Criador do Menu Iniciar desapontado por utilização no Windows 10

121 Comentários

Uma das marcas únicas do Windows tem sido, ao longo dos anos, a presença do Menu Iniciar. Depois de ter estado fora nas duas últimas versões, voltou agora com o Windows 10 e para ficar.

Mas este elemento essencial do Windows deveria estar já reformado e longe dos sistemas operativos, segundo o seu criador.

menu_iniciar_1

O Menu Iniciar e a Barra de Tarefas surgiram com o Windows 95 e mostraram ser uma invenção que veio remodelar e transformar a forma como usamos os sistemas operativo.

O seu criador, Danny Oran, conseguiu criar uma forma simples dos utilizadores usarem o Windows, tornando-o mais simples e mais intuitivo para todos, quebrando uma das principais barreiras que existia na versão anterior, a 3.1.

A história do Menu Iniciar e da Barra de Tarefas foi agora revisitada e o seu criador diz-se desapontado por ver que ainda hoje esta sua criação é usada, mesmo no Windows 10.

Depois de mais e 20 anos de utilização, Danny Oran diz-se desapontado por ver que a Microsoft ainda não ter encontrado uma forma mais moderna e mais interessante de levar os utilizadores a interagir com o Windows.

He only watches Microsoft from the outside, and he hasn’t gotten his hands on Windows 10 just yet. Still, those mixed feelings remain: Windows 8 had its ups and downs, he says, but at least it tried something new besides a Start menu he invented decades prior.

Todas as experiências que foram feitas com o Windows 8 e o 8.1 poderiam ter resultado numa nova interface, mais adaptada a todos os tipos de dispositivos, mas a Microsoft acabou por ceder e trazer de volta o Menu Iniciar, na sua forma mais básica e original, se bem que adaptada à nova interface do Windows.

menu_iniciar_2

É curiosa a história da invenção do Menu Iniciar. Danny Oran procurava uma forma de dar ao utilizador o acesso a todas as funções do Windows, evitando que este tivesse de as procurar.

A forma inicial não era muito diferente da que temos hoje, mas o nome era mais técnico e afastava os utilizadores. Depois de mudarem de System para Start tudo mudou, com o impacto que todos conhecem.

Originally, Oran says, it was called the “System” button, and it lived at the top of the screen. But for whatever reason, maybe because it sounded too technical, users in these Windows studies wouldn’t click a System button no matter what. But once they renamed it the “Start” button, people understood it intuitively.

É também interessante ver o peso que os utilizadores têm no desenvolvimento de software e de sistemas operativos. A presença do Menu Iniciar é uma (quase) obrigatoriedade, tudo por culpa dos utilizadores e dos seus hábitos que teimam em não querer perder.

Comentários

121

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Maluco
    Paulo Maluco

    O windows 10 esta pior que o 7 e so fiz update para ter a chave gratis, prefiro o 7 mil vezes. O gta v nem corre bem no w10

    1. Avatar de Exemplo
      Exemplo

      A tua comparação de um sistema para o outro é pq um pode correr um jogo e outro não, faz muito sentido.

      1. Avatar de José
        José

        Não faz sentido para um só jpgo mas eu tenho 5 computadores em casa e so tenho todo trabalho com este sistema “tão” bom. Quando coloquei o W8 não tive que mexer uma palha, bastou colocar as coisas como mais gosto. Com este, nos computadores com placas AMD ainda ainfa não consegui resolver metade dos problemas, num portatil perdeu o wifi, nunca tinha perdido antes, noutro ficou a psicar e tive que reinstalar umas 3 vezes. Só em dois pcs correu mais ou menos. E depois vêm para aqui gentinha, os tais que andavam aflitos com o W8, que o problema só está entre o computador e a cadeira. Eu só digo, que montei 2 dos meus pcs, se não sabem usar uma simples integace com mosaicos dinamicos, por favor, calem-se

        1. Avatar de João MS
          João MS

          Instalaste o W8 quanto tempo depois do seu lançamento?

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Eu não tive problemas em 4 dos meus computadores montados por mim tudo está a funcionar normalmente, mas eu compreendo que contigo não tenha corrido bem, isso não significa que o Windows 10 não seja melhor do que o 7, até porque quando o 7 saiu também causou problemas a muitas pessoas, talvez não a ti mas como a mim o windows 10 não causou também a ti o 7 pode não ter causado. Há que esperar por correcções ou drives actualizados por parte das outras empresas de componentes. Mas sempre é sempre assim, até a Apple com tudo controlado em termos de componentes tem problemas nos lançamentos.

        3. Avatar de Joaquim Pedro
          Joaquim Pedro

          Não me calo porque também não tive de mexer uma palhinha sequer – quanto mais uma palha – para instalar o 10. E sim, tenho um scanner velho, uma printer velha e uma placa gráfica velha e está tudo a funcionar sem qualquer problema e sem ter de mexer a tal palha… Se fosse o fardo inteiro (de palha) aí é que poderia haver problema devido ao peso da coisa, mas uma palha, ultrapassei a questão… Acho mesmo que o problema não está na palha mas o que está entre o PC e o monitor (para alguns, felizmente)…

        4. Avatar de Pedro
          Pedro

          tenho uma processador amd 5350 socket am1 com uma gráfica amd r7 250 e não tenho tido qualquer tipo de problemas…a amd tem drivers especificos para o windows 10…será que foste a página descarregá-los????

