FVM – Como aceder a um router/switch de gama empresarial?

17 Comentários

Quando adquirimos um router doméstico (ou outro equipamento activo de rede), a configuração inicial/acesso ao equipamento é, por norma, facilitado. Se pesquisarmos na documentação do equipamento ou mesmo por baixo do equipamento encontramos facilmente o IP de gestão (para acesso à interface web) do equipamento ou então usando o software que acompanha o equipamento.

Nos equipamentos activos de rede gama empresarial, o processo de configuração inicial/acesso ao equipamento não é tão trivial. Normalmente precisamos de um cabo de consola para ligação a interface de consola ou à RS232 (vulgo porta série). Vamos aprender como fazer, usando como exemplo um router Cisco 2811.

routers_00



Com administrador de um parque informático, uma das tarefas que realizo com alguma frequência é a configuração de equipamentos activos da rede. Como se tratam de equipamentos de nível empresarial, a configuração inicial é normalmente realizada via consola (porta COM/consola).

Material necessário
  • Cabo de consola (Pode também ser um cabo consola com duas interfaces RS232 macho e femea)

console

  • Cabo conversor RSS232 USB (cabo o PC nao tenha porta RS232)

usb

  • Teraterm  (ou putty) – é uma popular aplicação para Windows que permite estabelecer ligações a equipamentos via porta serie ou remotamente através do Telnet ou SSH.

O próximo passo é ligar o Cabo conversor RSS232 ao PC (interface USB), depois ligar o cabo de consola à outra interface do cabo conversor e ligar o cabo de consola à interface de consola do equipamento activo. (Nota: No caso do PC ter porta série, não necessitamos do Cabo conversor RSS232 USB ).

router_06

Estabelecidas as ligações, vamos abrir a aplicação Teraterm e selecionar Serial, onde deverá aparecer a interface COM que está “emulada” numa interface USB

router_07

Nota: em termos de configurações, devem definir os seguintes parâmetros para a comunicação série:

  • Baud rate: 9600
  • Data: 8 bit
  • Parity: none
  • Stop: 1 bit
  • Flow control: none

router_09

Se tudo estiver bem ligado, irá aparecer uma janela preta que nos dá acesso a CLI do equipamento, onde depois iremos poder proceder à configuração (de acordo com o equipamento em questão).

router_08

Espero que tenham gostado deste mini-tutorial e lembrem-se que sempre que o equipamento tiver uma porta de consola, a configuração inicial/acesso ao equipamento é normalmente por aí, uma vez que o equipamento ainda não tem atribuído qualquer endereço IP.Venham as sugestões para novos artigos! *FVM – Faça você mesmo

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oli
    Oli

    Ainda à dois dias estive a configurar um Cisco Catalyst 4006, uma besta de peso. Também fiz a mesma coisa pois aquilo já estava guardado para o armazém há uns belos tempos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem duvida, é uma bela machine (em peso e era em performance)

  2. Avatar de M. Manuelito
    M. Manuelito

    E andava eu à procura da segunda página do artigo, para, como mero exemplo, perceber como se fazem as configurações básicas de um Switch Cisco…….. 🙂

  3. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    Por poucas palavras, é apanhar o router/switch com as calças na mão 🙂

  4. Avatar de Luís
    Luís

    Pedro,

    E o HyperTerminal que vinha no XP? 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, também podes usar. Só não incluí porque é uma ferramenta do XP…ja vamos no windows 8 :). Mas se tiverem, é perfeita. Para Ubuntu, costumo usar o Minicom
      https://pplware.sitedev.pt/linux/hyperteminal-no-ubuntu-nao-no-vista-sim/

  5. Avatar de Frederico
    Frederico

    Excelente,
    Utilizo Putty! Cisco é um mundo à parte!

    Abraço
    Continuem com o bom trabalho

  6. Avatar de Ricardo Carvalho
    Ricardo Carvalho

    Bom dia.

    Interessante o artigo, no entanto deixo um desafio ao pplware:

    Os equipamentos Cisco são óptimos equipamentos, no entanto, basta efectuar alguma pesquisa que facilmente se encontram manuais e dicas para estes equipamentos, então dentro da gama empresarial de activos de rede deixo o desafio de criarem também uns tópicos sobre a Nortel/Avaya, e possivelmente até comparações com equipamentos Cisco. É uma marca que aqui falam muito pouco, fico a aguardar uns artigos.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Ricardo,

      A sugestão é boa, faltam-nos é equipamentos para testar. Pode ser que alguém da Nortel/Avaya leia o Pplware e nos contacte 🙂

      1. Avatar de Ricardo Carvalho
        Ricardo Carvalho

        Que equipamentos da Nortel/Avaya estariam interessados em testar, e em que zona do país?!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Envia-me um e-mail para ppinto [at] pplware.com

          Até já

  7. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Um bom DIY para quem se inicia nestas andanças. Um bocadinho off the record, e para quem quer instalar em casa um switch ou routers da cisco. Ter em atenção que os novos equipamentos baseados em tecnologia cloud, como o Linksys EA4500 Dual-Band N900 Router. Por exemplo, este especificamente tem problemas em port forwarding. Tentar pôr uma NAS na cloud vai ser literalmente impossivel.

  8. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Não havia um site em que programando uma hora dava para, remotamente, trabalhar com routers e switchs reais?

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Um grande obrigado, Pedro. 😉

  9. Avatar de hugo
    hugo

    Esqueçam esses dinossauros e estudem mikrotik é a revolução em
    networking