Chrome é o browser favorito dos utilizadores no Windows 10

73 Comentários

Com o Windows 10, a Microsoft lançou também o seu novo browser, o Edge. Segundo alguns resultados o Microsoft Edge é 112% mais rápido que o Google Chrome, mas nem assim parece ser um motivo para conquistar os utilizadores.

Segundo informações recentes, o Chrome é o browser favorito (de longe) dos utilizadores no Windows 10.

browser_00

O Edge prometia ser um “Chrome Killer” mas, segundo os resultados da Quantcast, está longe de conseguir tal objectivo.  Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, apenas 12% dos utilizadores utilizam o Edge no Windows 10. Já o Chrome é usado por mais de 70% dos utilizadores.

fig.-2_retina-windows10_story

 

Outro dado curioso é o facto do Edge  ainda não ter conseguido ultrapassar o velhinho Internet Explorer (apesar da oscilação dos resultados) que vem com o Windows 7, 8 e até com o Windows 10. Não esquecer que recentemente a Microsoft anunciou que o Windows 10 está já instalado em mais de 110 milhões de máquinas.figure-3-windows10_story

A adopção do Windows 10 tem sido um verdadeiro sucesso, tendo em conta os números anunciados pela própria Microsoft. Já o Edge, apesar de todas as inovações implementadas, parece não conquistar os utilizadores que continuam agarrados ao popular Chrome.

Será que algum dia o Edge poderá “fazer sombra” ao Chrome?

Via Quantcast

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    Custa-me a crer que o Firefox tenha tão pouca cota de utilização… Ainda por cima depois de já por diversas vezes se comentar o vasto apetite da Google pelos dados e padrões de utilização dos utilizadores.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      também duvido muito disso.

    2. Avatar de rui
      rui

      Deves achar que as outras empresas são santas. Também se diz que a microsoft tem um vasto apetite como esse… Não uses o Edge nem o IE. Ah, mas e o Windows? ups… O pessoal tem que se começar a deixar de tretas porque se o povo se importasse tanto com a privacidade não se faziam figuras tristes na rua nem se tinham janelas em casa.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Não me digas que a tua casa não tem persianas, ou pelo menos cortinas.

      2. Avatar de Rafael
        Rafael

        O Firefox é Open Sorce.. Por isso não há espionagem.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Ya, fia-te na virgem e não corras. A única maneira de teres a certeza, é abrires o código-fonte linha a linha, e seres tu a compilar.

  2. Avatar de Valter
    Valter

    Não estou na estatística, não sei, me sinto muito vigiado usando o Chrome.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Não te preocupes… é assim mesmo que eles querem que te sintas!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Quem é que te vigia diz lá…

  3. Avatar de Rúben Sousa
    Rúben Sousa

    Acredito que o Edge ganhe um pouco mais de popularidade e usabilidade quando for compatível com extensões.

    Hoje em dia, um browser sem extensões, deixa de ser um browser. (Ad Block, RSS, 3 ou 4 extensões criadas por mim com propósitos profissionais, entre mais umas quantas menos importantes mas que mesmo assim já não prescindo delas, pois tornam tudo muito mais user friendly)

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Quando o Edge tiver extensões deixará de ter vantagem para com o Chrome em termos de desempenho… não foi “inocente” o Edge não ter extensões mas afirmar-se como “mais rápido” que o Chrome (curioso é que em termos de performance eu consigo melhores resultados com o Chrome e Windows 7 do que com o Chrome e Windows 10, sendo que o Edge (e Windows 10) fica à frente deste último mas atrás do primeiro, e isto tudo na mesma máquina (dual boot).

      A partir do momento que o Edge tiver extensões começará também a pesar mais em memória e recursos em geral, ponto.

      1. Avatar de RA
        RA

        de qualquer maneira… o edge é considerado mais rapido que o chrome… mas ambos sem extensoes, certo?

        Nao faria sentido comparar o Edge sem extensoes com um Chrome carregado delas!

  4. Avatar de Sandro
    Sandro

    Dizer que o Chrome ainda continua a ser o mais usado é como dizer que o céu é azul. O edge é (quase) excelente. Não o uso por uma razão… só uma… EXTENSÕES (ou a falta delas).

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      É uma questão de tempo…

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Elas estão para chegar por esse mesmo motivo também uso o UC browser

    3. Avatar de Tiago Nunes
      Tiago Nunes

      Exato, uso o edge para quase tudo, mas youtube sem adblock é uma seca….

    4. Avatar de marco faróia
      marco faróia

      Eu uso e gosto edge mas perde para o chrome por não ter extensões , quando começar a ter (espero eu) irá ficar muito á frente

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Eu uso o uc browser e o edge
    Os serviços da Google estão muito inflacionados.

