Microsoft confirmou que monitoriza a utilização do Windows 10

69 Comentários

A cavalgada do Windows 10 rumo ao topo dos sistemas operativos não pára. São já mais de 200 milhões de dispositivos onde este sistema corre e o número não pára de aumentar.

Este novo sistema operativo da Microsoft tem estado associado a várias questões de privacidade e recolha de dados por parte da Microsoft e agora a empresa que confirmou que efectivamente recolhe dados de utilização, mas não da forma como muitos pensam!

win_10_monit_1

No final do ano o Windows 10 atingiu metas muito importantes para o seu crescimento. Está a poucas décimas de atingir a quota de mercado que a versão anterior tem, devendo conseguí-lo já este mês, e também chegou ao marco dos 200 milhões de dispositivos onde já corre.

Esta informação foi confirmada e detalhada pela Microsoft, sendo apresentados números que interessam não apenas pelo seu valor, mas também pelo que representam.

No mês de Dezembro os utilizadores do Windows passaram 11 mil milhões de horas dentro deste sistema.

One of the ways we measure our progress with Windows 10 is looking at how people are using Windows. Recently we reached another milestone – people have spent over 11 billion hours on Windows 10 in December alone, spending more time on Windows than ever before

Depois de saber estes números, os mais atentos fizeram de imediato a pergunta mais lógica. Como recolheu a Microsoft estes dados?

win_10_monit_2

Como é feita a recolha dos dados?

Estes são dados que vêm directamente do Windows 10, onde é recolhida informação sobre a utilização do sistema operativo e das aplicações instaladas, nomeadamente quais as mais usadas e durante quanto tempo.

Mas toda esta informação é transmitida à Microsoft de forma cifrada e anónima, não conseguindo a empresa associar estes dados a qualquer utilizador.

Enhanced data includes all Basic data plus data about how you use Windows, such as how frequently or how long you use certain features or apps and which apps you use most often. We also use this information to measure reliability of devices, the operating system, and apps. If you select this option, we’ll be able to provide you with an enhanced and personalized Windows experience

A melhor parte, pelo menos para alguns utilizadores do Windows 10, é que podem diminuir o nível dos dados enviados para a Microsoft e também a frequência com que estes são remetidos.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Pelo menos estes assumem que o fazem 🙂

    1. Avatar de tekMan
      tekMan

      Verdade.
      A recolha de dados de utilização é vulgar em software, apps e serviços online. Na maioria das situações nem sequer podemos desligá-la, mas no Windows 10 podemos.
      Já agora, essa recolha começou a ser feita no Windows XP, com o utilitário Dr.Watson, curiosamente sem qualquer polémica…

  2. Avatar de Bicoco
    Bicoco

    Malta, não sendo infalivel, é relativamente simples reduzir/acabar com estas situações.
    Basta desligar todos os devices com acesso à Net (Smartphones, Smart TVs, PCs, Printers, etc…) e limpar o log de actividade do vosso router.
    Reiniciar o router e ligar o PC com o Windows 10 e ver que tráfego está a ser feito.
    Identificar os URLs usados e bloquear no Router. Acrescentar uma entrada por cada no ficheiro de Hosts a apontar para 127.0.0.1.
    Se tiverem software de firewall no PC (o do windows não aconselho), criar regras de bloqueio para estes URL.
    Podem fazer exercicio identico com o smartphone, com a TV e por ai em diante.
    Assim ficam a conhecer as ligações que são feitas em background.

      1. Avatar de Toderici
        Toderici

        o mais seguro eh utilizar aqueles nokias a preto e branco e desligar-se da internet! pronto assim toda gente esta segura! enfim

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Mesmo assim iria estar sob escuta. O melhor mesmo é abandonar todos os meios de comunicação e colocar umas folhas de prata em volta da cabeça para não nos lerem os pensamentos.

