Atenção, pode estar a instalar o Windows 10 sem saber!

68 Comentários

Quando lançou o Windows 10, a Microsoft talhou-o para planos bem precisos e também ambiciosos. Em três anos a empresa quer ter o Windows 10 a correr em mil milhões de dispositivos.

Para chegar a esse número precisa que as actualizações do Windows 7 e 8.1 aconteçam. Depois de algumas alterações no modo como o Windows 10 é oferecido, surge agora mais uma, que complica ainda mais evitar a actualização.

Windows 10

O Windows 10 tem estado a ser um caso de sucesso junto dos utilizadores, grande parte porque é o mais completo e mais avançado sistema operativo que a Microsoft colocou no mercado. Outro factor que tem ajudado na sua penetração é o facto de ser gratuito através da actualização dos sistemas anteriores.

É precisamente aqui que a Microsoft tem feito um grande esforço para cativar os utilizadores que ainda não realizaram a actualização, por opção própria. Até agora a opção da Microsoft estava na oferta, nalguns casos excessiva, do Windows 10 através de alertas directos.

Mas isso mudou no início desta semana quando a Microsoft passou a oferecer o Windows 10 como uma actualização aconselhada, o que para muitos utilizadores levará à instalação deste novo sistema operativo.

Windows 7

Esta não é propriamente uma novidade, uma vez que a Microsoft já tinha anunciado em Outubro que o iria fazer, dando assim mais um passo no sentido de conseguir mais instalações do seu sistema operativo.

Como contornar esta actualização

Todos os utilizadores que tiverem as actualizações recomendadas a ser instaladas de forma automática vão ver surgir em breve o pedido de instalação do Windows 10.

Mesmo com esta mudança, a instalação do Windows 10 continuará a requerer a autorização do utilizador para que avance, o que em alguns casos pode acontecer sem que o utilizador se aperceba.

Caso pretendam que esta actualização surja e que seja proposta, os utilizadores devem alterar as configurações e passar a decidir se querem descarregar as instalações contra indicação do utilizador.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João SIlva
    João SIlva

    Será que aqueles obtusos não perceberam que quem ainda não fez o “upgrade” é porque não o quer? Custa assim tanto perceber? É preciso fazer um desenho?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      oh inácio, é que claro que perceberam, eles querem é ver o pessoal a fugir para o Mac OS e linux

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    E qual é o problema do Windows 10 mesmo?

    1. Avatar de Joao Luiz
      Joao Luiz

      o mimimi sempre é mais forte

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        existem pessoas que possuem pc’s mais fracos , e essa actualização obriga-os a largar o windows 7 (w7 starter ou w7 home basic), que são versões optimizadas para pcs mais fracos, como netbooks com 4 anos.
        No meu caso, o w10 deu-me mais estabilidade e otimização do meu portatil que já está velhinho com 6 anos, mas também me trouxe alguma incompatibilidade com o OpenGL, que me dá muito jeito, quando trabalho com programas de edição (nomeadamente After Effects)!

    2. Avatar de pedro sousa
      pedro sousa

      Não há absolutamente nenhum problema com o Windows 10.
      Agora estarem a meter à força o Windows 10 aí é que há problema…
      Eu por exemplo não gosto de dançar mas se for a um baile espera-se que ninguém me obrigue a dançar…

      1. Avatar de diogo
        diogo

        na verdade espera-se que nao vás ao baile…

        Sinceramente quando a atualizações para ios,android e mac ficam todos contentes. A microsoft está a fazer o mesmo e é o fim do mundo

        1. Avatar de diogo
          diogo

          (… )quando há *

        2. Avatar de Manuel Silva
          Manuel Silva

          A Microsoft não está a fazer. O que está a fazer é IMPOR a todos o que querem. E isso é muito grave. A isso pode – se chamar uma ditadura silenciosa. Quando iam fazer a oferta da instalação aos iniciais que o estavam a testar. Cortaram isso. Porquê. O que querem é obrigar as pessoas a alterar e se o pc não der que compre um novo. Pois é quem não pode. Não devemos olhar só para o nosso umbigo. Que parece que é o que eles fazem. Eles não pensam no consumidor. Nunca

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Estão-te a dar à borlix um SO que levou um investimento de 6 anos e milhões de euros (a contar com a learning experience que foi o windows 8) e não pensam nos consumidores.

            Certo.

