Meo – Um segundo router para gerir a ligação à Internet

238 Comentários

O aparecimento de serviços de TV + Telefone + Internet, como é o caso Meo, vieram criar autênticas redes de dados na casas dos portugueses e hoje em dia servem de infraestrutura para os mais diversos serviços.  No Pplware foram já muitos os artigos que escrevemos sobre o serviço Meo, em especial sobre o router Thomson onde ensinamos a protegerem-se dos vizinhos, a partilhar um Disco/Pen USB na rede, a configurar Port Forwarding, entre muitos outros assuntos (ver aqui).

Depois do nosso artigo como ligar um router ao router Thomson da Meo, transformando o segundo router num switch (ver aqui), hoje vamos ensinar como configurar um segundo router para estabelecer acesso á Internet.

meo_000

O feedback, sobre este tema foi fantástico no ultimo artigo foi fantástico. Além dos esclarecimentos, tivemos muitos utilizadores a sugerirem cenários e soluções (já devidamente testadas) para que toda a rede continuasse a funcionar correctamente e sem quebras. De referir que em algumas situações os procedimentos aqui indicados podem não funcionar nos vossos cenários pois podem ter router Thomson ou firmwares antigos ou o segundo router pode não funcionar correctamente.

Bem, mãos a obra. Vamos aproveitar o texto dos passos no nosso leitor Marco Silva que deixou no primeiro post.

Passo 1 – Para começar, ainda sem ligar o segundo router, vamos aceder ao router Thomson da Meo e desligar o acesso à Internet. Relembramos que para aceder a interface de configuração basta abrirem um browser, colocar o endereço 192.168.1.254 e inserir as respectivas credenciais de Internet.

Nota muito importante: Antes de desactivarem o acesso a Internet, verifiquem se possuem o username e password da vossa conta de acesso à Internet.

meo_01

 

Passo 2 – Vamos agora ligar um cabo da porta LAN do router Meo (router1) à porta Wan do nosso segundo router (router2)

meo_00

Nota: tudo o que é Box e telefones devem continuar ligados ao router Thomson da Meo

Passo 3 – Considerando que o router 2 possui um gama de endereços diferente do router 1 (atribuído pelo DHCP), vamos desligar a interface wireless do PC e ligar um cabo de rede do nosso PC a uma porta LAN do router 2. Depois basta confirmar qual o endereço IP da interface de gestão e aceder ao mesmo.

Nota: No meu caso, procedi a uma uma alteração de gama de IP’s, ficando o router2 a funcionar com a gama 192.168.100.x. Esta alteração é realizada normalmente no serviço de DHCP do próprio router. Já dentro do segundo router, e como pretendemos configurar uma uma ligação de banda larga, então devemos configurar uma ligação ligação do tipo PPPoE  (Point-to-Point Protocol over Ethernet). Para quem não sabe, o protocolo de rede PPPoE permite a comunicação entre dois pontos de rede. No nosso cenário a ligação é estabelecida entre o nosso router e o equipamento que estará do lado do ISP (Internet service provider). Em alguns casos, até se aconselha a fazer um reset ao router Thomson.

No caso do router2 (Usei o WD N900..no vosso há-de ser algo idêntico), vamos a Advanced Settings e no menu lateral esquerdo escolhemos a opção Internet Setup. No campo Internet Connection Type escolhemos PPoE e em seguida indicamos:

  • Username
  • Password
  • Um nome para o serviço

e mantemos a opção de ser o ISP a atribuir o endereço de DNS para resolução de nomes.

Nota: O username e password são normalmente disponibilizados pelo operador.

meo_02

 

Passo 4 – Se os dados estiverem correctos e se a ligação entre o router 1 e o router 2 estiver operacional, podemos confirmar que a ligação à Internet está a ser feita já a partir do router 2.

meo_04

E está feito. O router 2, como se trata de um router wireless, irá disponibilizar o acesso também via wireless, facilitando assim que computadores, smartphones, tablets, etc se liguem de forma simples e rápida.

Ficamos a espera das vossas sugestões e outras dicas e em caso problemas deixem os vossos comentários.

Partilhar:
Tags:

Comentários

238

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Vieira
    Jorge Vieira

    acho que seria interessante para os mais leigos (como eu) explicar o porquê desta necessidade 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, faz sentido. Aproveito e deixo aqui a resposta:Se alguem pretender ter um segundo router para gerir o acesso a Internet, então podem seguir este tutorial. Ao colocarem na rede um segundo router passam também a dispor das funcionalidades do mesmo.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Bom dia,

        gostaria de obter uma possível resoluçao para esta situação: comprei um TPLink TL-WA830RE, que conectei a um switch na extremidade da casa, o objectivo era criar uma rede wireless nessa área. O router é o da Meo (Thomson , o branco). Configurei o TPLink como AP e o router da meo atribui-lhe IP da mesma gama, consigo ter net via wi-fi nos telemoveis, no entanto, a TV que esta ligada à BOX tem falhas sempre que ligo o AP no SWITCH, a imagem passado 1 ou 2 minutos pára, não emite programas, mas se de seguida carregar no power(on/off) do comando da meo volta a imagem, mas breves segundos volta a desligar aparecendo sempre aquela mensagem para verificar os cabos e a informar-nos o ip da box( que é o 64) e do gateway(254). Assim que desligo o AP do Switch, a televisao funciona perfeitamente. é necessario configurar algo no AP, pois praticamente so o liguei ao switch e escolhi modo AP? Usando um router igual ao utilizado no exemplo WD N900 seria uma solução, encontrei na Amazon UK com um preço baixo? Obrigado

        1. Avatar de gi lsilex
          gi lsilex

          envia um email à tplink que eles enviam um firmware alternativo para o ap 830 que resolve o prob dos frezes na tv

          1. Avatar de Zephir
            Zephir

            obrigado pela informação. entretanto ja tinha devolvido o tp-link.
            arranjei um 2º router da thomson para tentar configura-lo como AP e o problema repete-se mesmo com este router. Tenho la o 2º router e não consigo que ele nao congele a imagem 🙁

          2. Avatar de Zeca
            Zeca

            a solução não é essa. os repetidores da TP-link param a imagem do meo. o problema resolve-se com repetidores da ASUS, um pequeno c led azul e custa cerca de 40€.

            http://www.chiptec.net/networking/redes-wifi/access-point-wireless/asus-rp-n14-wireless-n300-range-extender.html

      2. Avatar de David
        David

        Pode me dizer quais são os routers que dão para colocar ip estástico como o que está em cima descrito, mas baratos. Obrigado

      3. Avatar de Luís Delgado
        Luís Delgado

        Olá boa noite, eu preciso de uma solução para poder ter dois ISP WAN, e que seja distribuído via LAN e wireless. Ou seja, ter dois operadores NOWO e MEO de internet e juntar, digamos assim, os dois através de um switch especial ex. Tplink dual wan.
        Agora é o seguinte, tenho que fazer bridg nos dois routers ? Para entrar neste switch WAN balanceado ?

    2. Avatar de Zov
      Zov

      Porque o router thomson da meo da muitos problemas em questão de gerir internet, principalmente para jogar online para a ps3 precisei de configurar o router por telnet e fazer bind as portas.

      Abraços

  2. Avatar de Bruno Mourato
    Bruno Mourato

    Então e se tivermos um telefone a funcionar no thomson este vai deixar de funcionar certo?

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Nao, O Voip apenas precisa de sincronismo para funcionar.

  3. Avatar de Tiago S
    Tiago S

    Ou seja, tenho o router thomson na sala no piso inferior da casa e tenho pouco sinal no andar superior, com esta solução posso meter o segundo router no piso superior sem necessitar ligar cabo internet ou ethernet?fica apenas ligado a corrente e a funcionar wireless?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Tiago,

      A resposta à tua pergunta é não. Esta solução serve para o seguinte: imagina que o sinal da rede chega a um compartimento onde tens a TV. No entanto, achas insuficientes as funcionalidades do router da Meo ou este tem pouca cobertura do sinal e queres ligar um segundo router (por cabo) para gerir a rede. Então esta é uma solução 🙂
      Se queres que o segundo router funcione como bridge então a configuração é outra…apresentaremos brevemente. Uma solução simples é adquirires um repetidor wireless tipo este https://pplware.sitedev.pt/hardware/aztech-wl556e-repetidor-wireless/

      1. Avatar de lipex

        não precisa de muita coisa, basta efectuar uma ligação de cabo da porta LAN do thomson a outro router para a porta LAN deste e, passa a ser feita a distribuição como um switch de rede. Depois é só partilhar.

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Mas a questão colocada pelo Tiago S é como ligar os dois routers via wireless e não por cabo.
          Também gostaria de ver esse tutorial feito!

          Obrigado ao pplware!

          1. Avatar de Luis Gil
            Luis Gil

            tinha uma situação idêntica ao Tiago.
            Na sala onde está a TV está a saída do telefone e respetivo router MEO e BOX
            noutra divisão da casa o wireless não chegava lá, é mesmo fraco o do MEO
            comprei um AP que também funciona como repetidor e configurei o dito
            acabei por verificar que o router do MEO não funciona bem com repetidores, e após pesquisar na net consegui colocar o novo AP wireless a funcionar, mas tive que selecionar a proteção WEP em vez de WPA, com WAP não funciona.
            Neste momento tenho o rooter meo e BOX na sala e sinal wireless pela casa toda
            por vezes parece que há uns conflitos pois o debito quase que cai para zero, mas é muito de vez em quando

          2. Avatar de Sam
            Sam

            Google: Wireless bridge

        2. Avatar de David
          David

          Mas fico com 2 ips, um em cada router?

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Boa tarde..
        Com este metodo consigo por exemplo estar no RC e apanhar o wireless do router Meo e ir para o piso 1 e apanhar a rede do router que adicionei?
        Comprei um Asus RTN12+ e queria fazer isso que referi.. Tenho de configurar o router em modo router ou em modo AP?

        Obrigado

    2. Avatar de Marcos Silva
      Marcos Silva

      Boa tarde,
      usem um powerline kit da dlink ou asus ou linksys vem com duas equipamentos tipo transformador que se liga a qualquer tomada um será o master liga-se a corrente tomada e liga-se um cabo de rede 0 problemas o segundo terá wireless mete-se em qualquer parte da casa sem cabos sem fios sem stress… basicamente extende a cobertura a casa toda serve para casas antigas novas etc… na fnac…
      http://www.fnac.pt/TP-Link-Powerline-Wireless-N-300Mbs-PLC-AV500-Kit-WPA4220-Acessorio-Informatica-e-Tel-Rede/a718518
      e um mais avançado
      http://www.fnac.pt/Devolo-PLC-dLAN-500-AV-Wireless-N-Starter-Kit-Acessorio-Informatica-e-Tel-Rede/a638898

  4. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Olá. Bom artigo. Agora queria deixar uma dúvida, pois tenho um problema na minha rede cá em casa. Tenho o router da Meo, mas decidi ligar um Acess Point num quarto ao lado ligado por cabo de rede ao router da MEO. Se reiniciar o router da MEO, o Acess Point funciona bem, mas passado 10 ou 15 minutos fico sem internet e depois o aparelho que uso seja smartphone ou portátil deixa de poder conectar-se a esse Acess Point. De reeferir que o router da MEO continua a funcionar se me ligar a ele. Já configurei o Acess Point, indicando o IP do router da MEO, desligando o DCHP do Acess Point. Se alguém me poder dar umas luzes, agradecia.

    Abraço.

    Acess point: http://www.conceptronic.net/download_list.php?stype=3&productid=341

    1. Avatar de Rui Fernandes
      Rui Fernandes

      eu tenho uma situação idêntica à tua, mas eu utilizei um router smc, apenas me limitei a desligar o DHCP e a criar uma nova rede wireless(mas como o teu caso é um AP, não se aplica) e funcionou perfeitamente, nem precisei de indicar o ip do router meo

    2. Avatar de Goncalo Bello
      Goncalo Bello

      Ola João.. se bem percebo, esta a tentar configurar um segundo router para fazer uma “repeticao de sinal”, mas ligando-o por cabo ao router Meo.. é isso?

