Microsoft: Actualização de emergência para todos os Windows

56 Comentários

A Microsoft lançou há poucas horas uma actualização de emergência para todos os sistemas Windows. De acordo com as informações, esta é uma actualização de segurança que resolve uma falha no Internet Explorer (de novo).

ine


Se tem um sistema Windows então esta noticia é para si! Em pouco tempo, a Microsoft disponibiliza uma nova actualização de segurança que visa corrigir uma vulnerabilidade que existe no Internet Explorer, que permite a uma pessoa mal intencionada correr remotamente código malicioso na máquina a atacar.

A vulnerabilidade classificada como CVE-2015-2502 e explicada pela própria Microsoft (ver aqui) garante ao atacante os privilégios do utilizador em sessão, o que pode ser bastante grave quando se usam contas com privilégios de administrador.

This security update resolves a vulnerability in Internet Explorer. The vulnerability could allow remote code execution if a user views a specially crafted webpage using Internet Explorer. An attacker who successfully exploited this vulnerability could gain the same user rights as the current user. Customers whose accounts are configured to have fewer user rights on the system could be less impacted than those who operate with administrative user rights.

This security update is rated Critical for Internet Explorer 7 (IE 7), Internet Explorer 8 (IE 8), Internet Explorer 9 (IE 9), Internet Explorer 10 (IE 10), and Internet Explorer 11 (IE 11) on affected Windows clients, and Moderate for Internet Explorer 7 (IE 7), Internet Explorer 8 (IE 8), Internet Explorer 9 (IE 9), Internet Explorer 10 (IE 10), and Internet Explorer 11 (IE 11) on affected Windows servers.

The security update addresses the vulnerability by modifying how Internet Explorer handles objects in memory.

Segundo a própria Microsoft, não há qualquer registo que esta vulnerabilidade tenha sido explorada anteriormente. De salientar ainda que o novo browser Edge, presente no Windows 10, não é afectado por tal falha. A actualização chega via Windows Update.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    já está a fazer o update…

  2. Avatar de sonhador
    sonhador

    Mas o Internet explorer já não faz parte do passado? Porquê fizeram o funeral dele?

    1. Avatar de StormRider
      StormRider

      Nao, nao faz parte do passado…ainda existe no W10 :))

  3. Avatar de Kowalski
    Kowalski

    Já está instalada aqui. Ressalto que ando a usar apenas o Edge, o qual tem-se mostrado um excelente navegador. 🙂

    1. Avatar de InternetisForPorn
      InternetisForPorn

      Diverte-te com a publicidade 🙂

      1. Avatar de Kowalski
        Kowalski

        Lol 😀 De fato, o Edge precisa logo ter suporte aos bloqueadores de anúncios.

        Porém, isso não é problema no Pplware, pois aqui não há excesso de publicidade. 🙂

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          De vez em quando há, mas desconfio que isso sejam coisas do Sapo e não por vontade do pessoal do Pplware.

      2. Avatar de g23423
        g23423

        ha maneiras de corrigir isso, pesquisa que ficas mais sabio

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Para quem usa o Edge, e não queira ver publicidade e afins, apenas que instale o programa Adblock. Têm trial de 15dias . Para já, não me importo de em 2em2 semanas estar sempre a desinstalar e instalar. É uma solução temporário e perfeitamente funcional, até à chegada do adblock plus para o Edge.

        🙂 Quanto a esta falha, update feito.

        1. Avatar de null@dev
          null@dev

          O Adfender é uma solução gratuita para todos os browsers sem plugins específicos….

      4. Avatar de Realista
        Realista

        Se deixares de ver sites de meninas, já não te queixavas da publicidade…

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Edge é simplesmente fantástico. Claro que peca por addons. Porém é super rápido e agrável ao olho.. Até custa acreditar que isto foi criado com código do IE :p

  4. Avatar de David.pt
    David.pt

    Alguém usa o Internet Explorer no Windows 10? Deve haver poucos…

    1. Avatar de g23423
      g23423

      se leres a noticia, vais ver que esse comentario foi um bocado infeliz

      1. Avatar de blabla
        blabla

        Ehehehehe 😉

      2. Avatar de Silva
        Silva

        É preciso ler as letras pequeninas??
        Bahhhh

      3. Avatar de k
        k

        Calma, o teu não sei mas o meu windows 10 tem o internet explorer. Se no Edge abrires o menu dos … vais ver que tens lá a opção abrir com Internet Explorer. Que abre, realmente, o IE 11.

        Por isso sim, não foi de todo infeliz. Com conhecimento deste facto ou não, a patch aplica-se ao Win10.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eh, isso seria verdade se não houvesse praí um gazilião de aplicações que usam componentes do IE:

      https://msdn.microsoft.com/en-us/library/hh801968(v=vs.85).aspx

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Também tenho usado o edge, apesar de não haver extensões ainda disponíveis para bloquear as publicidades, espero que haja uma solução breve para esse problema..

    1. Avatar de Valter
      Valter

      Simples, basta colocar no hosts a lista do filtro do adblock, o ruim é que alguns sites não carregam direito por causa do bloqueio.

  6. Avatar de Roberto T.
    Roberto T.

    É bem feito para aqueles que continuam a utilizar o internet explorer… Nos programadores odiamos programar código específico para cada versão do IE só para que um site corra “normal” e igual aos outros browsers.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Isso é simples, nós deixamos pura e simplesmente de nos preocupar com o IE. O CSS funciona correctamente em FF, Chrome e Safari? Está bom, se a MS não consegue seguir standards temos pena.

