Angry Birds: Mais uma desistência no universo Windows Phone

119 Comentários

Os jogos são uma parte importante das lojas que sustentam os dispositivos móveis. Esta fonte de entretenimento ultrapassa muitas vezes as aplicações de produtividade, não apenas na utilização mas também no interesse dos utilizadores.

A Microsoft tem perdido aplicações importantes na sua loja de apps móveis e agora mais uma acaba de anunciar a sua retirada. O Angry Birds deixou de estar disponível no Windows Phone.

wp_angry_birds_1

Não tem sido fácil para a Microsoft e para os utilizadores do Windows Phone ver sair do seu ecossistema alguma das aplicações chave que os serviam. A culpa mais vezes apresentada é mesmo a falta de interesse dos programadores neste sistema operativo e a ausência de utilizadores.

Mas há uma nova desistência que foi conhecida. A Rovio, criadora do famoso jogo Angry Birds, anunciou agora que vai deixar de suportar este jogo na plataforma móvel da Microsoft, querendo dedicar-se apenas ao Android e ao iOS. Os jogos não vão sair, para já, da loja de aplicações do Windows, mas deixam de existir novidades e actualizações.

Rovio games are also no longer developed on Windows Phones. The only devices that are still supported and updated are Android and iOS devices. We are sorry for the inconvenience

Este anúncio foi dado como resposta a um email de um utilizador que questionou a Rovio sobre possíveis actualizações destes jogos.

wp_angry_birds_2

Mas não é apenas o Windows Phone

Se a saída do Angry Birds do Windows Phone é significativa, ela não será a única jogada da Rovio. A empresa prepara-se para abandonar também as versões que tem disponíveis para o Windows, no desktop.

Várias versões do jogo foram lançadas para o Windows 8, mas a empresa não quer agora adaptá-las para o Windows 10 nem criar uma aplicação universal, que serviria todas as plataformas.

Com o foco a estar nos dispositivos móveis e em particular no Android e no iOS, esta é mais uma perda que o ecossistema Windows, desta vez não se ficando apenas pela versão móvel.

Comentários

119

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    ainda bem, o candy crush saga também pode ir.

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Mesmo asério….

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Este jogo nem tem compatibilidade com o Lumia 535… foi uma das apps que já tinha removido à muito tempo, onde também são sempre a mesma coisa.

        Desde o original ao star wars.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Nao sejas aldrabão. Se eu tenho o Lumia 535 com os os angry birds todos instalados pela store do windows e a funcionar, como é que é incompatível com o teu?!?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Fica uma barra na preta na direita!
            Ou sou o único que isso acontece? Tive que remover todos as apps da loja.

    2. Avatar de Tiago Bernardo
      Tiago Bernardo

      Ainda bem porque? É bom para os utilizadores do windows phone ver as maiores empresas de software estarem a abandonar a plataforma?

      Na minha opinião, quanto mais empresas existirem alimentar a loja do windows, maior é a opção de aplicações que temos disponíveis, e assim podemos escolher à vontade as apps que queremos instalar.

      Ver grandes empresas a abandonar uma plataforma mobile, acho que só pode ser bom para a concorrência..

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Eu uso Androide Windows Mobile,e não tenho esse jogo,faço mal?

      1. Avatar de Tiago Bernardo
        Tiago Bernardo

        Não tens, assim como eu também não tenho (e uso as mesmas plataformas).
        Mas acho que deve existir o maior numero de aplicações disponíveis(principalmente de grandes empresas da área) para eu poder escolher à vontade. O windows phone até pode ser muito bom, mas se as aplicações começarem a deixar de dar suporte(a Rovio não foi a primeira e não deve ser a ultima nos próximos tempos), vai acabar por morrer assim como tantos outros..

  2. Avatar de simão
    simão

    Por mim Jogos ……. não me fazem falta

  3. Avatar de onz
    onz

    a hora esta a chegar mas ninguém acredita

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Essa hora não vai chegar. Vai lá dormir abraçado ao teu Android.

      1. Avatar de onz
        onz

        vai ver se no wm tem la o pookemon go. a espera não tem. :((((

        1. Avatar de onz
        2. Avatar de P
          P

          Nem o android nem o ios em Portugal de momento

          1. Avatar de onz
            onz

            no android só ir ao apkmirror e baixar e já esta.