          1. Avatar de Brenodoc
            Brenodoc

            Cara..vc ainda tem esse processador e essa placa de vídeo? Se tiver mi fala se dá pra jogar gta v com essa configuração? Tô pensando em comprar esse cpu e essa gpu

        5. Avatar de diogo
          diogo

          só para informar em sistemas AMD (cpu + gpu) existem melhorias em vários jogos de cerca de 20% na performance..

          Vê se tens os drivers correctos, aqui foi tudo impecavel, atualizado sem problemas e o gta V corre igual ao windows 8.1

    2. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      Tenho jogado alguns jogos no windows 10 inclusive o gta v e não notei diferença alguma, mas como em qualquer windows não é na primeira semana que se espera ver tudo compatibilizado, há que aguardar até ficar perto de perfeito.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        perfeito? perfeito nunca vai ser, nem perto, afinal…é windows, lol. registry says hello.

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Só sabem é meter defeitos troca de computador

    4. Avatar de ricardo silva
      ricardo silva

      esquesito tenho 8 gta v no 10 e até me parece que os fps estao mais estaveis

      1. Avatar de ricardo silva
        ricardo silva

        nao é 8, é o XD

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Primeiro dizes que tens 8 GTAs V no 10.
          A seguir dizes que não é 8, é XD.

          Percebi tudo.

          1. Avatar de Bruno Cardoso
            Bruno Cardoso

            Sim, o comentário é um bocado “esquesito”!

    5. Avatar de Carlos
      Carlos

      lol, usei o windows 10 technical preview desde fevereiro, joguei o gta v do principio ao fim, incluindo muitos outros jogos: witcher 3, cities skylines, pillars of eternity, diablo 3, swtor e outros, não vi um único problema.

      O único programa que me deu algum trabalho foi o virtualbox v5 por causa do network virtual adapter, mas nada que nao resolvesse com a ajuda do google.

      1. Avatar de Meirelles
        Meirelles

        Qual problema você teve e como resolveu em relação ao virtual box.

        Esse povinho ai que fala que é ruimwindows devia jogar combat arms no lilux

    6. Avatar de Impac1al
      Impac1al

      São vocês que são capazes de dizer “ah, não gosto nada do novo modelo do meu novo carro. Passei numa rua e furei logo o pneu. Com o modelo antigo passei naquela rua muitas vezes com o modelo antigo e nunca tive nenhum furo.”

      Impressionante. Aprendam a distinguir as coisas. Uma coisa é o Sistema Operativo e outra são os drivers e outros softwares que nele correm.

    7. Avatar de caio
      caio

      Chave grátis? Então, mas o win 10 não é grátis pelo período de só um ano?
      https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/windows-10-vai-ser-gratuito-no-primeiro-ano/

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Ainda a pensar que a gratuidade é só por 1 ano? Isto não anda fácil… :/

    8. Avatar de Silva
      Silva

      Pede a alguem para te formatar e configurar o pc 😉
      E pede á pessoa para fazer instalacao limpa, nao upgrade

    9. Avatar de Tiago Marques
      Tiago Marques

      Não corre pk?
      È uma questao de saber fazer as coisas.. tenho o meu a funcionar no W10.Só tive problemas com drivers da grafica que consegui depois resolver com updates. Por isso nao culpes o SO.
      Por esse ponto de vista Linux e MacOS são igualmente uma porcaria?

    10. Avatar de neusa maria ferreira lima
      neusa maria ferreira lima

      Fiz a mudança p o windows 10 e me arrependi, aparece erro crítio no menu iniciar e cortana, estou me sentindo revoltada e arrependida, quero voltar e ñ consigo

    11. Avatar de Jorge Manuel Martins Tavares
      Jorge Manuel Martins Tavares

      O windows 7 é melhor que o 10 só se for no teu pc.

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Concordo com o autor.
    Quem redesenhou o menu iniciar para obter uma mistura entre o antigo e o Start, não teve em conta conceitos de usabilidade.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Se o utilizador souber arrumar as coisas e organizar-se… este novo menu é bastante eficaz a nível de usabilidade.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      O menu do W10 está 5 estrelas, usabilidade não vejo como poderia ser melhor tirando um par de (muito pequenos) pormenores

    3. Avatar de Croky
      Croky

      Quais os conceitos de usabilidade que não foram tidos em conta ? Eu vejo muita gente “atirar” para o ar a palavra “usabilidade” mas raramente me conseguem dizer quais os vários conceitos que a compõem … normalmente deitam as culpas na usabilidade (até parece uma palavra cara lol) mas o problema parte da incapacidade do utilizador se adaptar a um novo conceito. Não tem nada a ver com usabilidade …

  3. Avatar de dajosova
    dajosova

    Deixa lá… também diziam que o Edge vinha substituir o IE e o que é certo o IE11 continua presente no Windows 10 Profissional (oficial final), pelo menos…

    1. Avatar de Hugo Rodrigues
      Hugo Rodrigues

      O IE11 continua no Windows 10 por questões de compatibilidade. Se não estou em erro, foi referido aqui no Pplware que o IE11 se ia manter por esse motivo.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Continua presente, porque ainda existem “ferramentas/aplicações” que só funcionam correctamente no IE, principalmente no mundo empresarial.

