Extensões e plugins chegam ao Edge só em 2016

36 Comentários

O Edge foi uma das maiores novidades que a Microsoft trouxe ao Windows 10. Com um browser totalmente novo, a empresa quer trazer uma imagem renovada para a sua vertente de Internet.

Mas o Edge prometia muito para os utilizadores, mas tem estado um pouco longe do que se esperava. Sabe-se agora que as extensões apenas vão chegar em 2016.

edge_1

A integração do Edge com o Windows 10 é completa. Este é um browser que para já apenas corre neste sistema, garantindo por um lado o acesso à Internet com um browser totalmente novo e construído de raiz pela Microsoft e por outro garante a continuidade com o que o Internet Explorer já fornecia.

As extensões e os plugins eram um dos pedidos dos utilizadores, e muitos tinham como certo que estas chegariam em breve. Mas a Microsoft já veio esclarecer que apenas em 2016 irá ter este pedido satisfeito.

We are bringing support for extensions to Microsoft Edge in a future update. Developers who build extensions for other modern browsers using common Web technologies like JavaScript and HTML, will work with Microsoft Edge with little or no code changes.

Anunciado foi também que os programadores que usam as mais comuns linguagens de programação dedicada à web vão conseguir transitar as suas extensões de outros browsers para o Edge, sem qualquer esforço ou que tenham de reprogramar a extensão.

edge_2

Os assuntos relacionados com o Edge e as suas capacidades adicionais têm sido bastantes discutidas. A primeira informação apontava para ainda este ano a sua chegada, mas a verdade é que ainda não será desta.

Os números de utilização do Edge não são dos mais interessantes e está claro que os utilizadores querem soluções mais completas e com muitas mais funcionalidades.

É estranho que a Microsoft não queira para já investir no seu novo browser, uma vez que este está tão bem relacionado com o Windows 10 e todas as suas capacidades.

Em 2016, provavelmente na mesma altura em que será lançada a primeira actualização do Windows, o Edge conhecerá novas funcionalidades e aproximar-se-à do que a concorrência já oferece. O que se espera é que nessa altura não seja tarde demais e que esteja a nascer um novo Internet Explorer.

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    sinceramente gosto muito do Edge, agora uso 3 browsers antes só usava 2:
    1-Firefox
    2-Edge
    3-Chrome
    está por ordem de preferencia

    1. Avatar de Red Devil
      Red Devil

      só por curiosidade, o que te faz perferir o Firefox ao Chrome ou ate mesmo ao Edge?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        são varias coisas. eu acho-o o browser mais estavel, podes escolher o motor de busca (ex duckduck), e tens varios plugins interessantes.
        atenção que eu uso os 3… no meus desktop estão sempre os 3 abertos, com pesquisas especificas em cada um.
        O outro grande motivo é o habito de o usar também em linux(onde é de longe o melhor browser)

      2. Avatar de Nuno Fernandes
        Nuno Fernandes

        Boas.
        Eu uso a mesma preferência.. Respondendo à pergunta:
        Firefox = menos memória em uso, o Chrome é um abuso..
        Edge = abre os vídeos do Facebook rápido, o FF não os abre sequer pois bloqueia Flash..
        Chrome = nem sei porque ainda uso.. Talvez porque no telemóvel é porreiro e sincronizo marcadores.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      O Chrome so peca por usar mais recursos mas é claramente o melhor para windows, embora longe do safari. o Edge tem o problema da RAM que quando abres 3 tabs come 1gb do nada, e o firefox..é uma piada do passado

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Explica-me lá em que é que o Firefox é uma piada? E não me digas que é por estar fora de moda e a Google ser mais “fixe”.

        Uso o Firefox desde a versão 1.5, salvo erro. Já lá vão uns 10 anos? E experimento sempre muitos browsers, já usei Opera, Chrome/Chromium, Internet Explorer, Edge, Midori, Camino, etc…

        Volto sempre ao Firefox e não é por teimosia. Há browsers muito bons. É porque nenhum faz um melhor trabalho que o Firefox que justifique uma mudança no meu default.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          concordo plenamente contigo, e há quem ache a privacidade uma piada…

          1. Avatar de rui
            rui

            Se ainda acreditas que há privacidade na internet, seja com que browser for, perdeste toda a credibilidade nos teus comentários.

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            a privacidade é uma piada, tens alguma coisa a esconder? Olha que o amigo do Steve jobs que n quis emprestar dinheiro no inicio porque andava a guardar tudo para uma futura catastrofe anda desempregado e o steve bem se sabe o milionario que é. Larga os problemas de privacidade e enjoy.

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Não tenho nada a esconder (humm qz nada,lol) nem tenho a paranoia da privacidade, senão tinha incluido o browser da “cebola” que como o “outro” Rui escreveu também não é um garante de privacidade.

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Safari… apanha juizo amigo.

