5 motivos para não actualizar já para o Windows 10

225 Comentários

O Windows 10 chega já dia 29 de Julho e a ansiedade dos utilizadores em ter esta versão do Windows a correr no seu PC aumenta.

Como temos referido ao longo de vários artigos, esta nova versão do sistema operativo mais popular do mundo está mais intuitiva, voltou a integrar o menu iniciar que agora está mais abrangente e ao nível da segurança este promete ser um sistema menos vulnerável.

Mas será que devem actualizar já o vosso sistema para o Windows 10? Aqui ficam 5 motivos para não o fazer (já)?

windows-10-hero-roxo-thumbnail


Ao longo de vários meses mostrámos algumas das funcionalidades e alterações que estarão presentes no novo Windows 10. Razões não faltam para actualizar o nosso windows para a nova versão (10 razões para fazer a actualização para o Windows 10) mas hoje deixamos aqui 5 motivos para não actualizar já para o Windows 10.

1) Falhas/vulnerabilidades iniciais

Apesar da política da Microsoft ter mudado, tendo dado a possibilidade dos utilizadores testarem várias versões de testes do Windows 10 e assim terem ajudado no desenvolvimento de um sistema com um menor número de falhas, haverá certamente algumas funcionalidades a serem afinadas e bugs/vulnerabilidades detectados.

w10

2) Falta de drivers/Suporte para apps

Para quem tem máquinas mais antigas poderá ter alguns problemas ao nível da compatibilidade de alguns componentes com o sistema pela falta de drivers. Se tem algum equipamento mais antigo, faça uma pesquisa para verificar se o mesmo tem suporte ou funciona correctamente nesta nova versão do Windows.

Além dos drivers deve também verificar se tem alguma algum tipo de software que seja incompatível com o Windows 10 (Há sempre o modo de compatibilidade mas… só testando).

pos

3) Requisitos mínimos

Será que a sua máquina tem os requisitos mínimos necessários?

De acordo com a informação  da própria Microsoft, se os utilizadores conseguirem correr bem o Windows 8.1 não terão problemas de recursos para correr o Windows 10. Mas e se, por exemplo, pretendermos migrar de Windows 7 para Windows 10, será que a máquina terá capacidade para suportar esta última versão?

windows-10-install-setup

Os requisitos oficiais para correr o Windows 10 já foram revelados e estão publicados aqui. Na prático o utilizador apenas terá de ter uma máquina com:

  • CPU: 1 Ghz ou superior
  • RAM: 1 GB de memória (32-bits) e 2 GB (64-bits)
  • Espaço em Disco: 16GB ou mais
  • Placa Gráfica: Suporte para Microsoft DirectX 9com driver WDDM
  • Conta Microsoft e acesso à Internet

Ao nível do CPU, tal como acontecia com o Windows 8.1,  é importante referir também que o mesmo deverá suportar PAE, NX e SSE2, tal como é explicado aqui. Ou seja:

  • PAE – O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits;
  • NX – (Bit de processador NX) – permite ao processador proteger o PC contra ataques de malware;
  • SSE2 – Conjunto de instruções cada vez mais usado por aplicações e drivers de terceiros;

4) Windows Media Center não está disponível

Se é um fã do Windows Media Center fique a saber que o mesmo já não estará no Windows 10. A informação do fim do Windows Media Center surgiu durante a Build, através das palavras de um alto quadro da Microsoft, que confirmou que este software não irá transitar para o Windows 10. No entanto, há alternativas – ver aqui

windows_media_center_2

5) Actualizações de segurança do Vista, Windows 7 e Windows 8 disponíveis durante vários anos

Para quem apenas pensa mudar por questões de segurança, fique a saber que o Windows do Vista, Windows 7 e Windows 8/8.1 terão actualizações de segurança durante vários anos. O Windows 7 terá actualizações de segurança até Janeiro de 2020, o Windows 8 até Janeiro de 2023 e o Windows Vista terá até Abril de 2017… por isso não é preciso pressas.

WinMetrostartscreen

Estes são algumas dos motivos que deve reflectir sobre uma possível actualização para o Windows 10 já nos primeiros dias.

Está a pensar actualizar já para o Windows 10?

Comentários

225

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fábio Paulino
    Fábio Paulino

    Para mim é sem dúvida upgrade no dia 29.
    Nenhuma dos motivos apresentados me afecta.
    Tenho a build nova instalada no meu laptop e só tenho a dizer bem, nao tenho encontrado nenhuns bugs prejudiciais face ao benificio que irá trazer.

    1. Avatar de Bruno Andrade
      Bruno Andrade

      Aqueles que se apegam ao medo da mudança não ajuda no desenvolvimento da humanidade, estou contigo man, instalock no btão atualizar dia 29, contando nos dedos!

      1. Avatar de ruy
        ruy

        “Aqueles que se apegam ao medo da mudança não ajuda no desenvolvimento da humanidade”

        Adorei a frase +1

        1. Avatar de Bruno C
          Bruno C

          Principalmente porque aqueles não ajudam em vez de ajuda será?

        2. Avatar de leo
          leo

          Comentário: 10
          Português: 1,75

          1. Avatar de Cruz
            Cruz

            isto n é nenhuma aula de portugues seu asrqu… deves ser professor sem emprego só pode. Bem tambem esotu ansioso pelo w10.

      2. Avatar de Joaquim Pedro
        Joaquim Pedro

        «Aqueles que se apegam ao medo da mudança não ajuda no desenvolvimento da humanidade»

        Ganda Che…!!! +1

        1. Avatar de rm
          rm

          “Aqueles que se apegam ao desenvolvimento da mudança, não ajudam o medo da humanidade” LOL

      3. Avatar de NobleAzoren
        NobleAzoren

        hahaha este fala como se isto fosse um passo para a humanidade. É um facto que o primeiro lançamento vai ter erros e cenas assim, sempre foi assim e sempre será. Quem não quer, não quer, quem quer muito bem. Conheço gente ainda com o XP apesar de já ter desaparecido, e não é por isso que a “humanidade” não avançou. Mas que esperar de alguém que usa o Che Guevara como avatar.

        1. Avatar de pedrostrik
          pedrostrik

          +1
          che guevara só é heroi para quem é ignorante, mas passando a esta noticia, o windows 10 tal como o W8.1 não me serve, visto que o pouco siftware que uso só funciona no Vista e no pesadissimo W7, daqui passo, até sair o primeiro service pack.
          Ainda por cima com a nova feature completamente absurda de actualizações automáticas obrigatórias, huh, a M$ apesar do que os ”fanboys” dizem por ai, está cada vez mais fechada em si….

    2. Avatar de kaka
      kaka

      É para continuar por muitos anos com windows 7 , para porcaria já chegou win8 … o win 7 e funcional e faz tudo que é preciso sem nada de porcarias e menus aleijados como no win8 …

      1. Avatar de NT
        NT

        Já tinha atirado esta posta de bacalhau antes…
        O Windows 10 vai ser bom, muuuuito bom! Porquê?
        Basta olhar para a história do windows.
        Windows 3.11 (primeiro a ter grande fatia de mercado internacional)- Bom
        Windows 95- Mau
        Windows 98/98se- Bom
        Windows me- Mau
        Windows XP- Bom
        Windows Vista- Mau
        Windows 7- Bom
        Windows 8- Mau
        Windows 10- ? só pode ser bom

        1. Avatar de hsilva
          hsilva

          E o windows 2000???

          1. Avatar de Leonardo
            Leonardo

            haha tiraria a ordem que precisamos para a teoria funcionar.

          2. Avatar de lol
            lol

            o windows 2000 e o millenium sao o mesmo. apenas um é mais para uso domestico e o outro é tipo o windows pro. mais para empresas

          3. Avatar de JmanPT
            JmanPT

            What???? São o mesmo???? Não me parece. É que não têm absolutamente nada a ver.

          4. Avatar de NT
            NT

            Como o windows 2000 foi a nível profissional era raro haver PC para uso doméstico com isso… Para isso também podes dizer e o NT? E o 2003… E o 2008…

        2. Avatar de hsilva
          hsilva

          La se foi a teoria 🙂

          1. Avatar de Alessandro
            Alessandro

            Windows 95 mau ? Maior revolução do Windows de todos os tempos.

          2. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            O Windows 98 foi uma lufada de ar fresco….

          3. Avatar de JmanPT
            JmanPT

            Isso foi mais o W95 do que o W98…

        3. Avatar de Rijodel
          Rijodel

          E o Windows Milleniun

        4. Avatar de Joao
          Joao

          o XP quando saiu foi muito mau, só passados alguns anos é que chegou a bom.

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            O XP foi uma lufada de ar fresco contra o Win Me como o 98SE foi contra o 95…

          2. Avatar de Xavier
            Xavier

            O 98SE foi uma lufada contra o 98… o 95 e o 98 eram famoso por telas azuis

        5. Avatar de erre
          erre

          e o windows 8 é/foi mau porquê? porque houve mudança do paradigma dos SO’s de desktop da microsoft?

          pfavor.

