Agora só tem 10 dias para desistir do Windows 10

30 Comentários

Uma das funcionalidades importantes dada aos utilizadores que instalaram o Windows 10 era possibilidade de voltarem ao sistema operativo anterior caso não gostassem dele.

Durante 30 dias era dada a possibilidade de em poucos minutos a versão anterior do Windows ser reposta e o Windows 10 removido. Mas a Microsoft alterou agora essa possibilidade, passando de 30 dias para 10.

Windows 10

Esta funcionalidade foi usada por muitos para testar o Windows 10, tendo a certeza de poderem reverter a qualquer momento caso não ficassem satisfeitos ou se tivessem problemas. Alojado numa pasta Windows.old estava a versão anterior e todas as configurações do utilizador.

Mas a Microsoft avaliou melhor esta opção e reduziu o tempo de retenção desta cópia, passando a dar aos utilizadores apenas 10 dias para decidirem se realmente queriam manter a nova versão. Foi uma mudança que não foi comunicada aos utilizadores e a alteração já aconteceu.

Based on our user research, we noticed most users who choose to go back to a previous version of Windows do it within the first several days. As such, we changed the setting to 10 days to free storage space used by previous copies.

Segundo a Microsoft esta mudança permite ganhar espaço em disco mais cedo, podendo este ganho estar entre os 3 e os 5GB. A avaliação da Microsoft percebeu que esta cópia apenas era usada nos primeiros dias após a migração.

Windows 10 Definições

A alteração foi aplicada com a chegada da Actualização de Aniversário, o que significa que para muitos deixará de ser possível reverter esta actualização dentro de dias.

Sendo uma actualização dentro do Windows 10 é pouco provável que os utilizadores queiram reverter para a versão anterior, não tendo por isso muito impacto. É, no entanto, importante o ganho de espaço que acontecerá mais cedo, garantindo aos utilizadores de máquinas com menores capacidades de disco mais espaço num espaço de tempo mais curto.

Esta foi mais uma mudança realizada em silêncio pela Microsoft e que provavelmente lhe trará críticas por parte dos utilizadores. Tem um impacto pequeno dado que veio com a Actualização de Aniversário e que garante muito mais cedo o espaço em disco que a versão anterior do Windows estava a ocupar.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    neste último upgrade fiquei com duas pastas.. windows.old e windows10upgrade.. juntas ocupam cerca de 10GB.. espero que em breve desapareçam.. ou faço-as eu desaparecer 😀

    outro assunto, li há tempos alhures.. que a funcionalidade hotspot ia desaparecer (partilha de net).. mas no PC continua.. espero que continue tb na versão Mobile. Dá-me muito jeito

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Usa a limpeza do disco, depois dos 10 dias só para o caso de queres “andar” para trás, para a Windows.old e desinstala a aplicação Windows10Upgrade dos programas.
      Assim fazes um serviço limpo e sem falhas.
      Nada de apagares à “unha”!

    2. Avatar de josp
      josp

      Não é a função hotspot, mas sim a de partilha de credenciais de redes wi-fi entre contactos.

  2. Avatar de joao
    joao

    O mal é que tive k formatar o pc e fiquei com o Windows 8.1 e agora nao consigo meter no tablet .alguma ajuda ou ideia por aki

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      PC ou tablet?

      1. Avatar de joao lopes
        joao lopes

        tablet?

      2. Avatar de joao lopes
        joao lopes

        se me poderes dar umas dicas agradecia

      3. Avatar de Rui
        Rui

        tablet pc (windows) … mas o sistema indentifica-o como (pc de mão) lool

        1. Avatar de joao lopes
          joao lopes

          desculpa so tablet eu enganei me a meter pc
          ele tem o sistema windows 8.1 origem

  3. Avatar de Khidreal
    Khidreal

    eu regredi para a build anterior passadas umas meras 2 horas LOL

    a verdade é que fiquei desiludido com o update, para não falar que o update lixou o grafico comutavel do meu computador, estando eu agora a usar a porcaria da intel HD 4500 em vez da minha AMD de 2GB dedicados… e o pior é que o update mudou algo tbm no PC, já que agora tento instalar a driver da AMD para poder usar o grafico comutável e não consigo, enquanto instalo a driver o ecrã pisca como é normal, mas chega num ponto que o ecra fica preto e o PC nem responde… cheguei a ficar à espera durante 1 hora, nada do PC responder… toca a formatar o disco e fazer uma instalação do 0… ou esqueço mas é o windows e mudo de hemisfério…

    1. Avatar de José
      José

      Comigo no tal pc Pentium 4, com gráfica Ati 4600, desta vez assumiu de imediato o drive Ati, o S.O. instalou-o automaticamente, coisa que na versão anterior não conseguia! Só tinha o tal da intel e com resolução inferior! Agora tenho em 1920x1080p, só tive que fazer overscan, para preencher a tela do ecrã toda e está perfeito.