      2. Avatar de rui
        rui

        O que disseste ali foi a anedota do mês. Essa recolha já acontece desde o tempo do windows xp. Quem te disse que no 7 o que escreves no menu iniciar não é enviado, por exemplo? E quem te disse que no 10 é? Estás com medo que vejam algo a falar de torrents, office pirata ou pornografia? Deves ter muito para esconder. Tu e todos os outros que vem sempre com o mesmo paleio. Fechem-se numa cave sem internet, sem telefone e completamente isolados do mundo exterior. Como uma cave não tem janelas, ninguém espia. Não usar win10 só com essa desculpa (como 90% de quem diz que não o quer) é ridículo. Se a paranóia for muita, há 1001 maneiras de bloquear isso. Não tem nada a ver com “tens que usar porque eu também uso”, ou “Não gosto da interface” e outras desculpas ridículas que nem são qualquer problema. A única desculpa válida para não usar é a incompatibilidade com o hardware. Falas muito e não dizes nada. Queres que as pessoas respeitem as opiniões dos outros mas tu foste o primeiro a não respeitar.

        1. Avatar de MLopes
          MLopes

          a utilização da frase “deves ter muito para esconder” associada a uma discussão sobre privacidade é recorrente mas desprovida de sentido e enquadramento.
          o direito à privacidade não depende de termos ou não algo a esconder e é um direito universal consagrado na declaração universal dos direitos humanos.
          por detrás deste direito encontra-se a noção filosófica de solidão como critério e fonte de liberdade e o direito de controlar a nossa exposição pessoal e a divulgação das informações sobre a nossa pessoa.
          a chave está em “liberdade” e em “controlar”. para que eu possa ter liberdade tenho, entre outros, que conseguir controlar a minha exposição e as informações sobre a minha pessoa e a minha vida.
          a ligação à internet não me retira esse controlo. ligando-me à internet eu exponho-me aos riscos associados a essa ligação, contudo o facto de eu me expôr a esses riscos não me retira nem me limita os meus direitos. é por isso que vastíssima legislação continua a penalizar criminalmente invasões de privacidade perpetradas pela net, pirataria, etc.
          o problema aqui em discussão tem a ver com limitação que me é imposta por diversas entidades (publicas ou privadas) de controlar a minha exposição e a informação minha que é divulgada. não se trata de exposição a riscos de ser alvo de crimes. trata-se antes de uma empresa, microsoft neste caso, inserir em produtos por si vendidos mecanismos que me impedem de controlar essa exposição e a informação divulgada. muitas vezes esse impedimento resulta do elevadíssimo grau de dificuldade que o utilizador tem em controlar essa exposição e a sua informação.
          isto é ilegal! e é atentatório dos direitos humanos!
          o argumento “não compres ou não uses que assim já ficas protegido” ou ” a microsoft (neste caso) não te obriga a nada” também não tem qualquer sentido.
          tal como nos brinquedos a empresas não podem inserir elementos perigosos, ou os construtores deixaram de poder utilizar amianto ou materiais que contenham chumbo, o software para poder ser comercializado tem (devia ter) que seguir regras qua protejam os cidadãos e, no mínimo, os seus direitos universais.

        2. Avatar de Mario Silva
          Mario Silva

          Não não é anedota, E AS DE ME DIZER ONDE DISSE que não eramos espiados no Windows XP nem no Windows 7.. estas a inventar coisas que não disse, volta a ler, e lê bem melhor..

          Não entendes e NÃO SABES diferenciar uma coisa da outra..
          Um telemóvel ANTIGO é mais espiado que um SmartPhone? Essa é boa.. Onde? Se o SmartPhone antigo nem possui Wi-Fi nem GPS?

          Explica lá.. não sabes diferenciar as coisas, eu NÃO disse que os telemóveis antigo NOKIA 3310 (ex) não eram espiados, EU DISSE que eram ESPIADOS na chamada telefonicas! Mas em termos de vírus/backdoors e malwares isso já não acontece, logo é MENOS uma feature para espiar

          FEATURE = FUNCIONALIDADE.