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Eu passei a usar o Edge na empresa e em casa.
    Embora ainda use o Chrome

  3. Avatar de censo
    censo

    So uso o Edge. Serve perfeitamente para o meu tipo de uso.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      para um uso muito basico serve. mesmo assim sem adblock é um dealbreaker

      1. Avatar de censo
        censo

        Se para ti é básico, para mim não.

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Edge neste momento só para utilizar o twitch, entre o FireFox e Edge achei o melhor e que melhor gere os recursos, sem falar que utiliza sempre o leitor html5.

    1. Avatar de rui
      rui

      O twitch passou a utilizar sempre o leitor html5 por defeito na sua página. Já as streams incorporadas fora da sua página podem ter o leitor html5 ou não. Pois. Eu também só não uso o firefox porque me come muita ram a ver uma stream e não acho isso normal para um browser que se auto-intitula de ser o mais leve.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Os comandos são html5, mas continua a usar flash no leitor…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      ate o chrome usa html5 e permite spotify sem ads. o chrome é o melhor. firefox está em desuso ha anos, e o edge tem potencial mas ainda esta muito longe

  5. Avatar de vaderstarlight
    vaderstarlight

    Eu não quero saber do Edge eu quero e o Win10 Mobile

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      para que? No 8.1 tenho tudo a funcionar bem, no 10 la vem uma enchurrada de bugs…

      1. Avatar de censo
        censo

        Quando um troll fala outro logo vem a seguir. ..

        1. Avatar de JMMS
          JMMS

          Troll porquê? Só porque o rapaz quer o Windows 10 Mobile?
          O “troll que vem a seguir” é que o é mesmo. “tenho tudo a funcionar bem” e depois? Alguém disse que eras TU quem quer o Windows 10 Mobile?

  6. Avatar de jose m
    jose m

    EDGE sempre excepto quando quer ser Inacio e preciso de adblocker 😀
    inclusive no ad supported youtube que é uma dor de cabeça sem nada a bloquear os videos pub!
    nesse caso FIREFOX.
    Quando edge ja tiver ad blocker e Last Password posso deixar os outros

    1. Avatar de rui
      rui

      Se guardas as passwords online, tenho uma má notícia para ti. Vê lá se a descobres por ti.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        ha apps “encriptadas” que fazem isso. Eu tenho um metodo mais eficiente, ponho todas num ficheiro numa pen que esta bloqueada com codigo. Assim n ha hacker que apanhe alguma coisa.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          O que o “outro” Rui quis dizer foi que essas apps têm sido alvo de ataques e acho que foi mesmo a LastPass que teve brechas (houve dados roubados) tanto que aconcelharam a mudar as passwords (todas).

          1. Avatar de Rui
            Rui

            “aconselharam”

  7. Avatar de lima
    lima

    Sou user do Opera desde sempre, e devo dizer que assim que o edge tiver os tais “plugins” devo mudar para uma utilização nem mais frequente. Estou deliciado pelo desempenho do Edge, que bate (por agora) qualquer outro browser neste momento, no que se refere a velocidade e estabilidade.

  8. Avatar de jose m
    jose m

    Se as gravar numa folha de papel tenho igualmente o risco que alguém a leia..
    e as unicas coisas que realmente tenho medo de poder ver acedidas por 3os : Paypal Caixadirecta Mbnet Ebay, não estão guardadas mas memorizadas..
    de resto se me roubam o mail ou fb é uma chatice enorme mas vivo bem com isso 😉

  9. Avatar de onlyghost
    onlyghost

    O Edge consome muita memória. Quando inicio tenho 47% da memória ocupada de um total de 4 GB. Após iniciar o Edge a taxa rapidamente sobe para os 60%. Com 4 tabs entre eles o face, a taxa chega aos 80%. Será normal? É que nem o chrome consome tanto, sendo o Firefox o que consome menos. Alguém reparou nisso ou acontecerá só comigo?

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Em casa uso os 3: Chrome, Edge e FF.

    Em termos de navegacao, prefiro o Edge. Mais fluido, as paginas abrem mais rapido.
    Quando preciso de desenvolver, uso preferencialmente o chrome, pois estou mais habituado ‘as dev tools.

    Quando preciso de usar home banking, uso Firefox 🙂 Talvez seja paranoia

    PS. Teclado US sem acentos.

  11. Avatar de luisnuxx
    luisnuxx

    este browser e realmente muito mau.

    1. Avatar de censo
  12. Avatar de Edgar Rodrigues
    Edgar Rodrigues

    Pessoal, alguém já experimentou um browser chamado YANDEX?
    É produzido por uma team russa, lançado a menos de 1 ano e já tem uma grande quota de mercado. Pelas criticas dizem ser dos browsers mais seguros, tem o kaspersky incorporado, tem adblock incorporado e é linguagem chromium.
    Estou a usar e estou a curtir..