      Eu usei 1 router normal e nao um access point, mas penso que a configuração será a mesma… no router 2(aquele que pretendo adicionar) tive que desligar uma opção que é a opção NAT, pois essa situação de ficar sem internet passado uns minutos tambem me acontecia… Aquilo que fiz na totalidade foi:

      1) ir as definções do router 2 e colocar o mesmo nome de rede wireless e com mesma password
      2)desligar DHCP
      3)Desligar NAT
      4)Desligar IGMP Proxy(so tive que fazer isto num router visto que os outros nem tinham essa opção)
      Com estas definições tornei o meu router 2 num access point, ligado por ethernet ao router meo, e no qual posso usufruir de wireless e ligação por cabo..

      NOTAS: Router 2 tem que ser ligado á porta LAN e não WAN…
      Router 2 tem que ser configurado para um IP(LAN) que seja qualquer coisa do tipo 192.168.1.xxx(obviamente que tem que ser diferente do router MEO, que por norma tem 192.168.1.254)

      Se for 192.168.x.1 funciona mas ja nao o voltamos a encontrar na rede(porque nao esta no mesmo espectro de ip´s

      Espero ter ajudado… vem tarde, mas melhor tarde que nunca

      1. Avatar de João
        João

        Boa tarde Gonçalo,

        O que descreveu ao João é exactamente o que quero fazer.
        Faço os passos que refere, mas quando mudo no router dois (aquele que pretendo adicionar) a nome da rede e a pass para ser igual ao router da meo, deixo de me conseguir ligar a este(router 2).
        Já não consigo entrar na pagina do router 2 (tp link tl-wr841n). Já tentei mudar o ip para acesso ao mesmo, mas nunca consigo aceder à pagina.
        Como sou novo nestas coisas estou um pouco perdido.

        O que tenho é um router num piso (meo) e outro no piso superior (tp link). Cada um é uma rede distinta, mas tenho um cabo que liga de porta lan do router meo para o router tp link.
        O que queria fazer era a situação que existe por exemplo em faculdades. Em edifícios gigantes em que a cobertura de um router não chega, ligam vários. Mas quando percorremos o edifício nunca precisamos de ligar aos outros router, o pc liga automaticamente porque a rede é a mesma. (que é o caso do João ou semelhante) Eu queria fazer o mesmo mas estou meio perdido. Obrigado

    3. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Bom dia, gostaria de obter uma possível resoluçao para esta situação: comprei um TPLink TL-WA830RE, que conectei a um switch na extremidade da casa, o objectivo era criar uma rede wireless nessa área. O router é o da Meo (Thomson , o branco). Configurei o TPLink como AP e o router da meo atribui-lhe IP da mesma gama, consigo ter net via wi-fi nos telemoveis, no entanto, a TV que esta ligada à BOX tem falhas sempre que ligo o AP no SWITCH, a imagem passado 1 ou 2 minutos pára, não emite programas, mas se de seguida carregar no power(on/off) do comando da meo volta a imagem, mas breves segundos volta a desligar aparecendo sempre aquela mensagem para verificar os cabos e a informar-nos o ip da box( que é o 64) e do gateway(254). Assim que desligo o AP do Switch, a televisao funciona perfeitamente. é necessario configurar algo no AP, pois praticamente so o liguei ao switch e escolhi modo AP? Obrigado

      1. Avatar de Gonçalo Bello
        Gonçalo Bello

        Olá Eduardo! A minha solução passou por desligar o serviço NAT e IGMP(algo que permite ver televisão em ligações LAN… Conclusão… Desligando ambas as opções, isso deixou de acontecer! Atenção que as boxes tem que permanecer ligadas ao router meo, mas tudo o resto funcionará perfeitamente’
        Espero ter ajudado

        1. Avatar de Zephir
          Zephir

          Gonçalo, obrigado pela informação.
          Neste momento ja devolvi o AP pois nao consegui resolver a questao e de certa forma quase que desiste da ideia porq na altura q criei o post e mesmo passado algum tempo n copnsegui arranjar forma de resolver. Nao sei se hei-de comprar um router = ao deste post WD N900 ou um Asus nt-10 ou 12, porq ao que parece com qualquer deste equipamentos deverá funcionar!!

          1. Avatar de Gonçalo Bello
            Gonçalo Bello

            Qualquer router poderá funcionar como AP.. Para isso basta seguir as instruções em cima descritas… Eu tenho vários routers diferentes que estão configurados para funcionar como AP, e todos funcionam… Uns precisam de desactivar certas opções etc etc… Em todos eles tive que desligar dhcp, NAT, e definir o mesmo nome de rede para que a transição de um router para o outro, seja imediata.

            Apenas no meu router Archer C7(o mais recente de todos), tive que desativar a tal IGMP, porque a televisão bloqueava se toda…

            De resto, qualquer um da! 😉

        2. Avatar de Fernanda
          Fernanda

          Olá gonçalo

          Sou novata, mas tenho o mesmo problema que o eduardo(a TV pára por segundos) poderia explicar-e como se faz para desligar os serviços NAT e IGMP. Obrigada

  5. Avatar de la_marca
    la_marca

    Pedro, Isto implica que caso tenhas alguma box, também a tenhas de lugar ao router 2.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Se me lembro bem, ficam ligadas no 1º router, pois este continua a dar endereços da vlan das box’s. Ou seja, no Thompson.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Por acaso merece nota no artigo sobre a box e, já agora, o telefone VOIP.

      2. Avatar de la_marca
        la_marca

        Causa alguma dúvida, porque se é desligada a autenticação no router 1, o que acontece às Boxs e ao telefone Voip ligados a esse router?

    2. Avatar de César Araújo

      Não tudo o que for box’s por causa da vlan tag tem que ser ligado no router da meo.

      1. Avatar de César Araújo

        Alias já o diz antes do ponto 3 na nota “Nota: tudo o que é Box e telefones devem continuar ligados ao router Thomson da Meo”

      2. Avatar de Pedro Pinto

        Exacto. Pelo que já analisei trata-se da vlan 10

  6. Avatar de Bob
    Bob

    Bem…… ainda hoje tinha pensado que já era altura de ter saído este artigo!

    Está confirmado o que já tinha lido 🙂

    Obrigado pela confirmação!

  7. Avatar de César Araújo

    Clarifiquem-me, algumas questões.

    1 – O router 1 continua a fornecer ip?
    2 – E a nivel de port forwarding é feito no router 2 ou no router 1 simultaneamente?
    3 – Continuarei a ter acesso a rede 192.168.1.X estando apenas ligado à rede 2?

    Agradecido

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas César

      1 – O router 1 continua a fornecer ip?
      Sim, aos equipamentos ligados às Portas LAN (ex. boxs). Há routers (router2) que permitem a configuração do circuito de iPTV.

      2 – E a nivel de port forwarding é feito no router 2 ou no router 1 simultaneamente?
      Router 2.

      3 – Continuarei a ter acesso a rede 192.168.1.X estando apenas ligado à rede 2?
      Se o router2 estiver associado outra rede, então não acedes à rede 192.168.1.X. P

      1. Avatar de Apaxe
        Apaxe

        Duvida:
        Como não possuo um Router Thomson da Meo para testar, porque actualmente sou cliente Zon, desligando o acesso à internet no Router Thomson como fica o NAT/Firewall deste (por causa do portforwarding)?

        1. Avatar de Marco Silva
          Marco Silva

          Tudo passa a funcionar pelo 2o router.

          O router Thomson utiliza VLAN’s. Uma para o serviço de TV e outra para o acesso à internet.

          É como se fossem dois routers num só.

          O que este procedimento faz é que o Thomson deixe de ser utilizado para a parte de internet e tudo passe a ser feito pelo 2o router.

          1. Avatar de Apaxe
            Apaxe

            Viva Marco Silva,
            intendi o que dissestes, mas o funcionamento da VLAN de um Router não tem nada a ver com a configuração do seu NAT/Firewall, ou seja, ele pode ter várias VLANs configuradas e continua a ter o NAT/Firewall a funcionar.
            Por isso é que eu pergunto, desligado a Internet na sua configuração provoca também a desactivação do NAT/Firewall?

          2. Avatar de Marco Silva
            Marco Silva

            Apaxe, o teu post não tem botão para responder, por isso respondo aqui.

            Nao tenho como testar, pois sou cliente da Zon.

            Mas presumo que, para a VLAN da IPTV, o NAT/Firewall se mantenha como estava antes.

            Já para o acesso à Internet, que passa a ser feito pelo 2o router, penso que o NAT/Firewall passe a ser feito pelo 2o router. Teria de ser configurado aí.

            Mas deixo para alguém com Meo e que já tenha isto a funcionar confirmar.

      2. Avatar de César Araújo

        Obrigado Pedro, tenho uma outra questão, sendo eu cliente serviço 3play internet telefone e televisão e não usufruindo minimamente do serviço de tv, (sem interferir com o operador, exemplo anulando o serviço) não me seria possível, no router eliminar a largura de banda reservada para a televisão e assim ficar com mais um “espacinho” adicional na internet?

        1. Avatar de Carlos Pereira
          Carlos Pereira

          Boas.
          César, ao teres as boxs desligadas, elas não consomem largura de banda.

  8. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    um óptimo artigo para quem tem problemas na recepção de sinal( como eu :D)

    Offtopic: já tive a vasculhar na net uma maneira de por um D-Link DVA-G3170i/PT (o da sapo) a funcionar como access point? ligado ao thomson tg784(da meo)? tentei várias soluções na net, todas sem sucesso, quando conectava ao D-Link simplesmente não tinha acesso à net, quais as possibilidades de fazerem um tutorial acerca disso? caso já exista aki no Pplware desde já peço desculpa, pois posso ter procurado mal, e agradecia que me encaminhassem para o mesmo

    E também quero agradecer à equipa do pplware pelo óptimo trabalho que voces têm feito 😀

    1. Avatar de K
      K

      Nao é preciso grande tutorial, eu tenho um a funcionar exactamente nas condições que descreves. (dlink da sapo a fazer de ap ligado a um thompson do meo).

      Basicamente tens o thomson configurado para fazer as ligações à net, e a gerir ips dinamicos (dhcp). Com um cabo de rede, ligas uma porta de rede qualquer do thompson (não uses a wan, se tiver, qualquer outra serve) à única porta de rede do dlink.

      No Dlink, atribuis-lhe um ip dentro da rede do thomson (se o thomson é o 192.168.1.254, podes por o dlink a ser o 192.168.1.250, por exemplo). Desactivas o DHCP (ip dinamico) do dlink. Desactiva ou desconfigura as configurações adsl no dlink. Configuras a rede wireless como quiseres (wpa2, password, etc) e deve ser tudo.
      Podes inclusivamente configurar firewalls ou outras funcoes no dlink que queiras. Isto só vai ser válido para os pcs que se ligarem através do dlink.

      Ao ligares um pc ao dlink, o thomson deve-lhe atribuir um ip automaticamente. O thompson deve ver todos os computadores ligados ao dlink (por wireless ou nao, nao importa) como se estivessem ligados a porta da rede a que o dlink está ligado.

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Boa resposta!
        Por acaso estou a pensar fazer a mesma coisa em minha casa, dado que tenho esses dois routers mencionados.

        Obrigado!

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    ” vieram criar autênticas redes de dados na casas dos português ”

    Portugueses

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas, tenho tido vários problemas com a internet do meo principalmente quando jogo na ps3, porque passado uns 40 min começa tudo a falhar…depois de alguns meses o departamento técnico da meo diz que não consegue resolver o problema e dizem que daqui a 1 mês ou 2 vão ter um router novo para os cliente fibra e adsl, dizem que já o andam a testar…mas até lá esta é a melhor solução.

    1. Avatar de Rui Fernandes
      Rui Fernandes

      tenta saber quais as portas que os jogos utilizam e abre essas portas no router

  11. Avatar de Luis
    Luis

    qual o motivo que por vezes não fica registado o VOIP ? Tenho que entrar no router e desactivar e activar o serviço de voz.
    já agora, sabem-me dizer se dá para não identificar o VOIP?
    obrigado.