  6. Avatar de Mark
    Mark

    O Edge na verdade é muito juvenil; falta recursos como Extensões e não é tão versátil como os outros por exemplo, pode-se importar favoritos do Chrome ou Firefox para o Edge mas não o contrário. e não tem a opção de exportar favoritos para HTML e nem mesmo a opção de sincronizar configurações para quem usa mais em mais de um equipamento.

    1. Avatar de Marco Fontes
      Marco Fontes

      So não uso mais o edge, porque não consegui importar os marcadores que uso no chrome. Se alguém souber cm fazer que me explique, pf. Tentei fazer, mas só aparece o IE cm alternativa pra importar.

      1. Avatar de Nuno Ferreira
        Nuno Ferreira

        Estranho, a mim aparece-me o Chrome e consegui importar: http://d.pr/i/10XIh (imagem exemplo).

  7. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Aqui também uso o Chrome , espero que o edge amadureça.

  8. Avatar de abilio
    abilio

    Se queres um browser rápido não pode ter extensões e outras coisa já que vai necessitar de mais recursos quanto mais um browser puxa mais lento fica compreendem 😉

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      isso mesmo … eu mesmo utilizo o edge por ele não ter essas extensões, porque elas só trazem problemas e lentidão.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mais rápido ainda era um browser sem suporte para vídeo e imagens, aí é que era rápido. Apenas texto. Mas estamos em 2015. Ou a MS adiciona suporte a extensões, ou mete logo pelo menos adblocking.

  9. Avatar de Necroman
    Necroman

    Ya quando I chrome foi lançado também pouca gente o usava… Mas aposto que que o Edge vai atingir maior quota de mercado que o Chrome em muito menos tempo. E daqui a um mês ou dois com a adição de extensões e umas arestas limadas fica completo.

  10. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Não acredito também que o Chrome seja o mais usado no mundo. Na maioria dos computadores que vejo, o Firefox está muito à frente. Vi ainda relatórios de acessos a vários sites e blogues: em todos, o Firefox é o primeiro; o Chrome vem em segundo.

    O Edge é muito rápido, mas parece “nu” por causa da falta de extensões e add ons. Creio que esse navegador novo da Microsoft aumentará grandemente sua participação no mercado em alguns meses.

  11. Avatar de Eu Mesmo
    Eu Mesmo

    Assim que o edge suportar o adblock, passa a ser o meu browser

  12. Avatar de Hugo
    Hugo

    Falta algumas opções basicas. No botão direito do rato falta uma coisa que uso muito no Chrome…..pesquisar em novo separador . No edge tenho que seleccionar, copiar , abrir novo separador e colar!! Uma trabalheira…! Mas sim numa coisa é verdade….é rapidíssimo!.

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu não uso o edge por falta de extensões, nomeadamente os ads blockers, e ainda tem alguns erros estúpidos, mas espero que resolvam estas coisas para utilizar-se mais, foi uma boa evolução face ao Internet Explorer.

  14. Avatar de oliveira
    oliveira

    alem das extençoes nao tem tradutor nem toda a gente sabe ingles.

  15. Avatar de Cláudio Domingos
    Cláudio Domingos

    Desculpem, mas não acredito nestes resultados.
    O Chrome desde a versão 45 deixou de suportar Flash e Java e, se bem sabem em Portugal os sites do estado (finanças, seg. social…) usam todos Java, logo os utilizadores são “obrigados” a utilizar outro browser… Por isso, não acredito muito nestes resultados… Mas independentemente acredito que seja o vencedor, não com margem tão elevada.
    Noticia à parte, excelente trabalho do pplware 😉

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Deixou de suportar Flash onde? O Flash está lá, integrado, em PPAPI. Java não suporta porque a Oracle não lançou plugin PPAPI. O Firefox também vai deixar de suportar PPAPI.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        *NPAPI

  16. Avatar de r
    r

    só acho que mais pessoal não usa o edge pk este ainda não suporta addons/extensões. assim que as passe a suportar, e dependendo da performance, as coisas podem alterar um pouco.

  17. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    É curioso o comportamento da curva do IE com oscilações regulares e movimento antagónico da curva do Chrome. Dá a entender que o IE ainda é menos utilizado aos fins de semana e prova que as empresas não estão focadas na escolha do browser dos seus colaboradores que, em casa, preferem usar o Chrome. A migração para o windows 10, e consequente disponibilização do Edge, por parte das empresas irá alterar este padrão de utilização.