          1. Avatar de NT
            NT

            E desligar o ecran antes de encerrar, depois o pessoal fecha a tampa do portátil e o computador fica bloqueado? E actualizações que fazem com que o sistema não arranque? E não falo só por mim, dou assistência numa loja que vende/repara pc’s sei do que estou a falar.
            Quanto à mudança, adorei. Acho que já chega mais do mesmo.

        6. Avatar de Tiago
          Tiago

          Windows 8 é o melhor windows ate hoje.

          1. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            vou só perguntar se nasceste ontem, ou se em toda a tua vida só mexeste em windows 8.. para fazeres tal afirmação.

          2. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            vou só perguntar se nasceste ontem, ou se em toda a tua vida só mexeste em windows 8.. para fazeres tal afirmação.

          3. Avatar de Carlos
            Carlos

            Uso Windows desde o 98…. e concordo com o Tiago.
            O 8 é o melhor até hoje, também na minha opinião. Cada um terá as suas razões e opiniões… mas pela minha experiência, sim foi o melhor. E estou ansioso pelo dia 29. Mal apareça a notificação… é para clicar 🙂

          4. Avatar de José Coelho
            José Coelho

            Para Trabalhar prefiro o 7 para lazer o 8.1

          5. Avatar de Joaquim Pedro
            Joaquim Pedro

            Ó Jorge Rodrigues, eu não nasci ontem… Nasci no tempo em que deu para começar a trabalhar com a primeira versão do Win a P/B até à 10 (modo virtual) e tendo sido muito, mas mesmo muito relutante em passar do 7 para o 8 (8.1), acabei por adoptá-lo como uma das melhores versões desde o nascimento do Win 1.0. Quanto ao 109… veremos o que a casa vai gastar…

          6. Avatar de Tiago Ferreira
            Tiago Ferreira

            Concordo plenamente. Como técnico de informática e conhecendo todos os Windows desde a versão 3.0 até aos dias de hoje, o Windows 8 e depois afinado no 8.1 foi sem dúvida o melhor OS feito pela Microsoft, mas sem dúvida o Windows 10 muito melhor.

          7. Avatar de JBC
            JBC

            100% de acordo, embora ainda não conheça o windows 10.

          8. Avatar de Agostinho
            Agostinho

            Usei todos e definitivamente o 8 é o melhor

          9. Avatar de pedrostrik
            pedrostrik

            o windows 8 é o melhor para tablets, para trabalho é do género , seu programa é incompativel com esta versão do windows, blablabla, portanto como se tem vindo a dizer se é incompativel para programas profissionais de trabalho, que para fazer o upgrade dos mesmos 2500€ não chega é passar, assim como o W10 será a mesma coisa .
            Para navegar na net aka lazer qualquer ipad ou tablet android funciona 1000 vezes melhor que a caca do W8 ou W8.1.

          10. Avatar de Dennis
            Dennis

            W8 para portátil é rápido, bonito e tal… mas depois para rede wlan falha muitas vezes. Instalar nova ROM para meu telemóvel não podia por causa de certificados ou algo de género. E o meu portátil veio com W8. O menu principal estragou tudo, menu do wlan não dá jeito nenhum, aplicações do W8 como calculadora, PDF reader abre numa janela a parte, quase noutro Windows, que jeito é esse? Ao menos o w10 já dizem que vão corrigir isso tudo.

        7. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          o win95 foi mau?? foi só o sistema operativo que deu a fama à microsoft e permitiu colocar um pc em cada casa, uma loucura na altura mas provavelmente quem escreveu já nem é desse tempo. 95-bom 98-mau 98se-bom

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            Porra chego eu aqui e já há guerra para ver qual o pior/ melhor sistema operativo…não existe tal coisa
            É tudo uma questão de preferência, conheço gente a usar Windows Vista, eu tambem não gosto, mas desde que satisfaça as necessidades do utilizador, quem sou eu para o contrariar…

            Claro que para quem usa a tecnologia a sério, isso já é outra história

        8. Avatar de Pionez
          Pionez

          Mau porquê? Porque não tem um menu iniciar?

        9. Avatar de ramon
          ramon

          Vão vir charters de chineses.

        10. Avatar de amelio juliano
          amelio juliano

          Voce esqueceu do Windows 8.1

    3. Avatar de João Zé
      João Zé

      As minha loja e aplicaçoes nao funcionam porquê ? Passei do win 8.1 para o 10 !

      1. Avatar de Pegasus
        Pegasus

        Irmão eu nem consigo usar o Mozilla, o Chrome e o Torrent, etc. Parece que somos os “azarados”.

  2. Avatar de metoo
    metoo

    ja tou na 10240 drivers todos instaladinhos no problem

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Eu também haahha e com uma gráfica sem driver da amd para o 8.1 hahaha
      So me pergunto quem ainda é que usa o media center haha

    2. Avatar de António
      António

      Instalei 10240, não arrependo nenhum, eu amei, claro que tem uns bugs, mas não vejo nada ^^

      1. Avatar de Batman
        Batman

        Bruno tenho um notebook com driver gráfico AMD incompatível com o Win 8.1. Estou usando W7 no momento. Estou com receio de atualizar por causa disso. você pode me afirmar que tem chance deste driver funcionar no W10 assim como NÃO funciona no W8.1? Quando não está ativa o notebook fica muito pior em termos de desempenho gráfico obviamente e ainda por cima sobrecarrega muito o uso do processador.

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Os pontos 2 e 3 não fazem o menor sentido. A app de reserva do windows 10 já faz esse tipo de verificações e as atualizações estão pensadas não só para windows 8.1 mas também para windows 7, logo não se percebem esses dois pontos. Quanto ao ponto 4: não houve já artigos vossos com sugestões para substituição? Então agora voltou a ser problemático? Ponto 5: sempre assim foi e o Linux também é assim, porque é que para o Windows 10 isso já é factor impeditivo?
    Portanto meus amigos, se há ponto válido, tem de ser o 1º, o resto é só encher chouriços.

  4. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Nada é perfeito, mas… Windows media center já estava um pouco morto não?! poucas pessoas o utilizavam nos últimos anos, eu mal espero pelo dia 29 para ter a atualização ) utilizo e gosto do w8.1 da sua velocidade mas o w10 ficou melhor ainda pelo que tenho visto e testado

  5. Avatar de Bob
    Bob

    O utilizador comum, deve ter cautela….

    É preferível deixar ir os beta testers em massa, e depois fazer o upgrade. Não é o fim do mundo.
    Mas, como o update que introduziu o fantástico icone que tantos clientes me falaram, e que queriam o windows 10 já e tal…….. vem ai bastante trabalho 🙂

    1. Avatar de TOTILMAN
      TOTILMAN

      Não esperes muito senão acaba o tempo de suporte dado pela Microsoft e já lançaram o w11 😀

  6. Avatar de night
    night

    esqueceram de falar da compatibilidade dos jogos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa, era um ponto que se poderia acrescentar. Os gamers andam ansiosos para validar a performance 😀

    2. Avatar de erre
      erre

      a não ser que sejam jogos DOS/win95/98/xp não deve haver espiga, mas muito pouca gente joga diariamente esse tipo de jogos..

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Eu jogo,cuidadinho xD

    3. Avatar de Nokia 3310
      Nokia 3310

      jogo com a grafica onboard (porque a outra esta a reparar)
      com a ultima build do win10 e jogo LoL a 90 fps e HoS 60 FPS e Hearstone não sei a quantos,
      os outros jogos não dá para a jogar (com grafica onboard)

  7. Avatar de Bob
    Bob

    Acrescento,
    Experimentei uma insider build há 2 semanas, num Lenovo gama empresarial, e não havia nada para o windows 10. O básico do pc dava, mas queria era testar já o “deploy” em parte da rede.
    Hoje estava a preparar um PC, e o Lenovo Update já está disponível para Windows 10.

    Nada como dar um tempo 🙂

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Qual era o Lenovo? Funciona muito bem no X1 Carbon, W530, W540, Twist e T420 ou T430. Qual é o modelo em que testaste?

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Boas,
        Testei num E540. Detectou praticamente tudo, e estava funcional.
        Mas, era para testar já o “deploy” numa parte da empresa, e queria testar os drivers da Lenovo. Ainda nem tinha o Lenovo update para o 10. Ontem já tinham disponível.
        Vou ter de voltar a testar, mas a única razão para migrar já alguns postos, é por se desenvolver software aqui. Senão nunca me atiro de cabeça logo que sai 🙂

        1. Avatar de JmanPT
          JmanPT

          Já agora como é que estas a pensar efetuar o deploy disso na empresa? WDS? MDT? SCCM?

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Segundo esse artigo isso é só no Technical Preview… e removem essa recolha de informação toda na versão final, por exemplo. Mas isso é o que diz o artigo porque a realidade que nos apresentam deve estar bem distorcida. É o preço do progresso…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Além de ser só do Technical Preview, pode ser facilmente desligado, mesmo na instalação do Sistema.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Hombre, leste o artigo ao menos antes de o postar aqui?