  12. Avatar de Afonso
    Afonso

    Penso que a minha dúvida não se enquadra propriamente aqui muito bem, mas como sou um leigo nisto e não sei onde a colocar gostava que me respondessem a uma questão. Tenho um router da Meo e um segundo router que está guardado. O router da meo não dá uma cobertura de sinal suficientemente forte que chegue desde o escritório (que é onde ele está) até à sala de jantar onde está sempre o portátil da minha irmã ligado à corrente. Já o portátil da minha mãe está no escritório ligado à corrente e por isso apanha o sinal e o meu desktop está na divisão ao lado da do escritório, que é o meu quarto, estando ligado ao router por um cabo da fibra óptica. O problema é que a net está sempre a “cair” e por isso quando chega à sala de jantar passado um tempo desaparece o sinal, assim como há vezes em que nem seuqer chega. E quem diz sala de jantar diz outras divisões, mas essas não interessam porque os pcs não vão para lá. Disseram que eu podia comprar um router sem fios para pôr na sala, mas assim não passaria a ter dois SSIDs? Ou este router transmitiria o SSID do router da meo à sala, fazendo com que o pc da minha irmã apanhasse sempre net? Também me disseram que dá para fazer isso com um router com fios, como é o caso do meu segundo router, que por acaso ainda tem uma antena para transmitir net sem fios, também. Como não estou para gastar dinheiro e partindo do pressuposto que daria para aumentar o sinal da net, gostaria de saber como ligar um router ao outro sem passar a ter duas nets sem fios (dois SSIDs). O cabo da fibra óptica do meu pc seria ligado ao router da meo ou ao segundo router? Além disso tenho ainda um problema de espaço…

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Julgo que o Pedro Pinto (autor do artigo) vai abordar esse tema num futuro próximo! Eu também gostaria de ver esse artigo feito!

    2. Avatar de Rui Fernandes
      Rui Fernandes

      podes utilizar esta maneira barata: http://www.youtube.com/watch?v=YOBfxbpxosA ….. eu utilizei com a parte interior de um refrigerante, não fica bonito, mas o sinal melhorou em cerca de 25%…

    3. Avatar de Luis Gil
      Luis Gil

      Eu adquiri um repetidor de sinal, mantém o SSID
      O problema é os conflitos que o router do meo e o repetidor provocam, mas são poucos frequentes
      Adicionalmente tive que selecionar encriptação WEP, com WPA não funcionava, a rede caia ao fim de 5 minutos.

  13. Avatar de BV
    BV

    Tenho estado a tentar esta solução com um router Asus wl 600g mas sem sucesso.
    Tudo funciona excepto a internet. O router Asus tem algumas opções para a wan que não sei o que escolher: service category e encapsulation mode. Este router também não tem uma porta especifica para wan (liguei na porta 1). Se algum conseguir dar uma ajuda agradeço.

    1. Avatar de nfu
      nfu

      Se nao tem porta wan, nao serve.

      Alem disso, os restantes parametros que possas necessitar sao:
      llc-snap, pppoe, vpi/vci 0/35

  14. Avatar de Filipe Craveiro
    Filipe Craveiro

    “O feedback, sobre este tema foi fantástico no ultimo artigo foi fantástico.” Há aqui qualquer coisa má que não está bem. 😀

    Bom artigo.

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Excelente artigo, mas fiquei com umas dúvidas. Em minha casa tenho um segundo router(router2) em modo bridge. As minhas perguntas são: qual é a vantagens deste método em relação ao modo bridge? Consegue-se apenas alargar a gama de ips disponíveis? O router1 passa a funcionar apenas em LAN (sem Wireless)?

    Volto a salientar, bom artigo.
    Obrigado

  16. Avatar de Conde
    Conde

    O seu comentário aguarda moderação.
    Olá boa noite, tenho um problema “gordo” entre mãos, passo a explicar. agora mesmo estou em espanha a morar mas quando me mudei trousse comigo un thomson tg784 que tinha em portugal, agora que tenho internet en casa queria por esse thomson mas não encontro forma de que me funcione nem como modem nem como switch será que me podem ajudar?
    Os dados de configuração do meu ISP são:
    Usuario: adslppp@telefonicanetpa
    Contraseña: adslppp
    Encapsulación: PPPoE
    Multiplexación: LLC
    Virtual Circuit:
    – VPI: 8
    – VCI: 32
    Desde ja muito obrigado, e continuem com este grande trabalho…estou no estrangeiro mas sigo-vos todos os dias.
    Cumprimentos

  17. Avatar de vicente rodrigues
    vicente rodrigues

    5*

    já esta aqui a funcionar

  18. Avatar de Nascosta
    Nascosta

    Nascosta
    19 de Setembro de 2012 às 12:31 pm

    Bom dia,
    Será possível ligar ao router da meo thomson tg784n um outro router tg784 (por cabo) para amplificar o sinal wifi num andar superior.
    Se sim qual é configuração a ser usada no 2º router.

    É possível ou não ligar um router da zon (zonhub 1) ao router da meo th784n..

    os melhores cumprimento.

  19. Avatar de Tiago Correia

    Antes de ser MEO, era do serviço da SAPO, e como alterei fiquei com o router da SAPO.
    Será que da para utilizar esse router? (Não sei a marca/referencia)

    1. Avatar de César Araújo

      Se der para fazer vlan tagging sim, mas digo já que provavelmente não terás essa funcionalidade, quer activa, quer disponível. Mas isso é demasiado complexo para se abordar em 2 linhas.

  20. Avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos

    Tenho assim desde que tenho meo, pois detesto o software que o router trás para além de fraca potência a nível de wireless. É uma solução muito boa.

  21. Avatar de Nelson
    Nelson

    Isto também dá para quem utiliza fibra??

  22. Avatar de neo
    neo

    Ontem configurei o meu Linksys WRT150N para fazer de “Repeater” do router MEO e assim cobrir mais area da casa com acesso á internet por Wi-fi.

    Para quem estiver inetressado:
    http://lifehacker.com/5563196/turn-your-old-router-into-a-range+boosting-wi+fi-repeater

    http://dd-wrt.com/site/support/router-database

    1. Avatar de HJMR
      HJMR

      Sim, mas atenção, é instalando firmware costumizado DD-WRT no linksys. Não é para todos, levanta questões sobre a segurança, e não abrange todos os equipamentos.

  23. Avatar de Tiago Ramalho

    São muito bons estes tutoriais para tirarmos o máximo potencial das nossas redes domésticas.
    Já tinha feito à uns tempos algo deste género na minha rede meo para aumentar o sinal wireless na minha sala.
    Bastou-me ligar os dois router por cabo e ajustar as definições do novo router.
    Ficou tudo a funcionar sem problemas.

  24. Avatar de JA
    JA

    Boas,
    Excelente artigo. Tenho um dúvida a qual queria colocar ao pessoal que mais sabe disto.
    Tenho 2 routers em casa. Um TP-Link para ligar à internet por banda larga e tenho um Vodafone Sharing Dock que reconhece o disco externo. é possível ligar os 2 de modo a ter ligação à internet e disco para fazer backups?

    Obrigado

  25. Avatar de Carlos Pereira
    Carlos Pereira

    Já tenho esta solução a funcionar há algum tempo.
    Como preciso de ter várias portas abertas e um bom QoS, coloquei um Asus com DD-WRT a gerir a rede.

    “Ganhei” ainda vpn para me ligar a casa e por estranho que pareça, a velocidade média da internet aumentou ligeiramente.

    Aconselho vivamente.

  26. Avatar de Rob
    Rob

    Artigo muito bom. Agora gostaria de saber/confirmar o seguinte:
    Tenho meo e o router está no escritorio. Tenho uma box dvr na sala e apenas uma ligação por cabo de rede.
    Esta opção é possivél de fazer para ter a box ligada e outro cabo de rede para a TV?

    Cumps

    1. Avatar de Carlos Pereira
      Carlos Pereira

      podes fazer isto http://www.net.ipl.pt/index.php?id=143

      e ligas uma ficha de uma extermidade do cabo ao thomson e a outra ao 2º router, na outra extermidade ligas uma à box e outra à Tv.

      Só tens de ter atenção às cores dos condutores,
      se no thomson ligares a rj45 que tem os pares Azul/Castanho, na box tambem tens de ligar os pares Azul/Castanho.

      Cumps

  27. Avatar de JTCSilva
    JTCSilva

    Viva, Antes de tudo parabéns por mais um excelente artigo. Gostaria que me tirassem uma dúvida. Tenho um problema com a minha linha que se prende com o facto de estar a mais de 3km da central. Por vezes (ao final do dia)o valor da margem de ruído da linha é tão baixa que se por algum motivo tiver de reiniciar o Router este nunca mais consegue fazer sincronismo e a luz de Broadband nunca mais fixa, ou seja fico sem serviço até á manhã do dia seguinte… Já reclamei com a PT mas tenho a noção que pouco ou nada podem fazer. Será que esta solução dos dois routers poderá resolver o meu problema ? Será que outro roouter consegue estabelecer comunicação mais facilmente com a central ?
    Cumprimentos.

    1. Avatar de Carlos Pereira
      Carlos Pereira

      Boas, penso que não irá resolver, pois será o thomson que continua a fazer o sincronismo (como se fosse apenas um modem), o 2º router apenas faz a autenticação e a gestão da rede.

      Se estiver enganado, digam.
      Cumps

      1. Avatar de JTCSilva
        JTCSilva

        Viva, Tens toda a razão Carlos.
        Obrigado.
        Cumps

  28. Avatar de Luís Fernandes
    Luís Fernandes

    Parabéns pelo Artigo, estou a testar neste momento a ver se consigo ter uma ligação de interner mais “decente”.

    Tenho uma questão, se o router Thomson reinicar não vai criar conflito ?
    Quando desliga mos a net no Thomson ela nunca mais volta a ligar.. ?

    Outra questão, fiquei sem ter acesso algum ao thomson, ou seja.. se for a 192.168.1.254 ele não me consegue contornar.. é normal ? existe alguma maneira de contornar isso ?

    Cumprimentos,

  29. Avatar de Bob
    Bob

    Bom, após testar com os equipamentos que tenho, ambos da marca Zyxel, não consigo ter “internet”. Mas obtenho o ip publico em ambos, apenas não passam é pacotes para lado nenhum…….. Ainda estou em testes, mas para já, aqui não dá 🙁 Vou tentar arranjar algo de outra marca, só para tirar a teima se não é algo neste Thomson. Como já o ameacei partir todo… pode ser sentimental 🙂

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Testado com um dd-wrt, e dá exactamente o mesmo sintoma. Não consigo replicar o artigo. Suponho que algo não esteja bem no Thomson. Além de ser o TG784 e não o TG784n, também correr o firmware 8.4.2.Q. Alguém pode confirmar se já fez com o mesmo modelo e firmware? Pode ser algo diferente…… não faço a menor ideia.

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Estou a ter o mesmo problema exactamente. Tenho ip wan no dd-wrt mas nada de net. Aparentemente resolve nomes mas nao pinga.

        O thomson esta com factory defaults. So desliguei a net no thomson nao fiz mais nada.

        Chegaste a resolver este prob?

        1. Avatar de Bob
          Bob

          Voltei novamente a tentar, e descobri porque estava a ter este sintoma. Tinha a password errada, mas o PPoE conectava na mesma, mas apenas chegava aos DNS da PT, e ao gateway. Agora com a password certa, já consegui ligar outro router!
          Vem tarde, mas espero que te ajude.

  30. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Boas! Não sei se aqui será o sitio indicado, mas pergunto…
    Vivo num anexo da casa dos meus pais que recentemente aderiram a um pacote 3play da Zon. Mas como a casa é antiga e o router está longe, o sinal wireless não é suficiente. Será que ligando um modem ao cabo coaxial (que já tinha no anexo e está ligado ao dos meus pais) posso ter net? E o deles continua a funcionar?
    Obrigado.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Boas,
      Não deves ter net assim. Podes é meter um powerline, e assim ultrapassas o problema do sinal wireless. Os kits estão mais baratos, ainda assim é uns 50€ pelo par.

  31. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Ora viva, antes de mais parabéns pelo post, está bastante rico em informação. Tenho somente uma questão: Tenho um ZonHub que se encontra na minha cave e até ao R/C tenho sinal mas se for para o 1º andar já não consigo captar sinal. Como tenho um router da NetGear de um antigo contrato, pretendia saber se dá para colocá-lo a emitir o sinal via wireless colocando-o no R/C ligado via wireless ao ZonHub. Na cave tenho um escritório onde tenho ligado o fax e não dá para tirar de lá o ZonHub. Podem-me ajudar nas configurações?
    Obrigado.