    3. Avatar de joao
      joao

      continua? ainda não o encontrei, mas eu fiz a instalação de raiz.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Deves ter escolhido a versão windows 10 N, ou seja, sem IE

      2. Avatar de cra2sh
        cra2sh

        Microsoft Edge > … > Abrir com Internet explorer

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tem de continuar, a quantidade de aplicações que usam componentes do IE e que deixavam de funcionar se não viesse deve ser astronómico… E sites de intranets que usam componentes ActiveX…

      De qualquer forma, tirando ir pelo Edge e escolher a opção “Abrir com o Internet Explorer”, não há outra forma de lhe chegar.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Não sei se é só para ti mas fiz uma instalação limpa e tenho o IE no menu iniciar. Se não me engano está dentro da pasta “Aplicações Windows” ou uma coisa assim do género mas o que é certo é que está lá bastante acessível.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Acessórios Windows*

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        Nome da ferramenta: Pesquisa. Termo a procurar: Internet Explorer. Resultado: “Internet Explorer, Desktop App”.

    5. Avatar de dajosova
      dajosova

      Malta… é compreensível. E passou-me ao lado essa informação. Obrigado por terem respondido 😉

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Se os utilizadores preferem até podem inovar e fazer 30 por uma linha, mas o consumidor é que sabe aquilo que quer e aquilo que gosta.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Isso não é de todo verdade.
      As inovações tecnologicas sao baseadas na permissa(?) de que o utilizador nao faz a minima ideia do que quer, ou e melhor para ele, se nao pensa, nunca tinhamos deixado de usar telemoveis com teclas e pdas, porque estes faziam o trabalho. para que um smartphone?

      1. Avatar de José
      2. Avatar de TFM
        TFM

        Continuo sem gostar de teclados virtuais touchscreen
        Uso porque procuro mais performance que um Symbian S60 poderia dar nesta altura do campeonato… Senão…

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          E isso invalida o que foi dito?

      3. Avatar de Realista
        Realista

        Falso: As melhores inovações tecnológicas são as que visam resolver problemas. Há as outras – milhares delas que nunca ouviremos falar – que chegaram antes do tempo ou que não foram de encontro as necessidades e consequentemente não as satisfaziam.

        Se ninguém quisesse um telemóvel sem teclas acredita que a maioria dos telefones ainda tinha teclas físicas. E porquê? Porque era o garante que produtores vendiam mais unidades, a não ser que fosse um mercado segmentado para mercado específico.

        O mesmo acontece com telefones com antenas externas ou até mesmo os flip-phones que tinham larga vantagem sobre os telefones tradicionais, mas o consumidor preferiu o formato barra de chocolate – é mais apelativo, moda, comodidade, etc. seja lá a razão por mais tecnológica que fosse o consumidor prefere hoje telemóvel com formato tablet.

        🙂

        1. Avatar de Scheldon
          Scheldon

          Você parece os colunistas da time no começo do século quando eles ironizavam os automóveis dizendo que os cavalos eram melhores, se formos nos guiar pelas médias dos incapazes então vamos voltar a idade da pedra.
          “O utilizador não sabe o que quer até você mostrar para ele” Stevie Jobs.

          1. Avatar de Croky
            Croky

            Correcto ! O próprio Henry Ford dizia:

            “Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido.”

          2. Avatar de Croky
            Croky

            Só para concluir. Inovar – no sentido do seu MELHOR – é antecipar necessidades e, consequentemente, criar novos mercados. Consegue-se inovar dentro de mercados estabelecidos mas certamente essas não são “As melhores inovações tecnológicas”.

  5. Avatar de JJ
    JJ

    A Microsoft procurou outra solução… mas por birra, os utilizadores não quiseram… eles tiveram de voltar a por.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Isso!! As pessoas continuam com medo de coisas novas. ..com medo de se adaptarem.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Acho que este é o motivo porque nao quero mudar do 8, para o 10.
      E verdade que custou um bocado a mudar do 7 para o 8, mas depois de algum uso, nao quero outra coisa!

    3. Avatar de Marisa Pinto

      Eu não concordo… se eu tivesse que me adaptar à forma sem o Menu Iniciar, já me tinha adaptado há muito tempo mas, de facto, o Menu Iniciar é muito melhor que a interface Metro que é horrível, perde-se tempo, confuso, penso que é a própria interface que não está preparada para que muitos utilizadores se adaptem, a nossa lógica não tem que ser toda a mesma e, tal como há quem se adapte bem, há quem deteste como é o meu caso.