    3. Avatar de Glink
      Glink

      Estar a ser forçado, pode muito bem comprometer maquinas de trabalho até porque nem todo o hardware é suportado.

      Se muita gente não teve qualquer tipo de problemas, muitos outros têm muitos outros. Vendo isto de uma perspetiva de uma empresa, é muito negativa esta atitude da MS…

      Mas eu pessoalmente não quero saber nã0 sou afetado 😛

    4. Avatar de antonio raul
      antonio raul

      No nosso caso a compatibilidade. Usamos múltiplos programas que correm sem problema no W7 mas têm erros estranhos ou simplesmente crasham sem motivo. Sim, pode ser dos programas, mas não exclusivamente quando acontece em dezenas de programas completamente distintos.
      E se eu comprei o W7 porque motivo me tentam forçar a actualizar? Por algum motivo, na altura, também não comprei o W8.1

    5. Avatar de jone
      jone

      Nenhum, excepto que quando é feita a atualização, por vezes, o portátil não arranca mais. O restauro com a configurações de fábrica deixa de ser possível. Tirando isso, não tem problemas.
      Para mim isso não é problema, mas para a maior parte das pessoas significa recorrer a um técnico para resolver o problema.

    6. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Ainda há programas que se “sentem mal” com o W10. Vou exemplificar: tenho dois simuladores de voo – o FSX e o P3D. Ambos estão instalados numa partição, que conservo, do W8.1. Isto porque nenhum dos dois simuladores corre devidamente no W10, não obstante as respectivas marcas garantirem que estão preparados para W10.
      Aliás, deixem-me dizer que SÓ por essa razão ainda mantenho o W8.1, que utilizo exclusivamente para correr os simuladores. Quanto ao resto, sou fã do W10.

      1. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        Eu fiz uma clean install do W10 no meu desktop já com uns bons anitos, e o FSX está a correr bem. Steam edition.

    7. Avatar de Pedro
      Pedro

      O único problema é mesmo o imporem-te uma atualização para um SO que podes não querer. Alem disso tens sempre as velhas questões de privacidade do W10:

      http://arstechnica.com/information-technology/2015/08/even-when-told-not-to-windows-10-just-cant-stop-talking-to-microsoft/

      http://bgr.com/2015/07/31/windows-10-upgrade-spying-how-to-opt-out/

      PS – Tenho o W10 instalado em algumas maquinas, mas por minha decisão!!!!

    8. Avatar de Jorge
      Jorge

      O meu portatil tem 3 anos, e a HP nao fez o driver da grafica para o pc. Só fez dois no ano de lançamento do pc. “ah mas a nvidia/amd fazem drivers” mas são uma merda, os jogos lagam todos com o driver da marca da grafica.

  3. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    É fazer a atualização e pronto.

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Para mim está ótimo. O melhor Windows de sempre!

  5. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Também não percebo qual é a avesão que algumas pessoas têm ao windows 10. Para mim está um SO espetacular. Quanto ao IOs não falo porque nunca utilizei ma no que diz respeito ao linux, está a anos luz de qualquer uma das 500.000 distros existentes.

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      A aversão não é ao Windows 10 mas sim à Microsoft

    2. Avatar de Tico
      Tico

      existem várias versões melhores que win10, tens o lxle, ubuntu, deepin… qualquer uma dá menos problemas e corre em qualquer computador… o windows 10 enfim está giro… só não é feito para trabalhar.

      1. Avatar de max
        max

        Não é feito para trabalhar? isso quer dizer o que?

  6. Avatar de Matilde
    Matilde

    Tenho um Vaio desde 2009 (i5, 4gb ram, Win 7) e nunca tive problemas. Estou na dúvida se atualizo para o Windows 10 ou se continuo a ignorar as 5 mil notificações diárias eheh

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Windows 10 é muito melhor que o 7… e ainda tens a App Store da Microsoft.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Podes mudar e se não gostares voltar ao que tinhas sem qualquer problema mantendo tudo como estava (faz backups de qualquer forma por segurança). Pessoalmente estou muito satisfeito com a troca. Como em tudo, há alguns pequenos bugs mas absolutamente nada que interfira com o uso que faço diariamente. Até agora, o melhor Windows que fizeram.

      1. Avatar de Red Devil
        Red Devil

        Pedro o que entendes por “o melhor Windows que fizeram”???
        Que uso das ao teu windows para fazeres essa afirmacao?

