Cerebro: O Spotlight do macOS no Windows 10 e Linux

46 Comentários

Lembram-se do fantástico Google Desktop, aquela ferramenta espetacular que permitia encontrar tudo e mais alguma coisa na nossa máquina e na Internet? Essa ferramenta foi infelizmente descontinuada e na altura não havia muitas alternativas.

Para macOS está disponível o poderoso Spotlight e quem conhece esta funcionalidade sabe bem o jeito que dá. E para Windows ou Linux? Vamos conhecer o Cerebro.

cerebro_3


Cerebro é uma ferramenta open-source que foi concebida para sistemas Windows, Linux e até macOS. Com esta ferramenta podemos facilmente procurar por tudo, seja no nosso PC ou então na Internet.

Podemos encontrar ficheiros, músicas, fotografias, aceder à lista de contactos e muito mais.

cerebraoapp_00

Além da pesquisa, esta ferramenta permite também apresentar o conteúdo de ficheiros, visualizar imagens, etc.

cerebroapp_2

Uma das funcionalidades fantásticas do Cerebro é a possibilidade de adicionar plugins que dão ainda mais poder a esta ferramenta.

cerebroapp_3

Tal como o Spotlight do macOS, para ativar o Cerebro basta carregar em CTRL + ESPAÇO. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback. A ferramenta é gratuita!

DownloadCerebroapp

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Mas a Microsoft já tem isso desde o 8.0, com a função procurar. É verdade que só procura no nosso pc, mas é o que eu utilizo. Raramento utilizo o botão windows (excepto para desligar) ou a barra de tarefas, meto sempre a pesquisar o que quero fazer: Wo… (Word), Ex …. (excel), calc (calculadora), adicionar…. (adicionar e remover programas), etc…..

    Para a web já existe à bastante o motor de busca da google 🙂

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Windows 10 tens a Cortana que procura em todo o lado e mais algum.

    2. Avatar de Dc
      Dc

      Não é a mesma coisa que o Spotlight. É uma coisa que me frusta bastante porque uso ambos os SO e o search da Microsoft falha em encontrar o que quero 80% das vezes.

      1. Avatar de claro
        claro

        isso é porque tens mac.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          A busca da Microsoft falha porque ele tem mac…?

      2. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Tenho de concordar contigo, o windows 10 tem muito a desejar nesse assunto.

      3. Avatar de pedro
        pedro

        Uma das vantagens do mac é mesmo o Spotlight.
        Também utilizo ambas as plataformas, em condições distintas. Mais tarde vou testar esta aplicação e transmito o feedback.
        Obrigado pela divulgação.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Começa com uma limitação, ao obrigar ao Windows 64 bits.
          As TV-Box ou tablets windows, que corram em x86, ficam de fora.

  2. Avatar de Daniel Cruz
    Daniel Cruz

    Como se pode fazer para a app procurar no nosso pc? Porque depois de instalar ela só procura no google e no translate?

  3. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Vou experimentar!
    Ainda uso frequentemente o Snowbird visto aqui 🙂
    https://pplware.sitedev.pt/software/snowbird-xp/

  4. Avatar de Daniel Cruz
    Daniel Cruz

    Como se pode fazer para a app procurar no nosso pc? Porque depois de instalar ela só procura no google e no translate?

  5. Avatar de Miguel Lima
    Miguel Lima

    Esta é uma ferramenta tipo “synapse” para Linux?

  6. Avatar de irlm
    irlm

    Como instalar no Linux, é do tipo ./install .sh ou com snap/flaptak?

    1. Avatar de chr27
      chr27

      Não uso linux, mas estou constantemente a ouvir que não é preciso linha de comandos hoje em dia.

      Pergunta sem segundas intenções: Não há nenhuma forma de instalar uma aplicação em Linux simplesmente sacando o installer, tal como no windows?

      1. Avatar de Fernando Neto
        Fernando Neto

        Mas este é mais fácil ainda que o installer do Windows, funciona como um programa Portable: vá em Propriedades, dê permissão de execução e depois é só executar com o Ctrl+Espaço

      2. Avatar de Gleriston
        Gleriston

        Sim. A grande maioria dos Linux tem centrais de programas, igual a play atire do Android. Bastando clicar e instalar. E nos sistemas baseados em Debian temos o arquivo (.deb) parecido com o (.Exemplo)

      3. Avatar de rand
        rand

        Sim é possível instalar software sem recorrer à linha de comandos, normalmente utiliza-se um .deb/rpm juntamente com centro de software e “prontos”.

