Microsoft: Atualizações do Spectre vão abrandar PCs antigos

65 Comentários

Muito se tem escrito sobre o problema que está a afetar os processadores de diversos fabricantes. A Intel foi a primeira a ser colocada em causa e é, por agora a face visível deste problema.

Depois de várias informações relativas à possível perda de performance, surge agora a confirmação da própria Microsoft de que os seus sistemas vão ser afetados pelas atualizações e vão ser abrandados.

Microsoft Windows 10

A informação sobre o problema dos processadores tem sido veiculada de várias fontes, algumas delas contraditórias. Depois de ser avançado que iria mesmo haver perda de performance, esta ideia foi negada. A Microsoft fez testes e revelou agora os seus resultados, pela mão do seu Vice Presidente Executivo, Terry Myerson.

O comportamento do Windows 10 nos processadores atuais

A informação que a Microsoft lançou dá conta de que nos processadores mais recentes a perda de performance existe, mas será de tal forma pequena que não vai ser notada. Claro que isto será apenas nos processadores mais recentes e no Windows 10.

Com o Windows 10 em PCs e processadores mais novos (PCs da era 2016 com Skylake, Kabylake ou CPUs mais recentes), os benchmarks mostram uma desaceleração de um dígito, mas não esperamos que a maioria dos utilizadores perceba qualquer alteração porque essas percentagens são refletidas em milissegundos.

Com o Windows 10 em PCs e processadores mais antigo (PC 2015 com Haswell ou CPUs mais antigos), alguns benchmarks mostram desacelerações mais significativas e esperamos que alguns utilizadores notem uma diminuição no desempenho do sistema.

Máquinas mais antigas, mesmo que no Windows 10 vão ter uma perda ainda maior, que poderá ser notada.

Microsoft Windows 10

O problema da Microsoft nas versões mais antigas do Windows

O problema maior, segundo as palavras de Terry Myerson, está mesmo nos sistemas operativos mais antigos da Microsoft. Aqui sim, vão existir abrandamentos, mas por culpa da forma como o Windows está desenhado, concentrando no kernel algumas funções que deveriam estar fora deste.

Com o Windows 8 e o Windows 7 em processadores mais antigo (computadores da era 2015 com Haswell ou CPUs mais antigos), esperamos que a maioria dos utilizadores perceba uma diminuição no desempenho do sistema.

As versões mais antigas do Windows têm um impacto de desempenho maior porque o Windows 7 e o Windows 8 têm mais transições de kernel causas de decisões de design herdado, como todas as renderizações de fontes que ocorrem no kernel

As correções para as falhas Meltdown e Spectre estão já a ser distribuídas, ainda que com problemas no Windows, sendo por isso esperado que estas perdas de performance comecem já a ser sentidas e sem que possam ser corrigidas.

Fonte

Partilhar:
Tags:

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Esta conversa parece ser a obsolescência programa mais escandalosa que existe. Tenho o core i7 de 2012 que corre tudo impecável. Raramente o uso da cpu passa os 10%. É agora como irei ficar?

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Que exagero, para o utilizador é tudo obsolescência programada. É uma vulnerabilidade de segurança, e o WIndows 7/8 não foram feitos com o isolamento do kernel em mente, logo, para torná-los invulneráveis teram que ser corrigidos de uma maneira que os tornará mais lentos, mas possivelmente é a unica maneira.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Claro que nunca vai sentir. Mas se eventualmente utiliza-se 3/4 da capacidade do seu cpu certamente que iria notar. Eu próprio fiz benchmarks pré e pós “fix” e tive uma desaceleração de 8% , mesmo este estando em overclock . Tudo depende da utilização que dá á sua máquina.

    3. Avatar de Miguel Marques
      Miguel Marques

      Tenho um I7 4771, fiz o update do Windows e não notei qualquer diferença. Para mim o problema é que até à data ainda não recebi qualquer update da BIOS da ASUS e segundo li só mesmo assim é que ficamos ”seguros”… A obsolescência acho que vai vir mesmo do hadware, o que é bastante conveniente, e não do software (OS)…

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Se o uso do cpu raramente passa dos 10% não irás notar qualquer impacto.