  32. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Boa tarde,
    qual o router(Wireless) mais barato, mas funcional, que sugerem para realizar este processo?

    atentamente e parabéns pelo “Tutorial”

    1. Avatar de João Pedro
      João Pedro

      já tenho o D-link dir-652 mas não consigo pôr a funcionar em wireless.

      ontem andei a experimentar e só consegui que o Portátil se ligasse à net mas por cabo ethernet.

      agradecia uma ajudinha.

      Portanto, o meu acesso ao site do router meo TG784 tá alterado, User é “Administrator” mas a Pass “tá alterada”.

      cumpz

  33. Avatar de D Morth
    D Morth

    Boa tarde pessoal. Antes de mais nada este tutorial está cinco estrelas, parabéns. Agora eu também ando com muitos problemas em relação ao router da meo Thomson TG784, especialmente para jogar jogos online (WoW no meu caso) e ás vezes até mesmo para navegar na internet. Por isso penso que vou recorrer a este tutorial. Agora eu não quero é gastar 40€+ num router… Sendo que perto de minha casa só tenho Worten estive a pesquisar no site deles e encontrei um router a 20€+ chamado Router Wireless DIR-300D-LINK. A minha questão é, sendo este um router (mais simples penso eu) posso por a minha net a funcionar a 100% sem que me depare com os mesmos problemas? E posso também aplicar este tutorial ao “meu” router?

    Obrigado,
    -Morth

    1. Avatar de JR
      JR

      Tenho um dir300 igual a esse, também comprado na worten, instalei o dd-wrt e está 5 estrelas, o unico problema que tive foi o acesso por dyndns mas já está resolvido.

  34. Avatar de luis
    luis

    Boas, em primeiro lugar, os mais sinceros parabéns, exelente “post” manual.

    Em segundo lugar, será possivel facultar a maneira de configurar uma SHARING DOC da vodafone, como segundo “modem” é para ter mais sinal…

    Agradeço toda e qualquer informação sobre o assunto…

    Abraços e cumprimentos

  35. Avatar de JR
    JR

    Tenho um d-link dir300 no qual acabei de instalar o dd-wrt, está ligado a um thomson tg784n (meo), até agora tudo funciona, cabo e wireless, o thomson apenas serve para as boxes e telefone, o dir300 faz o resto.
    U único problema com que estou é que tenho conta no dyndns para aceder remotamente, e não estou a conseguir, já abri a porta 3389 no dir300 com dd-wrt, mas recusa sempre a ligação, mesmo estando na mesma rede (casa), com o thomsom conseguia aceder mesmo do exterior.
    Alguém me pode dar uma ajuda a resolver o problema.

  36. Avatar de André
    André

    Olá a todos, agradecia que me ajudassem numa situação ontem fiz esta operação com exito na minha rede, mas deparei com um problema ou seja no modem onde fiz a bridge deixou de fornecer rede no ATI ou seja deixei de ter rede no outros pontos da casa, apenas consigo rede a partir do router que configurei, a minha duvida é o seguinte, tenho agora de fazer chegar um cabo de rede desde o router até ao ATI, o que é complicado porque não tenho como passar outro cabo ou tenho detrocar de modem por um que tenha mais saidas visto que o que eu tenho apenas tem uma, se o modem tivesse mais saidas e eu ligasse um outro cabo de rede ao switch do ATI já me funcionava a rede em casa?

  37. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Bom dia,

    Sou cliente meo e procedi a esta alteração de maneira a poder ter wi-fi no quarto (thomson tg784 + tp-lynk wr740). Essa questão ficou resolvida, no entanto, se tentar aceder à internet através do router do meo, não consigo e diz acesso limitado. É normal?

    Obrigado e parabéns pelo excelente artigo!

  38. Avatar de Pedro
    Pedro

    Usei um D-linK DIR-501, mas sem sucesso, não conectou…

    Eu queria usar um router que permitisse gerir a capacidade de banda para cada Ip aqui no trabalho.
    São 5 computadores ligados por um switch, e outros via wireless. O objetivo era usar o D-link para baixar a velocidade de download.

    Alguém tem alguma solução para mim? Outro tipo de router?

  39. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Tenho um router da Meo thomson e pretendo ligar a outro router D-Link gama dir600, mas sem usar cabo, usando o wiereless. Pretendo ainda ligar a box da Meo ao router secundário, D-Link, aqui através de cabo. É possivel?

  40. Avatar de jose
    jose

    tenho um ST 780Wl da Thomson e pretendo ter acesso como access point mantendo as portas de rede, como fazer?
    podem me ajudar?
    Obrigado

  41. Avatar de Jorge
    Jorge

    Viva, será que me podem ajudar!
    Segui este tutorial com um tp link Mr 3220, tudo funcionou conforme descrito mas
    não consigo ter net no segundo router!
    Que faço agora?
    Obrigado

  42. Avatar de jorge
    jorge

    viva,
    apenas para informar que ja resolvi o problema!
    nao estava a conseguir porque a password do dial up estava errada mas mesmo assim o meo adsl fazia o dial up so nao me dava era a net. depois de falar para o serviço a clientes, e fazer reset a passw tudo ficou a funcioanr!
    verifiquei que o router fazia sempre o dial up com qualquer login e pass aleatoria so nao dava era net!
    fica a informação!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Boas,

      Tens o DHCP ligado no tp link? Nunca te apareceu no Thomson a mensagem: “Centralizador não acessível”?

      Obrigado

  43. Avatar de jorge
    jorge

    viva,
    no tplink sim tenho o dhcp ligado, mas tb está numa rede distinta do thomson.
    o thomson esta em 192.168.1.254 e faz dhcp mas apenas para as box da meo.
    depois do thomson sai um cabo da porta lan para a porta wan do tplink e aí tenho dhcp ligado com 192.168.2.1 e tenho tudo a funcionar impec!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Eu tenho tal qual as tuas configurações e não consigo ter net no Thomson, apenas no tp link.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Podes deixar aqui uns print screens de como está a tua configuração no tp link, sff?

      1. Avatar de jorge
        jorge

        nao sei como deixar aqui fotos!

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Acabou por não ser necessário, mas, mais uma vez, muito obrigado.

  44. Avatar de jorge
    jorge

    exacto! eu tb nao tenho net no thomson mas por opção minha!
    tive de ligar assim senao tinha freeazes na tv!
    se queres ter net no thomson, tens de ligar o segundo router ao thomson, mas lanlan, e no segundo desligas o dhcp e fica a dar tudo direitinho.
    até podes ter os 2 a fazer wifi com o mesmo nome de rede e mesma pass, basta apenas fazer com que estejam em canais wifi diferentes, ex o thomson no canal 6 e o segundo router no canal 11.
    eu em casa até tenho o thomson e mais 2 routers todos ligados e cubro uma casa de 3 pisos com wifi sempre no maximo!
    🙂

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Já consegui. Muito obrigado!

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Já consegui. Muito obrigado!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Desculpem o duplo comentário, lol

  45. Avatar de jorge
    jorge

    por exemplo, o thomson esta com o ip 192.168.1.254, e faz dhcp para uma pool ou range algo do genero 192.168.1.60 ao 192.168.253. assim no segundo router poes lhe o ip nas definicoes de lan: 192.168.1.1, desligas a opção dhcp (sera efectuada pelo thomson) e fica a dar!
    boa sorte.

  46. Avatar de jorge
    jorge

    Ricardo, atenção que na minha configuração quem gere o dial up e a internet é o tplink e nao o thomson! ok?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Obrigado pelo aviso.

  47. Avatar de Lucy
    Lucy

    Bom dia,

    Instalei recentemente a Meo em casa (troquei a Zon). Com a Zon tinha ligado por WAN um router SMC que por sua vez ligava via WDS a um outro router numa divisão mais interna da casa, por forma a servir como repetidor de sinal.
    Quando instalaram a MEO, ao ligar o router na porta WAN a TV deixa de funcionar. O que me explicaram no apoio técnico foi que eu não poderia fazer isto pois o router SMC não é layer 3 e por tanto não seria compatível com o Router da Meo.

    A solução que apresentam neste post contorna esta situação?
    Não é para mim problema passar a usar apenas a rede wireless do SMC para as ligações à NET.

    Obrigada!

  48. Avatar de ECosta
    ECosta

    Viva,
    Tenho MEO Adsl com esta solução implementada há algum tempo.
    Uso o meu Linksys WRT610N para ligar à internet e todos os dispositivos cá de casa, e o Thomson para ligar a Box.
    No Linksys tenho a gama 192.168.2.x e no Thomson mantive a 192.168.1.x.
    Como todos os dispositivos se ligam à rede do Linksys, os mesmos não têm acesso à outra gama, como tal perdi as funcionalidades da aplicação MeoRemote no Android (que necessita aceder à Box), a não ser que ligue o telem diretamente à rede wireless do Thomson mas depois fico sem net no telem. A minha ideia era usar algo como “Advanced Routing” e/ou “VLANs” para pôr as duas redes ligadas entre si e eu poder aceder à Box do Meo ligado à rede do Linksys. Sabem se é possível?

    Nota: No meu Linksys tenho DD-WRT.

    Obrigado.

    1. Avatar de Dias
      Dias

      Viva,

      Exactamente a mesma duvida. Tenho um segundo router a fazer o dialup pois necessito de ter um VPN server o que o thompson nao permite. A questão é que com esta configuração a rede no router thompson fica inacessível e precisava de utilizar a porta USB para partilhar um disco externo na rede, alguem sabe como configurar tal coisa ou se tal é possivel?

      Cumprimentos

  49. Avatar de JFaria
    JFaria

    Eu gostaria de configurar 2 routers em que o Thomson TG784n seria o servidor e outro o cliente, mas sem utilizar cablagem, com cablagem eu ja configurei e foi até bastante simples, mas nao consigo criar um AP neste thomson. Alguma ajuda?

  50. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas

    Tenho um router thompson e um linksys wrt54g ligados entre si.
    O problema e que quando ligo uma box fiko sem internet, isto no linksys. Se desligar a box volto a ficar com internet.
    Ps: o linksys tem o firmware DDWRT

    O que podera ser isto?

  51. Avatar de direstraits
    direstraits

    é possivel fazer isso com 2 routers da thomson?

    Se sim podem fazer um tutorial, é que não estou a conseguir configurar os IP’s.

    Obrigado

  52. Avatar de Ana
    Ana

    Boa tarde.
    sei que poderá não ser o sítio indicado para expor a minha dúvida mas aqui vai.

    tenho router/modem do meo em casa, com um cabo de rede que vai da sala ao quarto, ligando ao router/modem à minha box meo (que está no quarto).

    a minha questão é: quero ligar, no quarto, uma torre (sem wireless) mas precisava de mais um cabo de rede (uma vez que o que aqui tenho está ligado à box). gostaria de saber se haverá uma forma mais simples de o fazer do que usando um segundo router, evitando mais fios, mais ligações e stress (uma vez que eu sou leiga nestas matérias), por exemplo com uma espécie de tomada dupla de cabo de rede. algo que me permita ligar numa ponta o cabo de rede que vem até ao quarto e dois aparelhos na outra ponta. isto pergunto porque tenho ido a lojas do género perguntar se existe algo do género e nunca me sabem responder (se calhar sou eu que faço as perguntas erradas).

    obrigada

  53. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas.
    Como toda a gente sabe o router da meo é o Thomson TG784.

    Eu gostaria de saber se dá para aplicar os procedimentos deste artigo com um router igual (ou seja ligar 2 routers Thomson TG784)?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Boas,

      Tenho um problema que é o seguinte: tenho um amplificador pioneer com um adaptador LAN que me permite controlá-lo através de uma app para iphone e ipad. Já encontrei solução aqui no pplware que me permitiu configurar o router meo de forma a poder usar essas apps e a transmitir via airplay do ipad para o amplificador.
      Agora surgiu outro problema; como tenho o amplificador numa divisão de um andar superior e o sinal é instável optei por usar um repeater da dlink que me melhora imenso o sinal. Porém, assim que ligo o repeater perco a conexão entre o ipad e o amplificador. O repeater não era suposto manter as definições do router?

  54. Avatar de João
    João

    Boas,tenho uma dúvida,eu sou cliente meo e de momento tenho um apenas um router ligado. Mas tenho um outro router da meo a mais aqui perdido por casa, é possível configurar esse router como segundo router?

