LinPhone – Chamadas VoIP da MEO através do smartphone…

69 Comentários

…ou PC e até através de um simples browser

No últimos tempos temos vindo a explorar o serviço VoIP da Meo. Depois de ensinarmos como podem obter gratuitamente um número VoIP e de mostrarmos como configurar o softphone Zoiper no PC, hoje vamos conhecer o o fantástico Linphone que está disponível para dispositivos móveis (Android, iOS e WP8) e também para Windows, OSX e Linux.

linphone_02


O LinPhone é um dos mais fantásticos softphones. Este “telefone digital” está disponível para a maioria das plataformas móveis mas também para PC/MAC. Além de permitir efectuar chamadas sobre protocolos seguros, este softphone destaca-se, no geral, por:

  • Permitir o envio de mensagens
  • Enviar fotografias
  • Guardar histórico de chamadas
  • Gerir lista de contactos
Como configurar o LinPhone para o VoIP da MEO?

Depois de ensinarmos a configurar o Zoiper para Desktop, hoje ensinamos a configurar o LinPhone para iOS.

O LinPhone oferece um assistente de configuração no entanto, este não tem todas as opções necessárias para configurar o serviço VoIP da Meo. Para tal, fechem o assistente de configuração e depois carreguem em Settings e em seguida preencham com os seguintes dados:

  • User name: +351 xxx xxx xxx (O vosso número VoIP)
  • User ID: +351 xxx xxx xxx (O vosso número VoIP)
  • Password: Password que definiram aquando da criação do número VoIP
  • Domain: voip.sapo.pt
  • Proxy: proxy.voip.sapo.pt:5070

Devem ainda activar a opção Outbound Proxy

linphone_00

Se os dados estiverem correctos, o softphone indicará que está registado podendo, a partir desse momento, efectuar e receber chamadas.

linphone_01

A configuração do LinPhone é muito simples e intuitiva. Todo o softphone tem uma boa interface gráfica, está bem organizado em termos de funcionalidades e tem várias opções ao nível do vídeo, audio, rede, etc. Uma óptima escolha para quem precisa de um softphone.

Download: Escolha aqui o seu sistema

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Mesmo depois de configurar tudo tenho Registration Failed.

    O que poderá estar mal?

    Como consigo diagnosticar?

    Obrigado

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Onde está proxy:
      Mete “sip:proxy.voip.sapo.pt:5070” sem aspas
      E faz check em outbond proxy
      Será?

      1. Avatar de Nuno Sousa
        Nuno Sousa

        Consegui resolver e coloquei a solução num outro post.

        Obrigado

  2. Avatar de Tiago Leitão
    Tiago Leitão

    Isto só funciona se estivermos ligados atraves do WIFI à rede de casa certo?

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Não, funciona em qualquer local onde tenhas net (wifi, 3/4g,…)!

    2. Avatar de Rui Costa

      Não. Funciona desde que tenhas acesso à internet

  3. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Fica aqui uma ajuda para os utilizadores de Android

    Por omissão o Transport está em TLS e tem que estar em UDP. O AVPF está por omissão ligado e terá que estar desligado.

    Depois de criar o numero voip em https://cliente.meo.pt/

    tive que seguir este tutorial.

    https://www.meo.pt/suporte/ajuda-e-suporte/internet/internet-fixa/voip

    Espero ter ajudado.

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Curioso, no meu por pré-definição estava UDP.
      O único problema foi no proxy que ficou sip:voip.sapo.pt, foi só corrigir para sip:proxy.voip.sapo.pt:5070.

      1. Avatar de Konteudos
        Konteudos

        Obrigado já me safaste !! ; ) esa correcção foi tudo !

  4. Avatar de Rui C

    E para vodafone nenhum tutorial?