    1. Avatar de Rui
  18. Avatar de João Terra
    João Terra

    O edge nunca irá ser tão bom como o Firefox, opera e Chrome, porque infelizmente os produtos da microsoft são fraquinhos

  19. Avatar de João
    João

    Sinceramente, não percebo a cena de manter um browser. Eu nos ultimos 6 meses passei de usar o chrome, para o FF, com uma breve passagem no Opera e Maxthon. Neste momento tou com o chrome mas quando existirem AdGuard e LastPass para Edge provavelmente o cenário vai mudar outra vez…

  20. Avatar de Lima
    Lima

    Prefiro o Edge ao Chrome, mas sou um user do Opera, que é melhor que os dois, apesar de admitir que o Edge é extremamente rápido, mas devido à falta de extensões, não utilizo muito…
    Para além de que estes estudos valem o que valem… é apenas uma amostra do mercado americano, e obviamente, longe de ser uma referencia.

  21. Avatar de Rui
    Rui

    O Edge dá uma tareia aos outros browsers, excepto nas extensões como já foi referido. Para o caso de precisar de compatibilidade, utilizo o IE, nada é tão compatível do que ele!!!!!
    Continuo a utilizar o firefox como browser principal…….

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      O Edge perde a maior parte dos testes para o Chrome, sem contar que está limitado a um SO microsoft. http://www.digitaltrends.com/computing/best-browser-internet-explorer-vs-chrome-vs-firefox-vs-safari-vs-edge/

  22. Avatar de Redin
    Redin

    Aquilo que começou por ser um grande avanço nos browsers alguma vez já desenvolvidos pela Microsoft, está a tornar-se um grande flop, até porque o Internet Explorar continua ativo e é o mais usado do Wimdows10.

  23. Avatar de sniperpt
    sniperpt

    Eu tive o trabalho de testar essa suposta rapidez contra o firefox. Tendo em conta as n extensões que tenho no firefox, só no arranque o edge ganha, de resto não é visível nenhuma diferença ou até certas paginas abrem mais rápidas na raposa.

    Não me venham com essa historia dos milissegundos, o cérebro humano não mede o presente num espaço temporal tão cruto.

    Abro as opções do Edge, é uma autentica miséria. Compatibilidade, valha-me deus, é preciso abrir o ie.

    Se gosto de usar firefox, se posso ter extensões que me ajudam, se tenham n opções de configuração, se posso ajustar a privacidade, se não me dá problemas, etc.. mas por raio vou eu mudar para um browser que só tem a fama de ser rápido, um produto inacabado, uma coisa que me querem enfiar a todo custo…

    Não venham depois dizer que o windows era o final, quando é mais que publico que a MS antecipou o seu lançamento devido a pressão dos parceiros.

  24. Avatar de CS
    CS

    Eu tentei usar o Edge durante um bom tempo mas falta de atalhos, não ter extensões, sem controlo de som nas barras de separadores, não sincroniza com o chrome do meu telemóvel (lógico mas não há nenhum edge para android) e o pior de tudo movo uma barra sem querer e nunca mais a posso juntar às outras. Em velocidade está bom mas peca nessas pequenas coisas.

  25. Avatar de luisnuxx
    luisnuxx

    Mas o edge e algum browser?? primeiro tem de crescer.

  26. Avatar de Olly
    Olly

    Eu devo ter algum problema com as minhas instalações do windows 10, só a mim é que o Edge é mais lento que o Chrome?
    Tirando isso, o que mais falta me faz no Edge é mesmo o adBlock…

  27. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Prefiro o Opera do que o Chrome
    Na minha opinião Firefox e Opera são os melhores
    Embora eu use todos eles constantemente.

  28. Avatar de Bruno
    Bruno

    Desde que comecei a usar o Opera, não quero outra coisa.

  29. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Eu só utilizo Chrome, office off line, extensões, dentre outros fatores que me levam a crer que é o melhor browser atualmente.

  30. Avatar de Mus
    Mus

    O Edge ainda parece estar em fase de testes, pois tem muitas falhas imperdoáveis (para mim).
    Nem uma simples pesquisa ou tradução, selecionando uma palavra num texto, ele deixa fazer.
    Ou a falta da – muito funcional – protecção de controlo (o “AdBlock” que existe no IE).
    Já para nem falar que não se pode colocar o Edge em écran inteiro…

    E, comigo, o IE11 é mais fluído do que o Edge (ou o Chrome já agora!).

  31. Avatar de LP
    LP

    Deixei de usar o Chorme há cerca de 1 ano em detrimento do Firefox.
    Nunca mais pensei em voltar atrás…
    O Firefox é sem duvida superior…

  32. Avatar de Joaquim Ribeiro
    Joaquim Ribeiro

    Microsoft Edge realmente e bom e muito rápido só falta uma coisa permitir instalar extensões como o ABPblock e passo a usa-lo mais vezes

  33. Avatar de Rui
    Rui

    O Edge é 1000 vezes melhor que o chrome, nem que me pagassem trocava o edge pelo browser publicitário da Google!