      Acho muito bem que se volte a ter o Menu Iniciar, seria até melhor se isso fosse possível personalizar para que, quem gosta, tivesse e quem não gosta pudesse retirar 🙂 Isto sim é adaptar, não somos todos iguais felizmente 🙂

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Eu acho que o Metro é muito superior ao Iniciar… mas eu sou suspeito porque gosto de mexer em tudo o que é novidade e evoluir nos conceitos. No W10 detesto o menu iniciar e mesmo podendo usar o Metro… não é o mesmo Metro porque é vertical… mas preferia a inovação do Metro ao museu do Iniciar…

        1. Avatar de José
          José

          Mais um no 8.1 é de longe mais pratico e arrumado! Temos a interface clássica e a modern onde está lá tudo e mais alguma coisa, sobretudo nas aplicações que sempre tivemos. Este menu que tantos “ansiavam” parece após o w8.1 uma prisão tais são s limitações e num pc não faz sentido ter as apps a correr verticalmente é muito mais simples e intuitivo horizontalmente. Mas enfim, há gente que para arrancar um prego espera outro agora tudo se resolveu, têm o amado menu iniciar, limitado, e espetado a gritar num confuso ambiente de trabalho.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Os números que sirvam de prova: Windows 8 foi um flop, Windows 10 está a ser um sucesso. Tendo em conta que a maior crítica era ao menu iniciar (ou a sua ausência), está tudo dito. Os anglófonos usam esta expressão melhor que nós e serve para o exemplo do José e do Filipe: anecdotal evidence (“evidência anedótica” não é muito usado), e refere-se a tomarem o vosso exemplo como argumento, face a esmagadora evidência contra.

        2. Avatar de Croky
          Croky

          Não és nada suspeito. Conheço muita gente como tu. Que instala as ultimas versões de tudo e quer ter o ultimo modelo do quer que seja. A grande maioria chama a isso estar à frente na evolução das coisas. No entanto, e na minha opinião, não conseguem ver a diferença entre evoluir e mudar. O Metro foi uma mudança tendo em vista a massificação de interfaces tácteis, a qual nunca aconteceu (pelo menos para os lados da microsoft) para o mercado de desktops. O erro foi acreditar que um único interface serve dispositivos tácteis e não tácteis. O Metro faz sentido em dispositivos tácteis , 5 estrelas. No entanto, fora desse âmbito é uma dor de cabeça, pouco intuitivo e uma trapalhada autêntica que deveria ser simples e directa. Como o menu iniciar.

          Por vezes, não vale mesmo a pena tentar reinventar a roda. E tem a mesma forma desde que foi inventada há alguns milhares de anos. Qual é o problema ?

      2. Avatar de jorjão
        jorjão

        As versões gnome 3 do linux não têm menu iniciar e é bem mais prático que o Metro do windows 8.
        Mal pensada a Metro.

        1. Avatar de José
          José

          Se souber personalizar verá quenfoi bem pensado, não calcularam que gente que gosta de.personalizar tudo e se adapta a interfaces de telefone num instante, fossem tão obtusas a colocar apps, ainda por cima inteactiva, por grupos e ver todas opções de programas nas aplicações. Sempre la eateve tudo mais simples e intuitivo, mas basta ser windows que fica tudo bloqueado! Menu mais confuso e desarrumado que este do 10 era impossivel, mas basta estar lá espetado que ficaram satisfeitos os que sempre atacaram o Windows nas que se gabam de usar outros sistemas mais “peraonalizaveis”. Boa.

      3. Avatar de dajosova
        dajosova

        na verdade este novo Menu Iniciar mistura o melhor de 2 mundos.
        O salto no Windows 8 foi demasiado radical sobretudo porque ficou confuso para muitos utilizadores e também pela utilização das apps em modo de ecrã cheio. Até eu por vezes ficava meio desorientado no início mas confesso que os cantos no Windows 10 deviam ser aproveitados em updates futuros para acrescentar funcionalidades…

        1. Avatar de José
          José

          E a mistura, ficou uma salganhada sem jeito. Feia e pouco prática para quem já sabia usar apps noutros sistemas, agora ficou tudo ao molhe e misturado. Para mim não faz sentido.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Não uses, mete o menu a full screen e deixas de ter esse problema…

          2. Avatar de Croky
            Croky

            Ouve lá José … num comentário que puseste mais acima não disseste que basta saber personalizar ? Então, personaliza a coisa em vez de embirrar com o menu iniciar !

        2. Avatar de André
          André

          O que menos gostei no Windows 8 foi mesmo as aplicações em ecrã inteiro

      4. Avatar de Teched
        Teched

        Depois existem aquelas pessoas engraçadas que quando chegou o Windows 8 disseram ‘que coisa mas parva não exist o menu iniciar, é desta que vou para o OSX’ e esquecem-se que esse SO também não tem menu iniciar. Ironia…

      5. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        Não é uma questão de inadaptabilidade e rejeição só porque não gostamos. Tudo tem a ver com a ergonomia e usabilidade… um menu do tamanho do monitor “8/8.1″, faz sentido em ecrãs de 4, 5, 6”, agora se eu tiver dois monitores de 27” fica patético, ridículo, inestético e dificulta a procura. O mesmo acontece agora no menu iniciar do W10… não quiseram dar o braço a torcer e “cagaram” um botão iniciar não contextual, organizado alfabeticamente, ícones e fontes gigantes, se tivermos por exemplo o Office uma suite da Adobe instalada… nada aparece junto… se tivermos em conta que podemos ter dezenas ou mesmo centenas de programas instalados… acaba por se tornar um inferno encontrar qualquer coisa… enfim… vou ficar pelo W7.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não é possível agradar a todos. Há o explorador que te permite encontrar imediatamente o programa que queres. Ainda por cima ele vai filtrando…. queres usar o bloco de notas? Escreves: bl…. é suficiente para ele meter logo como 1ª opção o bloco de notas. Queres usar o Adobe Bridge? Escreves br… e ele escolhe logo para 1ª opção a clicares o Adobe Bridge…..