    2. Avatar de Freitas
      Freitas

      A mim foi algo parecido mas foi a jogar, fiz uma instalação limpa para já ficou tudo normal, mas sempre que sai uma actualização tenho de formatar porque o pc fica doido. ainda bem que só tenho em um computador.

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pplware com noticias sobre windows 10, mais chato que as notificacoes para instalar windows 10 🙂

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Dor de côto?

  5. Avatar de José
    José

    Nem pensar em mudar! Hiper-satisfeito! Vejamos após ter feito as minhas instalações todas: Pc com i7, 16 gigas de memória e todos componentes acima da média, impecável! Um pc com pentium 4!!! E uma gráfica Ati 4600, 2 gigas de memoria DDR2, agora impecável super fluído como nunca o vi! Um Magalhães1, nem acredito que num portátil com esta idade e limitações está a trabalhar como está, fluido e limpo. Um tablet, impecável muito mais fluído e simples. Mais dois portáteis um ainda dual core e outro i5, estão rápidos e fluídos e ainda não coloquei sequer ssd nestes! O que dizer? Estou muito bem servido, esta actualização foi uma lufada de ar fresco desde sistemas muito recentes a muito antigos, serviu para todos! Tudo a funcionar, com um pc que já nada servia, agora ser uma excelente alternativa em caso de acidentes. Estou francamente satisfeito. Aguardo agora a actualização para os telefones e X-box One! Só lamento, não haver para a x-box360! É mesmo bom este sistema.

    1. Avatar de kekebeba
      kekebeba

      Bom dia!
      Instalaste o windows 10 num Pentium 4? Como é que fizeste!? Deixou? Tudo a funcionar?
      Obrigado

      1. Avatar de José
        José

        Sim instalei. Está por enquanto com um Pentiun 4 a 3G, 2 Gigas de memória DDR2, uma Ati 4600, e a Board é uma AsRock 4CoreDual-SATA2. Estava lento com o Windows 10, na versão anterior (aproveitei o upgrade gratuito do W7, que já tinha há muitos anos instalado com uma licença de outro pc, entretanto já desmontado). Tanto que instalei-o a par do W7, noutro disco rígido. Agora actualizei para este novo W10 e está a funcionar na perfeição com fluidez e sem engasgar, já não preciso do w7 pois é mais lento com o 7 que com este 10. Resolveu a questão do Drive ATI (no anterior 10 era da intel e o pc estava muito lento, nunca consegui o drive da gráfica, agora assumiu automaticamente), é um 800 qualquer coisa acabada em 100 ou 900 acho eu, poderei ver mais tarde quando chegar a casa. Ficou tudo a funcionar na perfeição até agora, o único trabalho que tive foi com o overscan, mas até dava para trabalhar ficava com uma moldura de 1,5 cm à volta na tela. Testei várias “Catalistics da antiga ATI” e uma delas deu para resolver. Este PC não tem WIFI, por isso essa parte não testei, no Magalhães outro computador antigo funciona. Tudo resto, jogos (obviamente limitados à gráfica muito antiga), office, internet e tudo mais funciona com uma leveza que já não via há muito tempo. Está a par de outro Pc que tenho com Linux. Este serve perfeitamente para um momento de aflição.

