Project Linda da Razer é um computador dentro de um smartphone

25 Comentários

A CES é sempre palco de novidades e de conceitos que prometem revolucionar o mercado. Este ano não é diferente e as grandes novidades estão já a chegar, provando que há ainda muito por onde inovar.

Com provas dadas todos os anos, a Razer voltou a mostrar-se diferente e apresentou o Project Linda, um portátil que será alimentado pelo seu mais recente smartphone, o Razer Phone.

Projecvt Linda Razor

O Project Linda reúne numa única máquina o melhor de dois mundos, criando um computador portátil que é baseado no smartphone. Sendo mais que uma simples extensão do smartphone, este conceito irá dar aos utilizadores a melhor experiência de utilização, garantindo um computador completo e sempre pronto a ser usado.

Na verdade, toda a capacidade de processamento deste conjunto está no telefone, podendo este ser mais ou menos potente, dependendo do equipamento que estiver associado. A grande vantagem, face a outras ideias que já surgiram no passado, é a integração destes dois componentes, com o smartphone a ser encaixado na zona do trackpad e usado como um simples rato.

O computador é feito de alumínio maquinado, de 15 mm de espessura, e pesa apenas 1,25 kg. Para integrar o Razer Phone nesta carcaça, só precisa de ser colocado na sua nova base e pressionado um botão, que ligará a porta USB-C e ativa a passagem para o ecrã principal, de 13 polegadas.

O complemento deste chassi é feito com a presença de um disco adicional, de 200 GB, um jack 3,5, uma porta USB-A, uma porta USB-C, uma webcam de 720p e um microfone duplo. Claro que, com este espaço adicional, está também presente uma bateria extra.










anterior próxima

A alimentar este conjunto todo está o Android, numa versão adaptada e preparada para os ecrãs maiores, podendo ser usado como máquina de trabalho ou de diversão.

Este conceito não é novo, mas agora toma uma nova forma com a integração perfeita do smartphone no chassi do computador. Por agora é apenas um protótipo e que a Razer tenciona fazer crescer. Quem sabe um dia, muito próximo, o Project Linda se torne uma realidade.

Project Linda

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de amon
    amon

    Apenas uma extensão do aparelho, ou seja, roda Android.
    Adoraria poder instalar linux (apesar de que para uso basico, o Android atende bem)

    Espero ver isto junto ao libre phhone com KDE s2

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      O HP Elite X3 Lap Dock já faz isso… e com Windows 10.

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        Não teve foi a parte de acoplar, mas no essencial o Lap Dock é apenas um ecrã e um teclado que utiliza os recursos do telefone.

      2. Avatar de Alan
        Alan

        Nunca vem pra o Brasil esses projetos

  2. Avatar de Pedro Cruz
    Pedro Cruz

    Este conceito é simplesmente B-R-U-T-A-L

  3. Avatar de Reparo
    Reparo

    Então… isto será como passar do 2 em 1 para 1 em 2? Parece-me mesmo o comprar dois para ter um! 😀

    O computador aparenta ser totalmente inútil sem o telemóvel, ao passo que quando se usa o computador (colocando lá o telemóvel) se fica com o uso e maneabilidade do telemóvel extremamente limitada. Pode parecer um projeto giro, mas ou eles não estão a conseguir passar a mensagem da real utilidade disto ou então trata-se mesmo de uma má ideia.

    Pague dois leve um? 😀

    1. Avatar de elypse
      elypse

      Esta modalidade 2 em 1 é mais a nível empresarial ou pelo puro prazer de ver a tecnologia a evoluir!

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Ninguém quer ficar com o telemóvel bloqueado para ser usado num PC que vai custar quase tanto como um normal com CPU e ainda ter performance de telemóvel.

      1. Avatar de Aníbal
        Aníbal

        Não sei se será bem assim… E se o PC é na realidade o telemóvel, como é que ficas com o telemóvel bloqueado? É suposto conseguires fazer todas as acções que fazes no telemóvel neste PC, até porque a máquina é a mesma.

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Se o telemóvel está a fazer de pad e a processar:
          – não podes estar a trabalhar e a telefonar (podes com auricular sem fios, poucos usam neste contexto)
          – a maioria dos PC tem grandes dissipadores ou mesmo fan ativas. Ao ser o CPU do telemóvel ficas dependente da (pouca) dissipação do telemóvel, do fraco CPU/GPU e ainda arriscas a degradar a bateria do terminal pelo calor.