    5. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Se raramente não passa dos 10%, não me parece que seja problemático 🙂
      Se estivesse constantemente nos 60% isso seria problemático pois poderia passar para os 70/80%
      10% é quase quieto e quietinho 🙂

    6. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Se não passa dos 10%, porque razão tens um Core i7?

      1. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        Tem um Core I7 por motivos de escolha do equipamento, como é óbvio!
        Eu também tenho um Core i7 de 7.ª geração (i7 -7700HQ) porque escolhi um equipamento que trazia esse mesmo processador. Mas também tenho um com Core 2 Duo a 1,7Ghz que está funciuonal e nesse espero ainda uma maior lentidão que aquela que se verificou com o ultimo Creator`s up-date.
        Já relativamente ao meu EeePC com um processador single core, ainda que com 2 Gigas de memória, nem sei o que pensar…!
        E o que pensar do

  2. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    Boa conversa para o pessoal mudar para o windows 10

    1. Avatar de Sir Jokam
      Sir Jokam

      Nem mais. Pensavam que era só nos telemóveis mas desde há muito que isso acontece nos computadores… e não só por causa de vírus.

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Aqui o problema chama-se processador e não sistema operativo!
      O que a Microsoft, Apple e mundo Linux estão a fazer é a tentar tapar buracos dos processadores.
      É normal que haja perda de performance, em especial no processadores mais antigos agravada, neste caso, com um tapa-buracos.

    3. Avatar de eachtime
      eachtime

      Muito conveniente de facto

  3. Avatar de Jose
    Jose

    Isto é so no windows 7 8 e 10? É desta que mudo para mac! Ainda ponderei linux mas a falta de programas como adobe, office deixa logo de fora..é demasiado limitado e sem qualidade.

  4. Avatar de Mario
    Mario

    Isto é so no windows 7 8 e 10? É desta que mudo para mac! Ainda ponderei linux mas a falta de programas como adobe, office deixa logo de fora..é demasiado limitado e sem qualidade.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      mac também está afectado, usam componentes Intel. Acho é que o impacto é menor, também devido ao facto de haver uma variedade de máquinas muito menor.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Lamento informar mas é em todos os sistemas operativos. Se usares W10 pelos vistos tens uma perda menor que em versões mais antigas.

  5. Avatar de True
    True

    Espero que , quem estiver com Laptops dentro da garantia as marcas assumam o problema e depois que cobrem ao seu parceiro EnDeusado Intel.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      duvido muuuito.

    2. Avatar de eu
      eu

      Então é melhor esperares sentado.

    3. Avatar de Flávio Ferreira
      Flávio Ferreira

      O meu já é lento, é um Intel n3060 depois do Patch está arrastadeira autentica só com 2 de RAM, mas dava bem para o gasto agora nem YouTube vejo em condições, vou a loja reclamar e fazer um textinho no livro vermelho não há como

      1. Avatar de Silas
        Silas

        Olá, Flávio. Tenho o costume de contornar essa lerdeza do youtube, colando a URL no SMPlayer (pode ser um similar). Já configurei pra rodar em tela cheia, com aumento de volume, em HD, etc… Mesmo em PCs de 2000 funcionam muito bem. A obsolência programada é fato! Querem nos obrigar a trocar não só de S.O., como também de PC…
        Ah… Sou brasileiro…

      2. Avatar de NelsonZed
        NelsonZed

        Existe solução simples, troca o Windows 10 por Linux Mint XFCE….tenho um HP Stream com N3050…. fiquei com uma máquina excelente!!!!