  55. Avatar de Nuno Correia
    Nuno Correia

    ola fiz a configuração tal e qual como foi anunciado neste forum, tenho tudo a funcionar mas nao consigo abrir as portas, dao todas como fechadas apos ter aberto no draytek 2130, algum pode ajudar

  56. Avatar de White Widow
    White Widow

    Boas, ha anos que uso um segundo router para fazer o sincronismo a net e sem algum problema. Tenho um thomson 784 e um Lynksys com firmware tomato que faz a ligação a net. O meu problema sempre foi o seguinte, uso uma aplicação que é o meoremote que muda os canais da box pela rede, o problema é que ao ligar o 2º router deixo de poder aceder ao thomson e ja nao consigo mudar os canais da box pk ja nao tou na rede do thomson. Alguem sabe de um modo de aceder ao thomson ou redirecionar para o lynksys? Quero tudo como esta mas poder mudar os canais da box

  57. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boa tarde, queria aplicar esta solução, mas tenho uma duvida, não é possivel os 2 roueters ficarem na mesma gama de IP’s? (192.168.1.0). Porque de terem o MEO em 192.168.1.254 e o outro router em outra gama, por exemplo 192.168.2.0?.

    Pergunto se as seguintes configurações não serão possíveis:

    – Ligar o ONT diretamente ao novo router (porta WAN) e ligar o router MEO por portas LAN (LAN to LAN), para manter a funcionalidade dos telefones.

    OU

    – Ligar ONT ao router MEO (Posta WAN) e ligar o router MEO por porta LAN para WAN do novo router. Mantendo os 2 na mesma gama de IP’s.

    Obrigado
    Cumprimentos
    Diogo

  58. Avatar de elvis
    elvis

    A MEO dá prioridade ao serviço de TV sendo o serviço para internet uma coisa secundária, desta maneira um segundo router a fazer a autenticação no isp e deixar o thomson sá para as boxes de tv e assim se faz magia 🙂

  59. Avatar de Soloam
    Soloam

    Uma coisa que me faz confusão é o facto de estar tudo desligado no router da meo, incluindo a firewall, isso não é um risco de segurança para o router da meo visto estar ligado ao ont diretamente? Ou todas as ligações são primeiro filtradas pelo segundo router antes de ir para o meo? Desculpem se a pergunta parece parva.

  60. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Funciona perfeitamente com Mirotik

    Tutorial aprovado 😀

  61. Avatar de Roberto Rodrigues
    Roberto Rodrigues

    Boa noite,

    Talvez o que vá aqui colocar venha tarde, mas este cenário nao serve para quem quer usar MEOGO gratuito em iphone/android devido ao wireless ser de um router desconhecido e não o router do cliente meo.
    A validação do meo go para alem dos dados introduzidos leva tambem o mac do dispositivo.
    A unica forma de ultrapassar isso é o 2º router fazer um copy mac do thomson.

  62. Avatar de Ruben
    Ruben

    É possível utilizar este tutorial para configurar o router do serviço 4G wOw de modo a evitar as limitações do Alcatel em redirecionamento de portas e tipos de NAT?

  63. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Boa tarde,

    Antes de mais, obrigado pelo post!

    Gostaria de saber de que forma é possível entrar nas configurações do router 2 após o processo estar terminado? Pergunto isto, pois sempre que insiro o endereço do meu TP-Link, acedo ao Thomson.

    Obrigado.

  64. Avatar de joao
    joao

    Boas, Ricardo isso acontece porque certamente tens o mesmo ip nos dois equipamentos, sugiro-te que troques o do TPlink por ex. por este 192.168.1.100 em vez de 192.168.1.254 supondo eu que é esta a gama de ip´s que usas.

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Obrigado, João.

      Nesse caso, tendo em conta que não consigo entrar no TP-Link, devo alterar então a gama de ip’s do Thomson?

  65. Avatar de João
    João

    Não é necessário basta apenas ligar o tplink directamente ao pc e ai entrar no tplink e alterar o ip estático.

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      De que forma devo proceder para entrar no tp-link através do pc? Possivelmente estarei a fazer algo mal, mas ao ligar o router ao pc com do cabo ethernet, acabo por não conseguir entrar no mesmo através do seu endereço-padrão.

  66. Avatar de joao
    joao

    Ligar o cabo de dados á porta lan do pc a uma porta lan do router tplink. Num browser da internet colocar o endereço do router.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Foi exactamente isso que fiz, mas basicamente a página não abre.

  67. Avatar de João
    João

    qual é o modelo do tplink?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      TP-Link WR740N

  68. Avatar de joao
    joao

    sugiro um reset ao equipamento, depois entrar na página de administração através do seguinte endereço 192.168.1.1 depois trocar o endereço para 192.168.1.100 por exemplo, feito isto ligar então ao thomson.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Obrigado, já consegui!

  69. Avatar de Fernando Carvalho
    Fernando Carvalho

    Boas! O meu caso é o seguinte: Tenho o router da MEO (Thomson) num anexo paredes-meias à minha casa onde só tenho a box ligada e só uso wireless num portátil, e o sinal dentro de minha casa não é o melhor. O que eu queria fazer era ligar via cabo outro router ao Thomson e usar esse para distribuir wireless pela casa, ficando com duas redes: a Thomson onde só uso a box e wireless num pc, como já disse, e a outra rede para usar dentro de casa.
    A solução aqui apresentada funciona nesta minha ideia?

    1. Avatar de JLB
      JLB

      Boas Fernando !!!
      Sim, é possível. Eu fiz essa ligação lá por casa, meti cabo de uma casa para outra (pela tubagem da rede de TV) e fiz a ligação como apresentada acima. O segundo router (um Asus WL-520gU) tinha a opção de funcionar como bridge/access point e ficou assim configurado automaticamente. Neste segundo router ligava por cabo dois PC e funcionava também como wireless access point.

      http://www.asus.com/us/Networking/WL520gU/overview/

      Espero ter ajudado.

      1. Avatar de Fernando Carvalho
        Fernando Carvalho

        Obrigado! Vou tentar!
        Cumps.

  70. Avatar de JLB
    JLB

    Vivam !!! Tinha um segundo router (Asus) ligado ao router da MEO (Thomson) como extensão à rede interna para outras divisões lá de casa. Estava a funcionar como access point para a rede wireless e para acesso ehternet para outros pc. No entando deixou de funcionar !!! Sabem dizer-me se as actualizações de firmware realizadas aos MEO (Thomson) para ficarem com a rede MEO Wifi sempre activa e sem a “possibilidade” de ser desactivada poderá ter interferido com o meu segundo router ?
    Obg.

  71. Avatar de alpes
    alpes

    Já vi as várias situações aqui colocadas, mas continuo a ter problemas com a Tv.
    A minha situação é a seguinte:
    Tenho o router thomson (router1) na sala com uma ligação à box meo principal (box1). Tenho uma segunda ligação a um router D-Link Dir-501 (router2) que por sua vez liga à box secundária (box2) e a um Pc. A net funciona no Pc e também emite rede por wireless, mas a tv não consegue fixar a imagem, pois dá os primeiros segundos, mas logo de seguida pára a imagem e informa erro de ligação. Como poderei resolver esta situação. Obrigado.

  72. Avatar de Marcio
    Marcio

    Tenho aqui um problema com o meu routher meo que não ocnsigo resolver.

    Tudo começou quando fiz a transferencia de casa ha uma semana, nesta nova casa, aproveitaram e trocaram-me o routher e a box por uma das novas, tudo super rapido, tudo XPTO como se costuma dizer, mas na pa página do routher que é nova, não me aparece a opção para deslligar a ligar a internet.

    Porque quero reiniciar a internet? Para que mude o IP, pois saco alguns ficheiros em sites gratuitos e para não esperar 2h ou mais pelo proximo ficheiro reiniciva a net, e sempre adorei a meopor isso.

    Neste routher não existe essa pucibelidade, liguei para lá e dizem que nada se pode fazer, a não ser desligar o routher e voltar a ligar, assim fiz, mas o ip não se altera, ligo de novo para o apoio tecnico informo que o ip ficou fixo, e eles dizem que não que o ip muda mas so de 72 em 72h.

    Tenho coloegas meus ainda com o antigo routher e continuam a ter essa possibelidade de ligar e desligar a net, não intendo porque neste routher tiraram essa possibelidade sequer.

    Existe algum problema que consiga fazer a alteração do ip, ou alguma configuração especifica que consiga fazer neste routher?

  73. Avatar de Mike
    Mike

    olá
    este metodo funciona na vodafone fibra? e a box da tv vai funcionar??

  74. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boas, pessoal.
    Sinceramente o pplware está bem à frente. Obrigado.
    O meu problema deve ser um pouco parecido, mas em vez de meo é cabovisão, ou seja, aquele router(SAGEMCOM) meio parvo da cabovisão no qual pouco consigo fazer.
    1ª questão: Tenho um router Draytek Vigor2920n e gostaria que tudo o que necessitasse de ligar fosse a este router, ficando o da cabovisão, apenas para entrada da internet.
    É POSSÍVEL? Como? Este post pode aplicar-se à minha situação?
    Também tenho o TP-LINK TL-WR1043ND.
    Qual a melhor solução para ter um maior alcance de rede?
    2ª questão: no post dizem que o 2º router passa a ter o ip 192.168.100.x mas ao ter este ip fora da gama do thomson vai funcionar???

  75. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Olá a todos!
    Tenho um problema há muito tempo no meu modem + router Banda Larga wireless 54Mbps, Firmware 43.2.8, da marca NTech ADSL-AWR54A, e tenho ligação adsl pela MEO.
    O problema é o seguinte, o router mesmo quando está com o sinal verde de ligação, por vezes, não tenho acesso à internet. Faço vários reset do router e / ou do computador para às vezes ter Net e uso também O DNS Jumper.
    Alguém poderá-me dar alguma dica?
    Obrigado!

  76. Avatar de Luís
    Luís

    Acho muito bem que o façam, depois não liguem é para o apoio a queixar-se que têm paragens de imagem ou que o Wireless cai a culpar o serviço por mexerem no que não devem e depois pagar a assistência…

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Não percebi o comentário!
      O router não é da meo e não foi instalado por ninguém da Meo (ADSL + satélite), já é um router antigo que sempre teve este problema e tentei ver se neste fórum havia alguém que me podia ajudar, com comentários mais abalizados.

  77. Avatar de eduardo
    eduardo

    Boa noite eu tenho uma Antena Parabólica de Grade de 2.4GHz 24dBi TP-LINK ANT2424B e queria ligar um antena a um acess point e depois ligar o acess point a um router rj45 .
    Gostava de saber se é possivel

  78. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas noites carissimos

    Eu tenho um AP da Linksys WAP54G e tentei por diversas vezes usar como repetidor de sinal da rede cá de casa. Tenho serviço da Meo com o router preto. Já adicionei o Mac Address do router no meo no AP como repetidor de sinal. Mas sem sucesso.
    Será possivel usar este AP como repetidor de sinal?
    Gratos pela vossa atenção.

    1. Avatar de Goncalo Bello
      Goncalo Bello

      AP, penso que só dá para actuar como repetidor de sinal(expandir o sinal), se for ligado por cabo… Ou seja, ligando por cabo ele vai emitir sinal wireless, como se fosse um router mas no fundo apenas pega no sinal por cabo que já vem do router da MEO…

  79. Avatar de Victor
    Victor

    Ola boa tarde, desde já agradeço toda a dedicação ao colocarem todos estes artigos que são de muita utilidade..

    O meu problema é o seguinte: gostaria de aderir ao MEO Fibra que vem equipado com um router Technicolor TG784n V3, eu ja sou cliente sapo ADSL e tenho um router Thomson TG784n onde estão configurados dois voip´s nas portas Rj11.

    No Router da MEO fico limitado a uma porta Rj11 por causa da linha telefónica analógica estar a ocupar uma, então surgiu-me a ideia de ligar o router Thomson TG784n no router da MEO (technicolor TG784n V3) e passar a usufruir das funcionalidades do router Thomson e ficar com mais 2 portas Rj11 e mais 4 portas Rj45.

    Conclusão gostaria que me pudessem ajudar a configurar o router Thomson TG784n como Client Bridge.