        3. Avatar de ZarkBit
          ZarkBit

          Pokémon Go? Cresce…

        4. Avatar de José
          José

          Vamos ver se temos 5 anos? Espera, não temos!

        5. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Vai ver se no android tens play de videos de youtube em background… Não tem.

          Agora a sério. Uma aposta em como a google tem alguma coisa a ver com o não lançamento do Pokémon go para Windows? (assim como o resto dos google services?)

          1. Avatar de Tony
            Tony

            No Android só baixar o Firefox e acessar o YouTube por lá que toda em background!

          2. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            Até o W10M e o iOS tem apps que fazem isso sendo muitas delas melhor que a app youtube oficial.
            No ecossistema próprio da google… 0.
            Temos que baixar o firefox… Hilariante no mínimo. É que se ao menos lançassem o youtube red, ainda tinham desculpa, assim…

    2. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      Lol… A nao ser que aconteça uma Catastrofe, essa hora nunca irá chegar. A Microsoft é demasiado grande para que tal aconteça. O mais que pode acontecer é no futuro passar a existir uma simbiose maior entre o Windows e o Android.

      Ps. Sou utilizador Microsoft, Android, IOS, e Linux.

    3. Avatar de Sum Ting Wong
      Sum Ting Wong

      Infelizmente… Mas espero que não, WP é um bom SO, só não vê quem não quer. Arrisco-me a dizer que está muito melhor optimizado que o iOS. Basta só olhar para os modelos de entrada da MS, que usam snapdragons “obsoletos”, e são muito mais fluidos que telemóveis do mesmo preço com supostamente melhor hardware. E o que mais falta é competição para haver mais inovação. Mas se não houver procura, WP vai morrer pela certa. E com cada vez mais devs a abandonar a plataforma, não é bom sinal.

  4. Avatar de tekMan
    tekMan

    Todos os dias entram novas apps na loja Windows, e só de jogos mais importantes nos últimos dias foram lançadas a app oficial da Steam, a Official Formula 1 e a Fantasy Premier League por ex.
    669 mil apps é a estatística mais recente, portanto continua a crescer.
    É claro que não é neste site que ficamos a saber isso.
    Quanto à Rovio, é público que está em dificuldades mas não digam nada ao Pplware.

    1. Avatar de onz
      onz

      o que salva o wm é as app de terceiros e também se a microsoft retirasse metade do lixo que tem la. tinham menos de 669 mil apps

      1. Avatar de JJ
        JJ

        O lixo existem em todas as lojas… e a nível percentual a loja do Windows deve ser a que tem menos lixo, no segmento mobile.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        A Microsoft está sempre a retirar apps que são “lixo”… Se não estou em erro, a última vez foi em Março deste ano e as apps continuam a aumentar.

      3. Avatar de AMS
        AMS

        Tal como a play store.. Se fosses retirar o lixo todo perdia logo uns bons 70% das apps que tem

    2. Avatar de Vítor M.

      Apenas marcaste um ponto considerável. Repara a Rovio está em dificuldades então o que faz? Começa a remover suporte aos sistemas menos produtivos.

      Apenas estás a dar razão a quem diz que cada vez mais o Windows 10 Mobile é pouco rentável. 😉

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Vocês não escreveram um artigo a dizer que a loja Microsoft era a mais rentável para os programadores?
        Deve ser alzheimer..

        1. Avatar de Vítor M.

          Não tens nada Alzheimer, pode ser meramente um desacerto de dioptrias. E passo a explicar. O artigo que te referes é este http://bit.ly/1KW6HxO e tal como diz lá e bem, o sistema com menos programadores é o do Windows Phone e o estudo que foi feito pela tal empresa pegou nos “programadores de referência.” Ora lê para não dizeres estas inverdades (nem parece teu).

          Portanto o que é dito é que são poucos, dos poucos que existem e face a não haver tanta fragmentação, estes poucos ganham mais. Contudo, não é de todo o sistema operativo que dá mais dinheiro aos programadores, se te lembrares, e é pena não teres esse nossos artigo também presente a Forbes já havia traçado o perfil deste mercado, como podes ver aqui: http://bit.ly/29DcKYn

          Assim, não mistures as conversas 😉 felizmente não temos Alzheimer e sabemos muito bem o que dizemos. 😉

          Abraço.

          1. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            Obrigado pelo esclarecimento vítor.