      2. Avatar de José
        José

        Sim instalei. Está por enquanto com um Pentiun 4 a 3G, 2 Gigas de memória DDR2, uma Ati 4600, e a Board é uma AsRock 4CoreDual-SATA2. Estava lento com o Windows 10, na versão anterior (aproveitei o upgrade gratuito do W7, que já tinha há muitos anos instalado com uma licença de outro pc, entretanto já desmontado). Tanto que instalei-o a par do W7, noutro disco rígido. Agora actualizei para este novo W10 e está a funcionar na perfeição com fluidez e sem engasgar, já não preciso do w7 pois é mais lento com o 7 que com este 10. Resolveu a questão do Drive ATI (no anterior 10 era da intel e o pc estava muito lento, nunca consegui o drive da gráfica, agora assumiu automaticamente), é um 800 qualquer coisa acabada em 100 ou 900 acho eu, poderei ver mais tarde quando chegar a casa. Ficou tudo a funcionar na perfeição até agora, o único trabalho que tive foi com o overscan, mas até dava para trabalhar ficava com uma moldura de 1,5 cm à volta na tela. Testei várias “Catalistics da antiga ATI” e uma delas deu para resolver. Este PC não tem WIFI, por isso essa parte não testei, no Magalhães outro computador antigo funciona. Tudo resto, jogos (obviamente limitados à gráfica muito antiga), office, internet e tudo mais funciona com uma leveza que já não via há muito tempo. Está a par de outro Pc que tenho com Linux. Este serve perfeitamente para um momento de aflição.

  6. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    Instalei a ultima versão do w10 de raiz e agora é uma maravilha Rápido com o edge super optimizado. Basta ir a um site da Microsoft e eles disponibilizam uma ferramenta que coloca uma ISO da última versão do 10 numa pen ou DVD automaticamente.

  7. Avatar de Português Internacional
    Português Internacional

    … o facto de não manterem os 30 dias é indicador das instalações até 29/7/2016 versus gráfico do numero de PCs a voltar ao W7 e W8.1 deviam manter a oferta para o W10 até os PCs com indicação de terem recebido a disponibilidade para efectuarem o update terem os PCs de forma compatível de de alguma forma a Microsoft o faça compatível … anedota (ao mamterem a oferta a curto, médio e longo prazo so estão a dar hipoteses ás mesmas pessoas que tenham tentado mudar do W7 e W8.1 porque os novos PCs já têm o W10 novas instalações concordo que tenham de pagar uma licença. So pensam no Score dos numeros medir “pil…s” e quando atigirem o objectivo, surje entre a neblina o W11 que até entre outras consegue auto regenerar-se e tirar uns cafés … Esta posição da Microsoft por mais que muita gente diga que está satisfeita, não ajuda os que não estão e isso seria trabalhar para os numeros de forma exemplar.

    1. Avatar de BB
      BB

      O facto de te chamares “Português Internacional”, usares termos ingleses em metade das frases e na outra metade estar cheio de erros…
      Para ti devia haver a hipótese de te voltar a matricular na primeira classe…

  8. Avatar de HUMBERTO LOPES TELES DE SOUSA
    HUMBERTO LOPES TELES DE SOUSA

    boa tarde gostaria de saber se CORTANA nao vem nesta grd atualizaçao de aniversario fiz mas de CORTANA nada sou um iniçiante na informatica gostaria de saber se fiz algo errado obgd pela ajuda abraço todos

    1. Avatar de Sofia
      Sofia

      Boa tarde vem mas tem de instalar outro idioma que pode ser por exemplo o português br. E depois procurar por cortana na lupa do windows na barra de tarefas para a ativar.

  9. Avatar de Filipe Paixão
    Filipe Paixão

    Se der buraco será logo nos primeiros dias realmente.

  10. Avatar de FRibeiro
    FRibeiro

    Kabuki deu uma informação que eu considero importante. Para completar essa informação seria interessante que indicasse o site da Microsoft que disponibiliza a ferramenta ISO; PEN ou DVD da ultima versão do W10

    1. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      @FRibeiro
      O site é o site oficial da Microsoft…fazes o download do executável, ela vai-te perguntar se queres atualizar o PC ou descarregar a ISO…é só seguires as instruções…quando tiveres a ISO basta utilizar um programa para criares a Pen de arranque…a minha preferida é o “Rufus”….clica no link:

      https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10

      1. Avatar de FRibeiro
        FRibeiro

        SoulReaver
        Fico agradecido pela informação dada. Foi útil e eficaz.
        Obrigado

  11. Avatar de HUMBERTO LOPES TELES DE SOUSA
    HUMBERTO LOPES TELES DE SOUSA

    OK OBGD SOFIA

  12. Avatar de Marco Castro
    Marco Castro

    Ecra oreto khidreal arranca em safe mode e desactiva o lock screen. Procura o .reg no google

  13. Avatar de Fábio
    Fábio

    Alguém sabe porque é que depois de instalar o win me apareceu uma partição ESP (F:) e nunca mais desapareceu?
    Devo formatá-la ou tentar desmontá-la ou o que fazer? No google praticamente não há nada sobre o assunto…