Aprenda a configurar o seu router/switch (Parte I)

38 Comentários

Ao longo de vários artigos já publicados no Pplware , disponíveis na categoria networking, temos vindo a apresentar algumas funcionalidades e tecnologias que podem estar presentes em routers e switchs. Recentemente foi-nos lançado o desafio de analisar e ensinar os utilizadores, de uma forma genérica, a configurar correctamente  routers/switchs doméstico. Nesse sentido, e usando com base o Routerboard da Mikrotik RB2011LS-IN, vamos produzir e publicar um conjunto de tutoriais que ajudarão certamente os utilizadores a tirar dos seus equipamentos. Como existem várias marcas/modelos de equipamentos, os comentários servirão para partilhar experiencias, configurações e para tirar duvidas.

router_000

Como tutorial nº1,  hoje vamos ensinar como poderemos aceder à interface de configuração do equipamento. Actualmente, a maioria dos equipamentos de rede suporta o protocolo DHCP (quer permite atribuir automaticamente a configuração a um equipamento (ex. PC) e disponibiliza também uma interface web para configuração. Por norma, e considerando que estamos ligados por cabo ao equipamento (poderia ser também via wifi se o equipamento suportasse) necessitamos de saber qual o endereço do router/switch (normalmente é o endereço definido no gateway) para que possamos aceder à interface de configuração.

No exemplo seguinte podemos verificar que devemos aceder ao endereço 192.168.88.1 para aceder à interface de configuração do router/switch.

router_00

 

Já dentro da interface de configuração do equipamento, são vários os protocolos e funcionalidades disponíveis. No caso do equipamento que estamos a analisar é interessante verificar que, apesar de ser um router/switch doméstico, este oferece suporte a protocolos/funcionalidades presentes na grande parte de equipamentos do segmento profissional, como por exemplo:

  • Protocolo de encaminhamento RIP, OSPF e BGP
  • MPLS
  • Radius
  • PPP
  • Suporte para Vlans, etc etc

router_01

Porque é que o router “ofereceu” á nossa máquina o endereço 192.168.88.248?

A configuração atribuída à nossa máquina (que está ligada via cabo ao router/switch) está definida no router, através do protocolo DHCP. O DHCP é um serviço/protocolo de rede com o objectivo de automatizar todo o processo de configuração do protocolo TCP/IP nos diversos equipamentos de uma rede (ex. computadores, dispositivos móveis, impressoras, etc).

Como podem ver na imagem seguinte, a pool criada permite a atribuição de endereços dentro da rede 192.168.88.0 (ou seja do 192.168.88.1 até ao 192.168.88.254, sendo que o 192.168.88.1 foi atribuído ao próprio router/switch).

router_02

Por hoje ficamos por aqui. Nos próximos artigos iremos analisar ao pormenor mais uma funcionalidade/protocolo presente neste equipamento. Quanto aos nossos leitores, não se esqueçam de deixar nos comentários as vossas duvidas e sugestões.

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Muito boa escolha para publicar, é que actualmente e essencial ter-mos um conhecimento geral de redes, visto que no trabalho e em casa temos redes informaticas, e no futuro cada vez mais. Continuem assim.

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    1 switch precisa de ser configurado? Essa para mim é novidade…

    1. Avatar de Nuno Valdez
      Nuno Valdez

      Precisa sim. Num switch podes abrir e fechar portas, criação de vlans, e há diversos protocolos que funcionam sobre o switch.
      Mas este é mais que um switch. É um switch e router ao mesmo tempo.

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Não necessariamente mas em certos casos a sua configuração é necessária. Por exemplo num cenário em que temos de implementar VLANs.

    3. Avatar de Vitor Verdura
      Vitor Verdura

      Depende sempre da qualidade/funcionalidades do Switch. Há os que não necessitam de configurações (unmanaged) e os que precisam (managed)

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Acho que são o de layer 3

    5. Avatar de Pedro Pinto

      Pode se configurado pois 🙂 Aí está uma das grandes diferenças entre um Hub e um switch!

      1. Avatar de Luís Severo
        Luís Severo

        O seu comentário aguarda moderação.
        “Como podem ver na imagem seguinte, a pool criada permite a atribuição de endereços dentro da rede 192.168.88.0 (ou seja do 192.168.88.1 até ao 192.168.88.254, sendo que o 192.168.88.1 foi atribuído ao próprio router/switch).” Nesta parte. O que querem dizer é que o endereço 192.168.88.1 já está a ser utilizado pelo hub/switch por tanto o próximo endereço a ser configurado para (ex:pc) irá ser o 192.168.88.2 certo??