      2. Avatar de João MS
        João MS

        Segundo essa lógica então o Windows 8 e Windows 10 (desktop) são “sistemas menos productivos e pouco rentáveis”?

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas estamos a falar de SO desktop?

          Argumenta sobre o assunto sff.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Apps Universais… se estão no Windows estão no Windows 10 Mobile.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não é disso que me referia, digo por exemplo as apps que antes existiam no Windows Mobile que desapareceram do suporte no Windows Phone.

      3. Avatar de Kekes
        Kekes

        A questão não é se é rentável ou não, a questão é a quantidade de utilizadores, e uma empresa em quebra tem que por prioridades, principalmente focando em sistemas que pode sacar lucros, e digo, em Windows já ninguem está interessado em Angry Birds, e pelos vistos nem nas outras plataformas…
        Um ponto de interesse é que a Rovio pode acabar nos próximos anos, o Windows 10 não, é cada vez atrai mais gente graças ao mercado desktop.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    windows phone ainda não acabou?

    agora deveria haver apenas windows mobile, e para esse não faltam é app

  6. Avatar de Migueldias
    Migueldias

    Só 1% dos utilizadores windows phone acreditam neste OS para smartphones. As vendas são insignificantes.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Nem 1%!!! O Windows Phone é para terminar! Agora é Windows 10 Mobile. Por isso eles acreditam é no W10M, não no WP.

      Quanto as vendes… claro que são insignificantes, não existe novos equipamentos a meses, não existe publicidade, nem estão espalhados em grande numero de lojas/fornecedores.
      Qual vai ser o próximo passo da Microsoft neste campo? Não se sabe. A única coisa que o CEO já deu a intender, é que a plataforma será para continuar.

      Novidades por parte da Microsoft, no mobile, só lá para o ultimo trimestre deste ano.

  7. Avatar de Fernando Almeida
    Fernando Almeida

    A cota de mercado do Windows Phone face a concorrência faz.me lembrar a quota de Linux para uso pessoal (não contabilizando pi’s) vs Windows. O que é uma pena em ambos os casos.. Experimentei WP durante 1 mês num equipamento claramente ultrapassado e só tenho a dizer coisas boas (à excepção do multitasking inexistente, que posso culpar ao hardware). É com pena que assisto a uma morte mais que anunciada dum sistema que tinha pernas para andar 🙁

  8. Avatar de Mendes
    Mendes

    Windows 10 para telemóvel é simplesmente melhor OS para dispositivos móveis… E para computadores pessoais.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      🙂

  9. Avatar de Nathan
    Nathan

    Não tem problema. Os fama dizem que o que é preciso mesmo é a Microsoft lançar um Surface Phone… kek

  10. Avatar de judas iscariote
    judas iscariote

    mais uma machada em um sistema que está em declínio só falta marcar a hora do enterro

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Quando é que vão entender que a Microsoft tornou quase impossível acabar com o Windows 10 Mobile, isto porque o core dos telefones é o mesmo que tens no PC.

      Assim ao desenvolver um tens a base para o outro a baixo custo.

      Concordaria contigo para as versões anteriores do Windows Mobile e Phone.
      Com o 10 tudo mudou.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mas é desesperante vê-lo a sofrer por tanto tempo. Mais valia um golpe de misericórdia de uma vez só.

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    UPS!

    Eu acho que a MS deve continuar a investir os seus $ no WM. desistir é coisa de fracos.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Ou de inteligentes… é uma questão de perspectiva…

  12. Avatar de Filipxy
    Filipxy

    Acho uma piada. Toda a gente diz mal do Windows mobile muitos sem nunca ter experimentado, eu estou super satisfeito com ele. Se o iphone tivesse Windows mobile o sistema operativo era espetacular mas como não tem, não presta.

    1. Avatar de Vítor M.

      O sistema é bom, é um facto. Tem, contudo, fracas aplicações, pouca escolha é isso é o mal.

      1. Avatar de P
        P

        Fracas aplicações? Só se forem as oficiais, mas muitas das apps third party estão ao nível das oficiais noutros OS, ou mesmo melhores

      2. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        Provavelmente a solução para o problema passa por uma maior simbiose com o Android (app’s Android). Li em tempos que a Microsoft estaria a tentar algo do género, mas não sei como está isso agora, se é que ainda está…

        1. Avatar de Kekes
          Kekes

          Isso fazia o WM arrastar-se como um Android pelo que a MS desistiu a mais de meio ano. Agora passa pelo iPhone que tem um código melhor.