          Entende.. isto baseia-se em termos de funcionalidadeS
          Quando mais funcionalidades um dispositivo tiver mais chances de ser espiado têm..

          É mentira? Oh rui.. oh rui.. essa é nova!
          Espia la um Nokia 3310 sem ser por chamada.. 😉 Não consegues.. no entanto num smartphone já é possível..

          Porquê? Aplicações,Vírus,Malware..

          TRATA-SE de funcionalidades que as empresas adicionam ao smartphone e com essas novas funcionalidades permite espiar!

          É facil de entender, o teu comentário e ideologia de que um smartphone novo é menos espiado que um antigo é sim a anedota do ano 🙂

          1. Avatar de Mario Silva
            Mario Silva

            Acrescento, não desrespeitei ninguem.. EU NÃO SOU OBRIGADO a usar Windows 10, mas tu queres “forçar” com esse comentário a eu utilizar

            Eu não uso como já expliquei a cima, entende rapaz.. já agora porque actualizas de sistema operativo?

            Não é pelas funcionalidadeS? É então pelo quê? eu não disse que o Windows XP não era espiado! Nem que o Windows 7 não era espiado..

            Lê bem as coisas, e entende a tua maneira.. Se não sabes diferenciar as funcionalidades de um telemóvel antigo para um novo problema teu..

            Uma coisa é certa MENOS FUNCIONALIDADES = Menos probabilidade de saberem onde vives e onde andas.. já que o Nokia 3310 não inclui Apps 😉

    1. Avatar de andre
      andre

      O que não falta são programas para bloquear isso tudo automaticamente. O mais conhecido é o Destroy Windows 10 Spying

      1. Avatar de mad
        mad

        e sempre que sai uma actualização este tipo software tem que ser actualizado senão… a microsoft não dorme e por mais digam que é encriptado os dados recolhidos a qualidade dos mesmo vale imenso dinheiro para a microsoft, até admira a união europeia nao por um ponto final nesta intrusão forçada na privacidade das pessoas (a não ser que a mesma seja beneficiada com essas dados).

    2. Avatar de Jorge Franco
      Jorge Franco

      tipo isso ?

      0.0.0.0 vortex.data.microsoft.com
      0.0.0.0 vortex-win.data.microsoft.com
      0.0.0.0 telecommand.telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 telecommand.telemetry.microsoft.com.nsatc.net
      0.0.0.0 oca.telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 oca.telemetry.microsoft.com.nsatc.net
      0.0.0.0 sqm.telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 sqm.telemetry.microsoft.com.nsatc.net
      0.0.0.0 watson.telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 watson.telemetry.microsoft.com.nsatc.net
      0.0.0.0 redir.metaservices.microsoft.com
      0.0.0.0 choice.microsoft.com
      0.0.0.0 choice.microsoft.com.nsatc.net
      0.0.0.0 df.telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 reports.wes.df.telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 wes.df.telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 services.wes.df.telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 sqm.df.telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 watson.ppe.telemetry.microsoft.com
      0.0.0.0 telemetry.appex.bing.net
      0.0.0.0 telemetry.urs.microsoft.com
      0.0.0.0 telemetry.appex.bing.net:443
      0.0.0.0 settings-sandbox.data.microsoft.com
      0.0.0.0 vortex-sandbox.data.microsoft.com
      0.0.0.0 survey.watson.microsoft.com
      0.0.0.0 watson.live.com
      0.0.0.0 watson.microsoft.com
      0.0.0.0 statsfe2.ws.microsoft.com
      0.0.0.0 corpext.msitadfs.glbdns2.microsoft.com
      0.0.0.0 compatexchange.cloudapp.net
      0.0.0.0 cs1.wpc.v0cdn.net
      0.0.0.0 a-0001.a-msedge.net
      0.0.0.0 statsfe2.update.microsoft.com.akadns.net
      0.0.0.0 sls.update.microsoft.com.akadns.net
      0.0.0.0 fe2.update.microsoft.com.akadns.net
      0.0.0.0 65.55.108.23
      0.0.0.0 65.39.117.230
      0.0.0.0 23.218.212.69
      0.0.0.0 134.170.30.202
      0.0.0.0 137.116.81.24
      0.0.0.0 diagnostics.support.microsoft.com
      0.0.0.0 corp.sts.microsoft.com
      0.0.0.0 statsfe1.ws.microsoft.com
      0.0.0.0 pre.footprintpredict.com
      0.0.0.0 204.79.197.200
      0.0.0.0 23.218.212.69
      0.0.0.0 i1.services.social.microsoft.com
      0.0.0.0 i1.services.social.microsoft.com.nsatc.net
      0.0.0.0 feedback.windows.com
      0.0.0.0 feedback.microsoft-hohm.com
      0.0.0.0 feedback.search.microsoft.com
      0.0.0.0 pubads.g.doubleclick.net
      0.0.0.0 securepubads.g.doubleclick.net

