Dica: 5 comportamentos que não deve ter no Facebook

28 Comentários

Como sabemos, praticamente todas as pessoas têm um perfil criado no Facebook. Os nossos amigos, vizinhos, familiares, conhecidos, etc, todos se encontram na rede, permitindo-nos estar mais perto do que fazem e pensam.

Mas… existem algumas publicações supérfluas e que podem até ‘destruir’ a utilidade que tem, indiscutivelmante, a rede social de Zuckerberg.

Assim, seleccionamos 5 comportamentos que não deve ter no Facebook!

Facebook comportamentos que não deve ter


Como forma de melhorar a utilidade da rede social, educando também as pessoas para a promoção de um bom ambiente na mesma, decidimos elaborar uma lista de 5 comportamentos que não deve ter no Facebook.

1. Partilhar publicações falsas, de spam e/ou hoaxes

Volta e meia surgem, no Facebook, mensagens falsas que são, de forma repetitiva, partilhadas pelos utilizadores menos informados. Mensagens como a que recentemente alertámos, são uma constante, assim como notícias falsas, como por exemplo a morte de alguma personalidade, podem facilmente tornar-se virais, inundado a rede social de conteúdos inúteis e falsas, levando ao engano de milhares de utilizadores.

HOAX

Outro exemplo são as imagens com crianças enfermas, acompanhadas de um texto do género “Por cada compartilhamento o Facebook doará R$ 1 ao tratamento desta criança”. Para além de ser imoral partilhar-se imagens de crianças nestas condições, expostas a todos os olhares, é ainda mais condenável usar-se estas mesmas imagens para se conseguirem likes e partilhas em publicações criadas somente para levar ao engano de milhares.

Aconselhamos sempre a fazerem uma breve pesquisa sobre o assunto, para determinar a veracidade do mesmo, antes de partilhar conteúdos deste género.

2. Fazer desabafos e partilhar informações mais pessoais

Por ser tão fácil publicar e partilhar conteúdos, por vezes os utilizadores deixam-se levar e partilham bem mais que o que devem. Apesar de desabafos e publicação de informações mais pessoais serem ‘música para os ouvidos’ dos mais curiosos, que se interessam em demasia pela vida de terceiros, a verdade é que não são conteúdos úteis à rede social e podem mesmo distorcer a imagem que temos de quem publica.

pub

Evite, assim, fazer anúncios do género “Vou ter que fazer uma limpeza de amigos no meu Facebook” ou “Já me estragaram o dia… alguém vai pagar” ou ainda imagens/publicações com vocabulário pouco aceitável como palavrões, insultos, indirectas, ameaças, etc.

Procure ainda não partilhar informações pessoais publicamente como morada, telefone, localização ou mesmo publicações com informações mais íntimas da sua vida pessoal.

3. Partilhar/participar de passatempos fraudulentos

Este é um dos exemplos mais claros em como a ‘sede’ de ganhar algo nos faz ter comportamentos pouco conscientes. É também muito frequente alertarmos para os passatempos falsos e fraudulentos que se encontram no Facebook. Na maioria das vezes estes passatempos consistem no concurso de equipamentos caros e muito desejados, como os iPhones, como pode ver no exemplo que se segue:

esquema_00_thumb

Pedimos aos utilizadores que, antes de partilharem ou entrarem nestes esquemas, pesquisem melhor sobre a veracidade da página que se encontra a fazer o passatempo, verifiquem junto da empresa oficial se existe mesmo um passatempo a decorrer pois, muitas vezes, são criadas páginas alusivas a empresas conhecidas, como podemos ver pela imagem.

Caso continuem com dúvidas, podem entrar em contacto connosco que iremos, decerto, esclarecer-vos.

4. Partilhar fotografias de crianças e de terceiros sem autorização

Este é outro ponto bastante delicado e seria importante que mais utilizadores fossem mais conscientes em relação ao mesmo.

Partilhar fotografias de crianças, com a quantidade de alertas já deixados quer pelo Pplware, quer por outras entidades como a Polícia, até porque essa partilha já foi proibida e punida por tribunais portugueses, deveria ser outro comportamento a evitar.

Leia: 10 fotos dos seus filhos que não deve publicar na Internet.

Também a partilha de fotografias de terceiros, sem autorização dos mesmos e até contra a vontade dos visados, já foi considerado crime mas, infelizmente, ainda é um comportamento que vemos muitas vezes no Facebook.

5. Clicar em tudo o que aparece

Neste ponto pretendemos consciencializar para o facto de haver ainda muitos utilizadores que clicam em tudo o que lhes surge, com a intenção de ver, sem problemas, o conteúdos das publicações.

Referimo-nos, em específico, aos falsos vídeos e notícias de teor pornográfico e íntimo em que, por norma, surge a imagem de uma parte de um vídeo com o símbolo ‘Play’ no centro, o que faz pensar que seja um vídeo e que leva milhares a clicar, acompanhado de um texto do género “Eles pensavam que estavam sozinhos, mas havia uma câmara oculta, vê o que fizeram”, o que é mais um incentivo a clicar no falso vídeo ou na falsa publicação.

Ao se clicar nesse conteúdo fraudulento, basicamente o que acontece é uma propagação viral do mesmo pela rede de contactos, quer pelo mural ou chat dos nossos amigos, identificando-os ainda na publicação e levando a que mais uns quantos cliquem, fazendo um aumento, muitas vezes exponencial, da publicação.

Que outros comportamentos acham que os utilizadores devem evitar ter no Facebook?

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    Como em tudo na vida: é preciso bom (c)senso!