      3. Avatar de Tony
        Tony

        Nao acho fracas, pelo contrario o design está excelente, esta descrição traduz o que eu penso:
        “Content not Chrome removes unnecessary ornaments and
        lets the content itself be the primary focus. You should
        also refrain from using every available pixel, as whitespace
        gives balance and emphasis to content.”

        1. Avatar de Vítor M.

          Cada um tem uma opinião.

          1. Avatar de Tony
            Tony

            não é bem uma opinião, é de um livro anual que sintetizam tudo sobre a industria mobile
            “MOBILE DEVELOPER’S GUIDE TO THE GALAXY” 16 edição da http://enough.de/

      4. Avatar de José
        José

        Tem. Curioso tenho 246 apps no meu telefone, que abarcam todas as necessidades! Faça o mesmo, com outro sistema sem pagar mais de 500€ por um telefone!

        1. Avatar de Vítor M.

          Coisa pouca, os restantes sistemas operativos têm muito mais.

          Mas é verdade que não precisamos de duas para fazer um só serviço, apenas há mais escolhas. Isso é inegável.

      5. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Fracas???? Se calhar as que uso não são fracas e aquelas que tu usas são… Por vezes é uma questão de gosto/necessidade e nem todos podemos ser “opinion makers”…..

  13. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Só como nota para aqueles que falam sistematicamente mal do mundo Microsoft: Quando apareceu o MS-DOS, já existia o DR-DOS, onde este está agora? Quando apareceu o Word, já existia o WordPerfect que dominava o mercado, onde este está agora? Quando apareceu o Excel, já existia o Lotus123 que dominava o mercado, onde este está agora? Quando apareceu o Access, já existia o DBase que dominava o mercado, onde este está agora?

    Quanto ao WIndows10Mobile, cada vez vejo as vozes levantarem-se mais alto contra ele…. Cada vez vejo mais gente a falar dele sem sequer conhecerem o SO…. Porque será? Têm medo do quê? Se é um sistema em decadência e que não tem futuro, porquê falarem sistematicamente mal dele? Se é um SO morto, porquê falarem sempre mal dele? É que dão a ENORME sensação que têm MEDO deste SO que, segundo as vossas palavras, está em DECLINIO… Se está em declínio, porquê, tanto medo dele?

    Já agora, a saída do Hungry Birds do ambiente Windows não me dá abalo nenhum, e acho que o sentimento é similar para a esmagadora maioria dos utilizadores Windows10Mobile! Como li aqui noutro comentário, existem muitas APP na loja Windows, assim como jogos, proporcionados pelo ambiente XBox!

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Como não conhecia o DR-DOS fui ver o que era, tens a certeza que já existia antes do MS-DOS?

      1. Avatar de Tony
        Tony

        a ideia está la, mas sim de facto era outro o 86-DOS que está na base do ms-dos e o PC-DOS, o DR-DOS é posterior e independente da microsoft

        1. Avatar de Jose Antonio
          Jose Antonio

          O 86-dos era para os microprocessadores Z80 da Zilog.
          O PC-DOS e o MS DOS era para o 8086 da Intel, e já agora do DR DOS era da Digital Research, e era anterior ao MSdos, caso não saibam era para ser esta empresa para fazer o sistema operativo do PC da IBM, a Microsoft foi 2.ª escolha e ainda bem que foi a escolhida, pois não sei se hoje haveria pc’s.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Quando apareceu o IOS e o Androide já existiam telefones com Windows e onde estão agora?

      O problema não é a saída dos “pássaros chateados” é o sinal, não ver isso é enterrar a cabeça na areia.

      Quanto ao DR-DOS vs MS DOS ou pouco de história não faria mal nenhum, talvez devesses contar o motivo do declínio do DR-DOS!

      1. Avatar de Jose Antonio
        Jose Antonio

        Acho que estas enganado, o Windows para telemóvel só chegou depois dos primeiros.
        O motivo da extinção do DR-DOS, é que este estava a abrir o caminho para um sistema operativo multiutilizador para PC, ver o Concurrent DOS do mesmo fabricante. A não aceitação deste SO pela IBM, por razões que nada teem a ver com a sua qualidade, que era inquestionável, levou a empresa à falência.