    3. Avatar de João Tavares
      João Tavares

      Vai ficar melhor, eu já tinha atualizado. Nem perdia tempo.

    4. Avatar de José Tavares
      José Tavares

      Cuidado,os Vaio com gráficos Ati, exemplo HD Radeon 5650 ficam com o monitor negro ao reproduzir video

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Abre com o vlc, e problema resolvido!

    5. Avatar de Ras'al Gul
      Ras’al Gul

      Ignora, porque o mais provavél é vires a ter problenas gráficos, já para não falar em alguns drivers, e antes que alguém diga algo, eu sei MUITISSÍMO BEM do que estou a falar… e mais não tenho que dizer.

  7. Avatar de Joao Pedro
    Joao Pedro

    Vão se arrepender quando passar o ano gratuito da actualização do windows 10….. porque o que é gratis acaba depressa, um conselho xD

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Pois o que eles querem é acabar com os piratas mas não das Caraíbas mas sim com todos. Será difícil de ver o objectivo deles. Só que isso como é lógico não acaba. É como tudo.

  8. Avatar de José Loureiro
    José Loureiro

    Engraçado ver como não há muito tempo atrás a maior parte do pessoal fazia tudo para ter a ultima versão do Windows e agora é exatamente o contrário!

    Não que concorde com a opção da MS tornar uma actualização “recomendada”, a verdade é que mesmo assim só instala quem quiser.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Eu já tinha o w10 antes de ser lançado, desde as 1ªs builds, usei durante um tempo , voltei pro w8.1, e 30 dias antes de sair oficialmente baixei a ultima build, e desde esse momento estou a usar o W10, o unico problema que tenho, já referi acima, que é com alguma incompatiblidade com o w10 com programas ,que corriam bem em versões anteriores do windows, mas tb não estou a pensar fazer o downgrade, tenho a certeza de que eles vão corrigir essas imperfeições!

  9. Avatar de antonio raul
    antonio raul

    No nosso caso a compatibilidade. Usamos múltiplos programas que correm sem problema no W7 mas têm erros estranhos ou simplesmente crasham sem motivo. Sim, pode ser dos programas, mas não exclusivamente quando acontece em dezenas de programas completamente distintos.
    E se eu comprei o W7 porque motivo me tentam forçar a actualizar? Por algum motivo, na altura, também não comprei o W8.1

  10. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Primeiro estranha-se, depois entranha-se, já comigo foi a mesma coisa, fiquei revoltado quando soube que a MS iria retirar o Start Menu do windows (lembram-se? Já foi há algum tempo) recusei-me a utilizar o Windows 8, entretanto veio o Windows 8.1, fiquei desiludido com o facto do start menu não estar de volta, ao invés disso apenas tinham adicionado um botão para a metro interface (clap clap clap), eventualmente quando veio o Windows 10 para os insiders, lá decidi dar uma vista de olhos mas sempre com um pé atrás, foi atrofiante, foi um horror!!! Mas! Com o tempo fui-me habituando ao novo ecossistema até chegar ao ponto de gostar das alterações efetuadas no Windows 10, é uma questão de hábito, don’t fear change.

  11. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Penso que – e estou apenas a pensar – que quem nao quer actualizar, deve andar com saudades do Windows Me. Aquele é Windows é que era. Melhor desafio nao conheço no mundo do software.

  12. Avatar de Marquito
    Marquito

    Aqui deu problema com o game Need for Speed Most Wanted 2, o controle por teclado dos carros ficou inutilizavel mas no Windows 7 funciona muito bem. Outro problema foi na geração de miniaturas em fotos, videos e aquivos pois o Windows 10 gera miniaturas novas a cada abertura de pasta o que é irritante e me obrigou ao downgrade. Outros amigos tiveram problemas no wireless com o Windows 10 além de lentidão geral do notebook.

  13. Avatar de Jose
    Jose

    tenho de trocar de disco no meu pc, e tenho instalado o win7.
    posso usar a key do win7 para instalar no novo disco o win10 ?

  14. Avatar de Marquito
    Marquito

    Aqui deu problema com o game Need for Speed Most Wanted 2, o controle por teclado dos carros ficou inutilizavel mas no Windows 7 funciona muito bem. Outro problema foi na geração de miniaturas em fotos, videos e aquivos pois o Windows 10 gera miniaturas novas a cada abertura de pasta o que é irritante e me obrigou ao downgrade. Outros amigos tiveram problemas no wireless com o Windows 10 além de lentidão geral do notebook.