    4. Avatar de Nuno Cardoso
      Nuno Cardoso

      Também me parece que têm que haver justiça neste assunto. Até porque o problema foi detectado em Junho do ano passado e nada impediu a Intel de continuar a vender os processadores até à data de hoje estando consciente do problema. Seria mais que justo que todos os usuários que tivessem adquirido um processador nestas condições, fossem de algum modo compensados pela redução de desempenho do processador. Penso que ainda vai correr muita tinta sobre este assunto. Espero também que os europeus se juntem num processo comum e as compensações não fiquem so pelos EUA….

      1. Avatar de True
        True

        Eu vou tentar ver no que da’ , vou entrar em contacto com a DELL e ver a resposta deles. O meu i7 com 16Gb de Ram ate’ nem se nota em uso normal, mas quando chega a trabalhos de 3D CAD ai nota-se a perda . Como preciso de comprar outro para desocupar este, vou entrar com esta jogada e ate’ pode ser que receba um voucher na compra do novo.

      2. Avatar de eu
        eu

        Concordo.
        Acho que as vendas agora até vão baixar naquele pensamento de “hum, deixa-me esperar uns meses para sairem novas máquinas com mais ou menos garantia que vão ter novas versões de processadores imunes ao problema, logo sem terem de necessitar do patch e logo sem terem de pagar na performance”.

  6. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Cada vz mais gosto da M$….

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Neste caso a Microsoft, a Apple e o mundo Linux estão a fazer um favor de corrigir um erro que não é deles.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        O problema não é deles mas acaba por ser também. É como tu seres um fabricante de automóveis e teres um airbag (fabricado por terceiros) que não funciona.

        O problema passa a ser teu automaticamente também.

        1. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          Isso seria verdade para a Apple que só tem hardware proprio, a microsoft tem pouco hardware proprio.

        2. Avatar de Alvaro Campos
          Alvaro Campos

          A Toyota (e muitas outras marcas) vendeu (vende?) carros com airbags problemáticos (defeituosos?) da Takata e nas recolhas dos carros apresenta-lhes a conta!
          Sim quem fica inicialmente mal visto será o construtor de automóveis mas com o aparecer das noticias acabou por ser o construtor dos airbags que ficou com a fava.
          Vê só a quantidade de links desta pesquisa => https://duckduckgo.com/?q=takata+airbags+recalls+list+of+car

          No caso em apreço, não poderá ser a empresa de software a culpada pois o problema não é deles nem nunca será pois não controlam o processo de fabrico dos processadores.
          Que a 1ª má imagem será deles, estaremos de acordo mas o tempo encarregar-se-à de mostrar quem realmente é o culpado e isso já está a acontecer.

        3. Avatar de Luís
          Luís

          A microsoft não vende hardware juntamente com o windows. Neste caso seria mais algo do género do construtor do airbag estar a corrigir o problema do construtor dos travões

    2. Avatar de Joao
      Joao

      A culpa não é da M$. Isto é um problema que afecta muuita coisa, não só productos M$.

  7. Avatar de ZePovinho
    ZePovinho

    A Apple com as baterias e agora estes com os processadores.
    É uma maneira de vender é cada vez mais. “Tenho a bateria lixada vou à Apple meter uma nova” e eles ainda ganham com o problema que fizeram, a intel a mesma coisa, “tenho um processador antigo que vai ficar bem mais lento, é desta que compro um dos novos”

    1. Avatar de intelius
      intelius

      Vou já comprar novo vou! era o que faltava. i7 2600 a bombar loucamente…
      no celeron nem noto nada de perda de performance. talvez se renderizar um video aí se note algo mas duvido…. a intel esta a ficar para tras.

  8. Avatar de Joao
    Joao

    Qual o impacto em macOS? Não se fala do assunto…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Já foi abordado noutro artigo. De qualquer modo, assim que a Apple apresente as suas conclusões, como a Microsoft fez, será publicado da nossa parte.

  9. Avatar de PorquinhoDaIndia
    PorquinhoDaIndia

    Boas, tenho um Asus com um i3 de 5°geraçao, ele irá ser afetado de que forma? A actualização do Windows será feita automaticamente ( tenho elas desativadas).