      A não ser que estejas a pensar instalar a primeira Technical Preview (que já nem está disponível em nenhum site da Microsoft) e tirando o facto da Cortana, que nem sequer está disponível em Portugal, enviar o que se lhe diz para a Microsoft, coisa que tanto a Siri como o Google Now também fazem sem que isso seja um problema, nenhuma outra funcionalidade que analisa como o Windows é utilizado existe na versão RTM — exceto se a tiveres obtido por seres um Insider e continuares a ser, coisa a que não és obrigado.

  8. Avatar de Cesar Gomes
    Cesar Gomes

    Wow. São todos uma possibilidade mas a maioria são pouco prováveis lol também pode dar um BSOD mal instalas mas é pouco provável lol. Eu explico:
    1)”haverá certamente algumas funcionalidades a serem afinadas e bugs/vulnerabilidades detectados.”. Vocês não sabem disso. Como podem dizer certamente? Ou melhor, bugs há sempre! Em qualquer software. Ser mais vulnerável que o Windows 8/7, é pouco provável. Não estamos a falar de uma nova Kernel ou algo assim do género. É uma grande mudança, mas a segurança será muito provavelmente melhor que o Windows 8.1!
    2)”Falta de drivers/Suporte para apps. “O Windows 10 ainda nem saiu e a maioria das pessoas já diz que suporta a maioria das drivers que usa. Principalmente se as drivers já existirem para o Windows 8. E cada vez mais saem noticias de empresas tipo Nvidia e AMD a lançarem drivers para Windows 10 sem sequer ter saído o Win10.
    3)”Requisitos mínimos.” Os requisitos mínimos do Windows 10 são exatamente os mesmos que o Windows 7! E o Windows 7 já saiu à 2009. Se não tinhas uma máquinas preparada para o Windows 7 é um bocado obvio que não vais ter uma máquina para sistemas operativos superiores. E se ainda tiveres Windows XP e abaixo (porque o vista é ainda pior que Windows 7 em requisitos) então as outras razões tipo vulnerabilidades não fazem sentido!
    4)”Windows Media Center não está disponível.” Ok. Pessoalmente não é importante, mas ok, é uma razão válida.
    5)”Actualizações de segurança do Vista, Windows 7 e Windows 8 disponíveis durante vários anos”. Isto não é uma razão dado que o Windows 10 vai ter suporte por ainda mais anos que estes, por isso não faz lá muito sentido.

    Não sou contra mostrarem motivos para não atualizar, mas ao menos arranjem razões mais “próprias”! Exemplos: Inconsistência no UI do Windows 10, com settings e com painel de controlo que tem as mesmas funções, a barra de hamburger não funcionar da mesma maneira em todos as aplicações, não poderes controlar as atualizações do Windows na versão Home, só poderes instalar até 10 dispositivos cada aplicação, o UI para touch poder não ser tão bom como era no Windows 8, coisas assim deste género.

  9. Avatar de Sandro
    Sandro

    Mas quem é que é fã do Windows Media Center? Aliás… a quem é que aquilo serviu desde que foi criado? xD

    1. Avatar de TOTILMAN
      TOTILMAN

      Eu uso e muito!!
      Para quê ter de instalar soft de terceiros quando se tem um incluído no Windows 100% estável??

      1. Avatar de Agostinho
        Agostinho

        Simples, porque ter um Mercedes em vez de um fiat uno?

    2. Avatar de Ângelo Abreia
      Ângelo Abreia

      Eu uso de vez em quando pois o meu portátil tem recetor de TV/DTV integrado, e o único software que vinha para ver TV é o Windows Media Center.. Logo é uma funcionalidade que perco do portátil, se há alternativas, deve haver mas esta solução estava perfeita

    3. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Realmente.

      A coisa mais inútil, pelo menos para o utilizador experiente.

    4. Avatar de Pedro Pinto

      @Sandro, há sempre quem use. E depois o WMC foi um dos primeiros.

    5. Avatar de Jose
      Jose

      Eu uso! Tenho a Xbox360, e tem servido para o que se propôs fazer. Há melhores? Há mas na One tenho o Plex que é pago e não me agrada.

  10. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    Microsoft Windows [Version 10.0.10240], com drivers instalados e todas as aplicações que utilizava em W7/8. A funcionar a 100%!

  11. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Ontem eram 10 motivos a favor hoje são 5 contra.
    Decidam-se LOL

    1. Avatar de Xico Fininho
      Xico Fininho

      São os chamados pros e contras.

      Eu prefiro manter-me no 7 e esperar para ver, mas vem sempre alguém dizer que sou pre histórico e bla bla bla

      1. Avatar de TOTILMAN
        TOTILMAN

        Para lazer e no dia a dia uso o 8.1 mas a nível profissional ainda uso o XP.
        Sou mais pré-histórico 😛

        1. Avatar de JmanPT
          JmanPT

          Porquê ainda o XP a nível profissional?

          1. Avatar de TOTILMAN
            TOTILMAN

            Incompatibilidades do soft de trabalho com versões do win mais recentes.
            Razão de não haver suporte ao soft para atualização. Dai a não se conseguir/dever mexer para não se estragar o que esta a funcionar 😉

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Provavelmente porque trabalha numa empresa onde não se deram ao trabalho de o atualizar para algo mais recente…

            Só espero que não seja uma empresa do setores financeiro ou segurador, mas já tendo trabalhado em algumas, nunca fiando.

          3. Avatar de pedrostrik
            pedrostrik

            aqui os do costume que devem ter 100% software pirata a defenderem a M$ e os seus mais recentes SO’s, típico dos tugas que nem sabem que em alguns sectores empresariais uma única licença de um software pode custar 5000€ para cima e as suas actualizações 2500€. Devem usar o pc exclusivamente para lazer ou mais concretamente jogar e só vêm para aqui mandar postas de pescada.
            EXISTEM CENTENAS DE EMPRESAS com software a funcionar perfeitamente para versões XP, Vista e W7 e que não funcionam no W8 ou W8.1 , e muitas dessas empresas ponderam mudar um dia mas de SO , pois estão fartas de investir a seco à conta da multi milionária M$.
            Eu escrevo por mim próprio que uso o autocad original de 2004, com muito lisp e mais um software especifico de projectos de construção civil e que me funciona completamente a 100% (investi na altura cerca de 8000€). ^Quando experimentei os autocads 2006 , 2008 e por ai fora não vi nada que me melhorasse a performance de trabalho e portanto deixei-me estar com o meu mais que levezinho cad 2004 e com os meus lisps ainda hoje faço muito mais do que as ultimas versões do mesmo. Para terem a noção , se eu fizesse os updates todos aos meus 2 softwares, 10000€ não chegavam e em termos profissionais tinha ganho 0,1% de melhorias para o meu dia a dia, e sabem a vida está difícil e 10000€ é muito dinheiro.
            Para concluir; desconfio que muito ”expert” e fanboy da treta que escreve aqui nunca tenha investido sequer num programa original.
            Portanto não opinem sobre empresas porque nota-se que não fazem a mínima ideia do que falam.

      2. Avatar de Felippe
        Felippe

        pre histórico nada é bom manter o windows 7 atualizado

    2. Avatar de Alves
      Alves

      Depende das origens de onde o Pedro Pinto tirou os artigos.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Origem? Dos milhares de opiniões dos leitores.
        Os 10 motivos eram os da Microsoft 😀

  12. Avatar de SnapDi
    SnapDi

    Eu mudo no dia que a Microsoft enviar para o meu WindowsUpdate.

  13. Avatar de irlm
    irlm

    Antivirus não compativeis com Norton e Kaspessky 2015

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Não percebi bem, mas… se estás a falar de incompatibilidade com antivírus, pelo menos a Norton tem já uma versão (22.5.0.x) compatível com o Windows 10 há uns meses atrás (2 meses para aí).

  14. Avatar de Fábio Costa
    Fábio Costa

    A 1a pode fazer sentido, agora as outras lol

  15. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    É preciso “Conta Microsoft” para quê?

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Para muita coisa! Mas se não usas a Loja do Windows para nada, ou se não queres certas definições sincronizadas e por aí, podes deixar a MSA de parte.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Do 8 para 8.1 tinha que ter conta Microsoft.

        1. Avatar de Catarino
          Catarino

          Basta quando ao pedir para criar a conta estar desligado da net e podes criar conta local sem necessitar de conta Microsoft.

        2. Avatar de Mikes
          Mikes

          Não é obrigatório ter conta. O windows 8.1 funciona na mesma sem conta mas não tens é serviços.
          Tenho um user secundario no meu Win8.1 sem conta MS e o Windows funciona normalmente.
          No Windows 10 é igual.

  16. Avatar de Mega
    Mega

    5 razões para actualizar então:
    1 – porque quero
    2 – porque sim
    3 – porque me apetece
    4 – podes crer
    5 – haters gonna hate windows10!

  17. Avatar de leoni
    leoni

    há houveram:
    10.000.000.000 motivos para não usar o windows;
    5 motivos para não atualizar para windows 3.11;
    5 motivos para não atualizar para windows 95;
    5 motivos para não atualizar para windows 98;
    5 motivos para não atualizar para windows 98SE;
    1.000.000 de motivos para não atualizar para windows ME;
    5 motivos para não atualizar para windows XP;
    1.000.000 motivos para não atualizar para windows Vista;
    5 motivos para não atualizar para windows 7;
    5 motivos para não atualizar para windows 8;
    5 motivos para não atualizar para windows 8.1;
    e agora 5 motivos para não atualizar para windows 10;

    sabe qual o problema realmente? Com exceção do ME e Vista os motivos são subjetivos. Minha opinião.