    3. Avatar de Vítor M.

      Joaquim, concordo que não é o fim do mundo, até porque a Microsoft está de novo a crescer em várias frentes e com os melhores produtos do mercado. Aqui a questão são as estratégias.

      O Joaquim falou num ponto importante, o passado da Microsoft e era onde a empresa deveria ter tirado experiência e até portado algumas das grandes ferramentas que existiam no Windows Mobile que tinha conquistado o segmento empresarial. Se assim o tivesse feito, hoje teria a maior loja de apps, teria o maior número de programadores e seria líder do segmento mobile. Lembro-me de usar nos palmtops e PDAs as várias versões do Windows CE e mais tarde do Windows Mobile e existiam milhares de excelentes apps para o segmento profissional.

      Se viermos bem, foi desse segmento que surgiu muita inspiração para os outros sistema operativos, pois foram beber em muita da experiência conquistada pelos milhões de utilizadores do Windows Mobile.

      O problema foi estratégico e acabar com o maior repositório do mundo de aplicações mobile foi, na minha opinião, um erro.

      Hoje, os poucos mas bons programadores que ainda têm sucesso, ganham bem, pois a cota de mercado do WP ainda permite ter milhões de downloads pagos e há pessoas que ainda pagam apps, mas o problema são as grandes empresas que precisam de dar suporte caro e o retorno não é ao mesmo nível. Como temos visto elas optam por duas situações: ou não desenvolvem para Windows Phone ou com o passar do tempo deixam de ver retorno financeiro e acabam por matar a sua participação.

      O mercado crescendo, elas voltam, claro, tudo gira em torno do lucro, mas hoje a aposta tem de ter um retorno rápido e por política da MS isso não está a resultar. Provavelmente porque o Windows 10 estará a absorver muito as equipas da Microsoft, mas isso o futuro o dirá.

      O sistema é muito bom, fluído, porque é sucinto qb e não vai morrer, apenas não estará a crescer à velocidade que entusiasme o developers.

      Atenção que as pessoas utilizadoras não têm MEDO (não seja fanática), as pessoas apenas opinam e se um dia gostarem da oferta… compram e usam, isso chama-se liberdade de opção.

      Tenho um Lumia 920 e gosto da máquina, já com algum tempo de mercado e mantém-se fluído, pese o facto de ter muitas apps instaladas para testar e usar nalguns casos, mas a falta de oferta de máquinas também limitador. Tudo isso é o que origina esta desconfiança, por parte de muitos players, neste sistema.

      Ele tem muita qualidade, mas ainda não deu cartas o suficiente. Percebe?

      1. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        +1. Concordo em pleno.

      2. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Muito bom.

      3. Avatar de Luis
        Luis

        Boa tarde ,Sr Vitor ,o problema das criticas ao WM\WP ,é que 90% delas é feita por pessoas que nunca usaram o sistema.Nós podemos falar mal ou bem de coisas que já usamos ,agora falar mal porque empranhamos pelos ouvidos é que não deve acontecer ,mas em relação ao Windows ,é o pão nosso de cada dia .

      4. Avatar de Sergio
        Sergio

        Faço uma vénia a este comentário _O_

    4. Avatar de José
  14. Avatar de Francisco
    Francisco

    não é por causa de um medíocre joguinho que vou largar o meu w10m, tirando o SO IOS este sistema é muito mais fluido e sem bugs que constantemente assombra os androids, isto claro é a minha opinião que já trabalhei com os três.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mais outro fanático. Qualquer dia está a dzer: não é por causa de um simples dialer que vou largar o meu w10m, não faço chamadas telefónicas, mas também quem é que precisa disso? 😛

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Olha que com tanta aplicações de chat, texto e vídeo esse dia de não ser necessário um dialer pode não demorar muito a acontecer!
        Já viste que mesmo no telefone quase sempre ligamos a determinada pessoa carregando no nome/fotografia em vez de marcar o número??? Curioso, não?

  15. Avatar de Tony
    Tony

    O problema naõ é o Windows Phone mas a Rovio:
    “Over the last few years, Rovio has hit a roadblock with their Angry Birds catalog. Once viewed as one of the biggest franchises in mobile gaming the company’s growth stalled in 2013. Since then, the company has laid off nearly 400 employees in two rounds of reorganization reducing their entire workforce by nearly 50 percent. The company recently reported its 2015 adjusted operating loss was 13 million euros ($14.75 million) compared to its peak of $77 million in profit for 2012.”