    Obg

    1. Avatar de Nuno Sousa
      Nuno Sousa

      O melhor tutorial é mudar para a MEO 😀

        1. Avatar de J T
          J T

          Na vodafone pagas mais 7.5eur para ter um RED (algumas pessoas pagam 5eur) e nunca mais pagas para ligar para fixos ou moveis com ou sem net…

      1. Avatar de Rui C

        MEO nem de OFERTA. Pessimo serviço na minha zona.
        Vodafone sempre 5 Estrelas. Tenho melhor ligação que 95% de Portugal. 🙂

        1. Avatar de Nuno R
          Nuno R

          A avaliar pelo teu logo também deves dizer que a Nokia ainda é o melhor equipamento em Portugal…

          1. Avatar de Rui C

            Não. O melhor mesmo é Apple.

            Tiras juízos sem factos, portanto calado ficavas melhor. Volte sempre.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Boas.

    Alguém sabe se para a Vodafone existe o VoIP ou como configurar? Eu já pesquisei mas não existe informação recente sobre isso.

    1. Avatar de J T
      J T

      O voip na vodafone nao so nao existe como esta barrado via 3g em quase todos os tarifarios. Apesar disso eu nao me importo, prefiro pagar 40eur mes para ter tv, net, voz mais 2 telemoveis com chamadas ilimitadas para rede fixa e movel do que pagar 50eur para so ter servico fixo e voip no telemovel…

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Pronto já fiquei esclarecido. Bem me parecia que não dava. Quando o google não encontra é porque não existe! 🙂

        Obrigado pela tua resposta!

        1. Avatar de paulo
          paulo

          queres um voip so para fazer chamadas ou queres também receber? se é so para fazer chamadas tens o smartvoip por exemplo que é o que eu uso ha uns anos e nunca tive problemas, chamadas para a rede móvel por exemplo para portugal a 6 cêntimos e para rede fixa a 0 cêntimos.

    2. Avatar de carlos
      carlos

      Boas,

      Eu também tenho Vodafone e o mais parecido que encontrei sobre VoIP foi isto: https://diogoserrano.com/2013/12/vodafone-voip-em-android-com-o-csipsimple/

      Acho que só funciona dentro da rede de casa mas em conjunto com uma VPN pode funcionar em qualquer lado.

  6. Avatar de Fernando Ferreira
    Fernando Ferreira

    Já agora… isto existe para a Vodafone?

  7. Avatar de Ze
    Ze

    Atenção que há versões do android em que não é preciso software de terceiros para fazer chamadas sip. Isso é configurável no sistema.

    Abraços

    1. Avatar de Blueparty
      Blueparty

      Como se configura?

  8. Avatar de João Santos
    João Santos

    Boa tarde,

    já procurei esta informação no site da meo, mas não consigo encontrar. É possível usar o Voip estando eu fora de Portugal, sem pagar pela chamada, desde que esteja ligado a uma rede WiFi?

    Obrigado

    1. Avatar de Mota
      Mota

      João, para poderes usar isto tens de associar a tua internet à tua conta do MEO online, depois aí poderás seguir o tutorial do pplware.

      Podes usar isto em qualquer parte do mundo, desde que tenhas wifi e claro.. tens “apenas” 1000 minutos/mês para gastar para rede fixa.

      1. Avatar de João Santos
        João Santos

        Obrigado pela ajuda, vou então fazer o registo!

    2. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      É possível sim, porque é isto que eu uso para ligar para Portugal! 😉

      1. Avatar de João Santos
        João Santos

        Ok obrigado pela informação!

      2. Avatar de João Santos
        João Santos

        Ok obrigado pela informação! E o tarifário é igual? Ou seja, eu não pago nada no estrangeiro a ligar para um número fixo?

    3. Avatar de Manuel Santos
      Manuel Santos

      Há que ter atenção que alguns fornecedores de serviços de internet (3G/4G(WiFi), têm o VOIP bloqueado. Ao contratarem serviços no estrangeiro deve-se verificar se o VOIP está incluído ou bloquedo. Acontece muitas vezes.

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        qual o tarifário de ligar para este múmero voip?