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Limpar os dados do ISP não dá para sermos nós a fazermos…

  3. Avatar de pph
    pph

    O melhor que podem fazer é bloquear todos os hosts de telemetria da microsoft no router. Para quem nao conseguir fazer isso, ha apps que ajudam a dar mais um pouco de privacidade.

    1. Avatar de alguem
      alguem

      adoro o Spybot Anti-Beacon 😉

    2. Avatar de Contra
      Contra

      Eu acho que o melhor que podem fazer é mesmo não usar o Windows 10.

      1. Avatar de Toderici
        Toderici

        o melhor a fazer eh mesmo nao usar internet pronto! os telemoveis, seja android, ios, wp, fazem todos o mesmo portanto! como acham que a google tem informacoes de quantos dispositivos etc etc ou apple

        1. Avatar de luis verdasca
          luis verdasca

          no caso das empresas q referiste, os casos são diferentes. a microsoft e a google recolhem uma grande quantidade de dados para os vender e ganhar dinheiro com publicidade.
          a apple, sendo uma empresa de hardware, não recolhe tantos dados. aliás, sabe-se que algumas das tecnologias deles correm exclusivamente nos dispositivos e não nos servidores. isto limita as capacidades deles.

          por exemplo, o google now acede a mais dados e, por isso, consegue fazer mais relações e ajudar o utilizador em mais coisas.
          no entanto, o utilizador perde o controlo dos dados.

          por outro lado, o serviço equivalente da apple (n me lembro do nome) é mais limitado porque usa apenas os dados existentes no dispositivo em que corre, não os envia para fora, ficando estes mais protegidos.

          há quem prefira um, há quem prefira o outro. mas não são iguais.

          1. Avatar de Alvaro Costa
            Alvaro Costa

            Apple empresa de hardware? Eles não fazem o hardware que eles vendem (somente o desenham)! O que realmente eles fazem é o software! iOS, OSX, iTunes, QT entre muitíssimos outros!
            Eles são tudo MENOS somente uma empresa de hardware!

  4. Avatar de miguel
    miguel

    Informação recolhida de forma anônima, sem associar dados a qualquer utilizador…
    Esta deve der uma piada, eu não acredito nisso.
    Como também acredito que esse informação, nao fique só nos servidores da MS

    1. Avatar de andre
      andre

      O mais chato é mesmo o facto do windows 10, estar constantemente a fazer updates e para quem tem pouca largura de banda é uma dor de cabeça, pois a net vai ficar lenta para outras prioridades. E não dá para desligar por via oficial.

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Tinha ideia que ao definir a rede/ligação à Internet em causa como sendo de tráfego limitado os updates não eram descarregados, pode tentar dessa forma a ver se ajuda.

      2. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Porque não desativas os updates? Poderia resolver o teu problema.