    1. Avatar de nmartins
      nmartins

      Browser publicitario sim, mas suporta extensões que a conseguem bloquear. Ver video no edge é uma seca descomunal com a quantidade de pub que existe.

  34. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu tenho usado o Edge, parece-me bastante simples, direto e muito rápido, alem de tambem usar o Firefox para as coisas que o Edge não suporta.

  35. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu uso google chrome e não penso em mudar.

    Se calhar está nesta situação porque o edge ainda é muito fraquito. Tive uma situação em que precisei de aceder ao site de um banco. No windows 7 conseguia aceder ao site com o chrome, mas numa das últimas atualizações do chrome comecei a receber uma mensagem que o chrome não suporta um plugin do site e desde então usava o explorer.
    Quando atualizei para win 10 qual foi o meu espanto quando o edge me dá uma mensagem a dizer para usar o internet explorer porque o site não está preparado para este browser. Nem era a questão do plugin. Os browsers são da mesma empresa e supostamente o edge é uma evolução do explorer pelo que não devia apresentar este problema. Digo eu.

  36. Avatar de nmartins
    nmartins

    O Edge foi o meu motor de busca pre defenido no primeiro mes de w10 e realmente não é nada mau mas a falta de extensões inviabiliza completamente obterem uma cota de mercado minimamente digna. Estar atrás do i.e. até parece anedota.
    Tenho o firefox que sem duvida é o mais adequado ao tipo de navegação que faço. Já experimentei o Chrome e realmente não gosto.

  37. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Tenho um blog que não mostra essa classificação. Por ex.: O IE vem em 1º. com 29.575; o Chrome em 2º. com 26.128; o Firefox em 3º. com 19.948; o Opera em 4º. com 2.771.

  38. Avatar de Alvaro Costa
    Alvaro Costa

    Edge no Windows 10 e Firefox noutros sistemas operativos. Encostei o Chrome há muito tempo!

  39. Avatar de Alucard
    Alucard

    Edge ainda está muito verde, apesar de ser promissor. Firefox em todos os computadores por aqui.

  40. Avatar de carlos
    carlos

    O Edge para mim tem uma falha brutal. Só permite scroll depois da página carregar completamente.

  41. Avatar de Present at the creation
    Present at the creation

    O secretário de estado do Harry Truman a seguir à II grande guerra , o Dean Acheson , escolheu o Título deste comentário para título da sua autobiografia , pois segundo ele esteve presente e contribuiu para a construção de uma nova ordem Mundial feita pelos Americanos a partir dos destroços da ordem que exista. Enquanto estudante estive PRESENT AT THE CREATION quando a internet ” comercial ” surgiu ( 1995 – 1996 ). Ou seja, o caminho já vai longo . E uma certeza existe : existe uma era AdC e uma era ddC . E sim também em setembro de 2008 estive PRESENT AT THE CREATION. (nota do comentador : AdC significa antes do Google Chrome e ddC…).

  42. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    O Chorme é um SO dentro do SO. Quando se usa Gmail + Android + Google Apps, não há hipótese de não se usar o chrome. Basicamente os meus PC’s correm Chrome 90% do tempo. Até acesso remoto já possibilita…

  43. Avatar de Fernando
    Fernando

    Um conselho para a Microsoft: tornem o Edge adaptado para utilizar o Gmail e iniciar sessão no YouTube. É que cada vez que tento fazer isso nesse browser surge “Invalid Request”. Há que fazer um esforço para melhorar…

    1. Avatar de censo
      censo

      Algo de errado de passa aí. Entro na minha conta google, vejo e-mail e youtube com o Edge.

  44. Avatar de Jefferson
    Jefferson

    Mas para quem precisa do Java, para os tokens de certificação. O Chrome morreu….

  45. Avatar de Fox
    Fox

    Nem tudo que vem pré-instalado é bom…

  46. Avatar de Arthur
    Arthur

    Eu tenho duas amigas que tem o windows 10 e nem sabiam do edge, pensavam que ele era o internet explorer por causa do logo idêntico e passaram longe, a escolha do logo foi um fail da microsoft(queriam que quem usasse o ie não estranhasse a falta dele, mas quem odeia o IE vai passar longe dessa logo)

  47. Avatar de Diogo
    Diogo

    À semelhança do Internet Explorer, a única utilização que dou ao Edge é para descarregar o Google Chrome.

  48. Avatar de Lobo Mauu
    Lobo Mauu

    Eu para ser sincero gosto mais do Edge do que o Chrome, quando usava o Windows 7, era obrigado a usar o Chrome e não gostava muito desse navegador, agora que tenho o Windows 10, prefiro mais o Edge do que Chrome.