    1. Avatar de Tony
      Tony

      apesar de para mim o W10M ser o mais util preço/necessidades/qualidade, se eu fosse CEO da Rovio ou de outra empresa e o meu market fosse jogos, e não pudesse sustentar a app em todas as plataformas, também tomaria a mesma decisão sem dramatismos.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      O problema não é do pescador é dos peixes que não picam 😉

      1. Avatar de Tony
        Tony

        por isso o pescador está concentrado em pescar noutras águas

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          O problema é que as águas começam a estar saturadas de pescadores.

  16. Avatar de Tony
    Tony

    Definir o Angry Birds como “aplicações chave” é mais uma piada. É muito fixe é mas não é essencial.

  17. Avatar de Lumia 630 DS
    Lumia 630 DS

    Tetris, Super Mário, Snake(Nokia). Todos tiveram o seu tempo. O angry birds também tem o seu tempo, e a Microsoft também vive bem sem ele. Nao é disto que a MSFT tem como core. Alem disso tem uma coisa chamada X-BOX que integra todas as plataformas. Com jogos que “comem” angry birds ao pequeno-almoço.

    Boa pascoa

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Sim houve uma saturação do universo Agry Birds a culminar no filme, agora haverá outras novidades, e talvez um dia volte como revivalismo em talvez em VR ou AR, como os pokemons

    2. Avatar de José
      José

      Nem mais! Só as possibilidades que temo com a X-box one, 360 e PC, são cada vez melhores e com muito mais desafios! Quem ainda joga Angry Birds? Eu tenho isso em todo lado, não me lembro a ultima vez que lhe toquei!

  18. Avatar de Tony
    Tony

    A diferença entre a Microsoft e a Apple e compreensível é que o mercado dos mobile se tremer, para a Microsoft é só mais um dia complicado, a Apple fica nervosa. O mesmo acontece com os users de W10M e iPhone, os primeiros a não ser estar a brincar com a situação, normalmente têm uma atitude tanto faz, os segundos denominados ficam irritados.

  19. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu jogo ao Angry Birds Transformers em Android claro…

  20. Avatar de Luis Sa
    Luis Sa

    Eu costumo dizer que o W10M é para Homens.
    Aqueles indivíduos que usam o telemóvel para a função que realmente foi criado.
    Nisso é implacável o W10M.
    Rápido e eficiente a realizar pesquisas, a tirar fotos com muita qualidade e no que diz respeito a APPS , se pensarem bem não sao precisas muitas porque podem fazer tudo com os browsers já que 90% dos sites têm optimização para mobile que até gastam menos dados.
    De resto este SO já traz tudo o que precisamos no mosso dia a dia.
    Agora fazem uma festa quando alguém sai da plataforma! Eu encho-me de rir é quando tenho o meu 1520 ao lado de um S7 ou Iphone 6s a lerem os mesmos ficheiros e o meu segue sem crashs e outros até param para lerem o vídeo ou um Pdf!
    Mas para não prolongar mais o assunto fico por aqui.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      +1
      mas até daria para prolongar muito o assunto

      é verdade que as vezes sinto falta de uma ou outra app nao essencial para experimentar, daquelas que se usa 2 ou 3 vezes por curiosidade. mas o essencial é mesmo o sistema operativo e as apps que se usam 90% das vezes

      1. Avatar de irlm
        irlm

        Grande resposta +1

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      +1 E uma coisa já foi muito referida é o tempo útil de duração dos aparelhos com W10M, ou seja:
      quem tinha WindowsPhone 8.1 ou agora W10M, não precisa de mudar de equipamento a cada 2 anos por este ficar lento. Simplemente nunca fica lento, mesmo com as atualizações ao estilo do Windows que costumamos receber pata manter o SO super atualizado”. A fragmentação de versões que existem neste SO não tem comparação com a que existe por exemplo no Android. O ponto negativo desta situação, é que as vendas não sobem porque quem já tem um modelo recente, regra geral não precisa de comprar outro nos próximos 2 a 5 anos. Nos android que tive, a cada atualização das apps iam morrendo de lentidão. Fartei-me. W10W para trabalho é imabtível.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mas a verdade é que o meu Lumia 535 aguenta com as mais de 200 apps instaladas (entre sdcard e memória interna)

      Já o meu tablet recente da Lenovo borra-se a partir das 25/30 no android… e mais não digo.