  5. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Estupidez, e não falo da Microsoft!

    Já agora que estão nesta onda, exijam o fecho do Google Analytics (e outras plataformas do género) e analisem o tráfego de todas as Apps que usam em todos os SOs. Por fim, podem também exigir a divulgação do código que corre em servidores (este tráfego não o apanham com Fiddlers e WireSharks).

    Nova forma de recolher dados tendo em vista o melhoramento de Software: envio de formulários em papel que ao pedir o email poderá haver quem fique ofendido. Ah … esqueçam, assim é preciso pedir a morada 🙁

    Já agora leiam os termos e condições de uso de tudo aquilo que usam … sim aquele documento com o qual dizem que concordam e refere lá a recolha de métricas de utilização.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Bem visto!!! 😀

    2. Avatar de bola
      bola

      Best comment +1

    3. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      Empresa: “Aceita os nossos termos e condições?”
      Utilizador: “Claro que aceito! Tenho lá tempo para ler os vossos termos.”

      LOL

  6. Avatar de LM
    LM

    Portanto, recolhem dados anónimos como qualquer website a que acedem independentemente do OS. Quem abandonar o w10 por isto também deveria deixar de aceder à Internet. Quem já utilizou ferramentas como o google analytics sabe bem a quantidade de dados que se recolhem só com um acesso, seja no windows 10 ou no windows 7…

    1. Avatar de Delta
      Delta

      Finalmente alguém com juízo. Além disso acho irónico muitas pessoas queixarem-se disto e depois vão para o Facebook partilhar a vida toda e sendo que aí pode afetar muito mais (e de pior forma) que ter as suas informações tratadas por uma empresa que só vos vê como números.

    2. Avatar de TePai
      TePai

      comentario infeliz o teu LM pois quem utiliza o google analytics são os webmasters e bloggers para saberem quem acede aos seus sites, basicamente é para saberem o verdadeiro trafego que recebem nos seus sites e a informaçao nao e nada por ai alem lol basicamente diz o sistemo operativo, browser e país lolololol por isso o teu comentario foi infeliz!! Agora diz-me achas que a microsoft nao recolhe muito mas muito mais que isso?????

  7. Avatar de Deus
    Deus

    Já não bastava o download escondido/forçado do Windows 10 no Windows 7 a lagar-me agora quando finalmente coloco o 10 ainda utilizam a minha net, a qual pago todo o mês, valores absurdos, para enviar pedidos. Isto já para não falar na coisa mais óbvia, PRIVACIDADE.
    Isto é o que eles dizem, mas a informação chega aos governos de alguma forma.

    1. Avatar de Deus
      Deus

      E os Apple fanboyzinhos nem se ousem a pronunciar, pois a Apple é a pior delas todas… Não é à toa que para teres um iPhone precisas de ter iTunes, iMac, iPod, iCar, iRoupa, iVida, iDedos, iM3rd…

      1. Avatar de Toderici
        Toderici

        iroupa, ivida ahahahahahah essa foi boa xD ganhaste o dia 😀

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Portanto, a notícia é da Microsoft, e tu vens atacar a Apple? E os outros é que são “fanboyzinhos”…

        Seja que empresa for, recolhe dados. Recolhe tantos dados, como o site do record (ou outro qualquer) que possivelmente todos visitam. Para comentar tens de ter email (inclusive aqui no Pplware) e ninguém se queixa. Agora a Microsoft anuncia que o faz, e todos perdem a cabeça.

        Desliguem o cabo da internet, e ninguém recolhe nada vosso. Deal?

      3. Avatar de Tiago B
        Tiago B

        Não é obrigatório, criar um Apple ID para usares um iPhone, tal como não é necessário criar uma conta Google ou Microsoft para usares o Android ou o Windows Phone. Não precisas de usar o iTunes para nada, o iPhone faz tudo o que o iTunes faz. Não precisas de um Mac para o sincronizar, existe o iTunes para Windows. E já agora, antes que digas que sou um fanboy da Apple, fica sabendo que não tenho nenhum iPhone, tenho um Lumia.