  9. Avatar de fornost
    fornost

    Eu nunca entendi como funciona o voip, como fazer pra criar contas, se preciso ter uma conta paga na meo etc.
    Acho tudo tão confuso…tentei seguir o tutorial de ontem ,mas após a instalação desistir porque não tinha uma conta /endereço meo (não sou de portugal)

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Então sugiro https://www.freevoipdeal.com/dashboard

      PPlware, para quando um tutorialzito no freevoipdeal? 😀

      1. Avatar de paulo
        paulo

        eu uso o smartvoip ha uns anos e como estou no estrangeiro é o que uso para telefonar para onde preciso, impecável sem problemas ate hoje, tenho activado o recarregamento automatico e quando o saldo chega a 1 euro ele recarrega automaticamente outros 10 euros mais taxas que da 12 euros no total.

      2. Avatar de hilario ferreira
        hilario ferreira

        O voipdeal não tem nada que saber:

        nome de usuário: xxxxx

        senha: xxxx

        proxy: sip.freevoipdeal.com

        e está a rolar.

  10. Avatar de Xfera
    Xfera

    Isto dará para utilizar o serviço voip da NOS (NOS Phone) no WP8.1?
    Qual será o domain voip da NOS?

  11. Avatar de Tomás Marques
    Tomás Marques

    Eu tenho MEO em casa e o telefone já é VoiP.
    Eu posso usar as mesmas credenciais do número de casa nesta app e receber as chamadas deste número em qualquer lugar (tendo internet claro)?
    Obrigado 😀

  12. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Para WP8 aconselho o Zoiper alem de ter sido actualizado a semana passada, basta ver as reviews na loja para ver q oferece um serviço mais estável.
    O método é basicamente igual ao Linphone para registar o numero voip.

  13. Avatar de PaulO
    PaulO

    O tráfego disto é gratuito na MEO?

  14. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    instalei no tablet o zoiper mas não oiço nada, mas ouvem-me. o que será que se está a passar?

  15. Avatar de RJCA
    RJCA

    Teste (desculpem)…

  16. Avatar de Tiago Leitão
    Tiago Leitão

    Outra questão..

    Para tirar as duvidas por completo..

    O meu numero de telemovel não esta associado ao M5O aqui de casa (onde vai ser criado o Voip), mas posso na mesma criar os dados do Voip, e usar no meu telemovel certo?

  17. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Já me consegui registar, no entanto só consigo receber chamadas no LinPhone, não consigo fazer chamadas (mesmo respondendo ao número da chamada recebida). Será algum erro de configuração?

    Obrigado.

  18. Avatar de Winetree
    Winetree

    Só para dizer que funciona 5*. Já configurei no iOs e no WP, segue o Android!
    Bom tutorial.

  19. Avatar de Luis Caldas
    Luis Caldas

    Neste Linphone não consigo que ele registe. no usuário se tiver +351 xxxxxxx não deixa fazer o passo seguinte. so mesmo sem o +. Tanto no iphone como no pc. Alguma sugestão?

  20. Avatar de Hazard
    Hazard

    Boa tarde,

    Tenho telemóvel MEO mas nas casa onde moro actualmente tenho Vodafone fibra.
    É possível usar esta aplicação ou outra semelhante à da NOS para iOS que permita receber chamadas de casa Vodafone no telemóvel através de Voip?

    Cumprimentos

  21. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Após adquirir o número Voip. na. área de cliente. Meo, não. Consigo. Fazer o respectivo registo, aparece Registration failed no meu Iphone.

  22. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tenho o serviço ADSL da SAPO e actualmente uso no meu tlm Android o “CSipSimple” que é muito fácil de configurar, pois já possui várias configurações de operadores portugueses, incluindo o SAPO/MEO.

  23. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Quantos números voip (da meo) posso criar gratuitamente?

    Obrigado,
    TrasMontano

    1. Avatar de Nuno Sousa
      Nuno Sousa

      2 no máximo dependendo das condições do pacote.

      1 é certo.

  24. Avatar de Tiago Leitão
    Tiago Leitão

    Eu na minha area cliente, nao consigo criar nenhum numero VOIP..