      Quando o IE era o browser mais usado e tinhamos de acompanhar a fragmentação das versões e das especificidades de cada uma delas porque nunca sabiamos se dum momento para o outro uma versão passava a ser a mais usada, era uma dor de cabeça de todo o tamanho e um custo imenso tanto de desenvolvimento como de testes, encarecendo os projectos (e suporte) de sobremaneira. Agora já não temos de nos preocupar mais visto o IE ter-se reduzido à sua insignificância.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        qd o cliente diz não corre direito no meu pc, não há pagamento, temos pena…

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Há uma coisa muito bonita que são os requisitos. Isto são projectos de software, não é programação a granel. Ou o cliente (o nosso cliente) aceite ou vai comprar à mercearia da esquina se não estiver satisfeito. Até agora não tivemos problemas.

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Infelizmente nem sempre é possível em ambientes empresariais onde a maioria utiliza IE

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Desde que o ActiveX caiu em desuso que isso é cada vez mais uma miragem.

    2. Avatar de Rui Miguel Costa
      Rui Miguel Costa

      Um programador deve estar atento á evolução da tecnologia e não se agarrar ao passado. Pesquisa o Twitter Boostrap (framework). Irá de certeza ajuda-te a ultrapassar esse problema.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para quem usa o Edge, e não queira ver publicidade e afins, apenas que instale o programa Adblock. Têm trial de 15dias . Para já, não me importo de em 2em2 semanas estar sempre a desinstalar e instalar. É uma solução temporário e perfeitamente funcional, até à chegada do adblock plus para o Edge.

    🙂 Quanto a esta falha, update feito.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Programa, é AdGuard 😐

      Corrigido 😀

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Thanks 🙂

      E desinstalar funciona para ativar novamente o trial?

  8. Avatar de cleberson
    cleberson

    parece piada mais esse filme eu ja vi nas versoes anteriores

  9. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    A escrever no momento da nova build(10525),do Windows 10 Pro Insider Preview.Tá muito fixe. 🙂

    1. Avatar de TIG
      TIG

      Pt-pt??? É que a mim ainda não me apareceu nada…

      1. Avatar de okapi
        okapi

        só vai aparecer no final de semana, quando estiver pronto.

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Fixe , claro a base é a mesma, a única coisa visível, está na personalização das cores e o mais importante e que não se vê está na gestão da memoria .

  10. Avatar de Androido
    Androido

    Internet explorer? o que e isso? Acho que nunca comi.

  11. Avatar de okapi
    okapi

    Para quem ainda continua com a versão Insider, saiu hoje ” th2_release Professional 10525″

    http://www.infoworld.com/article/2972838/microsoft-windows/windows-10-sp1-beta-professional-10525-aka-threshold-2-is-now-available.html

    Esta é uma atualização que todos vão receber em Out 2015 mas que os subscritores do Insider, receberam literalmente hoje ( 18/8 ).

  12. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Ai.. quem me dera que fossem todos assim…

    -Que a Apple não corrigisse os problemas de segurança só nas versões beta
    -Que o Android tivesse algumas actualizações de segurança
    -Que o iPhone não fosse obrigado a comer as ultimas releases (e consequentemente tlm mais lento com um iOS mais pesado) para ter as actualizações de segurança…

    mas pronto, ok.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      1- falso.
      2- Verdadeiro
      3- falso , nem todos os update são majors. e compara tlm com desktop fica bem 🙂

      Abc

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        “falso para as coisas que são negativas para a Apple porque amo a Apple e venho comentar para defender a Apple”

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    O IE é o melhor browser para fazer download de um browser de jeito.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Com o Edge, agora nem isso…

  14. Avatar de irlm
    irlm

    Também saiu a build 10545 para os Windows insider

  15. Avatar de telmocosta
    telmocosta

    Tem de se fazer no windows Phone?

  16. Avatar de Alucard
    Alucard

    Uma pena que não tenha sido possível a Microsoft livrar-se de vez dessa doença chamada Internet Explorer.

    O Edge é um passo na direcção certa, mas está ainda muito verde. Vou acompanhar o seu desenvolvimento, mas por enquanto nada me tira do Firefox.

  17. Avatar de jedi
    jedi

    infelizmente ainda hà que use este browser. !!!!! 😉

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Isto há cada um que parecem 2.

    Primeiro, a esmagadora maioria dos problemas do IE 11 são causados por código manhoso que identifica mal a versão do browser e depois aplica exceções específicas para o IE que o IE 11 não precisa e não interpreta corretamente (como aliás não devia). Os outros são causados por gajos que dizem que gostam de standards e que o IE é uma porcaria porque não os segue e depois atulha os ficheiros CSS com coisas como -webkit-border-radius: 3px sem o border-radius: 3px que *todos* os browsers recentes (e por “recente” entenda-se os últimos 4 anos) interpretam corretamente: http://www.w3schools.com/cssref/css3_browsersupport.asp

    Segundo que se não utilizam um browser porque tem problemas de segurança, como raio estão a ver este site? Transmissão de pensamento? Porque já todos os browsers já tiveram falhas graves de segurança.

  19. Avatar de Vitor Oliveira
    Vitor Oliveira

    Para instalar o fifa 15 UT no meu pc e preciso passar para microsoft nao entendi

  20. Avatar de bacoca
    bacoca

    Se eu n tiver internet explorer tenhp q fzr o update?

  21. Avatar de Emilio
    Emilio

    Boa tarde . Depois de ter o Windows 10 , noto que quando desligo o computador e volto a liga-lo oito a dez horas depois , o ícone da bateria , indica bateria um pouco descarregada ( 3 a 5% ) , o que poderá ser ? Obrigado .

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Acho que é comportamento normal para a maioria dos portáteis. Com algum tempo de uso a bateria passa a não conseguir carregar completamente.
      O meu portátil está sempre ligado à corrente e não passa dos 97%.

      1. Avatar de Emilio
        Emilio

        Obrigado Sr. Diogo .