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Genious

      1. Avatar de PorquinhoDaIndia
        PorquinhoDaIndia

        hehe, eu sei que tenho de mudar as definições, mas só se as actualizações forem automáticas, por isso perguntei, se não forem n preciso de mexer no que está bom!

  10. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Sabem-me dizer qual qual é o nome ou a referência dessa actualização para eu bloquea-la do meu PC?

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Anda meio mundo a querer resolver um problema e tu a querer ficar com ele???
      Deverás ter uma forte razão para isso….
      A questão da performance não é assim tanta já que falamos em milissegundos e poucas industrias notarão o impacto, de qualquer forma, se for um Windows 10 FCU (1709) é a KB4056892 (https://support.microsoft.com/pt-pt/help/4056892/windows-10-update-kb4056892) se for outra versão terás de procurar.

      1. Avatar de Rui Nunes
        Rui Nunes

        Tenho um windows 7 com 9 anos. Foi dos primeiros. Está lento como tudo. Se lhe forem a tirar velocidade mais vale deitar ao lixo. Formatar não quero. Não me apetece perder ficheiros.

        1. Avatar de k
          k

          Faz backups e formata. Com um disco de 9 anos tás bastante sujeito ao disco pifar a qualquer momento e perderes tudo à força. Melhor ainda, investe uns trocos e mete um ssd. Ficas com uma máquina como nova.

  11. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Bem quem tem pentium,celerons e aton ja foram. Vai se sentir bastante nos pos e pc de facturaçao de certeza

    1. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      Tenho um Intel Atom num dell mini com mais de 10 anos ainda corre XP na boa. Nunca foi infectado por virus ou malware e esta sempre ligado a net com opera browser para live view de cameras de vigilância. Sempre digo a melhor defesa é o utilizador. Tanta histeria acerca de segurança ultimamente já cansa.

  12. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Se pudesse eu ate me recusava a fazer essa update. Acho que tudo não passa de uma estratégia para vender a próxima geração intel. A quantos anos quantos de nos andavamos sem nos preocupar com isto. Os incultos sao os mais felizes. Agora criase aqui um problema que ira afectar milhões que na minha opinião aqui ja nao temos opinião nem escolha. Para mim devia de haver uma solução, podendo ou nao o utilizador escolher. Era bom agora sair uma lei que em todos os carros vendidos em Portugal a velocidade máxima era de 120km ora todos os carros eram programados para andar nos 120. Epa mas eu tenho um bmw m5 e um porche carrera, tao agora vou ter de andar aos 120km impostos por uma lei de velocidade máxima do meu país.

    1. Avatar de eu
      eu

      Lei, é lei.
      Não és obrigado a ter um BMW mas se o tiveres, és obrigado a cumprir a lei.

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Teoria de conspiração 😉

    3. Avatar de censo
      censo

      Pois, eu também gostaria de saber quantos já foram prejudicados com a exposição a esta vulnerabilidade, ou se afinal isto não passa de uma caça às bruxas. Não encontro respostas.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Aqui trata-se de evitar possíveis problemas. Mudas o óleo do carro para evitar que o motor gripe, não esperas que gripe para o fazer.

        O escândalo é que se já decorre há muitos anos e multi marcas e arquitetura, significa que todos já sabiam mas no o faziam por perda de competitividade. Agora sobra para o consumidor e é escandaloso que vai ser novamente o consumidor a suportar com a barraca e indiretamente ainda encher os cofres do perpetuador.

      2. Avatar de Fernando
        Fernando

        Caro amigo a forma de aproveitar estas falhas altamente comprometedoras do ponto de vista da segurança estão publicadas em extenso documento. Daqui até surgirem os primeiros exploits é um passo. Eu uso Linux a perda de performance é a mesma que no Windows porque a solução é muito idêntica. É transversal. É a maior de sempre. No cso da Intel as duas mitigações vão custar tempo de processamento e em relação ao Spectre nunca haverá outra solução 100% eficaz que não passe pela compra de um novo processador. É disfarçável mas impossível de resolver.