    Desde já agradeço a vossa colaboração e toda a atenção que possam dispensar
    Muito obrigado, até a próxima

  80. Avatar de Manuel Fernandes Henriques
    Manuel Fernandes Henriques

    Boa tarde, tenho adesão Meo com boa leitura, numa moradia, no exterior tenho um anexo que funciona como escritório onde a rede não chega em condições, não posso usar o método Powerline por a corrente não ser partilhada (casa + anexo) tentei um TP-Link TL-WA850RE e TP-link TL-WA860RE mas sem sucesso, o sinal continua fraco.
    Pregunto se me aconselham algum outro sistema / aparelho para resolução deste problema. Obrigado

  81. Avatar de Mónica
    Mónica

    Olá boa tarde.

    Eu sou novata nestas andanças e preciso de algumas dicas. Ontem comprei o EXT REDE TP-LINK N300 WA830RE, porque o router da MEO (Thomson) situa-se na cave da casa e não tenho rede no andar superior. Mas não consegui conectar o Tp-link com a rede wireless. O router da MEO não tem o botão WPS ou QSS. Tentei ligar o cabo Ethernet do tp-link para o PC, mas a única entrada deste género é onde está ligado o router da MEO e por isso o PC não conseguiu detetar a rede wireless. Ou seja, passadas mais de 2 horas, desisti. O que estarei a fazer de errado? Para este tipo de router este Tp-link é o mais indicado?
    Muito obrigada

    1. Avatar de Ricardo Francisco
      Ricardo Francisco

      Olá a todos,

      Estou a tentar fazer WOL mas como não tenho privilégios de super user estava apensar usar um router em bridge…

      no meu caso consegui fazer todos os passos menos o de mudar a entrada na arplist para static dado que o meu router é da vodafone e não tenho privilégio de super user.

      O que acontece é que funciona mas passado um dia já não dá.

      Existe alguma forma de ligar um router em bridge para editar a arplist?

      se sim que router aconselham?

      já estou mesmo desesperado….
      Obrigado a todos

  82. Avatar de Bob
    Bob

    Após tanto tempo a usar a MEO assim, deixou de funcionar.

    Hoje, dia 4 de Fevereiro de 2015, a MEO procedeu a uma alteração de firmware nos routers thomson, e configurações na sua GPON, passando o router para modo “SingleEDGE IPv4 & IPv6”. Já nem se consegue desligar a internet.
    A apoio ao cliente disse que a configuração que tinha não era aconselhada, apesar de estar a funcionar à anos, e que iria encaminhar o meu pedido para uma equipa mais avançada, pois não conseguiam ajudar mais. De momento voltei ao método anterior, que é internet no Thomson, e forward das portas para o router interno. Acho que merece destaque nas noticias, para quem tinha esta configuração, e ver se conseguimos alternativa.

  83. Avatar de Duarte
    Duarte

    olá.
    Ao fazer este procedimento o router da meo deixa de funcionar para a internet, correcto? acontece que o meu objectivo era o de acrescentar um router (linksys) e não substituir. Após algumas tentativas la consegui ligar a internet (alterei o IP) mas a ligação parece severamente mais fraca que a que tinha na outra casa.

    Obrigado

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Duarte, bastava veres o comentário acima para perceber que já não é possivel efectuar este procedimento.

      Mas, podes ter um 2ª router atrás do router da MEO a gerir ligações. Mas, tem em conta, que equipamentos fracos, não conseguem dar os 100Mb da fibra, por exemplo. São caracteristicas especificas de cada equipamento. Podes experimentar desligar a firewal do linksys e ver se melhora. E testa sempre ligado por cabo de rede.

  84. Avatar de camilo
    camilo

    Mudei para a MEO e só tenho problemas…
    Como um dos quartos está longe do modem comprei um router e utilizo-o como repetidor ligado a uma tomada que desde há muito tem um cabo que atravessa acsa e est+a ligado ao modem.

    A MEO colocou a “box” da TV nessa tomada e eu quero que seja o router a utilizar a tomada e a box ligada ao router, O problema é que a TV não funciona bem, creio, devido a conflitos de IP. Já tentei mudar o IP do router para a qule do modem, mas não funcionou porque penso que é preciso mudar outras coisas.

    Alguém me pode ajudar?

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Boas,

      A Box da MEO, tem de estar ligada ao Router da Meo, pois funciona numa VLAN dedicada (como sendo outra rede com outros IP’s). Com determinados equipamentos/firmware, talvez consigas configurar, mas não é fácil.

      E agora a MEO mudou muita coisa nas configurações, não sei se até isso foi afectado.

      1. Avatar de camilo
        camilo

        Olá Bob

        Segundo o instalador eu devia ligar para a PcMedic (da PT) e les configuram à distancia. Passei mais de meia hora ao telefone (a pagar 30c por minuto) e acabei por desligar pois cheguei à conclusão que a ideia era prolongar a chamda o mais possível! O que é que se pode mudar no meu modem? IP igua, pareceido, ou diferente? E que mais?

        1. Avatar de Bob
          Bob

          Bom dia Camilo,

          Isso é técnica da MEO para não terem trabalho…. No inicio, eram eles que ajudavam.

          Como queres fazer, não dá. A box tem de estar ligada por cabo ao router da MEO. E tens de ligar o teu router a outra porta.

          Não é impossivel fazer, mas precisas de equipamento profissional, ou com firmware avançado, e conhecimentos avançados.

          Podes ligar a box via kit powerline (30€ o par) por exemplo, e usas o outro cabo para o router.

          1. Avatar de camilo
            camilo

            Podes ligar a box via kit powerline (30€ o par) por exemplo, e usas o outro cabo para o router.

            ONde é que se compra isso do Powerline (dá-me um link sff)
            Então modem da MEO > Kit Powerline > Box —- e onde é que se liga o router?

  85. Avatar de Bob
    Bob

    Um kit de powerline vende-se em vários sitios. Só pesquisar no google, ou nas lojas mais perto. Por exemplo: http://www.pixmania.pt/power-line-communications-plc/tp-link-tl-pa411kit-v2-0-pack-2-mini-adaptadores-cpl-av500/21813814-a.html

    O outro router, liga a uma das 4 portas do router da meo, e configura com outra rede, que não a 192.168.1.0/24. E para o uso casual, tudo corre bem.

  86. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Caros amigos,

    Eu tenho Meo via rede telefone, tenho 2 megas de velocidade, e estou a tentar colocar uma vpn da seguinte forma.
    Tenho a vpn no desktop, coloquei duas placas de rede nesse pc, uma recebe a Internet do router e a outra partilha a Internet dessa mesma placa, e dessa segunda placa vai ligar a um switch para fazer a distribuição para as 2 boxes que tenho, funciona tudo bem, mas ligo a vpn no meu pc, as boxes deixam de funcionar.
    Se ligar o meu portátil ao switch, ele funciona bem e recebe os dados da vpn, mas as boxes não, gostava que me desse a vossa opinião sobre este problema. O meu router é um tp-link da PT

    Fico a aguardar uma resposta da vossa parte
    Obrigado

  87. Avatar de David
    David

    Mas com esta opção temos dois ips um para cada router? Ou o router 2 vai buscar o ip do router thomson (router1)?

  88. Avatar de Armando
    Armando

    Eu tenho um problema, que acho que ninguém tem, ou pelo menos não vi em post nenhum. Quando acedo como administrador ao router Thomson da Meo, não me aparece o menu como está descrito aqui e logo, não posso fazer qualquer alteração. Por exemplo, não me aparece o menu “Ligação de banda larga” e no menu “Ferramentas” não me aparece a Partilha de Jogos e Aplicações, nem nada do que aqui é mostrado. O router é um 784n e a Meo é fibra. Alguém me sabe dizer porque é que isto me acontece?

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Armando,
      Este post tem mais de 2 anos, e já muita coisa foi alterada.
      Há pouco tempo, a Meo começou a actualizar os routers sem informar ninguém, e por exemplo, esta configuração mostrada na página, já não funciona. Fui verificar no meu router, um TG799vn, e o menu ainda lá está.
      Não é o mesmo modelo, mas dos vários que já tive, e configurei, tinha tudo o mesmo interface. Talvez alguém tenha um igual e te possa dar a certeza. Já agora, que firmware é que tens no teu? Podes ver logo na página inicial, “versão de software”.

      1. Avatar de Armando
        Armando

        Obrigado pelo esclarecimento e sobretudo pela atenção e disponibilidade. Não estou habituado a esta simpatia. Quanto ao router, vou ver a versão firmware mas acho que vou perder o amor a uns euros e consultar os serviços técnicos da Meo, para me ajudarem a resolver o problema. Afinal de contas o que eu queria era tão simplesmente poder ter uma porta permanente para ter o meu Plex Server sempre a funcionar, o que raramente consigo. Mais uma vez, o meu grande bem hajas pela atenção. Um abraço

        1. Avatar de Bob
          Bob

          Armando, não tem de quê.
          Só não ajudo mais, porque raramente sigo um post 🙂
          Quando aos serviços da Meo, primeiro ligue para a linha geral, e peça um esclarecimento sobre a simples funcionalidade que desapareceu. Não aceite ter de ligar para o linha paga, só porque algo que deveria existir, desapareceu.
          Nunca, mas nunca pago para resolverem problemas básicos. E até já pedi umas coisas complexas que não lembra a ninguém. Tenho conseguido que passem o pedido para os técnicos, e eles ligam de volta. Pode é demorar um pouco. Agora, o ideal, era encontrar alguém com o mesmo equipamento, e confirmar que a funcionalidade está lá. Pelo menos, no ambiente gráfico.
          Este post estou a seguir por email, por isso é só deixar a dúvida 🙂
          Um abraço

          1. Avatar de Armando
            Armando

            Obrigado mais uma vez. Vou fazer como disse. Afinal de contas não pago tão pouco como isso. Quando tiver novidades, informo. Um abraço e excelente fim de semana.

  89. Avatar de Luis Daniel
    Luis Daniel

    Isto é uma boa maneira de isolar a nossa rede da do MEO certo?
    É que os FDP do MEO têm acesso à rede local remotamente, o que acho uma falha de segurança.

    Neste momento tenho uma NAT dentro de NAT, mas cria alguns problemas quando é preciso portas abertas, não consigo fazer DMZ no router do MEO para o meu router.

  90. Avatar de Bob
    Bob

    Esta opção deixou de funcionar com o último update de firmware aos routers da MEO.

    Pode dar, caso ainda não tenham migrado a sua zona.

    Também odeio ser obrigado a usar o router deles……. nesse aspecto, a até a ZON deixa fazer bridge para outro equipamento…….

    1. Avatar de Luis Daniel
      Luis Daniel

      Ainda vou experimentar com um router que tenho aqui, é um antigo do Clix. Se não der esse router, nem conseguir o modo bridge, vou mudar a password de administração do router.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Luis,

        A password deves mudar logo. Assim como a do wireless.
        Mas a MEO tem acesso as configurações do Router….. até a password do WiFi conseguem ver.
        Se entrares no router, fores a “Thomson Gateway > Configuration”. Se estiver: Service Name: SingleEDGE IPv4 & IPv6, já fizeram upgrade na tua zona, e esta configuração proposta no artigo, deixa de funcionar.

  91. Avatar de pedro
    pedro

    ola. eu tenho o serviço de net da meo, instalaram-me um router ADB A4000N só que este router tem um alcance pequeno. tenho um hotspot Huawei E5151 21 Mbps 3G e gostava de saber se posso repetir o sinal wifi com este hotspot(polo em modo bridge com o router da meo) agradeço a resposta. obrigado

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Boas,
      Um Hotspot 3G é um router muito básico, e não costuma dar para mais nada.
      Não encontrei informação detalhada sobre as funcionalidades desse modelo. Mas tem porta de rede para WAN/LAN. Talvez se consiga alguma coisa, mas não acredito muito. Depende do que é possivel configurar.
      Considerar comprar um repetidor de sinal. Ou um access point (neste caso, tem chegar um cabo de rede do router meo ao access point). Se for só para navegar na internet, um repetidor é capaz de ser o suficiente.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        tem apenas uma entrada USB para ligar o hotspot ao pc ou a tomada para carregar. pensei que desse para polo em modo bridge para repetir o sinal wifi. já agora podem sugerir-me um router com bom alcance para eu substituir pelo que tenho atualmente(ADB A4000N) que tem um alcance wifi pequeno. se eu falar com um agente da meo eles trocam-me o router por um melhor( thomson/technicolor)?