    4. Avatar de Luis
      Luis

      Nem diga uma coisa dessas ,o WM10 está moribundo .Para o meu L640 já comprei uma capa em forma de caixão ,quando o SO morrer é só chamar o padre e fazer o enterro .
      Neste mundo mais vale cair em graça do que ser engraçado .

    5. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      “Eu costumo dizer que o W10M é para Homens.
      Aqueles indivíduos que usam o telemóvel para a função que realmente foi criado.”

      – Fazer chamadas telefónicas, portanto.

      1. Avatar de Luis Sa
        Luis Sa

        Tens que acabar a escola, porque acho que não sabes ler.
        Ou então estavas com tanta fome que comeste o texto!
        Ah!
        Ja sei o que foi, no teu iphone não apareceu o texto por completo devido ao pequeno ecrã de 3,5′.

    6. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O meu iPhone não engasga ao ver vídeos…

      1. Avatar de Luis Sa
        Luis Sa

        Tens a certeza?
        Olha que podes ficar mal visto e depois….ah culpas a rede porque tem falhas…
        Se calhar devias ter cuidado com as afirmações que fazes, pois nos vídeos full hd o teu iphone até treme. Seja ele qual for.

  21. Avatar de pedro
    pedro

    Sou utilizador de dispositivos android mas devo dizer que a perda de diversidade é sempre mau e o abandono da Rovio é mais um sintoma da bipolarização (Ios e android). Recentemente adquiri numa grande superfície um tablet dos mais baratos para uma criança( apenas para ver desenhos animados no you tube e jogos básicos) e passado dias estava quase inutilizável devido a malware ( aparentemente de origem chinesa a exibir publicidade e solicitar instalações de mais aplicações duvidosas). Nem com antivirus nem repondo as definições de fábrica e desligando a reposição de backup da google consigo recuperá-lo porque volta a instalar malware assim que é ligado ao wifi. Instalar outra ROM também parece difícil porque não encontro uma que o suporte. Fico na dúvida se o malware já vinha de fábrica porque tinha configurado o tablet para não instalar aplicações de fontes desconhecidas, mas acho muito mau que um dispositivo fique irrecuperável desta maneira. Estas e outras levam-me a lamentar a falta de concorrência, porque convenhamos a Apple não tem dispositivos a preços acessíveis e estranhamente a MS não tem conseguido entrar neste mercado.

  22. Avatar de PPrates
    PPrates

    W10M = sistema para trabalhar.
    Android e IOS = sistemas para mandar emojis e brigar com apps que so são utilizadas 1 ou 2 vezes.
    Não é a mandar emojis que o país anda para a frente.
    Abraço.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Que tipo de trabalho fazes com o W10M?
      Edição de vídeo? Edição de fotografia? Software de gestão?

      1. Avatar de Luis Sa
        Luis Sa

        Então e diz-me lá que programas usas para edição de video usas na tua maquina fantástica?
        Usas o CS6?
        Esse realmente não tenho no W10M porque para o básico temos.
        Agora, software de gestão apenas tenho conhecimento do office e das ferramentas que dele podemos usufruir.
        Mas para isso temos os tablets que existem para isso mesmo.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sim. Faz tudo isso e ainda mais 🙂

      3. Avatar de PPrates
        PPrates

        So não trabalho com AutoCad como no pc, porque não é pc. Mas é quase igual.
        Abraço

    2. Avatar de pedro
      pedro

      Concordo. Nunca usei Apple, mas a maior parte das aplicações android são más, instáveis a ponto de serem inúteis e por vezes com o único propósito de chatear o utilizador e vender adware . Há muito lixo que simplesmente nem devia estar na respetiva loja. Geralmente quando preciso de usar uma aplicação android em contexto de trabalho para abrir um documento ou tomar notas, crasha constantemente. Ás vezes parece que só o email funciona decentemente.
      Não entendo como a MS perdeu a oportunidade de ganhar quota nos dispositivos móveis porque o android ainda está longe de ser uma plataforma madura e estável e em vez disso tornou-se num caos com aplicações escritas por amadores e a correr em hardware tão diversificado que torna quase impossível estabelecer padrões de experiência de utilização aceitáveis. Por estes motivos, o meu próximo smartphone será muito provávelmente um Lumia

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        HEHHEHEHEHHE! A maior parte? Quantas, dos milhões, de aplicações já testaste?