          A ideia seria interessante mas irrealista

  4. Avatar de DrFrankenDerpen
    DrFrankenDerpen

    Sinceramente não vejo a utilidade para tal…

  5. Avatar de Luis
    Luis

    A Asus já andou nisso e não teve sucesso nenhum.

  6. Avatar de joguirian
    joguirian

    As possibilidades são infinitas aqui. O poder de processamento estará a cargo do telefone, por isso o computador não é na realidade um computador mas sim uma espécie de doca ou extensão do telefone. Terá um ecrã, bateria talvez mas tudo o que tiver será para melhorar a experiência do utilizador. Uma ideia interessante sim senhor, se não exagerarem no preço. O telefone por 600/700 euros e o “computador” por uns 300/400 e teremos uma máquina a ombrear com um bom computador portátil e um telemóvel de todo. O melhor de dois mundos. Não entendo as críticas. Claro que espero total compatibilidade e funcionamento em termos das funções do telemóvel neste dispositivo…

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Tu por 400 compras um PC de nível i3-i5 autónomo, muito mais potente que um telemovel.

  7. Avatar de eu
    eu

    Não acredito no sucesso disto.
    Quando vi a primeira imagem, pensei que era um Windows 10 mas sendo um Android, é esse o primeiro problema.
    Não quero Windows dentro do meu telemóvel, tal como não quero Android dentro do meu PC.
    É simples ! Está testado e confirmado mas as marcas insistem em atalhar o problema e o resultado repete-se.

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Eu queria o Windows dentro do meu telefone 🙁

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Durante quanto tempo temos um smartphone? 2 Anos ??
    Durante quanto tempo temos um computador? 4,5,6 Anos??
    Tudo dito…

  9. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Esta quase lá. Espero comprar um mas universal que possa ser usado com qualquer telemóvel. Posso assim deixar o laptop em casa.

  10. Avatar de luis Alves
    luis Alves

    Acho que ninguem aqui percebeu a ideia lol … isto e uma marca gamer ponto … logo e normal que isto seja virado para jogadores e nao para pessoas comuns … o objectivo disto e os putos irem pa escola jogar no seu telemovel e tal mas se lhes apetecer jogar aseriu basta conectarem se ao seu pc razer que lhes proporciona maior ecra mais fluidez etc … e se precisar de fazer um trabalho pa escola ha office disponivel tambem para usar nesta interface

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Pois… mais um “brinquedo” para fazer os pais gastarem dinheiro… sem verdadeira utilidade, nem para o mundo gamer…

    2. Avatar de Reparo
      Reparo

      Luis Alves mas isso faz qualquer um em praticamente qualquer pc com Windows, Linux ou Mac, o que não faltam são Android app launchers para Windows como por exemplo Bluestacks, Nox, KoPlayer, MEmu, Genymotion e muitos mais. Por exemplo tenho um netbook com 6 ou 7 anos e corre o Bluestacks e jogos/aplicações Android na perfeição, posso usar o teclado e gamepads e usufruir de todas as funcionalidades de um real Android, sensores e Bluetooth incluído.
      E mais, para gamers estes Android app launchers (que são emuladores Android) até têm multi-sessões em simultâneo.

      Se é esse o real objectivo deste aparelho então parece-me um falhanço total.

  11. Avatar de RazerEBomParaAquecerAsMaos
    RazerEBomParaAquecerAsMaos

    É tudo muito bonito e tal, mas tal como o Motorolla Atrix 4G tinha a lapdock e acabou por morrer, este também vai pelo mesmo caminho porque acaba por ter apenas android. Talvez quando sair LoL para android o pessoal se atire a isto… O Atrix tinha uma partição com linux, telemovel lançado em 2011.

    https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/G/01/wireless/detail-page/motorola-atrix_dock-main-lg.jpg

  12. Avatar de informado
    informado

    já houve um conceito parecido na época dos netbooks. Uma marca de usb pens fabricava netbooks e o que controlava o netbook era o usb stick da marca com linux instalado. Não era um smartphone a controlar o netbook mas era o usb stick dessa marca.