    Faço o processo todo e por fim, quando vou ver nas mensagens como me diz ao fim, não há lá nada..
    Nenhum pedido foi feito..

    O que se passara?

  25. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Alguém me pode responder ao meu post!

    1. Avatar de José Cardoso
      José Cardoso

      Em vez de escolheres um número VOIP pré-defenido, compõe tu o número que pretendes e conseguirás terminar o processo de criação do número VOIP.

      1. Avatar de José Cardoso
        José Cardoso

        Desculpem ficou no local errado! Esta resposta era para o Tiago Leitão!

  26. Avatar de Sérgio Pinho
    Sérgio Pinho

    Boa noite

    Não consigo configurar! Segui todos os passos e li os posts. Falha o registo.
    Alguém por favor tem mais sugestões ? Obg

  27. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Pelos vistos este tema deixou de ter interesse, ninguém responde às questões colocadas.

  28. Avatar de eaglemnc
    eaglemnc

    No proxy não deixa que o endereço fique completo:
    sip:proxy.voip.sapo.pt:5070
    Assume sempre proxy.voip.sapo.pt:5070 e não faz chamadas…
    Alguma solução?

  29. Avatar de Filipe
    Filipe

    Alguém conseguiu configurar uma conta voip da meo para a aplicação WP8?

    Obrigado!

  30. Avatar de Santos
    Santos

    Sr. Pedro Pinto,

    Poderia ajudar com a configurar isto no Windows se faz favor, com voip da MEO eu não consigo fazer nada nem sequer vejo as imagens como as aqui publicadas.

  31. Avatar de Filipe
    Filipe

    Impossível configurar no linphone para windows phone 8.1… Alguém conseguiu e me consegue dar uma ajuda? Agradecia imenso!

  32. Avatar de Nuno
    Nuno

    Já descobri.
    Para Windows Phone 8.1, na configuração da conta, em “Proxy(not mandatory)”, a informação a colocar é: sip:proxy.voip.sapo.pt:5070;transport=udp

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      A mim continua-me a dar failed! 🙁

      Nos settings do SIP account no username meteu o seu número da MEO ou com o +351 atrás ou com 00351?

      No Auth userid introduziu os mesmos dados do username?

      No domain é voip.sapo.pt?

      Transport UDP

      Proxy o que sugeriu

      E outbound proxy a ON?

      Obrigado pela ajuda!

  33. Avatar de Nuno
    Nuno

    Alguém sabe como colocar a chamada a aparecer como anónimo?

  34. Avatar de Tiago P.
    Tiago P.

    Boa tarde.
    Sabem se é possivel configurar o voicemail para um numero voip meo ( 3020xxx… ) atraves do Linphone?

    Era interessante que quando estiver “sem rede” no Linphone a chamada seja encaminhada para o voicemail.

    Obrigado.

  35. Avatar de Marco Costa
    Marco Costa

    Fica registado mas nas chamadas não dá som nem chama o numero. Experimentei o CSipSimple que já vem com varios operadores incluindo o SAPO e foi um instante na configuração, só precisei de meter o numero VOIP e password e ficou pronto e funcionou.

    1. Avatar de rui valentim
      rui valentim

      Segui a sugestão do Sr. Marco Costa e subscrevo inteiramente. 5* pela funcionalidade e intuitividade.

  36. Avatar de rui valentim
    rui valentim

    Num tablet com android, coloco as seguintes configurações:
    Username: +351 xxx xxx xxx (O vosso número VoIP)
    Auth userid: +351 xxx xxx xxx (O vosso número VoIP)
    Password: a definida aquando da criação do nº VOIP no MEO, área de clientes
    Domain: voip.sapo.pt
    Transport: UDP
    Proxy: sip:proxy.voip.sapo.pt:5070
    Outbound proxy: ativado
    Expire: 604800
    AVPF: desligado/desativado

    Resultado final: Registration Failed

    Alguém com conhecimentos sobre o assunto, me poderá dar um dica, sobre o que estarei a fazer incorreto?
    Agradeço.