    1. Avatar de Eduardo Roque
      Eduardo Roque

      Não houve qualquer motivo para evitar passar do
      – 95 para o 98
      – 98 para o 98SE
      – ME para o XP
      – Vista para 7
      – 8 para o 8.1

      todas essas passagens eram tranquilas e com bons motivos…

  18. Avatar de David
    David

    Tive o Windows 10 instalado durante 20 dias …. foi um sofrimento. Primeiro deixei de ter compatibilidade com jogos online. Segundo o sistema de actualização estava sempre empancado e consumia-me 50 % do CPU e 1,2 Gb de RAM. Terceiro não conseguia ter uma conta local e receber actualizações (ou seja, tinha que adicionar a minha conta @microsoft.com sempre que inicia-se o windows). Quarto notificações por todo o lado !!! sem poder escolher o que notificações queria receber ! Por fim, posso dizer que antes tinha o W8.1 e concluí que o melhor seria voltar para o W7 de origem. Aqui estou eu de volta aos meus jogos e para aqueles que vão dizer um computador é para trabalhar, sim o google chrome já não tem que empancar quando estou no facebook

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Hombre, como é que tiveste o Windows 10 instalado se ainda nem sequer foi lançado?

      E se instalaste uma das versões Technical Preview ou Insider Preview, qual parte de “Preview” e “não instale isto num PC que use para trabalhar no dia-a-dia” não percebeste?

    2. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      Hum… Estavas numa tech preview logo e normal que eles queiram a tua conta MS inserida no sistema. De resto pelo o que li, deves ter utilizado uma build anterior a esta mais recente e com um bocado de jeito uma daquelas da fast ring. Faz um favor a ti mesmo e não compares versões finais a betas…

    3. Avatar de Agostinho
      Agostinho

      Eu usei uma tech preview e o único problema chato que tive foi o LoL parar de funcionar após uma patch de resto nem tenho que me queixar e isso já foi há uns…4meses talvez, mas deu para perceber que seria instalado no mesmo dia que saisse!

  19. Avatar de Clevo P177SM-A
    Clevo P177SM-A

    O meu único receio é os drivers / apps da Clevo, de resto o update é para se fazer no dia 29 sem duvida nenhuma.

  20. Avatar de 1berto
    1berto

    Eu só não mudo já, porque dia 29 vai ser mais fácil atualizar, senão metia-me já a instalar nos computadores a build 10240.

  21. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu concordo com o que é dito no post e não irei fazer actualização para o windows 10. Mesmo eu que tenho o Windows 7 e este tem 7 anos de existência e ainda tem bug´s pequeninos
    Muita malta vai pelas modas e depois estão todos as horas agarrados a um fórum a criticar o Windows 10.
    Eu tenho o Windows 10 numa partição de disco, mas só para ver o que vai acontecer de melhor e pior, de resto utilizo o 7 e gosto muito

  22. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Desses motivos todos, o único valido é o 1º. E mesmo assim, qual é o mal? Se serão lançados os updates e correções.

    Se por com esse argumento, só devemos instalar quando sair um SP1? -.-”

    PS: Isto não é Windows Server, onde demos esperar sempre pelo R2. xD

  23. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    No meu entendimento, o que falta esclarecer é quanto é que vai custar a utilização do Windows 10, findo o prazo de um ano da actualização gratuita para os consumidores domésticos que estejam a usar o Win 7, o Win 8 e o 8.1 e que queiram passar para o 10. Uns dizem que quem aproveitar a borla, nunca pagará nada. Outros dizem que a borla é só pelo upgrade para saltar de um Windows anterior para o 10, e pelo período de um ano, após o que será necessário ou comprar ou subscrever um plano mensal para continuar a usar o windows 10. E esta segunda opinião, para mim, faz algum sentido, considerando que, algo enigmaticamente, a Microsoft diz que o Windows 10 é também “um novo modelo de negócio”. Ao invés de lançarem periodicamente novas versões do Windows, o 10 será a derradeira versão, passando a ser permanentemente actualizada e melhorada. E agora pergunto: Então acham que a Microsoft vai trabalhar à borla?

    1. Avatar de Fábio Paulino
      Fábio Paulino

      1 ano de upgrade gratuito. Se fizerem upgrade, o windows 10 continua activo após o 1 ano, mas quando formatar ou remover o windows 10 perderá esse acesso.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Errado! Quando formatar não perde o Win10! Eventualmente só perdera a licença do Win10, se a mesma for daquelas licenças registadas no hardware.

    2. Avatar de Edgar Ferreira
      Edgar Ferreira

      Jorge, o Windows 10 é grátis para sempre para quem atualizar no espaço de um ano. Só há confusão para quem não quer pesquisar ou anda a espalhar boatos de propósito.
      Há fontes oficiais da Microsoft a confirmar isto. Procura…

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Nem merecias resposta

    4. Avatar de Necroman
      Necroman

      Apesar de se querer complicar onde não existe nada de complicado, eis a explicação oficial e definitiva:
      1. A utilização do Windows é gratuita. A própria atualização é gratuita, durante o primeiro ano, para os utilizadores que têm 7 e 8.1. E a utilização é grátis para sempre.
      2. Para quem achar que possa ser uma armadilha, como alguns dizem, fica a saber que não corres risco nenhum: podes sempre voltar a instalar e usar o teu SO anterior.
      3. Fala-se no Windows como um serviço devido à forma como é atualizado e mais concretamente como são adicionadas melhorias e novas funcionalidades. Assim, em vez de ser lançada uma nova versão, este Windows será atualizado com novas tecnologias pelo mesmo método que são lançadas atualizações de segurança, o Windows Update.
      4. Repara que não é a aquisição de licenças diretamente pelo consumidor que traz o dinheiro à Microsoft, mas sim a aquisição das licenças pelos clientes empresariais e pelos OEM, que são os fabricantes de PC’s e outros dispositivos que correm Windows. E isso vai continuar a acontecer com este Windows.
      5. O limite da licença de utilização do Windows é definido pela duração do dispositivo, tal como já acontecia antes. Apenas as licenças BOX podem ser instaladas e usadas em mais que um PC, as licenças associadas ao dispositivo que compras com Windows só podem ser usadas nesses dispositivos e durante o tempo de vida desse dispositivo.
      6. Apesar de não haver nenhuma indicação nesse sentido, credito que no futuro, novas funcionalidades possam ter que ser opcionalmente adquiridas, mas isso acontece igualmente com o hardware. Se queres usar Windows Hello precisas de uma câmara que suporte, para usar bitlocker por hardware, tens que ter hardware que suporte, se quiseres um sistema de som 7.1 tens de ter uma placa de som e colunas que suportem.
      Resumindo a tua dúvida em relação Windows como um serviço, interpreta isso apenas nas atualizações, como sempre aconteceu (o Windows Update é um serviço) com a grande vantagem de que no futuro não são apenas as atualizações de segurança ou de bugs que virão pelo Windows Update, mas também novas funcionalidades e novas tecnologias! EXCELENTE

    5. Avatar de Carlos
      Carlos

      A Microsoft trabalha de borla tanto como a Apple (a Google é um caso diferente porque o que a Google vende é… nós, e não estou a falar da empresa que resultou da fusão da Optimus com a Zon).

      Se não tiveres uma licença válida do Windows 7 ou 8.x, tens de pagar para ter uma do Windows 10

      Se fores um fabricante de PCs, tens de pagar pelas licenças do Windows 10, exceto em dispositivos com menos de 8 polegadas. Depois obviamente vais refletir esse custo no preço de venda ao consumidor.

      Se fores uma empresa e usares as versões Enterprise, tens de pagar pelas licenças do Windows.

      Se comprares um Surface/Surface Pro, de certa forma, e tal como num MacBook, a licença do Windows é “grátis”, porque estás a pagar o dispositivo à Microsoft.

      Vai daí, a única forma de ter o Windows 10 completamente à borla é inscreveres-te e manteres-te dentro do programa Windows Insider, mas aqui tens de instalar todas as atualizações ASAP e antes até do pessoal que tem a edição Home. Basicamente a Microsoft dá-te uma licença para servires de tester (o que faz sentido).

      Quando ao resto que dizes, não passa de FUD, que é normal cada vez que há uma nova versão do Windows.

    6. Avatar de erre
      erre

      “Outros dizem que a borla é só pelo upgrade para saltar de um Windows anterior para o 10, e pelo período de um ano, após o que será necessário ou comprar ou subscrever um plano mensal para continuar a usar o windows 10.”
      Já vi muitas teorias sobre os modelos de licenciamento do windows10, esta é nova..

      O ano de actualização é para a RESERVA de uma licença, ou seja, se já reservaste no win7/8/8.1 uma licença para o 10, não tens de te preocupar.. A instalação pode ser feita quando bem entenderes. (a key usada é a mesma da versão do windows que está em uso, se não estou em erro).