      4. Avatar de luis verdasca
        luis verdasca

        errado. aliás, a apple envia muito menos dados para eles. praticamente zero. a prova disso é os serviços deles, que usam apenas os dados existentes nos dispositivos, sem os enviar para os servidores. ou o apple pay, que funciona com muito mais segurança.
        quando falares sobre as coisas, informa-se antes de falares. a não ser que sejas um troll, claro. esses não são inteligentes o suficiente para isso.

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Bem dito Luís!

        2. Avatar de badsector
          badsector

          Peço desculpa mas como não sou inteligente o suficiente não percebo a diferença entre o que a ms faz e a apple, segundo as tuas palavras “a apple usa os dados existentes nos dispositivos sem os enviar para os servidores”. Portanto, aceder aos teus dados não tem problema, o problema é enviarem para os servidores da empresa?

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Pesquisa rapaz! Dissipas todas as dúvidas.
            Abraço!

      5. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Alguns precisam de iNteligência!
        Coisa complicada para obter!
        😉

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Os Governos têm mais interesse noutras informações e não andam a “negociar” com empresas para as conseguir. A telemetria dos OSes não lhes serve de nada. E o pessoal foca-se tanto nestas tretas que os Governos e agências de segurança ficam com o caminho livre. A floresta ali ao lado a arder forte e feio e o pessoal aqui a fazer um alarido tremendo com uma árvore tombada.

      1. Avatar de Toderici
        Toderici

        Concordo plenamente!

    3. Avatar de bola
      bola

      E que tal ler a EUA, dava jeito se calhar.

  8. Avatar de LG
    LG

    Tantos, tantos, tantos mas tantos servicos, SO, apps, etc.. enviam dados estatísticos anónimos para “melhorar o desenvolvimento futuro” mas agora que a Microsoft alcançou um enorme sucesso com o Windows 10, todos querem atacar a Microsoft. Basta ver a quantidade de vezes que este assunto ja foi publicado cá… A Microsoft já o admitiu pouco após o lançamento mas continua a fazer notícia…

  9. Avatar de str
    str

    Nem de propósito, como dizia ontem “Epa o sistema operativo é bom, é gratuito ainda melhor, mas essa insistência da Microsoft já começa a parecer estranha. Como não há almoços grátis cheira-me que esta gratuitidade e essa insistência é porque o W10 é muito intrusivo só pode ser isso” Não há almoços gratis

  10. Avatar de Jean Fiorin
    Jean Fiorin

    O Windows 10 vai enviar informações de forma anônima para a Microsoft. Se você não confia ou não quer enviar nada, não use o Windows 10. Instale o seu *nix preferido e seja feliz.
    O pessoal adora causar e reclamar, ninguém é forçado a usar Windows.

    1. Avatar de Peter
      Peter

      wake up …O nix também espia. o Próprio Richard Stallman considera Ubuntu spyware.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Algumas distros *nix, you mean. Ubuntu é apenas uma distro.

  11. Avatar de Osvander
    Osvander

    Eu uso e sempre continuarei usando o PCLINUXOS. Ruwindows nunca mais!!

  12. Avatar de Tavares
    Tavares

    Se ainda não repararam, todos aquele que estão aqui a comentar estão a dar dados ao pplware da mesma forma que a microsoft o faz. Tipo, deixem de reclamar só porque sim. Tudo o que hoje usam para se ligar à internet recolhe dados. Todos os sites que usam recolhem dados. Todas as apps que usam no IOS, Android, WP, etc… Recolhem os dados, em que botões da app carregaram, em que menus estiveram, quanto tempo tiveram em cada menus da app, etc…

  13. Avatar de irlm
    irlm

    Windows Feedback, melhor serviço feito até hoje criado pela Microsoft, Windows As A Service.