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Luis,
          Quanto ao comentário, estava em lista de espera isto porque é a primeira vez que comentaste no Pplware. Quando ao proibimos endereço a ser atribuído, neste caso isso é da responsabilidade do serviço de DHCP, pode ser esse ou outro dentro do range indicado.

          1. Avatar de Luís Severo
            Luís Severo

            muito obrigado. pensei mesmo que pudesse-mos escolher quais são os endereços que nos queremos para os nosso computadores no nosso switch

    6. Avatar de VC
      VC

      Quando se fala em SW a sério.Sim tem configuração!
      os SOHO normalmente não tem…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Mesma questão que já referi acima…não estaremos a falar em Hubs??? 🙂

        1. Avatar de saliu candé
          saliu candé

          A vossa calorosa agradecimento por ter sido apoiar pessoa como configurar router e swich quero ser emgenheiro Imformatico mas com poco meio e poder Fazer.

    7. Avatar de Miguel
      Miguel

      Os de Layer 2 não precisam, que são 90% dos switchs que existem no mercado residencial, os Switch de Layer 3 é praticamente um router que podes configurar tudo…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Como é que não precisam???? Volta a referir, não confundam Switchs com Hubs 🙂

        1. Avatar de Carlos Silva

          Pedro, parece-me que és tu que estás a confundir switch com hub.
          Um switch Layer 2 não necessita de configuração e é por conseguinte um switch unmanaged.
          A *grande* diferença entre um switch e um hub é que um hub é apenas um repetidor do que chega para todas as portas, um switch já tem noção para que porta tem de mandar determinado pacote.
          Visivelmente, um hub tem um led de “colisão” e os switches não têm.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Boas Carlos,

            Entre outras questões, um switch de Layer 3 (ou seja, funciona ao nível da camada de rede) é a possibilidade de fazer encaminhamento de pacotes. Num switch Layer 2 podes configurar uma serie de coisas, como por exemplo Vlans, STP, Port Security, etc etc…logo tens gestão do mesmo. O Hub é um repetidor (assim como o switch também tem essa característica), sendo que apenas tem um domínio de colisão, ao contrário do switch que pode ter N domínios de colisão. A questão do led não percebi 🙂

            Dá uma vista de olhos nestes posts que escrevi
            – Redes – Como funciona um Hub? https://pplware.sitedev.pt/networking/redes-como-funciona-um-hub/
            – Redes – Como funciona um Switch? – https://pplware.sitedev.pt/networking/redes-como-funciona-um-switch/

          2. Avatar de Carlos Silva

            Certissimo Pedro! Nos dois artigos que referiste está tudo excelente. Não te esqueças é que um switch pode, e *muitos* deles são, estúpidos. Ou seja, não têm funcionalidade nenhuma extra, mas comportam-se como um switch e não como um hub. Não é por um switch ser unmanaged que passa a ser um hub. A grande diferença é mesmo ele ter uma tabela interna de MACs, coisa que os switchs não têm 🙂

          3. Avatar de Pedro Pinto

            Carlos, acho que te baralhaste aí no final, os Hubs não têm uma Mac Table e daí receberem uma frame numa das portas e enviarem um copia por todas as outras portas…isto sempre que recebem uma frame. Ja nos caso dos Switchs, tal situação só acontece no processo de aprendizagem dos Mac….se assim for…sim..consideramos que estamos perante um switch..

            Outra coisa, o Hub partilha a largura de banda por todas as portas ao contrário do switch que normalmente recorre à microsegmentação.

        2. Avatar de Carlos Silva

          Sim, era isso mesmo que queria dizer, se não foi isso que fiz transparecer, as minhas desculpas 🙂

          Portanto, podemos ter switches estúpidos que são a maior parte deles 😉
          hubs já não se fazem sequer… mas dão um jeitasso para sniffar redes 😉

  3. Avatar de DG
    DG

    Se não tiveres qualquer configuração no Router / Switch podes utilizar o Winbox que é um utilitário de configuração para RouterOS que faz a ligação via MAC Address quando não temos o DHCP Server a correr no equipamento.
    http://download2.mikrotik.com/winbox.exe

    1. Avatar de fern

      boa
      toma la esta e quentinha

  4. Avatar de Nuno Valdez
    Nuno Valdez

    Este router / switch parece ser bem fixe. qual é a marca?

