Aprenda a instalar o Windows 10 Build 10125

25 Comentários

Tal como informamos ontem, o Windows 10 Build 10125 já está disponível e traz novidades ao nível de toda a interface, novos ícones e também o botão Voltar no modo tablet.

Hoje deixamos aqui um pequeno tutorial onde podem ver os principais passos para instalar esta versão do Windows, recorrendo ao Virtualbox.

w10_10

Requisitos de sistema

Se o seu PC conseguir executar o Windows 8.1, então tem os requisitos necessários para executar o Windows 10 Technical Preview (seja nativamente ou através da virtualização). Para ter uma ideia, os requisitos para esta versão são:

  • Processador: 1 GHz ou mais rápido
  • RAM: 1 (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
  • Espaço livre no disco rígido: 16 GB
  • Placa gráfica: dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com controlador WDDM
  • Conta Microsoft e acesso à Internet

 

Configuração do VirtualBox

Passo 1 – Depois de activada a opção de virtualização na BIOS é hora de criarmos e configurarmos a nossa VM (máquina virtual). Para isso abrimos o virtualbox e carregamos em New.

Depois indicamos o nome para a máquina virtual e na versão escolhemos  Windows 10 (64 bits). Os restantes passos podem ser consultados aqui.

windows10_00

Instalação do Windows 10 Build 10125

Para a instalação do Windows 10 Build 10125 devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Configuração da Idioma, formato da Data/hora

Após alguns segundos deverá aparecer o menu de configuração do idioma do sistema, formato da data/hora e teclado.

w10_00

Depois de definidos os parâmetros anteriores, vamos começar a instalação do Windows 10 propriamente dita. Para tal, basta carregar em Install now.

w10_01

Passo 2 – Tipo de instalação

Escolhemos agora a opção: Personalizar: instalar apenas o Windows

w10_02

Passo 3) – Escolha da partição

Indicamos o disco onde vamos instalar e depois carregamos em Avançar

w10_03

A partir deste ponto, irá iniciar-se a instalação do Windows 10 propriamente dita. No meu caso demorou cerca de 30 minutos.

w10_04

Configuração do Windows 10

Depois de instalado o Windows 10, é hora de fazer algumas configurações. Vamos escolher que pretendemos as configurações definidas por omissão.

w10_05

 

Passo 4) Criação de conta

Indicamos as nossas credenciais da Microsoft/Empresa ou então criamos uma nova conta.

w10_06

Caso criem uma nova conta, basta que indiquem um username e respectiva password.

w10_07

E está feito!  Procedam agora à autenticação no sistema usando as credenciais criadas anteriormente.

w10_09

Agora é só ir a descoberta das novas funcionalidades e ver se vai aparecendo algum bug. Bons testes!

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Acham que já vale a pena instalar num Surface Pro 1ºgeração?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Deixa sair a versão final.

    2. Avatar de censo
      censo

      Isto continua a ser uma versão de testes. Está sossegadinho. Só vale instalar numa máquina virtual ou num pc secundário.

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Eu tenho-o a correr num pro 3, sem qualquer tipo de problemas

  2. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Onde é que se mete o nº de série e a activação (eu sei ainda não é desta)? 30 min é muito tempo… foi preciso reiniciar quantas vezes? Pessoal ou empresa, mais uma informação que lhes dão.

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Eu fico a aguardar pela versão final. Adorei o Windows 8 (uso-o desde o primeiro RTM e espero pacientemente pelo Windows 10).

    Já experimentei Linux e OS X mas para mim nada bate a universalidade do Windows. No Linux tem que se ser programador para aprender os sudos, repositorios e makes e no OS X é um sistema operativo para miúdos.

    Só falta mais uns meses 😉

    1. Avatar de João Simões
      João Simões

      OS X é SO para miúdos… all right…
      Acho que devias ser mais “realista” não?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Não é? Até tem apenas um botão no rato para não se confundir as crianças…

        1. Avatar de Mike
          Mike

          E no entanto no trackpad consigo usar até 4 dedos. Hmm…

        2. Avatar de João Simões
          João Simões

          Tadinho, se calhar nunca encontraste as configurações de rato para poderes ativar o clique direito… ah espera, se calhar o máximo que mexeste num Mac foi numa qualquer Worten ou Fnac. Tem dó rapaz…

    2. Avatar de Souza
      Souza

      Eu uso Windows e Linux. Ubuntu Linux na há necessidade de ser programador.
      Minha filha usa Ubuntu Linux desde 14 anos. Agora ela tem 21. Minha esposa usa Ubuntu Linux e Windows 7. Ela prefere navegar no Ubuntu Linux.
      Acho que é muito radicalismo dizer que Linux não é usável nos dias atuais.
      Eu uso Windows 7/8.1 e tenho o Windows 10 que estou gostando bastante, mas Ubuntu Linux é muito fácil de usar e muito seguro. Os navegadores não pegam adwares e barras de ferramentas esranhas.