  13. Avatar de eu
    eu

    A culpa é única e exclusiva do hardware, logo diria eu da Intel (se for apenas afectado nos processadores desta marca).
    Como não podemos retirar o processador e colocar outro em milhões de máquinas, os sistemas operativos (todos os que usarem os processadores afectados), terão de “remediar” a nível do software, ou seja, deixando de tirar proveito de uma funcionalidade do processador criada precisamente para aumentar a velocidade “percebida”, logo irá ter impacto (tanto maior, quanto mais antigo for o processador).

    Naturalmente que o impacto que irá sempre haver, podendo ser diferente entre Windows, Linux e macOS porque são sistemas operativos diferentes, desenvolvidos por entidades diferentes e com patchs diferentes mas todos afectados de alguma forma na sua performance (com maior ou menor gravidade ao ponto de ser mais ou menos apercebido).

    No caso do Linux e macOS, creio que lhe seja indiferente a versão, até porque no caso da Apple, dão suporte a hardware muito antigo com as versões mais recentes, no entanto, quer queiramos quer não, isto até que é muito conveniente à Microsoft, ou seja, o patch ter um melhor efeito no Windows 10, porque promove a utilização deste para aqueles mais resistentes à mudança, que é algo que a Microsoft tem-se concentrado desde que lançou o Windows 10.

    Infelizmente e derivado ao mediatismo deste caso, já circula na net código malicioso em JavaScript, numa espécie de demonstração mas que parece mais um tutorial e estamos a falar de meia dúzia de linhas de código que facilmente conseguem ser integradas em qualquer página (hum, Flash é que era mau por causa da segurança e tal e quem diria que meia dúzia de linhas de código em JS poderiam ter um efeito tão devastador mas isso daria ases a outra discussão e isto já era de se prever – não pelos haters que deverão a seguir falar mal como ninjas do teclado que são), descarregando toda a informação e depois basta mandar uma mensagem ao atacante com essa informação (palavras chave, etc …).
    Parece demasiado fácil de implementar e difundido para se correr o risco de não se aplicar o dito patch com o prejuizo na performance de tem.

    Diria que agora não é uma boa altura para se comprar qualquer PC ou Mac novo até que haja garantias de que trazem uma nova geração de processadores imunes a estas falhas (esperemos que isto não seja apenas o príncipio de uma nova era de descoberta de falhas de segurança de hardware que sempre tiveram lá mas que agora decidiram explorar e divulgar a qualquer preço).

  14. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Tantas preguntas e dúvidas do pessoal: basicamente quanto mais lento o CPU e subsistema, assim como o SO, mais impacto terá. Se em CPU com 2 anos o impacto é quase 10% (em suma anula as otimizações de velocidade dos últimos anos no mundo Intel …), quanto mais antigo e fraco maior o impacto. Há quem diga que em alguns chega aos 30-35%!!!

    Ora, se temos um sistema sobredimensionado para o que fazemos então não notamos. Agora para quem tem sistemas quase no limite ou gastou dinheiro para usar o máximo do CPU porque tempo é dinheiro, então o impacto é alto!

    No final a Intel/marcas que originaram isto vai ganhar porque não vai assumir nada e vão vender material novo. Este escândalo é pouco conhecido pelos ” não techs ” e vão pensar que o PC ficou mais velho, no final vão a correr limpar o stock de CPU principalmente da Intel.

    Tal como a Apple, no final o escândalo ainda encheu mais os cofres …

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 mas quantas vezes já conversamos que as empresas são todas empresas e não são a “santa casa da misericórdia”? Tu é que insistes, até que enfim que corrige a mão.