        1. Avatar de Bob
          Bob

          No site da marca, mostrava uma porta de rede….. é complicado acertar ao longe 🙂
          Não deve dar para modo bridge. Costuma ser uma função mais avançada. Não digo que não tem, mas acho que não deve ter.
          Regra geral, tem de usar o Router fornecido pela Meo para ter os serviços deles. Migraram muita coisa, este artigo já não funciona na minha zona.
          Wireless é complicado. Não há forma de prometer boa cobertura numa casa, só por 1 equipamento. Pode variar conforme a localização do mesmo, tipo de parede, equipamentos eléctrónicos, etc. A forma mais garantida, é vários “access points” pela casa. Nada como testar o posicionamento, e ver o numero menor possivel, para cobrir as zonas que quer. Ou usar equipamentos powerline, por exemplo.
          Pode, e deve, tentar ligar para a Meo. Mas, não deixe que o passem para aquela linha de apoio técnico paga. Explique bem que o equipamento que fornecem não cobre a sua habitação, e que solução têm. (podem não dar nenhuma……). Se for para jogar online e os tempos de acesso forem importantes, repetidores não é a melhor escolha. Senão, tem estes a um preço interessante. Não garanto que resolva tudo 🙂
          http://www.tp-link.pt/products/network-expansion.html

          1. Avatar de pedro
            pedro

            eu acho que com um router thomson/technicolor tg784 consigo ter uma boa cobertura wifi por toda a casa e até no exterior. pode-me dizer onde posso adquirir um (thomson tg784) a um preço bom ou se telefonar para a meo eles me venhaõ substituir o router?

          2. Avatar de Bob
            Bob

            Ligue para lá, e explique. A mim, já me trocaram 5 vezes de Router (desses tg784). Até exigir troca pelo melhor modelo da altura, o TG799vn. Mesmo este, é fraquito, mas era o melhor que tinham. Tenho de usar um router bom para a rede interna, e só depois ligo ao TG. Se for para comprar (se for fibra, já não deve dar…… ter em conta isso), compra uma coisa boa. Mesmo um router de 200€, pode não cobrir a casa toda! E ter sinal, não quer dizer que funcione bem… É a ilusão de muito equipamentos de gama baixa.

          3. Avatar de Luis Daniel
            Luis Daniel

            É preciso ver, por melhor que o emissor (router) seja, o receptor (dispositivo) influencia muito, não há milagres.
            Melhor melhor é um cabo, mesmo para dispositivos portáteis como smartphones e tablets, sim é verdade, dá para usar cabo de rede neles basta comprar um adaptador usb to ethernet, menos cómodo mas mais funcional.

    2. Avatar de Luis Daniel
      Luis Daniel

      Compra um router e liga ao do MEO, se não tiveres serviços a aceitar da rede externa (internet), a configuração será fácil.
      Eu tenho o TP-Link TL-MR3220, este já tem um alcance melhor que o do MEO, se fosse agora compraria o TL-WR1043 ou TL-WDR3600, ambos são router com portas 1Gbs e com a norma de N 300 Mbs wireless, provávelmente com alcances superiores.

  92. Avatar de pedro
    pedro

    eu tenho M4O satelite em casa. se eu ligar e disser que este router tem um alcance fraco eles trocam-me o router por outro melhor ou vêm porme outro igual(adb a4000n)? não vou ter de lhes pagar nada?

  93. Avatar de Bob
    Bob

    Caro Pedro,

    Nada como ligar para lá, e explicar a situação. A mim trocavam, porque o router parava de funcionar todos os dias 🙂
    Eu começava por ligar para o Apoio ao Cliente, e expor a situação.

  94. Avatar de pedro
    pedro

    vou então ligar para eles e dizer-lhes que este router não cobre nem metade da minha casa e que mo venham trocar. achão que deva comprar um router(thomson tg784) usado pelo OLX como por exemplo este: http://olx.pt/anuncio/thomson-tg784-router-wireless-IDwlqlp.html#5999aa14a1 eu falo muito neste router porque eu já o tive em casa e ele cobria a casa toda pelo menos com dois traços nas divisões mais longe do router coisa que este (adb a4000n) não consegue fazer.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Se já sabe, por experiência, que esse modelo cobre a sua casa de maneira suficiente, então por 10€, não deve encontrar melhor.
      Fale para a MEO, pergunte. E confirme se pode usar outro router (devido a configurações da MEO). Se puder, e for para comprar, o TG784 vale 10€. Existem coisas melhores, mas custam mais.

      1. Avatar de Luis Daniel
        Luis Daniel

        Sim pode, eu tinha um segundo router aqui perdido, de uma antiga instalação da MEO, bastou liga-lo que o router autoconfigurou-se e conseguia usa-lo.

  95. Avatar de manuel
    manuel

    alguem me sabe explicar porque é que esse router o tal adb a4000n que o pedro falou tem norma WIFI N e tem um alcance muito menor quando comparado ao thomson tg784 que tem norma WIFI G quando WIFI N é superior a WIFI G. Eu tenho esse o thomson tg784 e chega a todos os comodos da minha casa sem dificuldade e esse adb 4000n (tenho um amigo que tem esse router) não alcança nem metade quando tem WIFI N …não consigo compreender isso.

    1. Avatar de Luis Daniel
      Luis Daniel

      Normas é uma coisa, qualidade do material é outra. Um bom tablet ou smartphone consegue ter melhor desempenho wireless que um de baixa qualidade e em números (especificações) é tudo igual.

  96. Avatar de pedro
    pedro

    Acabei de ligar para a meo. disseram que ia vir um tecnico cá a casa ver a situação. entretanto dei uma olhadela nas configurações avançadas do router no indereço IP(192.168.1.1) e no topico SEM FIOS, em avançado tem: Largura de banda- 20 Mhertz e dá para aumentar para 40 Mhertz. será que se eu aumentar para 40 Mhertz a cobertura wifi vai aumentar.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Deves estar a referir ao “channel bandwith”.
      40 Mhz permite mais largura de banda, mas pode aumentar o numero de interferências. Acho que não interfere com a cobertura (em termos de sinal).
      Experimenta, e vê o resultado. Convém teres acesso por cabo, pois já tive casos em que se perdia o acesso ao equipamento (por wireless).
      Nada como testar 🙂

    2. Avatar de Luis Daniel
      Luis Daniel

      Tem cuidado com isso porque sem saberes podem-te te vir a cobrar a vinda do técnico.
      Tenta antes fazer por ti próprio.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Se não foi informado que teria um custo, não cobram nada. As chamadas são todas gravadas, e é só anotar o dia e hora, para reclamar.

        Já vieram cá técnicos para mudar router e afins, nunca cobraram nada.
        Ele paga um serviço, o equipamento é da MEO, tem de funcionar devidamente.

        Se for ele a mudar coisas, e deixar de dar, ai sim, podem cobrar porque foi o cliente que alterou configurações.

      2. Avatar de Luis Daniel
        Luis Daniel

        Como o equipamento é deles, eles são responsáveis por possíveis problemas técnicos. Mas se houver uma falha de comunicação ou ficar registado como alteração/oconfiguração a pedido do cliente, eles podem vir a cobrar.
        Quando escrevi estava a pensar sobre o router que ele estava a pensar em comprar, algum pedido de configuração do router pode representar despesas adicionais, mesmo que o router seja MEO.

        1. Avatar de Bob
          Bob

          Ahh Luis,
          Sim, caso ele troque para outro router, que não seja o fornecido pela MEO, deixam de ser responsáveis pelo bom funcionamento 🙂 Por norma, passam para aquela linha que ainda se paga mais, pcclinic ou lá como é.
          Por acaso, quando usava o meu Router, consegui ajuda dos técnicos 2 ou 3 vezes, mas porque optavam por ajudar. Foi só na parte das credenciais para activar a ligação, depois disso, ficava tudo do meu lado.
          Por isso digo para primeiro tentar resolver com eles. Muitas vezes trocam de equipamento. 🙂

  97. Avatar de pedro
    pedro

    ja mudei para 40 Mhertz com o cabo de rede. Aumentou muito a velocidade de ligação: antes com 5 traços tinha
    65 mbps de ligação e agora com 5 traços tem 121 Mbps de ligação. Quanto ao alcance do wifi ficou quase igual. qual é que acham que é o canal com menos interferencias a 40 Mhertz?

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Pedro,
      Era de esperar, é esse o objectivo 🙂
      Pode é ter mais interferência no wireless. Depende muito dos vizinhos, e do que anda pela casa com sinal 2.5ghz.
      Se tiver um Smartphone android, aconselho este app, e vê qual o canal menos usado:
      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer&hl=en
      Notar, que nem sempre o canal menos livre, é o que funciona melhor. Normalmente, deixando o router em “Auto”, ao iniciar, ele verifica os canais em uso, e liga-se no “melhor”. Experimente assim.

  98. Avatar de Danielsobreiro
    Danielsobreiro

    Ora boas

    Tenho um router thompson na casa onde tenho obras porque estou na casa em frente enquanto aquilo não acaba, e bom, tou com um repetidor de sinal daqueles de ligar à corrente, que bom…dá para ver alguma coisa pelo kodi, mas queria ligar a box do meo a um router para ter tv. comprei um router asus para me servir de repetidor de sinal, e atarvés de cabo etgernt ligálo à box.

    O que vos pergunto, é como poderei fazer isso, em termos de configurações, e se disse alguma barbaridade peço desculpa.

    Oss
    Daniel

  99. Avatar de Bob
    Bob

    Boas,

    Bom, não percebi bem aonde tens a instalação e o acesso.

    Mas a box só funciona ligada nas portas do router que está ligado ao ONT (onde encaixa a fibra). Se for ADSL, vai dar ao router directo.

    Um repetidor só vai funcionar a internet normal, mas não usa a rede das BOX’s. Pelo menos sempre foi assim que vi a funcionar, se bem que não faço alterações na minha faz tempo.

  100. Avatar de Carla costa
    Carla costa

    Bom dia,

    Na empresa temos a operadora da Meo, e mesmo com a instalação da fibra existem muitas quebras de net. Um dos fatores que referem com frequência é que poderá não ser compatível com o ruter, uma vez que os computadores trabalham a partir de rede wireless são todos equipamentos Mac, e que teríamos que adquirir um dispositivo novo.
    Pedia aconselhamento para tal.

    Obrigada.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Bom dia Carla,

      Se usam o router Thomson (seja o modelo branco com antena ou o preto que fica na vertical), nenhum é feito para lidar com a carga de vários computadores ao mesmo tempo, muito menos por wireless. Em casa, com 3 pessoas, consigo que deixe de funcionar em minutos, e só em utilização normal (para mim, e dado a era tecnológica).

      Por wireless os factores são imensos. Por exemplo, na empresa onde estou, cada antena wireless é Cisco, e custam perto dos 700€, e dá para 10/15 pessoas no máximo, a trabalhar com todo o que precisam. Logo um router de 10€ nunca irá dar bem.

      A solução, é comprar um equipamento melhor, e colocar antes do router da MEO para lidar com a carga, e não exigir muito do fraquinho Thomson.

      Mas fale com a MEO, eles que vejam se o equipamento fornecido por eles está a funcionar devidamente, mas apenas não aguenta (técnicos da PT costumam ser honesto, e explicam bem o que se passa. Pelo menos é assim comigo). Se o equipamento for fraco, mas é o fornecido no contrato, então comprar um melhor, que fique já para instalações futuras de outros fornecedores. Posso ajudar na indicação de caracteristicas a procurar, ou indicar 2 ou 3 modelos que funcionam bem.

      Já agora, quantas pessoas trabalham e número de equipamentos ligados por wireless (PC, MAC, Iphones, etc.) Só para ter uma ideia do que deveria aguentar.