      1. Avatar de JJ
        JJ

        “(a key usada é a mesma da versão do windows que está em uso, se não estou em erro)”

        Ao que tudo indica, terás uma key própria, salvo se for uma licença que esta registada no hardware.

  24. Avatar de Joao Hannibal
    Joao Hannibal

    Quando fizer a actualização perderei tudo o que está no PC guardado?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não, ele apenas actualiza o sistema. No entanto, não te esqueças de fazer sempre um backup

  25. Avatar de Szimpla
    Szimpla

    A rolar a 10240 sem nada a apontar. Só ainda não vi os tais 112% do Edge.

  26. Avatar de carlos
    carlos

    Uma perguntinha mais ou menos off. Tenho mais duas key w7 validas que não estão em uso. existe alguma forma, sem ter de instalar um w7, de as reservar para ficarem válidas para o w10? tipo se as quiser utilizar daqui a apenas 2 ou 3 anos.

    Cumprimentos

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Que eu saiba não.

  27. Avatar de JohnDoe27
    JohnDoe27

    Falta a maior razão para não fazer o upgrade: o Windows 10 é uma armadilha. A Microsoft vai cobrar renda/licença anual a partir de 2016.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não vai. Não espalhem essas inverdades que só geram confusão a quem não deve. O Windows 10 é e será gratuito, para quem tem o Windows 7 ou o 8.1!

      1. Avatar de JohnDoe27
        JohnDoe27

        Porquê a oferta de upgrade grátis só durante um ano?
        Porquê a pressa em fazer migrar toda a gente rapidamente para o 10?
        O Windows 10 é o primeiro passo para SAS e é uma armadilha.
        Assim que a Microsoft tiver o grosso do mercado no Windows 10, terá a faca e o queijo na mão para o ultimato final: migrar para Windows 11 com subscrição anual ou ficar com a máquina parada.

        1. Avatar de Portugues
          Portugues

          Nem sabes do que falas. Mesmo que fosse verdade podias voltar ao anterior.

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Por várias razões, tira lá o chapéu de folha de alumínio e pensa um bocadinho.

          O que achas que é mais fácil para a Microsoft, ter de dar suporte a 4 versões diferentes do Windows (Vista, 7, 8.x e 10), e isso sem contar com as diferenças entre 32 bits e 64 bits e as versões Server, ou só ter de dar suporte a uma versão do Windows?

          Se fores um developer e quiseres atingir a maior audiência possível, o que é melhor, ter uma aplicação “desktop” e de dar suportar às tais 4 versões do Windows ou ter uma aplicação “universal” e só ter de a suportar numa versão do Windows (e como bónus ela correr também no Windows 10 Mobile e na Xbox One)?

          Ou porque é que achas que a Apple põe tanto enfâse na rapidez com que os seus utilizadores atualizam o iOS e o OS X?

        3. Avatar de JJ
          JJ

          “Porquê a oferta de upgrade grátis só durante um ano?”
          Simples… nenhuma loja faz uma promoção internamente. As promoções tem um prazo limite. Basicamente o que a Microsoft esta a fazer é uma promoção que dura 360 dias. Durante esse período, todos aqueles utilizadores que já compraram uma licença (Win7/8/8.1), independentemente se compraram a parte ou se feio com o PC, vão ter direito a próxima versão do Windows sem qualquer custo adicional.

          “Porquê a pressa em fazer migrar toda a gente rapidamente para o 10?”
          Pressa!? Mostrariam que tinha pressa, se a migração gratuita só dura-se 3 ou 4 meses. Durar 1 ano, não demonstra qualquer pressa na migração. Por exemplo, quando foi lançado o Win8, a Microsoft fez uma promoção de poder-se comprar o Win8 por uns 35€, para qualquer utilizador de outro Windows. Mas essa promoção só durou uns 3 meses. Ai sim, mostrava alguma “pressão” para que os utilizadores decidissem rápido se queriam aproveitar a promoção ou não. Portanto, esta atitude de pressa não tem nada.

          “Microsoft tiver o grosso do mercado no Windows 10, terá a faca e o queijo na mão”
          O Windows é o SO mais utilizado do mundo! Por essa ordem de ideias a Microsoft já tem a décadas a faca e o queijo na mão…

          “ultimato final: migrar para Windows 11 com subscrição anual ou ficar com a máquina parada”
          E quando é que esse ultimado iria acontecer? Daqui a 10 anos? Isto porque qualquer utilizador, pode voltar a versão anterior do Windows, que utilizava. O Win7 (o Windows mais antigo em promoção), termina o seu suporte em 2020, o Win8 em 2023. E segundo as informações, o Win10 tem suporte garantido até 2025. Tendo em conta que o mundo das tecnologias esta a mudar a uma velocidade incrível, sabes lá tu como vais utilizar os teus dispositivos daqui a 10 anos. Portanto, essa ideia por si só, não tem qualquer nexo. Alem disso, como acontecia nas versões anteriores do Win? Se querias uma versão melhor, compras o Windows ou pirateavas…

        4. Avatar de Mikes
          Mikes

          Realmente… andas desaparecido do mundo há quanto tempo?

      2. Avatar de SnapDi
        SnapDi

        Tenho 3 licenças, uma do Win7 Premium, outra do Win8 Home que vinha com o portátil, e ainda outra do Win8.1 Pro que comprei e vai ser a única que vou reservar para o Win10.

        Só tenho uma dúvida, depois de fazer o upgrade do 8.1 Pro, e de ficar com a licença do Win10 Pro activa para sempre; posso fazer o download da ISO da RTM pelo site da Microsoft como acontece com o 8.1, e usar a chave do Win8.1Pro para fazer uma CleanInstall do Win10Pro, ou a chave é só para ser usada em Upgrades.

        É que se eu quiser um dia formatar o portátil, e ter de estar a instalar o 8.1Pro e os updates todos e só depois poder instalar o 10Pro não é lá muito produtivo e dá-me cabo do SSD.

    2. Avatar de erre
      erre

      “Falta a maior razão para não fazer o upgrade: o Windows 10 é uma armadilha. A Microsoft vai cobrar renda/licença anual a partir de 2016.”

      sim, #PorAcasoFoiIdeiaMinha (passos coelho ©2015).

      é isso e as vacas ganharem asas.

      1. Avatar de Joaquim Pedro
        Joaquim Pedro

        🙂 🙂 🙂 boa malha!

  28. Avatar de Jose
    Jose

    Tento em conta o titulo do artigo “5 motivos para não actualizar já para o Windows 10” eis os 5 motivos porque devem actualizar para o Windows 10.

    Falhas/vulnerabilidades iniciais – O Sistema tem levado patches de segurança este tempo todo, o Insider Preview não foi apenas um nome bonito, e qualquer vulneraridade que o Windows 10 venha a ter, a possibilidade de o Windows 8 e inferiores também a terem, é de 80%.

    Falta de drivers/Suporte para apps – Existe uma coisa chamada RTM, e muito antes disso já a Microsoft tinha entrado em contacto com developers através do Insider Preview. Qualquer programa que não tenha suporte ao Windows 10 neste momento, muito dificilmente ade ter no futuro.

    Requisitos mínimos – Os requisitos são exactamente iguais ao Windows 7, se há malta ainda presa no Windows XP, Vista e afins, devem ponderar um computador novo.

    Windows Media Center não está disponível – Não conheço ninguém que use isto, se fosse um programa tão usado, a Microsoft não teria acabado com ele.

    Actualizações de segurança do Vista, Windows 7 e Windows 8 disponíveis durante vários anos – O Windows 10 também vai ter actualizações. O suporte do Windows Vista acabou, não recebe qualquer tipo de actualização.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Jose,se não me engano tu és insider do Windows 10,és um beta tester.Eu também sou.Queria-te perguntar se vais continuar a sê-lo ?? Um abraço. 🙂

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        A pergunta não é para mim, mas eu vou continuar a ser porque estou a usar VM no mac, mas se fosse o meu PC principal deixava de ser – o meu principal com w8.1 vai passar a w10.
        É fuxe estar um passo à frente da versão estável e comercial, mas tanto a beta tanto pode estar utilizável numa build e na próxima não.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Vai depender da Microsoft e o acesso as Developer Tools.

    2. Avatar de down2Win10
      down2Win10

      1 pergunta acerca da conta microsoft e ligação à internet. Quanto à conta tdo bem qualquer um cria um e-mail microsoft,
      Mas a ligação à internet é só para instalação e a treta dos mosaicos, para a qual não tenho qualquer uso, ou isso vai tramar todo o sistema a tentar ir on-line, tal como vejo que acontece com o meu Avast

  29. Avatar de renato
    renato

    por aqui td a bombar com a versao RTM 😉
    http://postimg.org/image/dtpwa2u23/

  30. Avatar de Zupy Tupy
    Zupy Tupy

    Para quem máquinas mais antigas, se não tiverem drivers para o 7 ou para o 8, não é agora que vão desenvolver esses drivers. Por isso, o 2º ponto não faz qualquer sentido. Aliás, acho que estes motivos são todos um pouco idiotas.

