uma alternativa à concorrência.

A Microsoft começou agora uma campanha para manter o Edge como o browser principal do Windows 10, começando pelos resultados da pesquisa do Bing.

bing_edge_0

Desde o final da semana passada que a Microsoft passou a tratar de forma particular as pesquisas que são feitas no Bing, no que toca aos browsers da concorrência.

Para além dos normais resultados da pesquisa, que apontam para os sites desses browsers, a Microsoft passou a incluir uma barra em que alerta o browser recomendado é o Edge.

Para além dessa informação aponta ainda para um link em que os utilizadores podem aprender porque esse é o browser indicado para o Windows 10.

bing_edge_1

Tanto a pesquisa sobre o Chrome como sobre o Firefox estão agora a apresentar esta nova notificação para as pesquisas feitas dentro do Edge e usando o Bing.

Desta forma a Microsoft pretende evitar que os utilizadores mudem para outro browser, de forma subtil. Provavelmente muitos utilizadores vão acabar por não instalar estes browser.

bing_edge_2

Esta é uma prática que já várias vezes foi usada pela Google, em situações similares, mas que a Microsoft sempre criticou.

Aparentemente a sua opinião mudou e agora passaram a usar essa técnica para conseguirem manter os utilizadores “presos” ao Microsoft Edge no Windows 10.

A luta dos browser continua acesa e o Edge tem muito que crescer ainda. Os poucos 2.3% que consegue ter no mercado não são ainda suficiente para ter expressão e peso.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    boa. a google faz o mesmo sobre que abro o google.com a recomendar o chrome

    1. Avatar de André Alves

      É o que diz na notícia, mas a Microsoft críticava isso e agora está a fazer uma jogada similar.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Se não os podes vencer…

    2. Avatar de João Terra
      João Terra

      E a google já faz isso aos anos. Microsoft só acordou agora para a tecnologia avançada. É preciso os outros fazerem algo inovador

  2. Avatar de borderline
    borderline

    o browser recomendado sou eu q decido lol, MS monopoly attack again

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Diz também isso à Google 😉

      1. Avatar de borderline
        borderline

        a mozilla n chateia

        1. Avatar de Darth
          Darth

          Tambem nao tem motor de pequisa

  3. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Não há volta a dar: o motor de busca por excelência, pelo menos para já, é o Google. Uso o Edge, , porque o Chrome parece ter-se zangado com o W10, mas a pesquisa é feita no Google.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Três coisas:
    Primeiro que aparecer uma mensagem a dizer “Microsoft recommends Microsoft Edge for Windows 10.” só muito dificilmente se pode qualificar de imposição. E ter um link para uma página onde mostra algumas coisas que só o Edge faz e que o comum dos mortais pode não saber (precisamente porque nenhum outro browser as faz) também não. É publicidade, sim, mas daí até “imposição” que literalmente significa “ordem a que tem de se obedecer”, vai uma enorme distância.

    Segundo que isso só aparece precisamente quando já se está a usar o Edge, o que reforça ainda mais o argumento de se tratar duma forma de informar as pessoas das novidades do Edge.

    Parece que o pessoal do FUD está aflito com o facto das pessoas estarem a gostar do Windows 10 e pela primeira vez na história do Windows estarem a atualizar os seus PCs.

    Eu até percebo, é chato o Windows 10 ter ao fim de 1 mês mais do triplo da quota de mercado do Linux e de estar quase a ultrapassar o OS X, se é que neste momento isso já não aconteceu, mas, para ser generoso, distorcer os factos e a realidade é ridículo. Dá uma péssima imagem de quem o faz. E pior, faz com que as pessoas deixem de confiar em quem o faz.

    E já agora, 2,3% de quota de mercado do Edge, volto a dizer, ao fim de 1 mês, é mais do dobro do que o Opera tem ao fim de vários anos no mercado.

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Eu uso o Edge mas não estou a gostar muito da experiência, está a ficar lento como o IE… acho que vou voltar ao Chrome não tarda nada.

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    O Edge devia permitir uma maior facilidade de personalização nomeadamente em relação à interface, à semelhança do Firefox.

  7. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    lol… e isto é notícia?

    A Google já faz isso desde que me lembro.

    http://alojaimagens.com/images/8zcy404udq0flgci11y.png

  8. Avatar de Valter
    Valter

    Quando é o Google que faz é tudo normal e ninguém diz nada.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      A google, como a AMD e a apple não precisam de andar a cavalo nos outros… Criam e inovam, por isso não as criticamos. A MS nos últimos anos tem andado perdida e sem imaginação, por isso cópia o que os outros fazem de melhor

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        E tu insistes na tua ignorância!!

        1. Avatar de João Terra
          João Terra

          ignorância de que? explica lá espertinho

          1. Avatar de Vítor M.

            Sejam amigos e partilhem conhecimento.

          2. Avatar de leandro
            leandro

            Qual e o SO que usas?

  9. Avatar de YaBa
    YaBa

    Mas quem é que usa o Bing? 🙂 🙂

    1. Avatar de js
      js

      Nos USA é mais usado que o Google.

  10. Avatar de Correia
    Correia

    Enquanto o Edge não tiver addons não mudo.