          Não me digas que queres navegar entre menus para encontrares os programas que se encontram no 5º menu que abre para a esquerda a meio do monitor!!!!!

    4. Avatar de rui
      rui

      É sempre a mesma coisa… Querem evoluir, mas não querem ter de mudar nada. Mas primeiro queriam o menu iniciar. Criaram-se 1001 aplicações para trazer de volta esse menu. Agora que o tem, já as mesmas pessoas não o querem. Não hão de tardar 1001 aplicações para o retirar e voltar a por como antes. Vá-se lá entender estas ideias…

    5. Avatar de José
      José

      Mas foi mesmo birra. Porque vi argumentos de “informativos” que são de bradar aos céus, aó me peguntava qeun foi o irresponsável que lhes deu um diploma.

  6. Avatar de Filipe Pereira
    Filipe Pereira

    porquê reparar algo que não está avariado? Se o menu iniciar funcionou durante tanto tempo, porquê mudar?

    1. Avatar de Zeca Molas
      Zeca Molas

      +1
      parece que é antiquado… segundo o seu criador…
      Poderá nao ser a melhor analogia de todas, mas vejamos: o automóvel quando foi inventado tb tinha 4 rodas? Tinha certo? Porque será que ainda não aumentaram para 5? Ou diminuiram pra 3?
      Ah já sei…
      Por birra dos utilizadores que não querem mudar se calhar…
      Cumps

    2. Avatar de José
      José

      Porque era limitado e sem grande utilidade com essa forma, quantas vezes ao dia o usa? Faz, nesses moldes assim tanta falta? A mim e muitos como eu que viu no w8 e sobretudo no w8.1 um bom menu inicia, não.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Uso por diversas vezes ao dia, embora que como tenho as apps mais usadas em destaque, ou já as coloquei pinned, não navego pela “àrvore” do menu (All Apps)….

        …No entanto a genialidade do menu está precisamente nas coisas que pouco se usam e se esquece que lá estão: basta ir ao menu e “andar” um pouco de nada para encontrar aquela app que se sabia que se tinha instalado mas não se sabia o nome (que esquece lá isso então de procurar ou teres de andar a ver tooodas as apps que estavam instaladas).

        Limitado e sem grande utilidade? Deves de estar a falar do 8/8.1… O que safava foi não terem retirado a funcionalidade de pesquisa, mas isso de pouco te serve quando não te lembras do nome da app que procuras.

  7. Avatar de Morbidos
    Morbidos

    O menu iniciar do windows 8.1 continua lá. Basta ir a personalização e activar o menu iniciar em ecrã inteiro.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Sé que é vertical em vez de horizontal…

    2. Avatar de José
      José

      Sem possibilidade de personalização e com deslizevetical como nos lumia e não vertical com deve ser num pc. E ainda por cima com um menu iniciar que nem é carne nem peixe! Só fica como no 8.1 no tablet, no pc está uma amalgama triste. Daí eu ter já decidido voltar a reinstalar nem que seja em arranque duplo o w8.1.

  8. Avatar de Bruno Lopes
    Bruno Lopes

    No meu caso o menu iniciar fica diferente. parece o windows 8 mas depois pode-se carregar lá num botão e aparece as aplicações. preferia estilo windows 7. já agora há alguma maneira de meter o menu como mostra a foto, um menu pequenino que sai do símbolo do windows como antigamente :)?

    1. Avatar de Nuno Pereira
      Nuno Pereira

      O menu iniciar aparece em desktop mode se estiver em tablet mode aparece em full screen. Estas imagens já são de uma build antiga e nem o menu iniciar nem o ecra iniciar tem este aspecto na versão final.

  9. Avatar de k
    k

    Bonito, menos intrusivo mas pouco mais funcional que o do 8. Classic shell > tudo o resto.
    Se eles parassem de reinventar rodas com outras formas…

  10. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Não percebo as críticas ao novo menu, que é que faziam no do 8.1/ 7 que não fazem neste?

    1. Avatar de rui
      rui

      Controlar as actualizações do Windows Update. Isso bastou-me para voltar do 10 para o 8.1 em poucos minutos. Pode ser bom (e é, por causa da segurança) mas num pc como o meu que tenho de as controlar porque preciso de uns drivers de win7 para um componente funcionar bem, pois são os do fabricante (e mal os instalo, saca-me logo mais recentes). Esse facto de não poder ter controlo das actualizações, nem poder escolher quando as sacar e instalar (como se pode fazer no 7/8.1) é a única coisa que não gosto no win10. Espero que os da microsoft acrescentem as opções que estão presentes nos outros.