  31. Avatar de JohnDoe27
    JohnDoe27

    O que eu acho é que preciso de 10 boas razões para mudar.
    Ainda não vi nenhuma.

    1. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      Procura nos outros posts do pplware. Eles já tem um sobre isso 😉

  32. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    O que interessa é poder-se a ver porno na net sem problemas hehhehhe

    1. Avatar de Rc
      Rc

      Sim, pra mantermos o “driver” atualizado.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        carai que comentário perfeito

  33. Avatar de Francisco Pedroso
    Francisco Pedroso

    “actualizar”? O Pplware ainda utiliza o antigo acordo ortográfico?

    1. Avatar de A dupla grafia
      A dupla grafia

      «É a possibilidade de, em Portugal, se escrever das duas formas.»

      No quadro do Acordo Ortográfico de 1990, usa-se a expressão «dupla grafia» para designar casos de facultatividade, conforme se pode ler na se{#c|}ção 4 da Nota Explicativa ao referido acordo:

      «Sendo a pronúncia um dos critérios em que assenta a ortografia da língua portuguesa, é inevitável que se aceitem grafias duplas naqueles casos em que existem divergências de articulação quanto às referidas consoantes c e p e ainda em outros casos de menor significado. Torna-se, porém, praticamente impossível enunciar uma regra clara e abrangente dos casos em que há oscilação entre o emudecimento e a prolação daquelas consoantes, já que todas as sequências consonânticas enunciadas, qualquer que seja a vogal precedente, admitem as duas alternativas: cacto e cato, caracteres e carateres, dicção e dição, facto e fato, sector e setor; ceptro e cetro; concepção e conceção, recepção e receção; assumpção e assunção, peremptório e perentório, sumptuoso e suntuoso; etc.»

      1. Avatar de Francisco Pedroso
        Francisco Pedroso

        Obrigado pela explicação. Ainda assim, discordo um bocado porque o governo já tinha aprovado o acordo ortográfico de 1990. Apesar de teres referido a «dupla grafia». Penso que no nosso português isso não se devia aplicar. Só complica. Nem fales dos c’s nem dos p’s isso para mim é mais rir do que chorar, percebo a lógica mas lá está por uma opção de gosto e de sinceridade. Discordo Gostava que não tivessem assinado esta porcaria de acordo. Gostava mais do antigo, era mais simples :/

  34. Avatar de Necroman
    Necroman

    Sim estou, já que todos os meus PC’s, da era Vista e 7 são totalmente compatíveis e todo o meu software é igualmente compatível.
    Fico à espera do artigo “10 motivos para atualizar já para Windows 10” já que existem muitos mais pontos positivos que negativos na atualização.

  35. Avatar de ruy
    ruy

    Seja ousado, seja corajoso, seja livre. Não tenha medo de errar, porque quem não corre o risco de errar, também não corre o risco de acertar.
    VIVA AO WINDOWS 10 !!!

    1. Avatar de David
      David

      Fui ousado, fui corajoso e fui livre, mudei para o windows 10 e voltei para o 7 … 20 dias depois

      1. Avatar de KingDi
        KingDi

        Quando se é velho e/ou se vive apenas e exclusivamente no passado, acontece isso. É normal já não terem cabeça/aptidão para a mudança 😉 O Windows 10 põe no canto qualquer SO, mas nem todos têm o dom da evolução.

        1. Avatar de Sim ?
          Sim ?

          E quantos é que você já experimentou ?
          Eu tenho 50 anos e já experimentei TODOS os Windows, desde o 1.0, também já experimentei cerca de 20 Linux e uns 4 Mac’s … E sim, eu vivo apenas e exclusivamente do meu passado, porque exerço uma profissão directamente relacionada, com a licenciatura que fiz em Coimbra, nos finais da década de oitenta e princípios da década de noventa do Século 20. E esta, hein !

          1. Avatar de Sim ?
            Sim ?

            E já agora … você mete a mudança para a frente ou de marcha atrás ?

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        eu então , nem penso em mudar , o windows 7 é o melhor e ate 2020 tem actualizaçoes ou suporte ou apoio , ate la fico o 7

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        eu então , nem penso em mudar , o windows 7 é o melhor e ate 2020 tem actualizaçoes ou suporte ou apoio , ate la fico o 7

  36. Avatar de S3
    S3

    Eu tenho o WIndows 8.1 a funcionar, então deve funcionar corretamente, certo?…

    1. Avatar de fernando marques martini
      fernando marques martini

      sim, quem roda de boa w7, w8, salvo aquele hardware antigo, scanner, etc, pode ter algum problema nesse sentido no mais, o comum é para funcionar

      1. Avatar de Joaquim Pedro
        Joaquim Pedro

        Por falar em scanners antigos, tenho um HP ScanJet 3770 que funciona na maior com o 8.1 e já vem do Xp sem qualquer actualização de drivers. Os que tem, são “injectados” da M$. Não sei é se o 10 o vai por a funcar…

  37. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Vem mesmo a calhar, porque tenho dúvidas:
    Eu tenho o 7 Profissional PT, caso migre pro 10, irei manter a versão Pro, ou ficarei com o Home?
    Já andei em forúns e não encontro resposta.
    Outra coisa é, se o aspecto vai ser parecido ao 8 e ao WinPhone, é para esquecer, acho o 7 super prático e o 8 uma confusão desgraçada, tal como fizeram com o WinPhone.

    1. Avatar de Necroman
      Necroman

      Em vez de fóruns porque não ir ao site mais fiável possível, o da Microsoft?
      Está tudo lá explicado e o site é bastante bom e em bom português. Mas basicamente manténs a mesma edição que tens, ou seja se tens pro manténs pro. O 10 é uma mistura do 7 e do 8.1, com toda a familiaridade do 7 é com todas as novas tecnologias e funcionalidades do 8.1 mas ambos bastante melhorados e atualizados para os novos tempos. Não vou defender o 8.1 e a sua interface, pq bastam 15 minutos para se perceber bem como o sistema funciona, mas fica descansado que se não gostares do 8.1 podes desativar totalmente os mosaicos (perdendo a sua funcionalidade) e tens o menu iniciar do Windows 7 mas mais flexível e melhorado. Se queres um menu iniciar exatamente igual ao Windows XP, Vista ou 7 (podes escolher) basta instalares o software Classic Shell.
      Em relação ao Windows Phone, a interface é diferente dos ícones estáticos dos outros SO’s mas por uma razão, pois nos mosaicos podes ver qualquer tipo de atualização ou alteração sem sistema revisores de entrar na aplicação, poupando tempo e recursos. No meu ponto de vista é a interface mais fácil de se usar e se dominares todos os SO’s mobile saberás que é assim. Aliás já fiz muitos desses testes com utilizadores de telemóveis comuns, em que ao experimentar Windows Phone, Android e IOS, o Windows Phone tornou se no mais fácil de usar e de assimilar. Basta poderes personalizar o ecrã principal com os mosaicos essenciais para esses utilizadores e colocá-los no tamanho certo para o Windows Phone ganhar o prémio de mais fácil de usar.

    2. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      Iras manter o pro.
      De resto… Bro, bing it ou google it ou melhor, YouTube it!
      O que não falta são videos imagens e texto a descrever a UI do windows 10

    3. Avatar de JN
      JN

      No que toca às apreciações que fizeste ao Windows 8 e ao Windows Phone parece-me que nunca gastaste dois minutos com nenhum dos dois!
      Tens de conhecer primeiro para poderes ser um verdadeiro “justiceiro” nas tuas apreciações…

  38. Avatar de APaulo
    APaulo

    A minha cópia oficial já está instalada desde hoje.

  39. Avatar de Marco
    Marco

    “RAM: 1 GB de memória (32-bits) e GB (64-bits)”

    Tem uma falha no artigo, qual é o requisito de memória para 64 bits?

    Obrigado 😉

  40. Avatar de Rui
    Rui

    Motivos muito fracos, uso o win10 desde que saiu e já nem penso voltar atrás. Toca a fazer upgrade pessoal !

  41. Avatar de JN
    JN

    Estou a ver que um dia destes aparece por aí alguém que o melhor é instalar o MS DOS porque esse sim, já foi suficientemente testado, é fiável, estável e 100% seguro…
    Instalarei o W10 mal a atualização chegue, nem que seja no primeiro segundo do dia 29!

  42. Avatar de powerverde
    powerverde

    A empresa onde trabalho usa software próprio que só corre a 100% no IE 9.
    Se o Win10 já não vem com o IE, e uma vez que os milhares de pcs que a empresa tem usam o xp e o IE, não estou a ver uma renovação de todos aqueles velhos Pentium, nem tão pouco estes aguentarem o novo windows, pelo que a minha pergunta é:
    Se a minha empresa não mudar para o win10, como é que eu faço se instalar o win10 no meu portátil pessoal e ainda assim conseguir usar o IE?
    Será que este novo browser também vai ter funções de compatibilidade para correr software “antigo”?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      O IE vai continuar a estar presente no Windows!
      Foi mesmo pelas razões que enumeraste, que Microsoft, vai continuar a manter o IE em funcionamento.