  15. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Este amontoado de comentários é um forte retrato do que vai mal com muita gente neste mundo. Uma mentalidade completamente retorcida e deficiente. “Pois, eu também gostaria de saber quantos já foram prejudicados com a exposição a esta vulnerabilidade, ou se afinal isto não passa de uma caça às bruxas.“ Ótimo, mesmo maravilhoso. Toda a conversa da prevenção do problema antes dele acontecer (E não tem sido propriamente raro problemas que acontecem com consequências desastrosas) é apenas para inglês ver. Na verdade o qajente parcisa é simplesmente reclamar e criticar destrutivamente tudo e todos. Ridículo.
    Eu acho importante averiguar se foi desleixo com a segurança, na perseguição pelo desempenho, ou se foi algo que pode acontecer em qualquer situação de desenvolvimento mesmo que bem ponderado. Também acho certas atitudes discutíveis. Agora o tipo de discurso desprezível, pouco razoável e nojento de quem é incapaz de pensar duas vezes, só para ver se consegue articular e manifestar um pensamento coerente e equilibrado cansa mesmo o mais calmo dos transeuntes digitais

  16. Avatar de ArPCPro
    ArPCPro

    É quase o dieselgate nos CPUs. Lá vamos nós levar com uma actualização no nosso produto que vai causar perda de performance. S.f.f. divulguem o número da actualização para a podermos ocultar.

  17. Avatar de Jorge Geraldes
    Jorge Geraldes

    Estratégia para venderem os “novos prodessadores menos lentos”…..aahaha. Cambada.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      até agora ainda nao vi nada a dizer que os novos Kaby Lake-R e os ainda à venda em 2018 têm o problema corrigido. Mais, possivelmente o “patch” da MS vai abrandar os CPU afetados e os nao afetados. Eu de momento nao me meto em novos computadores ou PC até saber com certeza que o hardware nao é afetado por este problema.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Não têm…. estão afectados.
        Supostamente, a perda de performance é mais notável conforme a idade do CPU.
        Pelo menos, segundo a noticia do blog da Microsoft. Onde, um CPU de 2015 já é velho 😛

  18. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    Tenho um I7-2600k que ainda se porta muito bem e penso que ficou bem patente que a Intel decidiu ignorar alguns parametros de segurança por forma a melhorar o desempenho dos seus chips ao longo do tempo e agora que o problema se tornou publico decide retirar o desempenho de algo que foi pago para ter um desempenho 100% e não 90% ou 80%.
    Foi o último chip intel que comprei.

  19. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Estamos todos bem lixados.Já viram o que custa um novo processador hoje em dia ?? Mesmo que seja um i5 da Intel(das novas arquitecturas) ?? Vai além dos 200 e tal euros !! E um i7 não fica abaixo dos 300 euros !! E sabemos lá nós que esses que já estão no mercado e que ainda nem foram vendidos que também já não vem afectados ?? Ninguém sabe !! Esta situação está “linda”,está,está. 🙁

  20. Avatar de Zé

    Fartinho de novos Sistemas Operativos, fartinho de processadores, fartinho de Internet, fartinho de boas intenções de novas tecnologias. Façam como deve ser: Tudo muito bem testado, até à exaustão, antes de porem nos mercados para venda. Se não estiverem em condições, terão que aguentar com as reclamações em tribunal, e terão que indemnizar. Chega de quererem enriquecer à força e depressa. Mas que é isto??? Então mandam para o mercado material que não presta, e não querem assumir responsabilidades. ??? FARTINHO

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      É você e eu.Cheguei a um ponto em que já não confio em ninguém. HP—»trafulhice com aquela cena de quererem só os tinteiros deles nas impressoras ; Apple e Microsoft—»cada vez que lançam novas versões betas dos sistemas operativos só se vêem vulnerabilidades atrás de vulnerabilidades,os bugs não param nunca ; Intel e AMD—»nem dá para acreditar com a indefensibilidade dos processadores perante os problemas do Meltdown e do Spectre(sejam novos processadores,como processadores de há 10 anos atrás !!) ; e por aí fora… 🙁

  21. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    E quando se sabe que vai sair a actualização? É que ainda ontem recebi actualizações no windows7 mas já são as bastantes conhecidas…