  15. Avatar de bintoito
    bintoito

    tenho o windows 10 no meu portatil pessoal, micro pc, pc de trabalho etc. é um SO porreirinho que volta e meia tem uns bugs meios parvos. agora impingirem-no a qualquer user é que discordo fortemente. o portatil da minha maria é um sony vaio com o botãozito para alternar entre as gráficas e pelos vistos se instalar o win 10, dá ecrãs azuis, sendo recomendado pela propria sony NÃO instalar o windows 10 (claro que fazerem alguma coisa quant a ter compatibilidade tb tá quiete, aliás, a vaio foi extinta…), portanto tenho bastante receio de mais dia menos dia ela se virar para mim e dizer que o win 10 se instalou sem ela perceber como e está crashado com BSoD….

  16. Avatar de alexandre
    alexandre

    Só tive problemas com um rato que deixou de funcionar no W10… De resto 5estrelas, mas para a utilização que dou tanto faz o w10 ou w8

  17. Avatar de Miguel Santos
    Miguel Santos

    Estamos todos a caminhar para uma era em que nem poderemos decidir o que fazer com os nossos equipamentos.
    Já testei o Windows 10 várias vezes, em diferentes tipos de utilização. Deixem-me que vos diga, para trabalho, 5 estrelas. Quem trabalha em empresas e assim vai perceber o que estou a dizer. Programas todos licenciados, etc…
    Para utilização em casa, malta dos downloads e programas pirateados…é uma questão de tempo até começar a dar raia e chatear os utilizadores.

    Terá sido esta uma jogada inteligente por parte da Microsoft para por fim a pirataria a médio/longo prazo?

  18. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Uuuui que problema grave, instalar o Windows 10… lol O problema seria NAO conseguir instalar o Windows 10. É de longe o SO mais estável, fluído, bonito, funcional e seguro da Microsoft, e nao há comparacao possível. E já está preparado e com Apps a crescer para Touch, coisa que a concorrência paga ou gratuita nao tem. Mas cada um é que sabe…

  19. Avatar de Jose
    Jose

    .tenho de trocar de disco no meu pc, e tenho instalado o win7.
    posso usar a key do win7 para instalar no novo disco o win10 ?

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Sim, as keys do w7 e w8 e w8.1 funcionam como serial’s para o w10

  20. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu experimentei o windows 10 por varias vezes e a nivel de desempenho é bom. A nivel de establidade é um lixo autentico, só me dava problemas, bloqueava e os ecrans azuis eram sucessivos. Desinstalei e estou com o windows 8.1 e prefiro mais do que o 10

    1. Avatar de Rafael Santos
      Rafael Santos

      Infelizmente é verdade o número de BSODs que já tive no Win 10 só em 2 meses é impressionante. E Nvidia, por exemplo, passado mais de 6 meses do lançamento ainda não foi capaz de lançar uns drivers estáveis para a toda a gente.

      Por isso ser “actualização recomendada” é um bocado optimista demais.

      1. Avatar de João terra
        João terra

        Eu tenho gráfica da nvidia e a jogar gtaV no Windows 10 é para fugir. experimento noutro Windows e a nível de gráficos fica normal

  21. Avatar de Gil
    Gil

    Eu até quero instalar o Win 10 mas infelizmente nao consigo…
    A minha versao é o Win 8.1 Pro Media Center, alguem com o msm problema?

  22. Avatar de Jorge Correia
    Jorge Correia

    Eu fiz o upgrade do W7 para o W10 e o meu pc ( ASUS CM68790) até ficou mais rárido a arrancar e a encerrar assim como em algumas outras funcionalidades, mas o W10 teve um problema que foi nunca conseguir instalar a actualização lançada pela Microsoft no mês de janeiro, dava sempre erro. Escrevi três vezes para a comunidade da Microsoft a pedir ajuda para o problema e deram multiplas soluções e nenhuma delas funcionou, até que na última vez que me responderam disseram que era possivel que o meu pc apesar de só ter 3 anos não ser compatível com o W10, e de a Microsoft no quadro de obter o W10dizer que é compatível e está tudo funcional.
    Ao tentar uma das últimas soluções por eles propostas e quando reeniciei o pc ele fez ecran azul e bloqueou e depois não conseguia reeniciar sozinho, tive de o desligar no botão do power.
    Quando o liguei novamente, ele sozinho voltou a instalar o W7.
    Entretanto confirmei com o apoio técnico da ASUS que este pc realmente não é compativel com o W10 e que deveria manter o W7 e que talvez futuramente a Microsoft em conjunção com os fabricantes de hardware lance drivers que o tornem compatível com o W10.
    Agora pergunto, se não posso usar o W10 então porque é que no quadro que abria constantemente e quase nos obrigava a instalar o W10 dizia que o meu pc era compatível e no relatório dizia que estava tudo bem e iria funcionar como deve ser?
    Alguma sugestão da vossa parte?

