Já há root para o Android Marshmallow 6.0

23 Comentários

O Android 6.0 Marshmallow já chegou aos Nexus e brevemente estará disponível para outros dispositivos. Esta nova versão inclui o Google Now on Tap, backups automáticos dos dados para a cloud, um novo gestor de permissões entre outras novidades.

Mas com o Android Marshmallow 6.0 chegou agora também a possibilidade de fazer root ao sistema com o SuperSU.

root_Android


Há utilizadores do Android que têm necessidade de fazer root ao sistema pelos mais diversos motivos. Apesar da versão final apenas estar disponíveis há 2 dias, existe já a possibilidade de fazer root ao sistema usando para isso a popular ferramenta SuperSU.

supersu_01

No entanto para que tudo funcione é necessário flashar o equipamento com uma imagem modificada do boot (boot.img) que contem o kernel e uma versão modificada do ramdisk. Assim é possível ganhar root ao SELinux para definir o modo enforcing.

Está a pensar fazer root ao seu equipamento com o novo Android Marshmallow 6.0?

Via XDA1, XDA2 | Android Police

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    “ganhar root ao SELinux para definir o modo enforcing” – hein? não percebi

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Significa que o Android não perderá as suas funções de segurança ao colocar root.

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Houve root logo no dia em que saiu a versão final. Pelo menos no caso do nexus 5.

    1. Avatar de R!cardo
  3. Avatar de Romeu Araujo
    Romeu Araujo

    Recebi hoje (07/10) via OTA – Nexus 5
    Cumps

    1. Avatar de Mário
      Mário

      E qu tal? Recomendas?

      1. Avatar de Romeu Araujo
        Romeu Araujo

        Recomendo, embora ainda com pouco tempo de teste.
        Não há grandes mudanças visíveis – é mais a nível de optimização do OS.
        Há outro Nexus 5 cá em casa, mas ainda não recebeu. Costuma ser assim (não receberem ao mesmo tempo).
        Cumps

        Cumps

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Para fazer root é necessária uma imagem modificada? Isso é novidade do Marshmallow? Pergunto isto porque em versões anteriores era possível fazer root na rom de fábrica.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Acho que me precipitei e confundi coisas distintas… xD Uma coisa é a imagem (clockworkmod, etc), outra é a rom.

      1. Avatar de Nome de Campeão ... Zé
        Nome de Campeão … Zé

        Uma coisa é a rom outra é o bootloader.

    2. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      O quê? Ali so diz que o ficheiro Boot.img será modificado.

      Fazer root é bem essencial.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Sem dúvida que é essencial, não esquecendo claro que é preciso saber o que se está a fazer. Mas acredito que a maioria do que fazem sabe o que faz uma vez que os outros utilizadores nem sabem bem o que isso é ou simplesmente não se interessam por isso. Desde que fiz ao meu, a maioria da memória do telefone passou a estar liberta, ao passo que antes pouco espaço sobrava. Deixei apenas ficar as aplicações essenciais ao sistema e aquelas que realmente faço uso.

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Pessoal, será que o XIAOMI Redmi Note 2 vai receber marshmallow?

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      O Nismo vem-te por uma ROM…

  6. Avatar de Xico
    Xico

    No meu Nexus 5 já bomba…

  7. Avatar de int3
    int3

    Aquele momento em que toda a gente discute e espera root e jailbreak nos seus dispositivos mas na verdade para isto aconteça é necessário descobrir falhas para conseguir elevar privilégios. Ou seja, no iOS sustetivel a jailbreak tem uma vulnerabilidade em que podes explorar e obter toda a info possível. Até TouchID e cartões de crédito/débito etc.
    Android é igual, é necessário uma vulnerabilidade para conseguir elevar privilégios. Seja o que for tem que se conseguir ter uma shell root (assim como no iOS porque são ambos da família UNIX) para fazer “upload” da aplicação que gere o root (SuperSU ou lá como é).

    No meu ponto de vista é muito mau. As pessoas não tem consciência do que realmente acontece. Se meia dúzia de pessoas descobre vulnerabilidades e explora na boa, imaginem a quantidade de outras pessoas que também o fazem e andam por aí a invadir? Isto é só um exercício mental para ver se alguém responde a isto.

    o iOS neste aspeto até parece sair bem porque mesmo com vulnerabilidade sem tirar o iphone ou o que for fora do iCloud e do Find My iPhone não vai dar.
    No android já é um pouco diferente….

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      “Ou seja, no iOS sustetivel a jailbreak tem uma vulnerabilidade em que podes explorar e obter toda a info possível. Até TouchID e cartões de crédito/débito etc.”

      Informa-te, porque isso é completamente falso.

      Não sabes do que falas.

      A memória do TouchID e Apple Pay é completamente isolada do sistema principal.

      1. Avatar de int3
        int3

        Quase. No momento que tens acesso ao kernel space estás em todo o lado. O teus programas “isolados” passam a não estar.
        Tudo está isolado entre tudo excepto à área do sistema.
        E sim, sei do que falo.

    2. Avatar de Nome de Campeão ... Zé
      Nome de Campeão … Zé

      Há telemoveis Android que vêm com root de fábrica (exemplo Xiaomi) não têm medo dos utilizadores, eu sempre pensei que o root fosse apenas conseguir ter acesso ao SU que tem que existir em Unix e que as vulnerabilidades que falas encontra-se em sistemas que existem com a unica funcionalidade de bloquear esse acesso, logo são adicionados à posteriori. Parece-me que as marcas dão a volta grande para tirar uma funcionalidade que todos trazem por default, isso é que podia viver 10000 anos e nunca ia perceber…

  8. Avatar de Abílio
    Abílio

    10 min depois de sair fiz um clean install, 10 min depois de instalado fiz root…

  9. Avatar de Dani
    Dani

    Alguem sabe como posso fazer root a um HTC One M8S? Não encontro nada sobre este modelo na net 🙁

  10. Avatar de Zé dos Bois
    Zé dos Bois

    já fiz n processos para rotear um starnaute meo de 2017, quer via pc ou root com um clique. já fiz quase todos os processos descritos no Pplware e nada. versão 6 é a pior para rotear. Quero tirar lixo que vem no telm e nada. já roteei vários aparelhos e versões androide mas este está impossível.

  11. Avatar de Denilson
    Denilson

    Galera por favor me ajudem a rootear meu Sony xperia c4 e5343 ñ tô conseguindo fazer root nele