      1. Avatar de João Simões
        João Simões

        Não ligues Souza, atenta bem as palavras do dito cujo: “Já experimentei Linux e OS X mas para mim nada bate a universalidade do Windows.”. A palavra chave aqui é “experimentei”…

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    É obrigatório ter uma conta Microsoft ou posso iniciar sessão com conta local como no 8.1?

    1. Avatar de lo
      lo

      Dá conta local, tens de ver nas opções de criação de nova conta, depois lá vais ver conta local ou parecido. Já tive win10 na build 10041 e foi com conta local.

  5. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Filipe o sistema de login não mudou

    PS: Pplware, porque usam o virtualbox e não o Hyper-V ??? em termos de desempenho tenho gostado “alot” do Hyper-V, principalmente com as máquinas virtuais num disco externo com usb 3.0
    Migrei as minhas maquinas com um conversor de virtual box para hyper-v sem espigas

    1. Avatar de João Simões
      João Simões

      Que te parece? Se calhar é para o exemplo funcionar em qualquer plataforma… Sabes que nem todos usam Windows como sistema principal, muito menos para fazer virtualizações (sabes que ter um SO que mama uns 2GB de RAM a fazer zero não é propriamente o melhor para aproveitares ao máximo os recursos numa VM…)

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas, quem tiver dificuldade na criação de conta nas build’s do windows 10, é porque tem a bateria do seu portátil “danificada” (não carrega) , removam a bateria e liguem de novo o computador e já dará para criar conta sem problemas.

    Cumps

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Esta versão, aceita adicionar a um domínio?

  8. Avatar de Redin
    Redin

    É possível arrancar o PC diretamente num emulador como o VirtualBox ou outro?
    Digo isto porque em outras situações, tal como o openelec arranca diretametne para o media center.
    Não há nada dentro deste conceito?

  9. Avatar de João
    João

    Mesmo em Linux consegues ter o visual do Windows seja ele Xp ou Vista ou Seven e nem o utilizador nota a diferença pois é ensinado como pode instalar os programas pelo synaptic. Depois de experimentar o utilizador gosta e fica fan do linux e não volta para as garras da Microsoft.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Até ter que realizar um aptget ou actualizar repositórios e perder 2 horas com uma coisa que deveria levar 2 minutos…

  10. Avatar de ww55
    ww55

    Pena do irrealista!!

  11. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Eh pá,esta nova preview nunca mais aparece para instalar pelo Windows Update !! Eu quero é que venha em português-brasileiro,não a pretendo em inglês,era o que faltava !! Até porque se a fosse instalar tinha que fazer um backup pois a instalação desta preview(a 10125),não nos deixa manter os nossos programas nem nada.É como se tivesse que fazer uma instalação de raíz,uma nova formatação,e em inglês.Era o que faltava !! E às horas a que escrevo isto,a uma Quinta-feira,dia 28 de Maio de 2015,e a Microsoft ainda não liberou esta preview,o que é de admirar.Espero que hoje à noite já esteja disponível,e no idioma que pretendo.

  12. Avatar de Redin
    Redin

    No momento em que eu arranco com o VirtualBox, o computador começa ininterruptamente a tocar sons que estão associados à introdução e remoção de hardware e a unica maneira de o calar é desligar o som ou então desligar o VirtualBox.
    Mesmo assim, tentei instalar o win10 e não passava da parte em que pede para aceitar as configurações padrão e fazia sempre o reboot voltando ao mesmo.

  13. Avatar de Ary
    Ary

    Boa noite.
    Como posso atualizar o windows 8.1 para o 10 sem perder aplicações e dados? Só consigo selecionar para atualizar sem perder dados, sendo que neste caso as aplicações serão removidas.