    2. Avatar de quemsoueu
      quemsoueu

      Has-de-me dizer como é que instalaste o IE 9 no XP 😀

    3. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Se corre no IE9 teria muita probabilidade de correr no IE11 que continua a estar presente no Windows10 (e no W8.1 e W7). Mas podes sempre tentar usar o Enterprise Mode for Internet Explorer (EMIE) e ver se funciona. Customa ter bastante bons resultados. Mais info aqui: http://blogs.technet.com/b/canitpro/archive/2013/11/05/step-by-step-enabling-hyper-v-for-use-on-windows-8-1.aspx

  43. Avatar de Antonio Roque
    Antonio Roque

    veja aqui tantos motivos a favor como tantos motivos contra …é assim conseguem imaginar um sistema operativo que “out of the box” depois de instalado fica todo a funcionar ? , portáteis ou desktops ? , sim fica todo a funcionar que traz quase , quase todo que vais necessitar …. NÂO , NÂO È APPLE … bem melhor …

    1. Avatar de Sim !
      Sim !

      O meu é Mint, é o ultimo e chama-se Rafaela … dá uma sova de cinto a este que tanto falam.

      1. Avatar de David
        David

        Nenhum OS tem tudo o que é preciso “out of the box”. Para algumas pessoas têm todos. Porque “todos” têm browser… No meu caso uso Linux (Ubuntu), Mac e Windows. No entanto nenhum têm tudo o que eu preciso para trabalhar. Alias. Não têm nada para ser preciso.

  44. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Será que o Windows Live Mail irá ser compatível com o Windows 10?

  45. Avatar de Mike
    Mike

    Boas,

    Por acaso um Intel Core 2 Quad Q6600 tem as tecnologias:

    PAE – O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits;
    NX – (Bit de processador NX) – permite ao processador proteger o PC contra ataques de malware;
    SSE2 – Conjunto de instruções cada vez mais usado por aplicações e drivers de terceiros;

    ??

    Obrigado

  46. Avatar de Hugo Couto
    Hugo Couto

    Bom dia,
    Como posso fazer download da ultima build do Windows 10 em formato ISO?

    1. Avatar de Hum !
      Hum !

      Não podes !

  47. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pessoal há uma coisa que eu gostava de saber entao o directx 12 nao vinha com o windows10 ?
    Se veem, o pessoal que ja usou o Windows 10 pode dizer se nota assim grandes diferenças com o directx12 como eram previstas?

    Obrigado

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Primeiro, é preciso ter uma gráfica compatível com DX12, e segundo, sempre podes pesquisar na Internet o que perguntas. O que não falta são comparações por lá… mas isso deve ser muito mais visível em jogos com DX12 (quando sair), digo eu.

  48. Avatar de Joana
    Joana

    Tenho um portátil com um Pentium dual-core T2330, e Windows 7 instalado.

    Nesses requisitos do CPU falam em PAE , NX, SSE2.

    Já consultei as características do meu, e não encontrei nada que dissesse que tinha PAE, mas estes requisitos já eram exigidos para o Windows 7 e funcionou na mesma.

    O windows 10 é mais exigente neste aspecto, ou funcionando no 7 não terei problemas com o 10?

    Obrigada

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      É possível instalar no computador mesmo sem os requisitos do PAE , NX, SSE2, só questão de pesquisar no google como fazer o bypass

      1. Avatar de Joana
        Joana

        Obrigado. Vou pesquisar.

    2. Avatar de Joana
      Joana

      Afinal, utilizando um programa chamado: COREINFO fiquei a saber que tenho PAE e SSE2, mas não NX…se já era uma das exigências para o 7 não sei como funciona. Será que terei sorte com o 10?

    3. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Se funciona com W7 deve funcionar com W10. Podes usar o Coreinfo (https://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/cc835722.aspx) para teres a certeza se suporta PAE, NX e SSE2.
      Há requisitos adicionais para x64 (que já vêm do W8.1).

  49. Avatar de Artur
    Artur

    falta qualquer coisa nas especificaçoes

    RAM: 1 GB de memória (32-bits) e GB (64-bits)

    1GB em 32 bits e 64 bits????????
    Tudo tão modesto? hummmmmmmmmm…

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      2GB em x64

  50. Avatar de Maio de jesus
    Maio de jesus

    Em vez de fóruns porque não ir ao site mais fiável possível, o da Microsoft?
    Está tudo lá explicado e o site é bastante bom e em bom português. Mas basicamente manténs a mesma edição que tens, ou seja se tens pro manténs pro. O 10 é uma mistura do 7 e do 8.1, com toda a familiaridade do 7 é com todas as novas tecnologias e funcionalidades do 8.1 mas ambos bastante melhorados e atualizados para os novos tempos. Não vou defender o 8.1 e a sua interface, pq bastam 15 minutos para se perceber bem como o sistema funciona, mas fica descansado que se não gostares do 8.1 podes desativar totalmente os mosaicos (perdendo a sua funcionalidade) e tens o menu iniciar do Windows 7 mas mais flexível e melhorado. Se queres um menu iniciar exatamente igual ao Windows XP, Vista ou 7 (podes escolher) basta instalares o software Classic Shell.
    Em relação ao Windows Phone, a interface é diferente dos ícones estáticos dos outros SO’s mas por uma razão, pois nos mosaicos podes ver qualquer tipo de atualização ou alteração sem sistema revisores de entrar na aplicação, poupando tempo e recursos. No meu ponto de vista é a interface mais fácil de se usar e se dominares todos os SO’s mobile saberás que é assim. Aliás já fiz muitos desses testes com utilizadores de telemóveis comuns, em que ao experimentar Windows Phone, Android e IOS, o Windows Phone tornou se no mais fácil de usar e de assimilar. Basta poderes personalizar o ecrã principal com os mosaicos essenciais para esses utilizadores e colocá-los no tamanho certo para o Windows Phone ganhar o prémio de mais fácil de usar.7
    foi feito por Maio de jesus em Guine-Bissau

    1. Avatar de Vítor M.

      Normalmente a Microsoft tem a experiência de dentro para fora e não, como qualquer outro utilizador, de fora para dentro. Assim, discordo terminantemente, que eles seja, mais fiáveis. Até porque como já vimos desde sempre, eles lançam coisas boas, muito boas e coisas menos boas, sempre apelidadas como extraordinariamente boas. Depois, cada un de nós, mediante as nossas necessidades, fazemos a devida avaliação, até porque uma medida nunca serviu a todos os tamanhos. 😉 verdade?

  51. Avatar de Karina
    Karina

    Já apareceu hoje o aviso pra mim hoje, do windows 10 vou baixar sim, tenho nada a perder, não gostei desse windows 8.1.

  52. Avatar de adriano
    adriano

    Ja instalei ta rodando redondo o Windows ja tem todos drivers q a base ainda e o 8.1, meu notebook tem 5 anos mais q isso não aconselho.

    1. Avatar de JmanPT
  53. Avatar de cristina
    cristina

    tendo licença do wind 7 ou 8 posso fazer upgrade para o wind10? as licenças são compatíveis?

    1. Avatar de adriano
      adriano

      Agora e so para insiders

    2. Avatar de adriano
      adriano

      Tem q esperar dia 29
      Ou depois porque dia 29 vai travar com certeza

      1. Avatar de cristina
        cristina

        mas depois qualquer versão do wind 7 ou 8 posso fazer o upgrade para o 10 sem qualquer problema?

  54. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    O Windows 10 nem sequer deveria ser lançado agora. Está mais para um sistema em fase BETA do que em fase final.

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Bela piada a tua…

  55. Avatar de RJCA
    RJCA

    Não me importo nada que o portátil tenha o W10 a funcionar (deixa ver se a SIS 671 marra na questão gráfica). No desktop vou deixar passar um tempito até porque segundo vós (Pplware) o Win7 até 2020 continua a receber as atualizações…

  56. Avatar de adriano
    adriano

    Ja instalei ta rodando redondo o Windows já tem todos drivers , a base ainda e o 8.1, meu notebook tem 5 anos, mais q isso não aconselho.O povo não sabe instalar fala besteira. Build 10240 já é PRO, estão liberando atualizações corretivas em cima dessa versão, o melhor windows de todos os tempos.