      4. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        chr27, não acredites. Só não usas linhas de comandos se não quiseres nenhum programa extra aos que estão disponíveis com instalador, e a probabilidade é de que vais necessitar da linha de comandos em pouco tempo. Essa é a desmistificação nº1.

        Desmistificação nº2, linha de comandos não é nada de difícil porque os comandos que necessitas estão prontos a usar normalmente com um copy & paste.

      5. Avatar de Bruno Gama
        Bruno Gama

        Existe e é extremamente comum. Pacotes .deb são tão fáceis de se instalar quanto um .exe.

        Agora com o snap vai ser mais fácil do que um .exe.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    No download para linux aparece.appimage

    1. Avatar de Maxluan Cruz
      Maxluan Cruz

      abre o terminal na pasta que tá o programar e execute estes dois comandos:

      1 – chmod a+x cerebro-0.2.6-x86_64.AppImage
      2 – ./cerebro-0.2.6-x86_64.AppImage

      caso de erro basta usar o comando sudo su e digitar sua senha antes de fazer os dois comandos acima

      Fique com Deus

  8. Avatar de William
    William

    Eu uso o Agente Hansack.

  9. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    o que e Linux?

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não sabes, o pplware diz que o linux domina o Mundo 😀

      1. Avatar de Vítor M.

        Não é o pplware que o diz, home de Deus… são os números. Radiação é um problema!

      2. Avatar de NoWords
        NoWords

        Sr. José, para quê perguntar se podemos usar uma ferramenta poderosa chamada google? (ps: até os servidores que alojam os sites da google são linux)

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pois…está certíssimo 😀

  10. Avatar de Samuel Rafo
    Samuel Rafo

    Quem está com dificuldade para instalar no linux, basta baixar o arquivo (com extensão .AppImage), jogar a permissão de execução clicando com o botão direito do rato sobre o .AppImage > Propriedades > Permissões > Marcar a caixa “Permitir a execução do arquivo como um programa” e executar. Depois basta carregar com Ctrl + Espaço como mencionado.

  11. Avatar de censo
    censo

    Não tenho necessidade deste tipo de ferramenta. O que o sistema oferece já me chega.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Então porque comentaste? Isso é como entrares num restaurante só para comentar que não precisas do que lá está porque já almoçaste.

      1. Avatar de João Rocha
        João Rocha

        Sábias palavras.

  12. Avatar de okapi
    okapi

    Mais antigo e superior ao Google Desktop havia e ainda há o Copernic Desktop.

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      http://copernic.com/
      Continua a existir 🙂

  13. Avatar de Alvega
    Alvega

    “Lembram-se do fantástico Google Desktop, aquela ferramenta espetacular que permitia encontrar tudo e mais alguma coisa na nossa máquina e na Internet? Essa ferramenta foi infelizmente descontinuada…”
    Esta agora…entao o PORTENTADO, GOOGLE, é gerido por asnos , vao acabar com algo maravilhoso ?
    Pois quanto a mim a dita cuja ferramenta, era intrusiva, e nao me faz absolutamente falta nenhuma, para mais e se fosse o caso, nao faltam alternativas, válidas e similares.

  14. Avatar de Cortano
    Cortano

    Windows 10 tem a Cortana que faz isso tudo e muito mais

  15. Avatar de Diniz
    Diniz

    Mais ferramentas para terem acesso ao nosso computador de forma autorizada?

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      LOL
      Bem visto!
      Depois queixam-se que o Windows 10 manda informações para a Microsoft!!!!!!!!!!
      (que NESTE CASO seria falso pois é a aplicação a mandar a informação, pelo menos, para a Google)

  16. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Não encontro nenhuma opção para ativar pesquisas locais no pc.
    Se alguém conseguir com que esta ferramenta faça pesquisas nos ficheiros do pc então é muito interessante.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Venho fazer a mesma pergunta…
      Não consigo pesquisar o conteúdo do meu PC!

  17. Avatar de okapi
    okapi

    O que eu tenho vindo a usar à uns anos e porque é uma ferramenta poderosa e me facilita muito nas buscas de Doc. é o Nemo-Documents podem ver no link abaixo.
    http://www.nemo-docs.com/

  18. Avatar de EC
    EC

    Passado uns bons anos, encontrei esta ferramenta fabulosa para Win e Mac: ueli
    https://www.electronjs.org/apps/ueli