  14. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    o Windows e o futuro mas pessoas que gostam de viver no passado

    1. Avatar de mad
      mad

      lol não me parece que o futuro seja uma empresa a entrar pelo meu ecrã na minha vida privada de forma forçada. Mas pronto temos de respeitar as opiniões de todos.

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Tens a certeza que as outras empresas não o fazem??? Fia-te na virgem e não corras!

  15. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    um aparte
    eu comprei um pc novo Asus 555 na fnac e o “coiso” veio com win 10, mas ele tem o Internet Explorer 10 la ainda, qq coisa do sistema que direcione para a intenet abre logo o IE em vez do EDGE ou o Chrome (browser predefinido), supostamente o IE não devia existir lá, como retiro aquilo, já que não encontro ele no sistema!

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Supostamente o IE está lá por causa de compatibilidades com sites mais antigos e/ou com o Flash e outros plugins. Se calhar a Asus (como OEM que é personaliza o sistema operativo) e definiu o IE 11 como predefinido.
      Ajuda: https://duckduckgo.com/?q=windows+10+make+chrome+default+browser

  16. Avatar de Peter
    Peter

    Quando temos os ISPs, NSA, Google e outros a registar tudo o que fazem no computador incluindo pesquisas, páginas consultadas o VOSSO perfil já está perfeitamente traçado por quem possa ter interesse nisso. Por isso para quê preocupar-se com com Win10? … Nem os Freetards se safam porque o Ubuntu é considerado spyware pelo guru das barbas ( Richard Stallman) porque envia as searches no desktop para a canonical . Enfim, moral da história: desliguem-se completamente da net e da rede GSM, fechem as contas em todos os bancos e nunca cedam o número NIF para as faturas e depois mudem-se para uma cabana numa zona remota sem eletricidade sem canalização e sem vizinhos. Aprendam a caçar a vossa comida e cultivar couves e vivam como ermitas….. e… voilá a vossa vida passa a ser uma chatice mas pelo menos têm privacidade.

  17. Avatar de Francisco
    Francisco

    DIsseram isto do Windows 7: http://fossbytes.com/microsofts-latest-trick-use-windows-10-because-windows-7-has-serious-problems/

    Aposto que vai começar a funcionar mal “misteriosamente”…

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Com suporte “extendido” até janeiro de 2020 (http://windows.microsoft.com/en-us/windows/lifecycle) não faz muito sentido falhar misteriosamente..

  18. Avatar de Roberto K.M.
    Roberto K.M.

    A questão pode não ser se somos monitorizados pela Microsoft, NSA, CIA, FSB, SVR. Para fazer isso foram criadas ferramentas (softwares), e nada impede que sejam roubadas e utilizadas para outros fins. Assange e Snowden provaram que é fácil roubar documentos “secretos”. Que tipo de material Snowden levou para a Rússia? Duvido que ele não carregou softwares também. Todos os SOs fazem monitorização; a única diferença é que uns mais do que outros.

  19. Avatar de Ok
    Ok

    isto sempre foi feito, ate com o office para saberem padroes de utilizaçao, que menus sao mais usados etc. Mas depois fazem artigos para tudo quando é pessoal egocetrico sem um palmo de testa para pensar por si, achar que a microsoft lhe anda a ver os ficheiros e o porno que tem no computador.

  20. Avatar de José
    José

    Por sinal, gosto do Windows 10, mas estou em desacordo, que a Microsoft, tenha obtido esses 200 milhões de utilizadores, de forma natural, obteve sim esses valores, porque atualmente o Windows 10 ainda é grátis. Sempre quero ver, quando for a ter que comprar, o SO?

  21. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Eu comprei um portátil que vinha com o windows 10. Depois de uma meia hora a experimentar o novíssimo windows 10, formatei o portátil e instalei o Debian 8 com o mate. Agora até voa, literalmente.