  57. Avatar de Elsidio
    Elsidio

    seja bemvindo o w’10, embora tenha vindo rapido, pois ainda “estamos” bem familiarizados e com muito gosto quanto ao w’8 portanto, ja que o w’ 8 julgamos melhor, entao so deve ser substituido por um excelente

  58. Avatar de Reis
    Reis

    Gostava mesmo que o raio do Wireless Display voltasse a funcionar como no Windows 8 pois ficou “destruído” para muitos equipamentos no 8.1 – de resto, botão de start de volta, como deve ser e a opção de usar o interface com as “tiles” apenas como tal… opção 🙂

    O upgrade é para fazer – ficar à espera é idiotice, a menos que realmente se use o tal Media Center – de resto, as falhas de segurança, tirando uma ou outra, não hão-de ser específicas do Windows 10

  59. Avatar de Oscar
    Oscar

    Eu atualizarei assim que possivel, é um bom Sistema e nenhuma dessas questões me afeta
    O que fiquei mais incomodado foi com o skype que agora só tem a versão desktop

  60. Avatar de Sandro Alvares
    Sandro Alvares

    Puts! Win 8.1 WMC fail 🙁

  61. Avatar de los Bonaparte
    los Bonaparte

    Por cá, o Windows XP cunciona que é uma maravilha, mesmo com o fim do suporte… é certo apanhei um vírus há uns tempos, que antes de mnim, já várias pessoas do 8 e do 7 me comunicaram que andava a circular por aí… e foi graças aos poucos recursos do Windows XP que apesar de tudo, só perdi 5625 arquivos; de resto, tudo normal; Firefox e Chrome ainda correm no XP, o meu programa de edição de áudio, perfeito para mim mas que não corre no 8 e no 7 só em modo de compatibilidade e mesmo assim… e francamente não consigo encontrar melhor coisinha, relacionando requisitos/funcionalidades, para mim o Windows XP continua a ser a melhor coisa já feita pela Microsoft…

  62. Avatar de Hum !
    Hum !

    Más notícias ! O Windows 10 é na verdade um Linux, mas sem a qualidade dos verdadeiros Linux pois trata-se apenas de uma imitação. A microsoft vendo que já existem sistemas operativos muito superiores em todos os aspectos e que de todas as vezes em que são feitos testes de comparação sai a perder de uma forma vergonhosa, resolveu mais uma vez, na habitual forma microsoftiana, aparecer com uma imitação disfarçada de genuína, sendo que desta vez a coisa foi mais longe do que é habitual e em desespero de causa vêm até com a oferta gratuita do sistema, pelo prazo de um ano, ou seja, o que antes era vendido a peso de ouro, por alegadamente ser de uma qualidade extraordinária, agora é à borla, e como todos sabemos, quando a esmola é muito grande, o Santo desconfia, para além disso, ainda vêm dizer que este é o ultimo Windows
    (Uf ! Até que enfim, já estava a passar da hora …) e que agora o Windows vai ser um serviço e como tal vai ser permanentemente actualizado, à borla, isto além de ser uma imitação do Linux, por si só demonstra que ainda existem pessoas que não sabem quando é que devem parar.
    Mãezinha do céu, estes tipos são mesmo teimosos … HIM HOM, mas não adianta de nada escrever expressões em modo de compatibilidade, pois já se está mesmo a ver que mais uma vez, os primos do Sr. Coelho vão todos atrás uns dos outros.
    Se por acaso quiserem responder a este comentário, antes de o fazerem, experimentem o novo Linux Mint 17.2, codename, Rafaela. (É um Linux verdadeiro) (Depois do processo automático da instalação terminar, só precisa de ser actualizado automáticamente e para quem gosta da beleza do Windows 7 basta instalar um tema chamado “Elegance”) (É muito mais bonito do que o Windows 7) (Aquela “mania” que os Linux são muito complicados, que são esquisitos e que é preciso escrever tudo na linha de comandos, tipo “DOS” já acabou à muitos anos, se é que alguma vez existiu) Não têm nada a perder, ver para crer, afinal, os Linux sempre foram gratuitos e se depois de serem confrontados com a verdade, ainda assim não quiserem aceitá-la
    podem sempre voltar ao S.O anterior, ou inclusivamente, podem fazer a experiência numa máquina virtual, tipo VMware (Licença comprada) ou VirtualBox que também é gratuita, mas por favor não falem sem ter conhecimento de causa, e a propósito disso, os sistemas Linux JÁ TÊM um sistema de compatibilidade para se poder utilizar programas escritos para o Windows e vêm com uma “suite” completa de programas de productividade que fazem tudo o que o Office faz, é completamente compatível com os ficheiros do Office e gratuita … Divirtam-se, experimentem e vejam.
    Ser esperto, não é suficiente. É preciso ser inteligente !
    Eu ?
    Por dentro, sou uma personalidade, minha. Por fora, serei um conceito seu.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        mas é mesmo , quem nao sai do windows 7 ultimate sou eu , mehlor sistema feito , junto com o xp

  63. Avatar de THESENTINEL
    THESENTINEL

    ISSO MESMO ZOMBIES ACTUALIZEM…RAPIDAMENTE
    PARA QUEM FOR CURIOSO VER SERVICES E PORTOS ABERTOS

    FREEDMON OF MIND

  64. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Atualização para o Windows 10 que vem dia 29 deste mês, se eu atualizar o meu pc (Windows 8.1) para o 10 ele fica para sempre ou tem algum limite de utilização como por exemplo um ano ou qualquer coisa assim????

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Se o teu Windows 8.1 for original (chave legal) podes fazer a actualização durante o primeiro ano totalmente gratuita para sempre.

      Se durante o 1º ano não fizeres a actualização, depois terás que comprar uma chave do windows 10 válida – mas só se durante o 1º ano não fizeres actualização.

      Volto a repetir:
      Tens chave válida do windows 8/8.1 e fizeste a actualização durante o 1º ano? Se a resposta é sim, então tens o win10 legal para sempre

      Tens chave válida do windows 8/8.1 mas NÃO fizeste o update durante o 1º ano? Se a resposta é sim, então tens que comprar uma chave do windows 10 DEPOIS do 1º ano.

      NÃO tens chave válida do windows 8/8.1 e fizeste na mesma o update? Então tens o windows 10 ILEGAL e não receberás actualizações de qualquer espécie.

      1. Avatar de Hum !
        Hum !

        “NÃO tens chave válida do windows 8/8.1 e fizeste na mesma o update? Então tens o windows 10 ILEGAL e não receberás actualizações de qualquer espécie.”

        Tens a certeza ?

  65. Avatar de Fernando Moinho
    Fernando Moinho

    Reservei a atualização, e quando ficou disponivel surgiu me no windows update para atualizar, já tentei umas 4x mas a atualização nunca chegou a terminar, a meio o meu portatil desliga se sozinho, quando volto a ligar restaura me para a versão anterior e vou no histótico de atualizações e diz que existiu erros…
    alguem sabe me explicar o que está a acontecer?

  66. Avatar de Mauricio Oliveira
    Mauricio Oliveira

    Esse Windows 10, dito pela própria Microsoft como o “melhor de todos os tempos”
    na verdade é uma grande ilusão. Nada demais. Cheio de travamento e falhas. Não
    compensa mudar. O Win 7 Ultimate, por exemplo, devidamente atualizado e original,
    dá de DEZ a ZERO na nova versão.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      podes crer , é so bugs nesses novos sistemas de porcaria que inventaram , o windows 8 entao foi o pior que inventaram , quem o fez devia estar bebado , que confusao , tenho um amigo que trabalha com computadores , e ate ele me disse , que sistema tao trapalhao e confuso

  67. Avatar de Luiz henrique
    Luiz henrique

    Atualizei para o Windows 10 ja tem 1 mes, no começo tudo funcionava bem, agora estou tendo problemas com bugs, estou pensando seriamente em voltar para o Windows 8.1, pois com ele nuca tive problemas.

  68. Avatar de Nuno
    Nuno

    o melhor é o windows 7 , e pelos 5 concelhos que sera melhor nao instalar , estou de acordo , e como o windows 7 vai ter actualizaçoes ate 2020 , é ate la que fico com o melhor sistema feito , juntamente com o xp

    1. Avatar de João terra
      João terra

      Eu era da mesma opinião há uns meses atrás, desde que instalei o windows 10 no meu pc fiquei surpreendido pela rapidez e fluidez do sistema operativo. O windows 7 é lento no arranque e com o tempo começa a bugar e as aplicações pesadas são lentas. no windows 10 o arranque é rapido, as tarefas e aplicações são rápidas e fluidas, dou um exemplo: Eu tenho o autocad 2015 no windows 7 cracha imenso e demora a iniciar, no 10 o autocad é muito mais rápido quer no arranque, quer a trabalhar com ele. Eu aconselhava a experimentar o 10 por um tempo. faz o update gratuito e depois faz instalação limpa e não vais querer voltar ao windows 7

  69. Avatar de Mw
    Mw

    Épa ainda não se entendeu que depois do 10 há de vir o 11,12,13,14….Tudo na vida passa. Isto é como nos telemóveis, o próximo só tem duas ou três características, o trabalho é o mesmo. Será que não haverá nada mais importante a dar atenção? Família, bem estar, paz de espírito, convívio, harmonia? Por isso é que se vê casais e famílias sentados em jardins ou restaurantes e ninguém conversa, é tudo ligado à rede da nova aplicação, da selfie, da msg, disto, daquilo e sei lá mais…Enfim. Divirtam-se enquanto os fabricantes facturam milhões….Bom Ano

    1. Avatar de Sandro Alvares
      Sandro Alvares

      Kra, Não vai mudar o versão e permanente, só muda patch/upgrade, por motivo bill gates está aposentado lol.

  70. Avatar de aletras
    aletras

    Tenho uma cópia do Win7 (ultimate) sp1 no meu portatil , nem pensar atualizar (?)