    1. Avatar de miguel
      miguel

      o Teu pc cumpre os requisitos minimos, mas é incompatível com o windows 10.
      o mais estranho é ele ser incompativel, visto que o meu tem 6 anos e corre perfeitamente, por acaso a versão que tinhas do w10 não era uma versão de Insider?

      1. Avatar de Jorge Correia
        Jorge Correia

        Não era a versão Insider, eu fiz a actualização no dia 7 de Janeiro e o download foi feito através do quadro de obter o W10, portanto seria a versão normal o W10 Home versão 1511, 10586.
        Quando tentei instalar a primeira vez não consegui deu o erro C1900101-40017 que depois pesquisei e tinham a ver com a incompatibilidade das drivers que o W10 tentava instalar. Para o conseguir instalar tive de altura da instalação escolher uma opção em que o W10 ignora todas as drivers que vai instalar e depois instalei as dos fabricantes.
        Já pensei criar uma partição nova no disco rigido ( coisa que nunca fiz antes) e instalar nela o W10 e assim ter o W7 e W10 e poder escolher qual usar, será que resulta ou é coisa que não deva fazer?

  23. Avatar de Adriano
    Adriano

    O Windows 10 pode ser um sistema operativo muito bom, no entanto não quero fazer uma actualização que ao fim de um ano vou desinstalar para voltar ao 7 porque não estou na disposição de pagar quando tenho um que funciona bem no portátil e tem tudo o que preciso.
    Dito isto, gostava que a Microsoft parasse de impingir o seu sistema operativo.

  24. Avatar de NL
    NL

    W10 é bom, agora num Vaio em que a Sony não fez novos drivers, correu muito mal (nada funciona) e lá teve que volter ao 7…

  25. Avatar de Antonio
    Antonio

    ..tenho de trocar de disco no meu pc, e tenho instalado o win7.
    posso usar a key do win7 para instalar no novo disco o win10 ?

  26. Avatar de Tiago E.
    Tiago E.

    Já que estamos a falar em w10, para quando uma aplicação redesenhada do pplware?

  27. Avatar de tiago
    tiago

    Desde o primeiro dia que foi anunciado, acho muito estranho a MS estar a oferecer, e neste momento, obrigar a termos o W10 instalado… todos os outros windows nenhum foi oferecido… é estranho!! Teorias da conspiração? talvez… não sei… nunca se sabe…

    1. Avatar de miguel
      miguel

      A microsoft está a ofereçer esta versão do windows pq quer descontinuar o windows 7 , e o W8(que axo que já foi descontinuado) de forma que só quer dar atenção ao W10, e talvez tenhas razão sobre as teorias da conspiração, visto que ela tem acesso total ao teu pc!

  28. Avatar de Ricardo Morgado
    Ricardo Morgado

    O Windows 10 até pode ter muitas vantagens.
    Mas eu tenho o Windows 7 SP1, gosto imenso dele e não vou mudar para nenhum outro.
    A Microsoft já podia parar de me perguntar se quero actualizar.

  29. Avatar de pablo
    pablo

    O win10 tem vários problemas que todos conhecem, privacidade, incompatibilidade, o facto de ser só um ano gratuito…(quando a esmola é muita o pobre desconfia) Entretanto em vou continuar com os sistemas estáveis, ou 7 ou 8.1. Daqui por um ano quando o 10 estiver mais estável logo vejo o que faço (depois de vos ouvir ganir com o fim da licença gratuita)

    1. Avatar de Luís
      Luís

      o prazo de um ano é para actualizarmos as máquinas q temos sem ter q pagar a licença… Uma vez a actualização feita podes reinstalar na mesma máquina (por exemplo voltar para outro e ao fim de um tempo reinstalar o 10) as vezes q quiseres q ele activa. Quantas vezes é preciso repetir?