        Viva o rigor, fica sempre bem num comentário dar ares doutos e atirar sentenças absolutas!

        Tirando os velhinhos Ericson e Nokia só conheço Android. Tenho uma opinião diametralmente diferente da tua. Há aplicações más para Android? Há! Aplicações muito boas para Adroid? Há.

        Cada um usa as que gosta e/ou as que lhe convém! Tens alguma coisa contra isso?

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Não estou a dar sentenças. Estou a dar uma opinião e julgo que a liberdade de expressão me permite fazê-lo. Registo com agrado que apesar da agressividade da resposta não consegui rebater os meus argumentos. E já experimentei muitas centenas de aplicações e mesmo assim não consigo ter boa experiência de utilização exceto talvez em 5 ou 6 realmente boas . que mantenho. Eu falo da minha experiência e das vezes que precisei de usar alguma aplicação ( obrir pdf, tomar notas ou até mesmo tirar uma foto geolocalizada) houve muitas vezes que não consegui porque a aplicação que usei crashava ou tornava-se lenta). Ainda bem que o Jorge está contente com o seu android mas isso não me impede ( estando insatisfeito) de procurar alternativas. Sugiro que modere a agressividade nos comentários porque além de não nos conhecermos não estamos num tasco encostados ao balcão a beber minis mas sim num espaço público onde cada um é livre de comentar.

    3. Avatar de Sum Ting Wong
      Sum Ting Wong

      Correção: W10M = sistema ótimo para trabalhar, um pouco limitado em entretenimento. Muito mal aproveitado.
      iOS = sistema para trabalhar, e boa plataforma de entretenimento.
      Android = pau para toda a obra, mestre em nada. Plataforma “aberta” para poderes alterar como quiseres, tendo conhecimentos para isso.
      Não há sistemas perfeitos, apenas aqueles que se adaptam melhor a cada utilizador. E com isso, o mundo anda para a frente.

      Não precisas agradecer, grato por poder ajudar.

  23. Avatar de RDastr
    RDastr

    Alguem quer um lumia? com um ano e três meses, a bateria dura 3dias, bem estimado, sempre com capa, nunca tive a oportunidade de fazer root ou apanhar virus, ou de instalar o chrome.

  24. Avatar de Tony
    Tony

    off the record: “Windows Phone to Get Official Fantasy Premier League App”
    significa para mim o mesmo que a “saida” do Angry Birds do WP

    1. Avatar de Tony
      Tony

      qual a novidade? já se sabe deste caminho ha meses
      e penso que toda a gente percebeu que vai ficar unicamente com o software W10M e no maximo um flagship talvez Surface

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Alguém disse que era novidade?
        Não necessitas de ficar abespinhado! Tem calma, hoje já contestaste o suficiente que justifique o ordenado, por hoje estás dispensado!

        1. Avatar de tony
          tony

          Que nunca te faltem jogos Jorge! Sim descanso bem merecido 🙂

  25. Avatar de Paulo Alex
    Paulo Alex

    Aproveitando esta notícia e ao ler os constantes ataques ao WP, digo, tenho um iPhone, dado pela empresa claro. Faço uso diário…e digo, encontro vários e vários bugs.
    Falando da lentidão, da fraca fluidez e nos constantes bloqueios a abrir as “mensagens” O_o !
    Fico com o ecrã a preto e voilá, tenho que carregar no Menu novamente para abrir qualquer coisa.

    Contra factos não há argumentos, os programadores dedicam-se muito mais a criar algo para o iOS ou para o Android, porquê? Simples é onde há mais “procura”!
    Se em SO de desktops o Windows dá 10 a 0 a qualquer outro SO a nível de “Oferta de Programas” pois existem em maior número…o mesmo aplica-se ao universo de Smartphones.

  26. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Flightradar24 também já era… uma baixa de peso infelizmente.

  27. Avatar de Jorge
    Jorge

    Alguém disse que era novidade?
    Não necessitas de ficar abespinhado! Tem calma, hoje já contestaste o suficiente que justifique o ordenado!