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Está no inicio do artigo.
      “Nesse sentido, e usando com base o Routerboard da Mikrotik RB2011LS-IN, (…)”

  5. Avatar de Luís Severo
    Luís Severo

    “Como podem ver na imagem seguinte, a pool criada permite a atribuição de endereços dentro da rede 192.168.88.0 (ou seja do 192.168.88.1 até ao 192.168.88.254, sendo que o 192.168.88.1 foi atribuído ao próprio router/switch).” Nesta parte. O que querem dizer é que o endereço 192.168.88.1 já está a ser utilizado pelo hub/switch por tanto o próximo endereço a ser configurado para (ex:pc) irá ser o 192.168.88.2 certo??

    1. Avatar de Vitor Verdura
      Vitor Verdura

      Como não pode haver 2 ips repetidos e o 192.168.88.1 já está a ser usado pelo Router, o serviço DHCP do Router atribui o próximo disponível, 192.168.88.2

    2. Avatar de dt
      dt

      Se foi assim configurado o DHCP, sim Luis.Os aparelhos que se ligam, começam a receber 2 ,3, ate 254.
      Podemos tambem configurar o DHCP para apenas atribuir ip aos aparelhos a partir de um determinado numero (po ex: a partir do 192.168.88.10)
      Por exemplo na foto 1 ha-de reparar que o aparelho que se ligou ao router tem um ip 192.168.88.248.Provalvemente quem fez o tutorial assignou manualmente este endereço ao seu aparelho.Mas isso não é importante para efeitos do tutorial

      Para que fique claro a terminologia, Hubs e o Switch domesticos não tem IPs associado.
      No caso do tutorial é um Router/Switch. Ou seja o ip 192.168.88.1 esta atribuido à funcionalidade de Router.Routers é que tem IP diretamemte associados

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @dt

        “Por exemplo na foto 1 ha-de reparar que o aparelho que se ligou ao router tem um ip 192.168.88.248.” Neste caso foi mesmo o serviço de DHCP a atribuir, por isso referi, que normalmente essa gestão é realizada pelo próprio serviço.

        “Para que fique claro a terminologia, Hubs e o Switch domesticos não tem IPs associado.” Sim, mas não serão (normalmente) os switchs domésticos Hubs, apesar de muita gente os chamar de switch :)…tipo switch de “supermercado” 🙂

        1. Avatar de Vitor Verdura
          Vitor Verdura

          Mas são switches que analisam o trafégo até à camada 3 (quadros) como um switch que tem configuração.

          Consultem o link abaixo da wikipedia e vejam.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Na camada 3 os PDUs são pacotes e não frames (quadros ou tramas)..Os switchs de Layer 3, como referi, conseguem fazer encaminhamento de pacotes.

          2. Avatar de Vitor Verdura
            Vitor Verdura

            Já tinha corrigido!

        2. Avatar de Luís Severo
          Luís Severo

          muito obrigado a todos os que responderam ao meu post pela explicação. o pplware tem aqui um grande site.

  6. Avatar de Vitor Verdura
    Vitor Verdura

    Há switches L2 que necessitam configurações (os mais avançados)

    Há switches L2 que não necessitam configurações (os mais simples)

    Vejam a diferença: http://en.wikipedia.org/wiki/Network_switch#Configuration_options

    Os switches L3 precisam de configurações

  7. Avatar de Vitor Verdura
    Vitor Verdura

    Corrijo acima: “Mas são switches que analisam o trafégo até à camada 2 (quadros) como um switch que tem configuração.”

  8. Avatar de Helder Jeteio
    Helder Jeteio

    Se For uma Router/Cisco Como chego na Linha de Comandos da IOS Para Começar a Configurar!?

  9. Avatar de Vitor V
    Vitor V

    Usas um cabo serial e ligas na porta COM do pc à porta console do router.

    Vê se ajuda:http://www.cisco.com/c/en/us/support/docs/dial-access/asynchronous-connections/9321-terminal-settings.html

  10. Avatar de abner rocha cabral
    abner rocha cabral

    eu preciso dessa aula

  11. Avatar de Valdineia Miranda Oliveira
    Valdineia Miranda Oliveira

    Como faço para não raquearem a minha internet me pediram para desativar o wps na configuração do meu router. Por favor me ajude.