      1. Avatar de Sérgio E.
        Sérgio E.

        Se precisa de drivers do fabricante, pode deixar instalar os do windows update e depois fazer “rollback driver”. Ficará com os anteriores instalados e nunca mais terá de se preocupar com os novos. O meu portátil tem dual graphics amd, e os drivers actuais já não suportam esta arquitectura, tendo de instalar sempre os do fabricante, e consegui contornar assim…

      2. Avatar de censo
        censo

        Já instalei em dois pc velhinhos e quanto a drivers não posso estar mais satisfeito. As máquinas ficaram como novas. Não percebo o stress com as atualizações, tal como com o menu iniciar. No fundo nunca esta bem! Por acaso deram o vosso contributo via programa insider???

      3. Avatar de Luis
        Luis

        Caro Rui…o teu problema é simples relativamente ao Windows update….faz o seguinte:
        executa o gpedit.msc depois vais a computador—->modelos administrativos—>componentes do Windows—>Windows update—>configurar as actualizações automáticas—> seleccionas activado e no primeiro quadro escolhes a opção 2. Aqui a bombar bem.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Ora nem mais…

    3. Avatar de José
      José

      Arrumar as coisas por tipo com interfaces bem definidas, que nos davam liberdade para personalizar e idar de forma distinta. A sua pergunta é igualmente valida ao contrario. Mas o raio fazem a mais neste tipo de menu que não faziam no W8.1.

      1. Avatar de Sérgio E.
        Sérgio E.

        Essa é simples de responder: consigo consultar este menu, sem me tapar por completo o desktop…

  11. Avatar de dajosova
    dajosova

    o metro não teve sucesso mas sem ele não teríamos chegado ao melhor Menu Iniciar de sempre. Ponto.
    Evolução não se faz somente de avanços… às vezes é preciso recuar para corrigir, como é o caso.
    Além do mais, a MS já tinha anunciado há um par de anos ou mais que iria ter atualizações constantes. Acredito que tudo acontecerá gradualmente sem necessidade de alterações bruscas nas versões do Windows.
    Boa semana para todos!

    1. Avatar de José
      José

      Mas que grande recuo, e muito mau na minha opinião.

      1. Avatar de censo
        censo

        E dizes isso so por dizer? Ha quanto tempo o usas para teres essa opinião??

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          Deixa Censo… é a opinião do José e vale o que vale mas podia contribuir mais se explicasse o seu ponto de vista. Muitas vezes os gostos pessoais têm a ver com hábitos e sensações muito particulares… noutras esses gostos até são imediatamente influenciados quando alguém explica melhor a funcionalidade ou utilidade de algo… mas na minha opinião e devido já há décadas que uso Windows sem dúvida que este menu está mais simples, mais rico, mais lógico e prático do que nunca. Com menos cliques e de forma mais intuitiva chega-se ao que se pretende. Senti logo isso quando experimentei há uns meses uma versão experimental… Cumps!

        2. Avatar de dajosova
          dajosova

          … (complementando) e em comparação ao anterior do win8 que, pela minha necessidade de utilização, me obrigava a salta entre ecrã cheio de apps e Amb. de Trab. e apps que forçosamente preenchiam um pedação do ecrã.
          Tem tudo a ver com organização e acesso rápido às coisas já abertas e à “mesa de trabalho”; pois uso um ecrã de 42″ 4K com imensas janelas e apps e bastava usar uma app do windows 8 a ocupar uma parte do ecrã que desmemorizava o arranjo que tinha feito previamente com as janelas dos programas de Ambiente de Trabalho…. não digo que fosse mau mas não era uma boa solução. Já é passado!

          1. Avatar de José
            José

            Desculpa a resposta tão tardia. Pois, bem quer mais detalhes eu dou. Há meses que uso o W10 porque me inscrevi para o testar e como tal usei num PC antigo com uma placa ATi série 4000! Enquanto que, no W8.1 o pc voava, ainda por cima coloquei um SSD, com o 10 só deu problemas nunca tive a resolução adequada e depois passei a ver apenas o rato! Note tenho 5 PCs. Portanto ao ando aqui a falar por falar. Voltei a colocar o w8.1 e tudo está bem. Neste pc onde escrevo, se optar por ecrã total para o menu iniciar, o que prefiro porque fico com duas interfaces distintas e com funções diferentes, tenho que carregar na tecla Win para desligar não há outro botão no ecrã “ambiente de trabalho”, no w8.1 temos 3 hipóteses para desligar o pc (Charm bar, menu da tecla direita do rato, e interface modern), no 10 só duas, a do menu e a opção de menu carregando na tecla direita do rato, tal como o w8.1 tem, deveria haver uma no menu de notificações. Apenas lhe dou razão num detalhe mno w8.1 aplicação ter que ocupar o ecrã todo. No meu tablet Windows onde também coloquei o w10, o gesto de fechar a app desapareceu, não há actualização, já vi. Era simples deslizar o dedo e fechar a app. Portanto, nunca vi necessidade deste menu, apesar de já o ter personalizado, e como tinha dito está em arranque duplo de w8.1 e w10. Sempre adoptei os sistemas mais recentes, mas o W10 tem sido um certo amargo de boca. E não sei se foi você ou não que disse que nunca encontrava a app que queria no w8.1. Curioso, ter-me aconselhado a personalizar o 10, e não sabe que é facílimo criar grupos de aplicações tanto no 10 como no 8.1, faz-se exactamente da mesma maneira, não é esse o meu problema. Sempre dividi, por exemplo notícias, multimédia, jogos, núvem definições, a programas etc. Se bem que, quem trabalha com programas, não tem necessidade nenhuma em atalhos no modern como se fossem apps. Há os atalhos habituais e as apps isso continua a acontecer mas mais confuso. Nunca uso o menu iniciar para nada. Continuo na minha, não vejo necessidade nenhuma neste menu, é muito mais limitativo limita-se a fazer o mesmo que a descrição das aplicações faz no modern, apenas está ali ao lado e tem o deslize na vertical em vez de horizontalmente como me parece mais lógico. Já deve ter reparado que as apps dos jornais por exemplo continuam deslizar na horizontal, o que caso estranheza e confusão. prefiro tudo a remar para o mesmo lado.