  2. Avatar de Skelsam Mirim
    Skelsam Mirim

    Recomendação para o futuro, criar contas com dados falsos. Nunca ficar anos com as mesmas contas.
    “Mas assim como os meus amigos vão saber que sou eu?” Deixa-te de tretas, antes tinhas apenas um número de telemóvel, porque agora seria diferente? Queres seguir a recomendação segue, não queres, continua a ser vendido.

  3. Avatar de Angelo
    Angelo

    O comportamento cuja correcção teria maior impacto benéfico na internet e na sociedade em geral, seria evitar fazer login no facebook. 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      eheh o Facebook não é o culpado 🙂 É uma excelente rede e, além disso, através dele já se conseguiram muitas coisas sobretudo a nível solidário 🙂

      1. Avatar de David
        David

        Além de todo o negócio que se faz diariamente… É uma ferramenta muito poderosa.

  4. Avatar de Tiago Sousa
    Tiago Sousa

    Resumindo todo este artigo a uma frase: Deixem de ser burros!

      1. Avatar de Ya
        Ya

        (-2) – 36/12 + 6

    1. Avatar de Helder Correia
      Helder Correia

      Atenção ao comentário pq pode ser um pau de 2 bicos. eu conheço muita gente que não percebe nada de facebook (e este artigo pode ajudar) nem de computadores e são extremamente inteligentes, ao ponto de não insultar outros pelo facto de não partilharem os mesmos conhecimentos

    2. Avatar de Analberto Rocofino
      Analberto Rocofino

      Sem a burrice não tinhamos 90% da economia, podemos tentar ir por esse caminho mas duvido que haja gente disposta a viver sem facebooks e pantufas de gel.

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Ignorância não é burrice.
      Burrice é teimosia!
      Fica a dica 😉

  5. Avatar de Lucas
    Lucas

    As redes socias sao tudo menos “sociais”. Só gabarolas, sabixoes e mal educados.

    1. Avatar de Deus
      Deus

      Filho Lucas,
      Acabou de ganhar direito à imortalidade…
      Prima 1 para aderir.

  6. Avatar de Analberto Rocofino
    Analberto Rocofino

    Tanto medo e desconfiança nessa dita rede social o que me leva a concluir que os terroristas virtuais já ganharam no facebook, sugiro que a idade minina para uso do facebook seja de 50 anos, logo ai os posts e comentarios de teor sexual seriam reduzidos, as fraudes tambem pois já teria recursos financeiros suficientes etc.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      eheh é mais a maturidade, que a idade, que determina o nosso comportamento no Facebook ou noutro local

    2. Avatar de Lolissímo
      Lolissímo

      Claro, em Portugal sobretudo,ninguém com idade acima dos 50 anos tem dificuldades económicas. Nem sentem qualquer sexualidade, muito menos a exprimem.
      Uau! que comentário.

  7. Avatar de Sérgio Arrais
    Sérgio Arrais

    Oh, apenas pontos de ingenuidade, falta o mais interessante: criminalidade! Só no grupo do Facebook Pplware Windows já li tantas pérolas. Jóias como: “Instalei o Windows pirata e não dá” ou “preciso do crack para o Office”. Algumas pessoas já não se tocam. Não só cometem diversos crimes informáticos como ainda expõem isso publicamente em busca de ajuda. Incriminam-se com o seu próprio perfil do Facebook e o melhor de tudo é que a malta até ajuda. Até parece que o Facebook é uma terra sem lei.

    1. Avatar de Tiago Sousa
      Tiago Sousa

      Tens de os perdoar… Isso não é burrice é ignorância. Portanto tem desculpa… Como aqueles que por desconhecimento da lei são multados. Toda a gente sabe que se não conheces a lei estas desculpado.

  8. Avatar de XD
    1. Avatar de Fesecapt
      Fesecapt

      também podia ser um duque…ou um valete ou coisa assim. senas é chato!

  9. Avatar de Mario Silva
    Mario Silva

    6º Comportamento: Viciar-se na rede social e só querer likes

    Solução para todos esses comportamentos? Fechar a conta do Facebook.

  10. Avatar de MB
    MB

    O face tanto tem de bom como de ruim, bastava que cada um tivesses consciência do uso que lhe dá. Perfis falsos, sou contra, mas isso acho que é difícil de controlar, assim como a idade para usar esta rede, aliás ela existe, mas não é cumprida!
    Resumindo: o face acaba por ser um vicio em que as famílias estão de tal forma viciadas que já nem convivem no tempo que estão juntos, infelizmente.
    Solução: criar regras mais rígidas para o uso do face, tipo pagar um valor simbólico, mensal, trimestral, semestral ou anual, qualquer coisa que fizesse pensar 2 vezes antes de abrir conta e depois quando houvesse publicações menos próprias, estas serem eliminadas e a pessoa impedida de publicar o que quer que seja!

  11. Avatar de Isabel Quirino
    Isabel Quirino

    No facebook também devíamos evitar ter comportamentos menos simpáticos ou menos cordiais para com os outros. Às vezes parece que o facto de estarmos no espaço virtual, e não frente a frente com as pessoas com quem estamos a comunicar, facilita mensagens em tons mais agressivos e nada, nada, simpáticos e cordiais.

  12. Avatar de rc_joaopedro
    rc_joaopedro

    Todas as coisas têm 2 lados: o bom e o mau.
    Se queres ser equilibrista?
    Também vejo aqui muitos obcecados pela segurança.
    Querem ir ao fundo da questão? O facto é que não tem mal colocarem os dados no facebook desde que tenham um comportamento correcto e algum cuidado, ou pensam que os seguros, as agências de crédito, bancos e o próprio governo não partilham as vossas tão importantes informações?
    Se querem acordar, acordem de verdade. As questões da segurança vão muito além da nossa própria vontade.