      Cumprimentos

    2. Avatar de Luis Daniel
      Luis Daniel

      O wireless é muito bonito mas pode dar problemas.
      Verifique quantas routers wireless consegue apanhar nos computadores.
      Hoje em dia as redes wireless estão a ficar super saturadas, imagine, se tem 5 computadores, cada um terá 1 smartphone e devem estar a usar a rede da empresa, logo são 10 equipamentos.
      Se tiver num local populoso, é comum encontrar umas 7 ou 8 redes wireless, existem 11 canais, 1 canal interfere com os adjacentes, exemplo, canal 2 interfere com o 1 e 3, apesar de ser ligeira a interferência.
      Caso não saiba, o canal wireless é partilhado por todos os dispositivos ligados, ou seja, se tiver os 56 Mbs ou 150 Mbs máximo teóricos, essa largura de banda é usada por todos. Como existe ruído, que tende a ser exponencial com a quantidade de utilizadores, pode haver problemas na estabilidade do sinal.
      O melhor é usar cabos de rede, principalmente em equipamentos que é importante a estabilidade de rede/ligação. Pode ficar mais caro, mas compensa em problemas, não é preciso contratar pessoal profissional para isso, compre uma linha/fio longo que custa 1,50 eur, passa pelas zonas necessárias para o cabo e depois é comprar os cabos de rede de cat5 ou cat6. Pode incluir switch de 20 eur para evitar cabos longos ou passar vários cabos, evite cabos mais longos que 50 m. Também pode usar um spliter para cabos de rede, consiste em adaptar cada ponta de um cabo com duas saídas, assim aproveita os pares todos do cabo, em redes de 100 Mbs, só é usado 3 pares dos 6 disponíveis, cuidado com o spliter a escolher porque existem uns merger que não servem po caso.

  101. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
    Filipe Nunes Rodrigues

    Boa noite, tenho um router Technicolor TG784n v3 (MEO) e um WB Net N900 (Router2).
    Fiz exatamente como descrito no artigo, e fico com ligação no “Router2” como Ocupada e sem internet.
    Será que tenho que pedir “autorização” ao fornecedor ISP (MEO)?
    Será por ter já Cloud, Wifi’s e outros dados configurados?

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Filipe,

      Como já tinha anunciado aqui neste post, esta configuração já não é possivel em todas as instalações da MEO.
      Devido a alterções na infraestrutura deles (que foram fazendo), já não funciona.

      Penso que não existe maneira fácil de momento, e nunca mais se viu nenhum post da PPLWARE sequer a dizer que isto já não funcionava, ou com outra solução.

      Desde que mudaram para “SingleEDGE”, acabou.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Quando digo “em todas”, quero dizer que, pode ainda dar em alguns casos.

        1. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
          Filipe Nunes Rodrigues

          Pois, sendo assim mantenho-me com DHCP dinamico nos dois routers, o que eu acho que faz com que entrem em conflito mesmo uma ser rede 192.168.1.0/24 e outra se 192.168.6.0/24.
          De vez em quando fico sem internet no router2 :/
          Obrigado pela resposta

          1. Avatar de Bob
            Bob

            Filipe,
            Mete na WAN do teu router 2, um ip fixo, do tipo 192.168.6.1, gateway é o IP do router da MEO, por norma 192.168.1.254, e usas o DNS que quiseres.
            Depois abrir as portas que queres, para o teu router 2.

            Tenho assim em casa, e funciona bastante bem. (ao menos o router da MEO não pifa todos os dias).

      2. Avatar de Luis Daniel
        Luis Daniel

        Eu estou a experimentar, mas parece que os novos routers permitem um tipo DMZ que passa o IP para o router, só que não sei como funciona.

        1. Avatar de Bob
          Bob

          No inicio da MEO fibra, dava para fazer algo assim. Desapareceu logo com os primeiros updates de firmware.

          Que router tens? Para ver se descubro mais informação 🙂

        2. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
          Filipe Nunes Rodrigues

          Luis, DMZ não é a melhor solução no meu ver. Uma DMZ serve mais para criares uma zona na rede que queres que seja acessível do lado de fora da tua rede, isto é para Servidores. (Ex: servidor web acessível com o teu ip(externo) MEO)

          Bob, sim é exatamente o que tenho e esta a funcionar, mas não sei porque razão ainda de vez em quando o router2 perde sinal vindo do router1.
          Estava sem DNS, meti agora 8.8.8.8 (google). Pode ser que resolva.
          Obrigado

          1. Avatar de Luis Daniel
            Luis Daniel

            Como disse, aquilo não é bem DMZ, já que o router2 ficou com o IP externo, mas também fiquei sem net, não conseguia comunicar para fora. Isto em modo DHCP, tentei por PPPoE mas sem sucesso, talvez fosse password errada ou então não sei.
            Digo isto porque no router encontrei a dizer atribuir IP externo a um mac address, foi o que andei a testar sem grande sucesso.

          2. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
            Filipe Nunes Rodrigues

            Luis, como já me responderam o método que este artigo destaca já não funciona.
            Também pensei que fosse password errada inicialmente.

          3. Avatar de Bob
            Bob

            Antes de ver este método em forums, também andava a errar, e era a password que estava mal 😀

            Depois de meterem este artigo, liguei para a MEO, e os técnicos viram os logs e disseram que a password estava incorrecta!

            Mas sim, já não funciona 🙁

        1. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
          Filipe Nunes Rodrigues

          Esse artigo é de ‎22-02-2012. Acho que já não funciona.

          1. Avatar de Paulo Varela
            Paulo Varela

            Se funciona ou não penso que não depende do tempo mas da versão do firmware do router.
            Logo no inicio do artigo tem o link para um novo artigo, com o tutorial para o novo firmware.

            «Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router»

            Eu tenho isso a funcionar mas apenas passei o wireless para o router 2

  102. Avatar de pleno
    pleno

    Ola pessoal, sabem me dizer se é suposto montar este sistema mas da seguinte maneira:
    Atualmente sou cliente cabovisao -> router tem sinal wifi muito fraco.
    Anteriormente era cliente MEO e tenho o router que voces mostram na foto.
    Da para ligar esse router antigo da meo a servir de ponto de acesso wifi??

    Se alguem ja o tiver feito e me pudesse ajudar ficava agradecido… eu acho que nao da porque o firmware disto ta locked a meo

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Boas,
      Deve dar, mas não com um ponto de acesso wifi, mas sim, router.
      Um ponto de acesso doméstico custa 30€, e vai ser melhor que o Thomson em todos os aspectos 🙂

      Eu nunca usei o da MEO para fazer isso, mas já fiz o mesmo com Routers ADSL da sapo, a fazerem de ponto de acesso, por isso deve dar. Agora como explicar….

      O Router da MEO, configuras na mesma LAN do da cabovisão. Configuras o wireless do MEO com o SSID e a pass. O DHCP tem de estar configurado na mesma LAN, mas o Gateway é o router da cabovisão. Ligando o PC1 ao wireless da MEO, se ele conseguir um IP da LAN, com o Gateway correcto, sabe para onde ter der ir à net. Acho que era assim 🙂

      Agora, o router da MEO é capaz de não dar para desligar o DHCP. Já não me recordo.

  103. Avatar de Hugo Brites
    Hugo Brites

    Bom dia tenho uma questão que gostava que me respondensem se está configuração aumenta em termos de performance o sinal de internet (melhor velocidade em jogos online, aceso a internet…). Obrigado

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Depende do router e da quantidade de dados a passar.
      Mas para jogos, o importante é a latência (ping). Isso não deve mexer praticamente nada.

  104. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boas sabem onde se pode comprar o WD My Net n900 (do exemplo aqui demonstrado) em Portugal? Ou uma alternativa que de para o mesmo efeito… obrigado

  105. Avatar de JL
    JL

    Boa noite! É uma boa solução!! Existe um pornenor, neste momento os serviços dos operadores estão assentes na tecnologia single edge e a autenticao não é fornecido porque é feita auto provisão. Mas como já foi dito em outros comentários existem outras opções!!

  106. Avatar de Vítor Gonçalves
    Vítor Gonçalves

    Como Configurar TP-LINK Archer c20 para usar MEO Fibra como router secundário, por favor alguém sabe como posso fazer, o firmware do archer c2 não dá para este e a actulização da TP-LINK não aparece conf para meo. Estou a tentar sem sucesso… Alguém me pode ajudar?

  107. Avatar de Hélder Martins
    Hélder Martins

    Boa noite, tenho esta situação descrita instalada de raiz pela meo há 4 anos e sempre funcionou na perfeição no entanto tenho duas questões
    1-É preciso actualizar os routeres uma vez que ja são algo antigos?
    2- Ao router 1 um tecnicolor eu acedo com o endereço 192.168.1.254 mas como acedo ao router 2 Ruckus?

    1. Avatar de Bob
      Bob

      A MEO instalou o serviço neste esquema? Nunca vi…

      Se tens o serviço a funcionar, sem problemas, não mexas… deixa estar. O router da MEO é actualizado por eles automaticamente, sem necessidade de mexeres, e nem te avisam.

      O router 2 será o gateway do teu portátil. Tens de ver qual o ip da tua maquina e respectivo gateway, e esse deve ser o ip do router 2.

  108. Avatar de Ricardo Pinto
    Ricardo Pinto

    Boa tarde,
    eu tenho um router da tp-link tl-mt3220 para puder dar wifi pela minha casa, onde tenho ligado uma pen 3g. mas agora vou ter um router da nos, (http://www.nos.pt/particulares/loja-equipamentos/pages/details.aspx?p=21120) e como so tem uma entrada Lan/Wan (para ter mais entradas lan), queria saber quais os procedimentos para ligar o meu router da tp-link ao router da nos?
    Port isso tenho duas dúvidas:
    1-Ao ligar por cabo do router da Nos, devo ligar á porta Wan do router da TP-link ou a uma porta lan.
    2- Vi na net que devo desativar o protocolo DHCP do segundo router (neste caso o router TP-Link). É necessário isto?

    obrigado.

    1. Avatar de Luis Daniel
      Luis Daniel

      Depende da configuração que pretende.
      Se usar o router mt3220 como switch, terá que ligar à porta LAN do mt3220 e desactivar o DHCP do mt3220.
      Se usar como router, tem de ligar à porta wan do mt3220 e não precisa de desactivar nada.

      O problema de usar router a trás de router é que pode ter a necessidade de abrir portas em ambos, para certos serviços, como o bittorrent. Normalmente não precisa de se preocupar de abrir portas.

      Tenha atenção ao wireless, ambos os routes fornecem serviço wireless e não tem vantagem em ter ambos ligados.

      Também não acho que tenha grande lógica de usar o router mt3220 como switch, gasta mais energia para nada, compre antes um switch gigabit como o TL-SG1008D (8 portas) ou TL-SG1005D (5 portas) que rondam os 20€. Se for para os switchs 10/100mbs, na esmagadora maioria do uso chega e sobra, consegue por 10€.

  109. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boa tarde..
    Com este metodo consigo por exemplo estar no RC e apanhar o wireless do router Meo e ir para o piso 1 e apanhar a rede do router que adicionei?
    Comprei um Asus RTN12+ e queria fazer isso que referi.. Tenho de configurar o router em modo router ou em modo AP?

    Obrigado

  110. Avatar de vivud
    vivud

    Esse teste que fizeste num acesso Zon, onde mencionas “dificuldade em encontrar utilizadores”, sera devido aos servidores deles (entenda-se, filtragem) e nao da porta nao estar aberta. Como tal, nao e pelo facto de nao conseguires abrir a porta que perdes o acesso. Neste momento estou a assumir que ainda tens os 2 equipamentos ligados. Como foi feita a configuracao da internet do Meo para o Asus? A configuracao DMZ foi feita em que equipamento? Avaliando outras possibilidades. Como esta o sinal da TV? Detectas alguma paragem, desfazamento de imagem, pixeis aleatorios, etc? Que largura de banda foi contratada e quanto disso e que estas a receber? Ja ponderaste teres um problema com a firewall do teu pc?? Um dos testes adicionais que poderas fazer e um restauro de fabrica no router MEO e desligares todos os equipamentos ligados a ele, ah excepcao do pc

  111. Avatar de Joaquim Batista dos Santos Almeida
    Joaquim Batista dos Santos Almeida

    Tenho um link zone alcatel 4G e como não tem ficha para ligar cabo de rede preciso de um router TP link 300M para fazer de repetidor de sinal e assim tb ter rede. Já tentei todos os tutoriais e não consigo. Alguém sabe se é possível e como. Obrigado

  112. Avatar de Angela
    Angela

    Olá boa tarde
    Eu tenho em casa net por satélite, e tenho uns anexos a cerca de 20 ou 30 metros da casa onde pretendo construir um escritório mas lá não apanho wi-fi, haverá algo que possa fazer para conseguir apanhar? Tipo puxar um cabo do meu router de casa até ao (futuro) escritório e lá ligar a outro router?
    Eu não percebo muito destas coisas… será que alguém me consegue ajudar? Obrigada