  12. Avatar de Paulo Maluco
    Paulo Maluco

    Mantenham se longe do w10 se tiverem o 7, se tiverem o 8 arrisquem. O melhor continua a ser o w7 e o resto e so graficos bonitos e disk usage 100%, bugs, cpu com piques a fazer a ventoinha disparar

    1. Avatar de Paulo Maluco
      Paulo Maluco

      No meu pc a bateria com w7 chega a 6horas e trabalho, fica nas 4h30 no w8 e mal chega as 3 no w10..

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Deixa-me ver se percebi, compraste o computador quando saíu o windows 7 e durava 6 horas. Depois saíu o windows 8 e passou a durar 4:30h e agora saíu o Windows 10 e só dura 3 horas? É fácil, trocas de bateria ou se não puderes, troca de portátil, que o problema não está no windows. Não notei diferenças significativas no consumo de energia nos portáteis que instalei.

  13. Avatar de irlm
    irlm

    Lembram-se quando foi lançado o Unity e o Gnome 3 muita gente não gostou da mudança, na minha opinião para quem não quer usar features no windows 10 completo como apps, cortana, edge, e ainda usufrui de features administrativas como por exemplo gpedit, segurança reforçada “device guard”, “bit locker” e instalar o que quiser à moda antiga “aplicações desktop” a melhor versão é a Enterprise LTSB. Muito estável.

  14. Avatar de metro
    metro

    Serei o único que nunca usa o Menu Iniciar? Lá vai a altura em que me importava com ele … Agora faço tudo sem ele. Para abrir o “Meu computador”? – Windows + E, a partir daí acedo às minhas partições. Como mantenho tudo arrumado? Partições no disco D: Multimédia – Filmes/Series/Musicas/Imagens/Videos, Jogos, Downloads, Programas. Uma pasta chamada Pastas no Ambiente de trabalho e atalhos das pastas lá pra dentro. Arrumado. Desligar o Pc? Windows + R – shutdown -s -f -t 00 . E pronto, é esta a minha vida sem o menu iniciar que não me perturbou em nada, venha menu iniciar, metro…

    1. Avatar de Croky
      Croky

      Vai explicar isso à minha avó … e olha que ela faz isso tudo através do botão iniciar do Win7.

      Será que as pessoas não percebem que um SO deve poder ser utilizado pela maior parte possível de utilizadores ? Ou seja, por aqueles que percebem muito e por aqueles que percebem menos ?

      1. Avatar de José
        José

        As partições (que eu também uso muitos) podem criar-lhe confusão, mas um ecrã só com as apps e outro com os habituais atalhos, não acredito que fique assim tão confusa. A minha sogra, já com alguma idade, não teve dúvidas nenhumas após ver como funciona a coisa.

  15. Avatar de Safrane
    Safrane

    Aqui no OSX, não há cá menu iniciar para nada, há a Dock, Spotlight, dá para por as aplicações todas a mostrar na Dock, e o menu da maçã…

    Não faz falta…

  16. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
    Wagner Albuquerque Braga Filho

    Quando o Windows 8 foi lançado eu baixei, instalei e usei por uma semana e não gostei. Fiquei no Windows 7 mesmo. Depois de 2 anos do lançamento, já com o Windows 8.1 e com ajuda do programa Start8 hoje uso em todos os meus computadores e notebooks o Windows 8.1 com Start8. Melhor sistema não existe ainda. Não gostei do menu do Windows 10, apesar de saber que a Microsoft procurou melhorar bastante sua versão do Windows. Mas acho que ela está realmente errada em ter trago esse menu de volta e em tentar deixar um sistema operacional de Desktop igual aos dos smartphones. Cada coisa no seu quadrado. Enfim vida longa ao Windows 8.1 (ultimo Windows para desktop.)

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Olha que não. Se fores à nova barra de definições que aparece no lado direito, podes ligar o modo tablet, e o windows passa a funcionar como no modo metro do windows 8, ou então desligas o modo tablet e ele passa a funcionar SÓ em modo de ambiente de trabalho, até com as APPS.

      Experimenta e depois diz algo 😉

      1. Avatar de José
        José

        Eu experimentei e acho limitativo, tanto que nem tablet uso! Prefiro como no 8.1 cada interface tem o seu uso especifico, o defeito em que vos dou razão é o facto de não se poder diminuir o tamanho da app. E Wagner, jamais me passaria pela cabeça usar o Star8.

  17. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Acho bem continuarem com o menu iniciar. É algo comum que os utilizadores windows já estão habituados. Desde o 95. Por isso bom. Uso o Windows 8 com Classic Shell é tá muito bom.
    Até que prefiro um pouco mais do que o windows 7.
    É normal tentarem outras interfaces, mas vai sempre haver maneira de trazer o menu iniciar comum.

  18. Avatar de Alex
    Alex

    Claro que já nem devia existir… Mas com tanta gente que não andar para a frente e que tanto criticou o 8 e o 8.1 por nao ter Menu Iniciar, que era um escândalo e bla bla bla, COMO É QUE AS COISAS PODEM ANDAR PARA A FRENTE???

    A microsoft bem tentou reformar o “Startup”. Mas teve que se render ás pessoas que gostam de viver no passado indefinidamente, infelizmente.

    1. Avatar de Croky
      Croky

      Existe outro tipo de pessoas que tentam, indefinidamente, reinventar a roda sem sucesso. No entanto, e passados milhares de anos, tem a mesma forma. Vá-se lá saber porquê …

      É como o menu iniciar, não tem nada a ver com ANDAR PARA A FRENTE OU ANDAR PARA TRÁS. Enquanto não encontrarem algo que tenha uma GRANDE resposta positiva por parte dos utilizadores, vai-se continuar a tentar, a reinventar, a avaliar e a deitar fora se não for consensual para voltar a tentar outra vez. O que é consensual é a vontade em trazer de volta o menu iniciar, ou pelo menos, tentou-se reinventar o conceito. No entanto, o importante é o conceito estar lá. Ao contrário do win8.

  19. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    o Danny Oran trabalhava na IBM? é que o Windows 95 começou por ser uma parceria da Microsoft com a IBM, para fazer o OS/2.

    1. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Permitam-me que corrija…
      O W95 nunca foi desenvolvido em parceria com a IBM… Houve sim parceria, mas esta acabou em 1990 e ambas desenvolviam um sucessor para o DOS, …o OS2.
      Com as amizades desfeitas, a Microsoft desenvolveu mais tarde o polémico Windows 3.0 e 3.1, foi a introdução do ambiente gráfico e rato, tecnologia que a Apple reclama ser sua e ter-lhe sido “roubada”, que por sua vez esta também “roubou” à Xerox, sua inventora.
      Em Agosto de 1995 nasce o Windows 95 com o seu famoso botão” Start”. Contudo a Microsoft manteve os direitos sobre OS2 e o seu desenvolvimento, esta tecnologia deu mais tarde origem ao Windows NT, uma nova linha de SOs para servidor.

  20. Avatar de sakura
    sakura

    “cortana play musik” menu para que?

    pressisava era de 1 mic. blutoo wifi para não andar a gritar pela casa…. lol fica a ideia.

  21. Avatar de Alex
    Alex

    Acredito que se o menu iniciar do w10 tivesse no win8 ele seria muito mais bem recebido, o ubuntu está tentando reinventar a barra de tarefas, apesar de ser uma cópia disfarçada da doc do mac osx.

  22. Avatar de António
    António

    Gosto bastante do botão iniciar do w10,permite ter grande parte das funções concentradas. Acho este Windows muito bom, a rodar de forma suave num Asus ainda do tempo do Vista.

  23. Avatar de carlos pires
    carlos pires

    Como eu posso saber que estas pessoas que defendem as novas versões não estão a ser pagas para fazer este serviço. Será que esta informação é mesmo isenta e pode ser usada para eu tomar a minha decisão ou corro o risco de estar a ser conduzido como uma ovelha?

  24. Avatar de Kadafi
    Kadafi

    Adquirimos na empresa recentemente uma unidade nova e esta veio com o windows 8.1. Fui eu que tive o “horror” de o ligar pela primeira vez e o configurar… Senti-me perfeitamente “like a noob” ou como se diz em português “um burro a olhar para um palácio” . Passei à minha colega para começar a trabalhar nele e já sabia que uma vez que eu odiei, ela iria odiar 1000x mais… Ainda incentivei com “isto é ultima geração”, “é só uma questão de hábito” e assim foi… Odiou mais que eu…
    Pesquisei e encontrei esta ferramenta “Classic Shell”. dá para adicionar o menu iniciar ao estilo 95, XP e W7 e ainda algumas outras configurações como também um recurso para alterar a aparência do Windows Explorer e do Internet Explorer.

    1. Avatar de José
      José

      Só gostava saber como consegue você e a sua colega usar um smartphone! As interfaces são totalmente diferentes!!!

    2. Avatar de José
      José

      Só gostava saber como consegue você e a sua colega usar um smartphone! As interfaces são totalmente diferentes!!!

  25. Avatar de pph
    pph

    “, mas a Microsoft acabou por ceder e trazer de volta o Menu Iniciar, na sua forma mais básica e original, ”

    Really? É do start menu do win95 a este, ainda vai um bom bocado… Não é a forma mais básica nem a original.

  26. Avatar de william
    william

    O Meu Pc está com erro critico no menu iniciar e a cortana não está funcionando e não sei o que fazer alguém pode me ajudar.